Ir para conteúdo

BOLIVIA, CHILE E PERU - 22 DIAS (ABRIL/2016) POR 1.220 DÓLARES


Posts Recomendados

  • Colaboradores

IMG_5566.JPG.4dc5ee4ba8f44ac5bfa9f06ac1a2689e.JPG

 

Buenas Mochileiros,

Gostaria de começar meu relato agradecendo a todos os mochileiros que já fizeram esse trajeto e deixaram aqui seus relatos, ajudou muito na preparação do nosso roteiro, mas gostaria especialmente de agradecer duas pessoas que fizeram a diferença a Bárbara Fabris que nos auxiliou antes e durante o mochilão e o Rodrigovix por seu relato muito detalhado, cara acredito que tu não sabe a proporção que chegou seu relato, metade dos mochileiros que encontramos estavam seguindo o seu roteiro ::lol3::::lol3::::lol3::::lol3:: , não estou exagerando.

Após extrair o máximo de informação dos relatos não poderia deixar de vir até aqui e escrever um pouco da nossa experiência nesses 22 dias incríveis.

Abaixo um vídeo que mostra um pouco da viagem:

 

 

Vou colocando as informações aqui caso não entendam alguma coisa me perguntem pois sou contador e tenho uma certa dificuldade em escrever ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

 

ROTEIRO:

598dd692a3320_MapaMochilo.png.09cd0a82c61116f0dce7525945b8b61b.png

02/04 – Toledo – Foz do Iguaçu - São Paulo - Santa Cruz de la Sierra - Sucre - Uyuni

03/04 - Uyuni - Salar de Uyuni

04/04 - Salar de Uyuni

05/04 - Salar de Uyuni - San Pedro de Atacama

06/04 - San Pedro de Atacama

07/04 - San Pedro de Atacama - Arica

08/04 - Arica - Tacna - Arequipa

09/04 – Arequipa

10/04 - Arequipa - ICA (Huacachina)

11/04 – ICA (Huacachina) - Cusco

12/04 - Cusco

13/04 - Cusco

14/04 - Cusco - Aguas Calientes (Macchu Pichu)

15/04 - Macchu Pichu

16/04 - Aguas Calientes (Macchu Pichu) – Cusco - Puno

17/04 – Puno - Copacabana

18/04 – Copacabana – La Paz

19/04 – La Paz

20/04 - La Paz

21/04 - La Paz

22/04 – Laz Paz – Santa Cruz

23/04 – Santa Cruz – Lima – Foz do Iguaçu - Toledo

 

Preparativos e a ansiedade aflorada ::hahaha::::hahaha::::hahaha::

 

GASTOS

Essa foi a parte do preparativo que mais me tirou o sono, as perguntas que assombravam minha cabeça, quanto levar? Será que vai dar? E se faltar? realmente me deixavam quase louco, organizamos nosso mochilão de Novembro de 2015 até Março de 2016, prazo pequeno e teve até cancelamento, chegou um momento que a ideia foi desistir, não ia ter grana, vamos deixar para outra data, mas felizmente conseguimos toda a grana e continuamos focados kkkkk, levamos aproximadamente 3.532 dólares para duas pessoas (eu e minha esposa) e gastamos 1.220,00 cada que é TRANSPORTE + ALIMENTAÇÃO + HOSPEDAGENS + PASSEIOS, sobrou uma quantia boa até, não levamos nem 1 real se quer, mas levei 2 cartões de crédito Platinum para alguma emergência. A aqui vale lembrar que no meu orçamento não estão as passagens de ida e volta, por um motivo bem especifico, moramos no interior do Paraná na cidade de Toledo, tem aproximadamente 120 mil habitantes, então as passagens áreas acabam se tornando mais caras, sendo que para pegar o voo precisamos viajar ou para Curitiba, que fica 600 km ou para Foz do Iguaçu que é a mais perto 170 km, optamos por Foz.

 

CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO

Para entrar na Bolívia, para quem não sabe, é necessário ter tomado a vacina contra a febre amarela pelo menos 10 dias antes da viagem e depois emitir um certificado na ANVISA, ficamos até o decimo dia que antecedia a viagem para decidir se levaríamos o certificado ou não, pois não vimos em nenhum relato ser solicitada, mas como bons brasileiros resolvemos fazer na última hora ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: vai que pedem, acredito que não mandariam embora, mas rolaria uma boa propina, na Bolivia os guardas gostam, mas isso fica para uma outra parte do relato.

Realizei o pré-cadastro no site da ANVISA (http://portal.anvisa.gov.br/wps/content ... +Vacinacao) e fomos em GUAIRÁ – PR cidade mais próxima para emitir no posto da ANVISA, como essa cidade fica a 100 km antes de fazer resolvemos pesquisar quanto era em lugares privados, fiquei de queixo caído quando minha esposa me passou o valor, aproximadamente 280,00 cada, tentei até falar que tomaria a vacina no posto e só emitissem o certificado mas não deu kkkkkkk, tivemos que ir até GUAIRÁ e retirar lá que é gratuito. Fizemos toda essa correria e advinha? Não pediram em momento algum =\, a sorte que como GUAIRÁ é fronteira com Paraguai aproveitei para cambiar lá.

 

DOCUMENTOS

Levamos o passaporte para poder ganhar os carimbos haha levamos o RG também porque vai que dá uma merda e perdemos os passaportes, melhor prevenir e não ter toda a dor de cabeça de ficar sem.

Aos estudantes, façam no site abaixo a carteirinha da ISIC ela é extremamente aceita, o maior desconto que você ganha é no Machu Pichu, aqui veio minha surpresa, minha carteirinha era de pós graduação e da minha esposa de graduação, paguei inteira e ela meia, o motivo, como já sou graduado perdi o direito de ter o desconto, somente quem está se graduando pode obter o desconto ::lol4::::lol4::::lol4:: , em Cusco para quem for fazer todos os passeios do boleto turístico você pode usar também a carteirinha para comprar o boleto turístico completo por 70 soles, mesmo valor que o parcial que tem validade de apenas 1 dia, mas se atente a mais um detalhe se tiver mais de 25 anos você não pode usar a carteirinha (regras do Peru), usamos também no Chile mas os descontos foram bem menores, na Bolívia não teve desconto :cry:

https://www.carteiradoestudante.com.br/

 

SEGURO DE VIAGEM

Contratamos o seguro viagem pela Mondial, fiquei pesquisando algumas semanas até fechar por R$ 149 reais por pessoa. Todos os dias saia algum tipo de desconto, até que um sábado à noite eu mexendo no FACEBOOK apareceu nas propagandas 25% de desconto no seguro Mondial, fechei na hora, por isso consegui essa valor um pouco mais baixo que o normal.

 

RESERVAS

Cara assim, conversamos com muitas pessoas durantes o mochilão que haviam reservado quase todos os Hostel, nós fomos um pouco no modo econômico, chegávamos em cada cidade sem nada fechado e íamos pesquisando se baseando nos preços pagos por relatos e fomos fechando Hostel, passeios ...

Sobre os ingressos do MACHU PICHU, como só íamos para a cidade não compramos antecipados, compramos quando chegamos em Cusco para o dia planejado.

 

O QUE LEVAR:

Vi muitos relatos sobre comprar na DECATHLON e realmente fiz algumas compras lá, mas não gastei quase nada, liguei o modo econômico e levei tudo de casa kkkkkkkk abaixo vou colocar tudo o que levei:

 

1 – Bota Adventure Pelicato (tenho ela a 4 anos)

1 – Tênis de caminhada da Nike (usei pouquíssimo, mas vale a pena levar)

1 – Mochila Cargueira Chesson 50 Lts (paguei 196 reais no Paraguai com dólar em R$ 4,00) com capa de chuva, excelente.

1 - Mochila para Notebook da Icatu Seguros (ganhei no trabalho, supriu todas as necessidades)

1 - Almofada de pescoço – 59,90 na Decatlon (recomendo para viagens de onibus)

http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/camping-38138/sacos-de-dormir/almofada-modulo_183977?skuId=1791151

1 -Toalha de auto absorção - paguei 29,99. Sem comentários, é essencial.

http://www.decathlon.com.br/natacao-37170/acessorios-37221/toalhas-37227/toalha-kingcham-80-x-130cm_32025?skuId=1118779

1 – Calça primeira pele– essa eu já tinha

1 – Blusa primeira pele - também já tinha

1 - Jaqueta Corta Vento Azul – paguei R$ 49,99 muito boa

http://www.decathlon.com.br/montanha-aventura/3-camadas/camada-3-41557/jaqueta-helium-wind-100-quechua_50510

1 – Jaqueta Corta vento Preta – Peguei emprestada de um amigo

2 – Cadeado – Levem se quiserem sair do Hostel tranquilo é essencial

1 – Lanterna (não sei se é um item muito útil não usei em momento nenhum, quando precisei usei do celular)

2 - calça jeans

2 - shorts

2 - casaco moletom (um peguei emprestado kkkkkk)

7 - Camisetas

1 - toca

10 - Cuecas

7 pares de meia

1 - Chinelo

1 - capa de chuva

2 – T para tomada, foi essencial, alguns Hostel tinham apenas 1 tomada para 4 pessoas usarem kkkkkkk, ajudou bastante.

1 - pastinha para documentos

1 - câmera Soni Semi Profissional + carregador de pilhas

1 - câmera Go Pro + carregador + bateria extra (emprestada do cunhado)

2 - cartões de memória extras (Não usei)

1 – Iphone 6 + carregador

1- óculos de sol

1 - óculos de grau

1 - Pacote com 40 lenços umedecidos

1 - doleira

1 - fone de ouvido

1 – Carregador portátil para celular

2 – jogos de lentes de contato (um par reserva, foi muito útil) + soro fisiológico

1 – Desodorante

1 – Escova de dente e pasta

1 - Protetor solar – aqui vai um conselho coloquem o protetor solar no mochilão, como éramos novatos em voos internacionais, deixamos na bolsa de costas, acima de 100 ml não pode levar, enfim tivemos que jogar fora meu protetor cheio e novinho, compramos outro em UYUNI.

1 - Protetor labial

 

REMÉDIOS:

ASPIRINA

ENO

BEPANTOL (para criança pequena)

 

Os preparativos foram praticamente isso, começo a contar a história dessa aventura no próximo capitulo.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 88
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores
Boa noite Vagner,

Vc não usou os cartões extras é isso? , mas nas câmeras que levou tinha cartão de quantos gb em cada? Qtos gb era os cartões extras?

Abraço e obrigada.

 

Boa noite Karla,

então não usei cartões reservas não, minha câmera tem um cartão de 8 gb, meu celular tem 16 gb e foi onde concentrei maior parte das fotos, o IPHONE 6 tem uma qualidade muito boa nas fotos, se não é igual é melhor que minha semi profissional, os cartões extras eram de 8 gb cada, para você ter uma ideia o celular no final ficou com 2 mil fotos, câmera com + mil fotos e a Go Pro com + mil e 36 vídeos, deu para a viagem inteira, no meu celular ainda sobrou espaço, mas pouco ::lol4::::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom dia Vagner,

A semi tinha 8gb e a go pro 8gb, é isso?

Muito obrigada por responder, vou levar uma câmera de 14.1 e uma átrio( estilo go pro) 12 Mp e filma em full hd, não sei qto levar de cartão. Não dá para contar com meu cel rsrsrs só liga.

Abraço, acompanhado. :idea:::sos::::sos::::ahhhh::::hahaha::::cool:::'> :?::idea:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Bom dia Vagner,

A semi tinha 8gb e a go pro 8gb, é isso?

Muito obrigada por responder, vou levar uma câmera de 14.1 e uma átrio( estilo go pro) 12 Mp e filma em full hd, não sei qto levar de cartão. Não dá para contar com meu cel rsrsrs só liga.

Abraço, acompanhado. :idea:::sos::::sos::::ahhhh::::hahaha::::cool:::'> :?::idea:

 

Então a Semi tinha 8 gb a GO PRO é maior 64 gb mas sobrou muito espaço ::lol3::::lol3:: e olha que tiramos muitas fotos, você tem que pensar que éramos em dois , eu e minha esposa e ainda sim sobrou ::lol4::::lol4::::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Hahaha, que massa, Vagner. Alguém já tinha comentado algo disso comigo. É muito engraçado ver essa proporção. Mas é sinal de que tá inspirando muita gente a viajar e, PRINCIPALMENTE, a vir aqui postar o relato depois. Certamente o seu irá inspirar muitos outros. É uma corrente que só fortalece a nação mochileira hehehe.

 

Abração, e parabéns pelo tópico! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

CAPÍTULO 1: PERDIDOS NO AEROPORTO, SANTA CRUZ, SUCRE, UYUNI E OS PRIMEIROS PERRENGUES

 

Bah, ansiedade começava a me matar, já estava de férias e muitas coisas para começar a organizar, terminamos de arrumar o mochilão no dia da viagem, fizemos a pesagem das bolsas para ver se passaria no aeroporto porque pelo peso parecia que estava carregando outra pessoa dentro kkkkkkkkkk, minha mochila pesou 11 kg e da minha esposa 8kg. Malas prontas saímos de Toledo no dia 01/04 ás 9 e meia da noite, daqui até Foz do Iguaçu são aproximadamente 2 horas e meia de viagem, então chegamos meia noite lá, nosso voo era as 07:00 da manhã, como temos amigos em Foz fomos comer, nos levaram no aeroporto perto das 3:30 onde já começamos a fazer o Check In e tentar dormir um pouco (a tá, quero ver quem dorme). Embarcamos tudo certo, duas horas depois estávamos em São Paulo, aqui começa o primeiro desespero da viagem kkkkk, mas antes vou contar uma amizade que fiz aqui pelo Mochileiros.com, faltando um dia para mim ir viajar eu queria saber como era o Downhill, eu estava bem preocupado, pois minha esposa não tinha muita experiência em andar de bike e mandei um recado para o Rodrigovix, nisso outro mochileiro viu e veio falar comigo no facebook o Victor Firmes ai começou a primeira amizade do Mochilão, combinamos de se encontrar no Aeroporto de Guarulhos o voo era o mesmo e até seguiriamos viagem juntos até onde nosso roteiros se encontrassem, cara o Victor caiu do céu, já vou explicar porque, quando chegamos em Guarulhos para pegar o voo em nossa passagem estava o nº do portão de embarque, então fomos direto para lá, chegamos umas 9 e meia dava tempo tranquilo, já que nosso voo era as 11:05 chamei o Victor no Whatsapp justo na hora ele estava em um cafeteria, falo que já ia ir onde estávamos, demorou um pouco não apareceu ninguém, chamei ele de novo, minha surpresa, ele já estava ali kkkkkkk, olhei para os lados ninguém, quando pedi o portão de embarque, ai o desespero bateu ele estava no 240, o Victor chegou um dia antes e teve que dormir no aeroporto no meio da noite alguém da GOL pediu para ele mudar de portão pois o voo tinha mudado e ali seria os voo nacionais, você tem noção que tivemos que correr para chegar a tempo pois era do outro lado do aeroporto e tínhamos que dar toda a volta kkkkkkkkkkkk, mas graças a Deus deu tempo, ai quando eu pensei que estava tudo certo, fomos fazer o embarque passando as bagagens de mão pelo Raio X, pediram para abrir a bolsa, aqui um detalhe que eu não sabia mas que minha esposa havia pedido para pesquisar e eu ignorei e adivinha não pode colocar na mala que vai dentro do avião nenhum produto que passe de 100 ml, claro que só tínhamos o Protetor solar fator 50, Desodorante novo que compramos para viagem e nossas garrafas de agua tudo para o “ lixo” pensa na raiva que eu fiquei, mas foi culpa minha né.

 

Chegamos a Santa Cruz por volta das 13:00, passamos por um sistema engraçado de segurança. Quando você desembarca no aeroporto, tem que passar pelo raio X, mas lá você primeiro aperta um botão e se acender a luz verde, eles não revistam a sua mala. Mas se acender a luz vermelha, revistam. Graças a Deus não acendeu nem para mim e nem para minha esposa, passamos o fomos encarar a fila demoradíssima da imigração. É bem tranquilo eles só são enrolados.

 

Cara depois disso fomos pegar as malas e aqui a primeira surpresa, perdemos nosso companheiro de viagem, seu mochilão havia ficando em São Paulo e iriam mandar somente no dia seguinte, então o Victor seguiu viagem até Sucre, como não tínhamos planejado ficar em Sucre seguimos nosso roteiro, isso foi uma pena pois acabou tirando ele do nosso grupo. Mas continuamos conversando durante a viagem, a inclusive o Victor ainda está fazendo o Mochilão deve terminar ali pelo dia 02/05.

 

Depois disso fomos trocar alguns dólares em bolivianos apenas para comprar a passagem em Sucre e pagar o Taxi. Troquei 22 dólares, pegamos a cotação não tão ruim a 6,85. Feito isso fomos até a AMASZONAS fazer nosso Check in, as passagens de Santa Cruz para Sucre compramos antes da viagem e está incluso no valor dos 1.220 dólares do relato. Compramos por 77 dólares cada.

 

Nosso voo era as 16:10, um conselho se pegarem por essa empresa, coloquem o e-mail de fácil acesso ou que tenham cadastro no celular, pois pelo o que já ouvimos aqui ela pode trocar o horário algumas horas antes, no nosso caso foi uma semana antes recebemos um e-mail informando que o horário havia alterado para 16:10. Fizemos o Check in, estávamos esperando o embarque com WI-FI o/ quando chego duas loucas kkkk Maryana e a Elisa, começamos a conversar e mal sabia eu, que ali estava nossas companheiras de viagem, duas cariocas gente finíssima, que nos ajudaram de uma forma que elas nem imaginam e nós acompanharam por todo nosso mochilão.

Embarcarmos para Sucre chegamos uns 40 min depois, cara aquele avião foi sinistro, pegamos uma turbulência e o avião era um teco teco, mas chegamos bens.

 

IMG_4920.jpg.9c64fb1a339f8fc3d5ebad4b78c53423.jpg

 

Primeira coisa a se fazer em Sucre pegar um Taxi e ir comprar a passagem de Ônibus da 6 de October certo? Foi o que fizemos, pegamos um Taxi por 5 bolivianos cada pois estávamos em 5. Cara chegamos para comprar a passagem da empresa e primeiro o cara falou que tinha e que o preço era 70 bolivianos semi-cama, serio do nada um outro cara falou alguma coisa no ouvido do vendedor e ele simplesmente falou que não tinha mais para o dia, se a gente quisesse so teria para o outro dia, lascou tudo a ideia não era ficar em Sucre, eu não fazia ideia o que tinha na cidade para ver kkkkk, então fomos a outra agencia, não me lembro o nome mas não tinha mais para o dia, então nos indicou a Expresso 11 de julho, fechamos a passagem por 70 bolivianos para sair as 20:00, ai no banner tinha um baita ônibus, bah fiquei muito empolgado até o Victor pedir qual era o nosso ônibus e a mulher nos mostrar um ônibus não muito animador, mas a ideia era chegar em UYUNI no outro dia então vai esse mesmo. Comprado as passagens precisávamos comer e cambiar mais bolivianos.

 

IMG_4925.jpg.1785f694a48c357ab76ea8e0f63bd237.jpg

 

Então saímos atrás de taxi, conseguimos um por 4 bolivianos cada, chegamos a Plaza de armas, muito bonita e fomos cambiar troquei 225 dólares a 6,91 na viagem só não foi melhor que La Paz onde o câmbio era 6,95.

 

Pronto dinheiro na mão vamos comer, achamos um restaurante bonito em frente a Plaza, não era dos mais baratos então resolvemos dividir, pegamos uma lasanha para cada dois kkkkk pagamos 39 bolivianos pela lasanha e como havíamos perdido nossa água no aeroporto de Guarulhos compramos duas águas por 7 bolivianos cada (caríssimo).

 

IMG_4938.jpg.b6edd26cba1996e42dce1bb8b18184f7.jpg

IMG_4941.jpg.c9e47a12f86d9d756f65a096a6413a45.jpg

IMG_4929.jpg.6a4b82536f5e0a32f66ff4bfe9069e17.jpg

IMG_4943.jpg.2521983b4809abf4ee7e72de6b3f5d92.jpg

 

Terminamos de comer, nos despedimos do Victor que iria pegar um Hostel até a mala chegar do Brasil e fomos pegar um taxi, cara fechou um tempo de chuva, começou a chover, como não encontrávamos Táxi próximo a Plaza, nos praticamente paramos um táxi em movimento e invadimos ele, parecia arrastão, pagamos 7,50 bolivianos kkkkkkkkkk, tinha um menino dentro do táxi eu não lembro a nacionalidade dele, mas ele ficou tão assustado dentro do taxi que quase não se mexia ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: chegamos a rodoviária e estávamos esperando o ônibus chegar, pois ninguém sabia qual era o bendito do ônibus e aqui pagamos nossa primeira taxa de embarque de 2,5 Bolivianos.

 

Enquanto esperávamos o ônibus conhecemos os outros dois companheiros de viagem que ficariam com nós até o Atacama o Vitor de Belo Horizonte e o Arthur de Uberlândia.

Ônibus chegou embarcamos e o resto fica para o próximo capitulo.

Gastos

5 Bol - Taxi até rodoviária

70 Bol - Passagem Sucre para UYUNI

4 Bol - Taxi Rodoviária para Plaza das armas

19,50 bol - Jantar

7 Bol - Água

7,50 bol - Taxi Plaza das armas até rodoviária –

2,50 - Taxa do Terminal

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...