Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#554925 por Raffa
14 Fev 2011, 13:58
Projeto Verão - Brasil, mais um passeio com cachoeiras e praia em SP. ::mmm:
Destino: Boiçucanga, São Sebastião - SP. Litoral norte.

Pela segunda vez esse ano, volto para Boiçucanga, dessa vez liberado fazer trilhas (fiquei o começo ano de cama). Perto da rodoviaria de Boiçucanga existe uma placa indicativa: Trilha Cachoeira, Ribeirão de Itu. Na primeira vez olhei e fiquei interessado, pesquisei pela internet e coloquei na agenda.

Saí sexta feira de SPaulo, viação litoranea, bus das 18:30. Quase que perco o onibus devido as chuvas e o trânsito, tive que fazer um plano B com taxi e metrô. Cheguei em cima da hora: 18:25

Peguei bastante trânsito, fui chegar em Boiçucanga, por volta das 23h. Camping escolhido foi o vovo kida, pé na areia. 20 reais a diária. Montei minha barraca e fui atrás de algo para comer ali na Avenida mesmo, tinha uma barraca grande de lanches e estava lotada. Barriga cheia, ainda deu para passar no mercadinho para comprar algo para comer na trilha e capotei por volta da 1 da manhã.

Sabado, 7h da manhã já estava de pé. Edu e seus dois amigos que estavam em Bertioga foram me encontrar em Boiçucanga e fazer a trilha juntos.

O caminho até o começo da trilha é fácil, só seguir essas coordenadas no site:
Imagem

Deixamos o carro no estacionamento próximo a entrada da trilha R$10. Começamos a caminhar por volta das 9h da manhã. Essa trilha você tambem pode começar por cima da serra. Como não tínhamos um plano para deixar a gente na parte de cima (é bom alugar uma van) resolvemos fazer a parte baixa e subir até o poço dos macacos. Andamos cerca de 3km para ir e +3 e alguns metros a mais para ir até a cachoeira da pedra lisa).

A trilha é bem demarcada, de manhã você não encontra ninguém nas cachoeiras, recomendo. Como optamos ir primeiro ao Poço dos macacos, nem paramos nas 3 primeiras cachoeiras. Deixamos para a volta.

Placa
Imagem

A trilha até a primeira cachoeira (pedra lisa) é bem fácil e porcausa disso, é a mais movimentada. A segunda e a terceira cachoeiras são próximas, mas a trilha já é um pouco mais difícil devido a algumas subidas (para quem está acostumado é fácil tambem rsrs).

Mapa trilha:
Imagem

Qualquer dúvida de navegação é só seguir o curso do rio. O poço do macacos não tem sinalização e nem o restante da trilha. Sempre tem umas picadas as margens do rio. foi tranquilo.

Poço do macacos
Imagem

Cachu da Serpente
Imagem

Todas as cachoeiras possuem um belo poço para mergulhar. Meio dia o sol começa a bater, fica muito bom. vale a pena levar alguns petiscos e aproveitar. Não esqueçam de levar o lixo de volta. Aliás, pelo movimento que tem ali, as trilhas estão limpas.

Cachoeira Samambaiaçu
Imagem

Cachoeira da Pedra Lisa
Imagem

Tenho o tracklog. Mas seguindo o mapa impresso não tem duvida. se precisar, entre em contato.

Voltamos para Boiçucanga por volta das 16h, ainda deu tempo de curtir a praia com seu mar transparente e aguas calmas.

Praia
Imagem

A noite fui jantar em um minishopping na avenida, ao lado do extra, PF 15 reais. Edu e os amigos passaram por Boiçucanga e fomos para a night em Maresias. Curtimos a noite no bar Santo Gole, tinha uma banda de rock ao vivo com musica eletrônica nos intervalos. 20 reais a entrada, bem ventilado e frequentado. recomendo.

Domingão fiquei de bobeira em Boiçucanga até a hora de ir embora, às 16h.

Agora é planejar para voltar lá antes do verão acabar, curtir mais as cachoeiras e fazer a trilha da praia brava.

Equipos: Barraca Falcon 2, isolante inflavel, mochila 33lt trilhas e rumos, camel back da quechua, canon sx20is, tênis salomon Techamphibian, repelente, protetor solar, camiseta quechua, calça tactel cea, bone quechua,

Gastos:
Passagem ida e volta litoranea: 70 reais
Lanche sexta: R$7
Jantar sabado: R$18
Tx estacionamento dividida: R$2,50
Balada sábado: R$35
Praia Sab e Dom: R$30
Camping 2 diarias: R$40

Mais fotos dessa viagem: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150562701919812.404763.576754811&type=3

::otemo::
Editado pela última vez por Raffa em 25 Mar 2013, 15:58, em um total de 1 vez.

#559934 por Eduardo Gana
28 Fev 2011, 20:16
ola Raffa,

Estou planejando ir no carnaval fazer essa trilha completa, porem começando no km 18,50 da estrada da Petrobras e
terminando em Boiçucanga. O caminho inverso que voce fez. Voce ja fez essa trilha toda? Se positivo, poderia me dar
algumas informações basicas sobre ela ? Ah, a ideia é sair de Salesopolis, descer pela estrada até o Km 18,50 onde
começa a trilha.
Se voce poder auxiliar nessa parada, te agradeço.

Abraços,

Eduardo
#560429 por Raffa
01 Mar 2011, 22:03
Fala Edu, tudo bem ?
Eu fiz a trilha pela parte de baixo. Nao fizemos por cima, porcausa que nao existe transporte (a nao ser contratado) para deixar no comeco da trilha.
Só seguir o rio.

abs e boa trip

Eduardo Gana escreveu:ola Raffa,

Estou planejando ir no carnaval fazer essa trilha completa, porem começando no km 18,50 da estrada da Petrobras e
terminando em Boiçucanga. O caminho inverso que voce fez. Voce ja fez essa trilha toda? Se positivo, poderia me dar
algumas informações basicas sobre ela ? Ah, a ideia é sair de Salesopolis, descer pela estrada até o Km 18,50 onde
começa a trilha.
Se voce poder auxiliar nessa parada, te agradeço.

Abraços,

Eduardo
#560499 por Eduardo Gana
02 Mar 2011, 08:08
Valeu Raffa,

Obrigado pela informação.Vamos descer pela Estrada da Petrobras, saindo de Salesopolis. O começo da trilha é no Km 18,50.
Ja descemos diversas vezes para Caragua por essa estrada na sola mesmo. Um dia e meio de caminhada.
Muito legal...tem varias cachoeiras e cascatas pelo caminho.
Um abraço...
#565487 por Raffa
17 Mar 2011, 08:58
Fala Edu

Ainda eu não tenho uma previsão.

quando rolar, aviso por aqui.

Abs

Eduardo Gana escreveu:Ola Raffa...
Voce vai fazer essa trilha da Praia Brava quando?
Essa eu não conheço...Esta organizando alguma galera?
#1054700 por begalvao
04 Fev 2015, 20:04
Graças a esta sua postagem, hoje comemorei meu quadragésimo quarto aniversário (4x4! rs) nesta trilha!!! Linda, gostosa de percorrer pelos obstáculos superados um a um...

Cheguei somente até a Pedra Lisa, pois estava chovendo e tive medo de uma "tromba d'água". Mas o Cícero (do estacionamento, que agora custa R$ 15,00) contou que, apesar de todos os acidentes presenciados, isto nunca aconteceu nos 25 anos em que está ali.

Que você conquiste muitas trilhas sempre... obrigada!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante