Troca de informações sobre prevenção de doenças infecciosas em viajantes e outros temas relacionados. Guias e tutoriais.
#1222171 por Carlos_Andre_Genesca
03 Out 2016, 17:33
Saúde

- Leve os próprios medicamentos, já que é dificil comprar remédios sem receita médica no exterior.
- Faça um seguro saúde, sua garantia em casos de emergência.



Doença Sexualmente Transmissiveis (DST)

Usar preservativos é uma das maneiras mais práticas e eficazes de se proteger contra o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Evidências científicas demonstram também que o vírus Zika pode ser transmitido por meio das relações sexuais. No Brasil, os preservativos feminino e masculino e o gel lubrificante podem ser retirados gratuitamente em postos de saúde, unidades de pronto atendimento, albergues, Centros de Atendimento ao Turista e em outros pontos de distribuição espalhados pelas cidades.



Cuidados com o Sol

O Brasil possui um clima tropical com alta incidência solar e calor na maior parte do ano. Proteja-se do sol com roupas apropriadas, utilize chapéu ou boné e protetores solares. Evite a exposição direta ao sol entre às 10 horas da manhã e 16 horas da tarde. Beba bastante líquido.



Alimentação

Evite beber água da torneira, de rios, bicas e nascentes. Nem todos os estados possuem água adequada para consumo diretamente das torneiras. O ideal é consumir água mineral envasada. Tome muito líquido. Caso apresente, em 24 horas, três episódios de diarreia ou um episódio de diarreia com vomito, procure imediatamente o serviço de saúde.

 - Limpeza de ambientes, restaurantes, banheiros, utensílios serem utilizados, dê preferência aos descartáveis;
 - Lave as mãos sempre;
 - Às condições de conservação, temperatura e apresentação dos alimentos;
 - Evite comer alimentos de ambulantes ou de procedência duvidosa;
 - Evite comer carnes cruas e malcozidas;
 - Evite ingerir ovos crus;
 - Lave as frutas e verduras antes de consumir;
 - Não consumir alimentos que apresentem as embalagens rasgadas, lacres e tampas abertas, estufadas ou com data de validade vencidas.



Animais

Mamíferos
Em caso de mordidas ou arranhadura por cão, gato, morcego, ou qualquer outro animal silvestre, lave o local atingido com água corrente e sabão, e procure imediatamente o serviço de saúde.

Peçonhentos
Se tiver acidentes com escorpiões, cobras, aranhas, abelhas e lagartas, não realize procedimentos caseiros e procure imediatamente o serviço de saúde público local. Durante o socorro, mova-se o mínimo possível. O membro atingido deve ser colocado numa posição mais elevada em relação ao corpo e o local da picada pode ser lavado apenas com água e sabão. E, lembre-se, antes de colocar sapatos e roupas, observe se não há pequenos animais peçonhentos no interior. Aranhas e escorpiões, podem se instalar dentro dos sapatos.

Águas Vivas e Caravelas
Para alívio da dor inicial, use compressas geladas de água do mar. Em seguida, realize a lavagem do local da lesão com ácido acético a 5% (Ex. vinagre), sem esfregar a região acometida. Posteriormente, aplique uma compressa do mesmo produto por cerca de 10 minutos, para evitar o aumento do envenenamento. É importante não utilizar água doce para lavagem do local da lesão e nas compressas geladas, pois pode piorar o quadro do envenenamento. A remoção dos tentáculos aderidos à pele deve ver realizada de forma cuidadosa, preferencialmente com uso de pinça ou lâmina. Procure assistência médica para avaliação clínica do envenenamento.



Insetos

É preciso ficar atento ao risco de infecção por doenças transmitidas por mosquitos, como malária, dengue, febre amarela, chikungunya e vírus Zika. Para se prevenir, veja algumas medidas simples:

1 - Aplique repelente nas áreas expostas da pele, seguindo a orientação do fabricante;
2 - Hospede-se em locais que disponham de telas de proteção nas portas e janelas, especialmente se estiver longe das capitais, ou leve o mosquiteiro/cortinado como alternativa;
3 - Em passeios ecoturísticos, utilize roupas que protejam o corpo contra picadas de insetos e carrapatos, como camisas de mangas compridas, calças, meias e sapatos fechados;
4 - Em localidades com transmissão de Malária (Região Amazônica), permaneça, principalmente no período entre o anoitecer e o amanhecer, em locais com barreiras para entrada de insetos como telas de proteção, mosquiteiros, ar-condicionado e use sempre repelente.



Intoxicação

Caso perceba algum tipo de intoxicação por exposição a produtos químicos (medicamentos, desinfetantes sanitários, uso de drogas, produtos químicos industriais e agrotóxicos de uso agrícola), peça orientação pelo disque-intoxicação: 0800-722-6001 (ligação gratuita). Caso esteja no exterior, procure imediatamente o serviço de saúde.

Não use drogas, e nem bebidas alcoólicas na Direção !

Abraços !

::otemo:: ::otemo:: ::otemo:: ::otemo:: ::otemo::


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes