Ir para conteúdo

Bolívia, Abril de 2011 (16 dias): La Paz, Copa, Uyuni, Potosí, Sucre e Sta Cruz - dicas e custos


Posts Recomendados

  • Membros

Olá,

 

Segue, abaixo, um relato sucinto da viagem que fizemos recentemente à Bolívia. Em anexo envio um roteiro com valores e outras dicas. Todos os valores de hospedagem referem-se a quartos de casal com banheiro privado. O Pedrada postará o arquivo com a planilha de preços consolidada e algumas fotos. Qualquer dúvida, estamos às ordens!

 

dicas Bolivia - consolidado.doc

 

La Paz

 

08/04 (sexta-feira)

 

- Vôo da Aerosur: Guarulhos – Santa Cruz – La Paz...depois de horas de atraso, chegamos bem!

- Chegada em La Paz à noite (umas 23hs30min...era pra chegar às 20hs).

- Táxi do aeroporto de El Alto ao Hotel Cordillera Real.

- Hotel Cordillera Real (Bs300,00) – Av. Idelfonso de Las Muñecas/América, 494: bom café da manhã incluído (café, leite, chá, suco de laranja, torradas, manteiga, geléia, iogurte e cereais), calefação nos quartos, quarto espaçoso e aconchegante, ducha quente e farta, secador de cabelos, atendimento muito bom, internet livre, boa localização (a uma quadra da Illampu). Apesar de mais caro do que a maioria dos hotéis e hostels indicados aqui, fizemos uma excelente escolha! http://www.hotelcordillerareal.com.bo/

 

09/04 (sábado)

 

- Feira de frutas, legumes, verduras, carnes e cereais, dentre outras coisas, na Calle Illampu: um belo festival de cores e cheiros!

 

IMG_1195.JPG.4735343df4c74a29fc0cadc8f9cc9169.JPG

 

- Igreja São Francisco.

- Câmbio no Hotel Glória (Calle Potosi), boa cotação.

- Plaza Murilo (Palácio do Governo, Parlamento, Catedral): muito bonita e agradável. Ponto de encontro de famílias, transeuntes, vendedores ambulantes, namorados, turistas...e pombos, muitos pombos!

 

IMG_1225.JPG.49f48b51fc6100ccd4d5468bc2f6a991.JPG

 

- Museu de Etnografia e Folclore (Calle Ingavi, 916): muito interessante, especialmente as alas das máscaras utilizadas em rituais, das artes plumárias e da história da Bolívia, com ênfase na eleição do primeiro Presidente Indígena da Bolívia, Evo Morales!

- Almoço no Fridolin (Calle Comercio, esquina com Genaro Sanjinos): muito bom e barato! O menu executivo do dia custou Bs 25,00, com direito a entrada, segundo prato, prato principal e sobremesa.

- Compra dos passeios para Tiwanaku: Agência Alberth Tours (Calle Illampu).

- Café Banais (Hostel Naira, Calle Sagarnaga): ambiente agradável, sentamos ao lado da janela e pudemos observar o movimento na Sagarnaga, enquanto tomávamos uma cerveja Huari (quente).

- Caminhada pela Avenida Mariscal: larga, com belos canteiros centrais.

- Caminhada pela Calle Socabaya, até chegar ao belo e tradicional Hotel Torino.

- Retorno a Plaza Murilo, no fim da tarde (agora com menos pombos).

- Lanche na Pizzaria Nápole (em frente à Praça): apesar de frias, as empanadas de queijo estavam muito gostosas, além de baratas.

 

10/04 (domingo)

 

- Saída para as ruínas de Tiwanaku (pouco depois das 8hs).

- Passamos rapidamente pelo primeiro museu (infelizmente, a conservação do local deixa um pouco a desejar e ficamos decepcionados ao saber que haviam furtado os crânios de alguns Tiwanaku e de civilizações anteriores que ficavam expostos no museu).

- Visita às ruínas, com seus monolitos, pirâmides e a Porta do Sol: vale muito a pena!

- Almoço no restaurante próximo às ruínas: sopa de quinoa, bife de carne de llama, arroz, batata frita e chá de coca.

- Visita a mais um museu, onde está exposto um monolito de 8 metros de altura, que homenageia a Pachamama, muito bonito. As demais alas desse museu estavam fechadas.

- De volta a La Paz (umas 16hs): caminhada pela Calle Linares, onde está o Mercado das Bruxas, e pela Sagarnaga, em ambas há várias tendas de artesanatos belíssimos.

 

11/04 (segunda-feira)

 

- Compra das passagens para Copacabana: Agência do Hotel Torino.

- Mais uma visita a Plaza Murilo.

- Café-da-Manhã regional no Fridolin: empanadas de queijo, empanada com massa de arroz, ‘sonso’ (parecido com uma torta de queijo), ‘cuñape’ (quase igual ao nosso pão de queijo), ‘tamal a la olla’ (parece pamonha), café com leite ou chá, tudo por Bs27,50 e muito gostoso!

 

IMG_1578.JPG.887ac088fcfbdee5f1cba56e8bf29f4d.JPG

 

- Calle Jaen: somente para pedestres, com casario antigo e colorido, muito charmosa! Lá estão quatro museus, mas somente o Museu dos Instrumentos abre às segundas-feiras.

 

IMG_1638.JPG.e23ba988e377be69f1dc3d4c4343d31b.JPG

 

- Museu dos Instrumentos: variado acervo de instrumentos musicais utilizados na Bolívia e que fazem parte da rica diversidade cultural local. O museu é interativo, pudemos tocar alguns instrumentos, muito legal.

- Loja Tatoo (Illampu): variedade de roupas e acessórios esportivos, bons preços.

*OBS: tive problema com o meu cartão e descobri que, na Bolívia, exige-se apenas os quatro primeiros números da senha. O problema é que eu só soube disso depois da terceira tentativa. Vale ficar atento!

- Museu da Coca (Calle Linares, 906): é bem pequeno, mas o que vale a visita é a quantidade de informações sobre a história da relação dos povos bolivianos (dentre outros) com a folha de coca, especialmente marcada por seu uso ritual e conotação sagrada. Igualmente interessante é saber mais sobre o processo de criminalização da coca e sobre a indústria imperialista (dos EUA, em especial) que está por trás da produção e consumo da cocaína, guardando as diferenças óbvias entre o uso cultural da folha de coca (que não é droga) e a conhecida “cocaína”.

- Passeio pelas galerias de artesanato da Linares e Sagarnaga.

 

IMG_1719.JPG.de908461ae1c3b3c1237589c9bcf3211.JPG

 

- Lanche no Tradicional (Calle Illampu): pequena lanchonete freqüentada por moradores locais, onde comemos empanadas de queijo e uma deliciosa ‘huminta’ (parece um bolo de milho com erva doce, servido embrulhado em folha de milho).

 

IMG_1727.JPG.2dbecd3d7a51d3990072b3d1c932155b.JPG

 

La Paz – Copacabana

 

12/04 (terça-feira)

 

- O ônibus da empresa Titicaca Tours, que nos levaria a Copacabana, chegou às 06h50min, sendo que o combinado era sairmos umas 07h30min.

- Havia bloqueios nas estradas, por conta dos protestos de mineiros e professores, e só conseguimos sair de La Paz às 13h45min.

- Enquanto esperávamos, passemos mais uma vez pela Linares e Sagarnaga, e tomamos mais uma cerveja no Café Banais.

- Viagem para Copacabana: tranqüila, com belas paisagens no caminho. Chegada às 17hs.

- Ida para o Hotel Utama (U$ 25,00): o melhor café da manhã da viagem (café, leite, chá, suco de laranja, pães, manteiga, geléia, ovos mexidos, panqueca, salada de frutas, iogurte e sucrilhos), banho quente, quarto amplo e aconchegante, com uma bela vista do Lago Titicaca, pátio interno com sofás, plantas, além de caramelos, pipoca, banana e chá à vontade, atendimento muito bom, internet paga, boa localização (http://www.utamahotel.com/). 'Utama' é uma palavra Aymara que quer dizer 'su casa', e foi assim que nos sentimos lá.

 

IMG_1953.JPG.762786b8d67799a8cb49e263b86138a2.JPG

 

- Jantar no Restaurante Brisas del Titicaca, em frente à praia: cerveja Autêntica, menu composto por sopa, truta, arroz, legumes e sobremesa. Gostoso, mas o melhor foi assistir o espetáculo do pôr-do-sol às margens do Titicaca!

 

IMG_1786.JPG.b32dd92276169b9309b24838aeb00033.JPG

 

 

Copacabana

 

13/04 (quarta-feira)

 

- Passeio para a Isla del Sol (bilhetes comprados no próprio hotel): o barco deveria sair às 08:30, mas só saiu depois das 09hs. Pagamos 25Bs por pessoa, ida e volta.

- O barco pára no lado sul e segue para o lado norte, onde descemos (pedágio 10Bs). Fizemos a trilha para a parte sul (pedágio 5Bs): 7 km e 3horas de subidas, descidas, ruínas e paisagens deslumbrantes!

- Saída do lado sul, às 15h30min, e chegada em Copacabana no fim da tarde.

- Compra de passagens para La Paz: Titicaca Tours (escritório embaixo do Hostal Colonial, na rua principal).

- Janta na Pizzaria La Posta (na rua principal): pizza boa, ambiente agradável e bom preço.

 

Copacabana – La Paz

14/04 (quinta-feira)

 

- Passeio pela cidade: igreja, pracinha, praia.

- Partida para La Paz, às 13h30min, e chegada às 17hs.

- Fomos até o escritório da Todo Turismo (em frente à rodoviária) e deixamos as nossas mochilas (reservamos nossas passagens ainda no Brasil, pelo site - http://www.todoturismo.bo/, e pagamos em La Paz, com uns três dias de antecedência).

- Caminhamos até a Sagarnaga e paramos no Lunas Café para comer um sanduíche e tomar uma cerveja Paceña.

- Saída para Uyuni, às 21hs.

- Janta servida no ônibus (arroz, frango e legumes).

 

Uyuni - Salar

 

15/04 (sexta-feira)

 

- Viagem cansativa, o ônibus vai “trepidando” o tempo inteiro.

- Café da manhã no ônibus (iogurte, 'cereais', chá ou café).

- Chegada em Uyuni umas 08hs da manhã.

- Conhecemos um casal de brasileiros e saímos à procura de uma agência. Depois de alguma pesquisa, optamos pela Wara del Altiplano: fica ao lado do Hotel Avenida. Negociamos tudo com a Fátima, que me pareceu bem correta. O preço para seis passageiros (sem contar o motorista) ficaria a 650 Bs por pessoa ou U$94,00. Já tínhamos um grupo de 5 pessoas (com os dois brasileiros e uma norte-americana que conhecemos na hora) e resolvemos propor sairmos apenas os 5 pelo valor de 720 Bs ou U$104,00. Lembrando que é preciso pagar mais 150Bs para entrar no Parque Nacional. As refeições foram ótimas.

- Saímos umas 11h30min.

- Parada no Cemitério de Trens.

- Parada em Colchani, onde tem um “museu de sal”. Almoçamos por lá mesmo: salada, quinoa cozida, carne de llama e coca-cola para o almoço, muito bom!

- Não visitamos a Isla del Pescado, pois estava com muita água.

- Visita ao Salar.

- Alojamento em Vila Alota: luz elétrica durante todo o tempo e banho quente (um chuveiro apenas, por 10Bs). Chegamos por último e ficamos com o pior quarto (colchões péssimos), mas foi tranquilo e o principal é que não passamos frio, pois as camas tinham vários cobertores, nem precisamos de saco de dormir (uma dica que peguei aqui e foi ótimo: levar um par de lençóis para forrar a cama). O refeitório era um ambiente bastante aconchegante.

- Lanchamos bolachinhas, café e chá (esses lanchinhos foram servidos todos os dias, quando chegávamos aos alojamentos); e jantamos sopa, frango e batata frita.

 

16/04 (sábado)

 

- Bolachas, manteiga, geléia, café, leite, nescau e chá para o café da manhã.

- Parada em um sítio com belas e interessantes formações rochosas.

 

IMG_2210.JPG.3ca45a1910ee5a20a6040d31c0d4fbcf.JPG

 

- Visita a belíssimas lagoas: Cañapa, Honda, Hedionda.

- Almoço na Laguna Hedionda: salada, macarrão e milanesa de frango, uma delícia!

 

IMG_2262.JPG.1a3045097fda25c56ba4e74b3be8d996.JPG

 

- Árbol de Piedra.

- Laguna Colorada: belíssima!!! Mas um vento muito forte e frio!

- O alojamento do segundo dia foi ótimo, em frente à Laguna Colorada! Não tinha banho, mas isso também não foi problema, principalmente pelo frio que fazia (levem uns lencinhos umedecidos, álcool em gel e manda bala!). Ficamos em um quarto que tinha três camas de casal e duas de solteiro com muitos cobertores, não passamos frio. Tinha uma área de refeitório bem bacana e um mercadinho próximo, onde compramos Paceñas e os nossos amigos carregaram a bateria da máquina.

- Bolachinhas, café e chá para o café da tarde; sopa, pão, macarrão ao molho de tomate e vinho para a janta.

 

17/04 (domingo)

 

- Despertar às 04hs da manhã.

- Café, leite, chá, nescau, manteiga, geléia e panquecas para o café da manhã.

- Visita aos geisers: a melhor hora do dia para ver os geisers é ao amanhecer.

- Águas termais (não entramos, pois estava muito frio!).

- O nosso motorista/guia disse que a Laguna Verde - que seria o próximo destino, junto com o Vulcão Licancabur - estava praticamente seca e optamos por não ir até lá.

- No caminho de volta a Uyuni passamos por outras belas lagoas.

- Almoço em Vila Alota: salada, arroz e atum.

 

IMG_2743.JPG.8a9f095641630ada4de640b152872da2.JPG

 

- Chegada em Uyuni às 17hs. Tomamos uma cervejinha na praça (bar e restaurante mexicano), enquanto aguardávamos o horário de saída do ônibus para Potosí.

- Ida para Potosí às 19hs (compramos as passagens no primeiro dia, antes de ir para o Salar).

*Cabe aqui um comentário sobre o ônibus para Potosi: pagamos Bs30,00 pelo ônibus da Trans Emperador e, quando compramos os bilhetes, nos mostraram um ônibus novo, grande. O problema é que, na hora de embarcar, o ônibus era um daqueles velhos e pequenos, que as bagagens vão em cima...Do outro lado da rua vimos o ônibus do Diana Tours saindo, pelo mesmo preço e muito melhor do que o nosso.

 

Potosí - Sucre

18/04 (segunda-feira)

 

- Chegada em Potosi, às 02hs da manhã.

- Hostel Compañia de Jesus (Bs110,00): Calle Chuquisaca, 445 – ducha quente, quarto simples, café bem simples incluído (dois pães, manteiga, geléia, café ou chá), ótima localização. O ponto negativo foi o forte cheiro de cigarro no quarto, inclusive na roupa de cama. Valeu pela excelente localização e pelo preço. Ficamos apenas uma noite e pudemos deixar nossas coisas no depósito, enquanto passeamos pela cidade e esperamos a hora de ir a Sucre (http://www.hostalcompania.galeon.com - não respondem e-mail ou reserva pelo site. Se quiser reservar é bom ligar uns dias antes, principalmente se for chegar de madrugada, pois a dona precisa acordar para abrir a porta).

- Dia caminhando pelas ruas da charmosa Potosi, com seu casario colonial e cercada de cerros.

- Comemos empanadas e tomamos cerveja Potosina.

 

IMG_2833.JPG.2b511fdf7c163e3a7e587a98d2fd0b21.JPG

 

- Visita guiada à Igreja San Francisco: vale a pena pelo mirador, bela vista da cidade e do Cerro Rico!

 

IMG_2868.JPG.9c0126fa98fb72213d33a37a17017be1.JPG

 

- Passeio pelo mercado público e praça principal.

- Às 17h30min embarcamos para Sucre, aonde chegamos umas 21hs.

 

Sucre

 

19/04 (terça-feira)

 

- B&B Casa Verde (U$ 25,00): Calle Potosí, 374 – ducha quente, ótimo café incluído (ovos mexidos ou omelete, pães, suco, cereais, frutas, café, leite, chá), quarto aconchegante e limpo, muito bom atendimento (René, o proprietário, é muito gente-boa), internet livre, boa localização, recomendamos! (http://www.hotelsucrebedandbreakfast.com/)

- Caminhada pelas belas e charmosas ruas e praças de Sucre, tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade: visitamos a Plaza 25 de Mayo, Parque Bolívar, Teatro, Palácio da Justiça...

 

IMG_3049.JPG.40c318f3df0ff51e0dbbf2c5ccd0c30a.JPG

 

- O Museu de Arte Indígena estava fechado, o que nos deixou frustrados. Em compensação, conhecemos a Associação Inca Pallay, que congrega artesãs e artesãos de comunidades da região. Assistimos a um vídeo sobre o trabalho realizado pela associação e sobre o processo de confecção dos tecidos. Também apreciamos alguns tecidos e produtos feitos com eles.

- Lanchamos ‘cuñapes’ comprados em uma pequena padaria.

- Compramos chocolate e tomamos chocolate quente na chocolateria “Para Ti”.

 

20/04 (quarta-feira)

 

- Caminhamos até o Mirador de La Recoleta, onde tem uma praça e bela vista da cidade.

- Passamos o dia caminhando por Sucre, sem destino certo. É interessante observar as placas das ruas, pois algumas contam um pouco da história da pessoa ou evento homenagado e, portanto, um pouco da história de Sucre.

- Almoço na Pizzaria Napolitana (em frente à Plaza 25 de Mayo): boa pizza, belo ambiente, bom preço.

 

21/04 (quinta-feira)

 

- Outro dia caminhando por Sucre...

- Visitamos o belíssimo prédio do Hostal de Su Merced, que tem um terraço com vista para a cidade (a diária de lá é Bs390,00).

- Visitamos o mercado público.

- Visitamos a Plaza Tarija e, novamente, passamos um tempo na Plaza 25 de Mayo.

 

IMG_3174.JPG.c1377bf36c2f10e4c877557c7c4d5892.JPG

 

- Almoçamos no Café Pueblo Chico (em frente à Plaza 25 de Mayo): pedi milanesas e não gostei. O outro prato estava bom (frango, macarrão, batata e cuño, uma batata regional).

 

Sucre – Santa Cruz de La Sierra

 

22/04 (sexta-feira)

 

- Última manhã em Sucre.

- Saída para Santa Cruz de La Sierra às 14h45min, após novo atraso da Aerosur.

- Chegada em Santa Cruz após 25 minutos de vôo.

- Ida para o Residencial Bolívar (U$27,45) – Calle Sucre, 131 – quarto quente, ventilador que não venta, café muito ruim (http://residencialbolivar.com/indexes.html): não recomendamos, pois é muito caro pelo que oferece. A única vantagem é a localização.

- Era feriado de Páscoa, fazia muito calor e nosso maior desejo era tomar uma cerveja gelada...doce ilusão, pois nenhum estabelecimento estava vendendo bebida alcoólica.

- Lanche no Fridolin.

 

Santa Cruz de La Sierra - Brasil

 

23/04 (sábado)

 

- Fomos cedo para o aeroporto e pagamos outro táxi caro.

- Também pagamos U$25,00, cada um, pelas taxas do aeroporto.

- Ida para Guarulhos pela Aerosur, sem atrasos.

 

Impressões gerais:

 

A Bolívia nos encantou! Tanto pelas paisagens belíssimas, como por seu povo e cultura. É um país que merece todo o nosso respeito e admiração!

dicas Bolivia - consolidado.doc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 72
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

´Buenas Mochileiros!!

Após alguns anos compartilhando dicas e roteiros (com algumas contas perdidas, desde 2006 heheehe) e, muitas horas, dias e madrugadas de pesquisas na net, principalmente, nos diversos relatos apresentados aqui (agradeço muito a ajuda de todos!) e nossa viagem ter sido maravilhosamente realizada, publicamos aqui nossas impressões, agora vão algumas fotos (depois tem mais), os gastos, etc

 

20110524230155.JPG

ilha do sol - titicaca

 

20110524225814.JPG

Salar !!

 

20110524225546.JPG

Laguna Colorada

 

20110524225302.JPG

Geiser sol da manhã

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, Pat!

Não é uma pergunta idiota, é uma dúvida como outra qualquer, não se preocupe.

Fizemos a reserva pela internet (mandamos e-mail e também preenchemos a solicitação de reserva pelo site). Quem nos respondeu foi a Gabriela, que é muito gentil. O hotel tem pouco mais de um ano e imagino que não estará lotado, mas vale a pena fazer o contato antes, caso queira garantir a hospedagem. E não é preciso fazer depósito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá, Pat!

Não é uma pergunta idiota, é uma dúvida como outra qualquer, não se preocupe.

Fizemos a reserva pela internet (mandamos e-mail e também preenchemos a solicitação de reserva pelo site). Quem nos respondeu foi a Gabriela, que é muito gentil. O hotel tem pouco mais de um ano e imagino que não estará lotado, mas vale a pena fazer o contato antes, caso queira garantir a hospedagem. E não é preciso fazer depósito.

 

Obrigada!

 

Já reservei e recebi a resposta via e-mail. Estou muito ansiosa. Espero que dê tudo certo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vai dar tudo certo! ::otemo::

Sobre o Cordillera, gostamos mesmo de lá! Está perto da Illampu e, caminhando um pouco mais, já está na Sagarnaga e Linares. Na verdade, só andamos a pé em La Paz e andamos muito! Acho que essa é uma das melhores formas de conhecer uma cidade.

Abraços e boa viagem, aproveite a Bolivia!

Qualquer coisa, escreva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

B.G,

 

Parabéns pela trip.

 

Quanto ao mercado que você cita no inicio do relato é o Mercado Rodriguez, quando vou a La PAz, é um de meus locais favoritos, cheio de cores e sabores e cheiros alguns não tão bons ::lol4:: , mais o contato com a população local supera qualquer mal estar "oufativo"

 

Maria Emilia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

valeu Maria Emilia !! tb me sinto parabenizado, pois vc nos ajudou bastante, tanto com seus relatos, como com suas respostas sobre nosso roteiro

 

Os mercados, feiras, praças são locais onde se conhece toda diversidade presente nas cidades, passamos horas neles, todos muito agradáveis !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

MUITO bom seu relato! Farei uma viagem parecida com a sua este mês, e suas dicas foram importantissimas!

Algumas dúvidas:

- vc sabe se é possivel fechar o passeio do salar de manhã mesmo? Pois pegarei o trem no domingo e chegarei de madrugada, não sei se as agências ficam abertas.

- vcs gostaram do hotel que ficaram em Uyuni?

Obrigada!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...