Boicote a empresas que fazem testes com animais

Publicação de notícias & eventos relacionados aos interesses do público Mochileiro/Viajante independente.


Boicote a empresas que fazem testes com animais

Mensagem não lidapor cad girl » 28 Abr 2007, 22:38

Ambientalistas pregam boicote a empresas que fazem testes com animais


Empresas brasileiras fabricantes de cosméticos fazem testes desnecessários em animais, segundo organizações ambientalistas como o Projeto Esperança Animal (PEA). De acordo com esses ativistas pelos direitos dos animais, a maneira mais eficiente de convencer os empresários a desistirem dessa prática é deixar de comprar produtos dessas marcas e informar à empresa o descontentamento em relação ao uso de animais para testes em laboratórios.

Nina Rosa Jacob, fundadora do Instituto Nina Rosa, entidade que promove o bem-estar animal e o consumo sem crueldade, explica como são os testes. Ela diz que, ao contrário do que pensam alguns consumidores, quando se fala em testes de cosméticos em animais, isso não significa que o pêlo do animal seja lavado com um determinado shampoo, por exemplo.

Segundo ela, são testes de toxicidade, nos quais são injetadas substâncias tóxicas nos olhos de coelhos vivos em graus de concentração bem mais fortes dos que aparecem no produto final. “Os coelhos são escolhidos para esses testes por serem baratos, dóceis e fáceis de conter. Além disso, eles são incapazes de lacrimejar, portanto, não podem se defender nem mesmo através das lágrimas”, diz Nina Rosa.

Ela diz que mesmo testes de batons são feitos nos olhos do animal, também para testar a toxicidade. Há também, diz, testes na pele dos coelhos, após a remoção de seus pêlos. “Como são feitos com altas concentrações do ingrediente tóxico, os testes causam danos irreparáveis nos animais, como cegueira e dor extrema. No final do período, os animais são mortos para averiguar os efeitos internos dos produtos”, explica a ativista.

O presidente da entidade ambiental Projeto Esperança Animal (PEA), Carlos Rosolen, concorda que apenas a atitude do consumidor poderá mudar essa realidade. “O consumo é o que realmente determina a mudança de postura de uma empresa. Se ela sente que o consumidor está se incomodando com alguma coisa, ela vai mudar de atitude, mesmo que não concorde com a idéia”, diz Rosolen.

Ele recomenda que o consumidor vá às compras já sabendo as empresas que testam e as que não testam. “Existem alternativas para todo tipo de produto que colocamos dentro de casa, e existem empresas que fazem produtos com toda segurança sem usar animais para testes”, diz o presidente do PEA.

Rosolen diz que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exige apenas que os produtos sejam seguros, mas quem escolhe a forma de testá-los são as próprias empresas.

(Fonte: Sabrina Craide / Agência Brasil)
"Só quem acampa sabe como é bom viver em contato direto com a natureza. Mar, rios, matas, cachoeiras, animais... Tudo isso ao seu redor!"
cad girl
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 133
Desde: 26 Fev 2004, 16:12
Localização: Brasil

Voltar para Notícias & Eventos



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes