Roteiros de Viagem na América do Sul


#738720 por LeoTaco
19 Jul 2012, 18:18
Olá pdavid,


Que legal que moramos no mesmo estado, uma pena é que a maioria dos mochileiros quando pensa no MS só lembre de Bonito e do Pantanal. Mal sabem eles o quanto aqui é lindo...
Acho que você devia tirar o que tem de muito pessoal no seu projeto e postar pra galera ver, pq querendo ou não sempre tem uma ou outra coisa que agrega ao projeto individual de cada um.
Já que ofereçeu vc pode me tirar uma dúvida sim.
Eu estou monitorando o site da PeruRail frequentemente e não estou conseguindo comprar o trem de Ollanta>AC>Ollanta, como quero ida pro dia 04/01 e volta pra 06/01, não consigo visualizar as opções de trem disponiveis.
Quero acreditar que se trata de algum "pau" do sistema que por causa da mudança de ano não está atualizando, pois consigo visualizar os trens do dia 31/12, mas não os do dia 01/01.
E agora pdavid? o jeito é ter paciencia e continuar acompanhando as atualizações? existe outra forma segura? sabe dizer com quanto tempo de antecedencia estará disponivel esta informação e se corro o risco de dar alguma "zebra"?
Muito obrigado.
LeoTaco

#738772 por BrenoBarreto
19 Jul 2012, 21:32
Leo, muito obrigado pelo guia! Mais que perfeito!!!

Estava contando que queria me aventurar no fim do ano a um colega de trabalho, e no fim de tudo ele também se empolgou com a história do "mochilão".
Ai estavamos na dúvida se subiamos pro rumo do Peru ou se desciamos pra Argentina, só que depois que eu vi esse teu guia, o ramo é subir nessa primeira viagem e numa proxima, descer.

Como todos falaram aqui, esse guia poupou um tempo fora do comum!!!

Mais uma vez obrigado!!!
#738892 por Pericles David
20 Jul 2012, 10:39
Oi Leo, blz?

Cara, quase certeza que é problema no site, ou no seu navegador, pq eu simulei aqui e apareceu tranquilo!!
Tenta em outro pc. E pra comprar é bom vc ligar no teu cartão e pedir pra eles liberarem a compra internacional por 24h. Isso te garante mais segurança!
Abraço.
#738893 por Pericles David
20 Jul 2012, 10:42
Cara, desculpe... eu coloquei data errada!! Fui testar de novo e vi que não está à venda ainda!! É uma data distante...
Quando faltar uns 4 meses vc compra!!
Mas continue monitorando sim, pq de acordo com uns relatos que eu vi as passagens estão se esgotando muito rápido!!
Abraço.
#738910 por LeoTaco
20 Jul 2012, 11:20
pdavid escreveu:Cara, desculpe... eu coloquei data errada!! Fui testar de novo e vi que não está à venda ainda!! É uma data distante...
Quando faltar uns 4 meses vc compra!!
Mas continue monitorando sim, pq de acordo com uns relatos que eu vi as passagens estão se esgotando muito rápido!!
Abraço.



Pois é, vi seu post e fui correndo ver se tinha liberado mas nada...eu já tinha tentado outro pc, navegador diferente e etá tentar visualizar as opções através do site de uma companhia que teóricamente faz reservas mas não aparecia.
Eu to monitorando quase todos os dias, mas to começando a ficar com medo de quando aparecer a venda disponivel seja tarde demais...
Mas mesmo assim obrigado.
#738911 por LeoTaco
20 Jul 2012, 11:21
BrenoBarreto escreveu:Leo, muito obrigado pelo guia! Mais que perfeito!!!

Estava contando que queria me aventurar no fim do ano a um colega de trabalho, e no fim de tudo ele também se empolgou com a história do "mochilão".
Ai estavamos na dúvida se subiamos pro rumo do Peru ou se desciamos pra Argentina, só que depois que eu vi esse teu guia, o ramo é subir nessa primeira viagem e numa proxima, descer.

Como todos falaram aqui, esse guia poupou um tempo fora do comum!!!

Mais uma vez obrigado!!!


Valeu Breno...Tâmo aqui pra isso...compartilhar!
#739138 por MariaEmilia
20 Jul 2012, 19:31
Olá,

Muito legal sua "apostila" ::cool:: ::cool::

Enviei algumas contribuições por MP.

Quanto a rota descrita pela Lydi ( Rio Branco x Cuzco), já foi desbravada por alguns poucos mochileiro, mais é desconhecida da grande maioria.

Tenho bastante informação sobre ela, pois vou fazer a mesma agora em setembro/2012 e na volta postarei informações atualizadas.

Maria Emilia
#740038 por LeoTaco
23 Jul 2012, 22:22
MariaEmilia escreveu:Olá,

Muito legal sua "apostila" ::cool:: ::cool::

Enviei algumas contribuições por MP.

Quanto a rota descrita pela Lydi ( Rio Branco x Cuzco), já foi desbravada por alguns poucos mochileiro, mais é desconhecida da grande maioria.

Tenho bastante informação sobre ela, pois vou fazer a mesma agora em setembro/2012 e na volta postarei informações atualizadas.

Maria Emilia


Oi Maria Emilia,

Pesquisei sobre o rota pelo Acre e parece ser bem interessante do ponto de vista custo/benefício.
A impressão que eu tive é que como as passagens aéreas nacionais são tão baratas hoje em dia que qualquer promoção faz o custo da viagem até Cuzco ser praticamente o mesmo valor do que se fosse feito apenas terrestre, pra quem sai do Rio ou SP por exemplo, com a vantagem de ser muito mais rápida por este trecho (aprox. 20 horas - SP/Cuzco) do que comparado ao tempo gasto com Trens e Bus pra chegar em Cuzco (aprox. 50 horas) pelas rotas mais tradicionais.
Uma coisa que me deixou meio cabreiro sobre essa rota é o lance da passagem de Rio Branco a Cuzco,... só tem essa tal de Movil Tur partindo direto de Rio Branco? só dá pra comprar a passagem no guinchê da companhia? se fosse na Bolivia eu até acharia normal, mas no Brasil as coisas não eram pra estar um pouquinho mais evoluidas?
Até ai tudo bem, afinal...tô planejando um mochilão sem comprar nem reservar nada antecipado, mas em todos os lugares eu sei que tem transporte confirmado, que ele vai sair mesmo! A gente pode se atrasar e não pegar o bus programado em um ou outro lugar, imprevistos acontecem e blá blá blá... mas tem outros horários, outras opções e outras formas de resolver, mas lá por Rio Branco, direto, parece que só tem esse né? e que corre o risco de chegar na hora e não ter o bus pra valer?
No meu caso, não consideraria esta rota mesmo se soubesse dela antes do planejamento só pq queiro deixar MP bem pro fim da viagem, como um encerramento com chave de ouro, e por este caminho eu abriria a viagem por lá.
A rota por Rio Branco na verdade parece muito boa e promissora o que falta pra mim são mais informações, então se puder agregar mais conteúdo pra galera sobre esse trecho seria uma boa. Pelo que eu ví não tem um tópico só sobre ela, como tem o trem da morte e outros mais especificos.
Sobre a apostila, muito obrigado pelo elogio.
Foi muito legal fazer pq no fim tudo é uma grande diversão. Conhecer os detalhes de cada lugar, as possibilidades, a cultura só me deixava cada vez mais instigado pra viver tudo isso a cada letra que eu lia em outros tópicos, blogs, matérias, etc...
Curti D+!
Mas desde o começo quando postei pensei que haveria milhões de coisas a serem corrigidas e que a ajuda da galera seria fundamental nesse processo.
Eu não fiz essa trip ainda.
O que tem na apostila é apenas uma compilação de relatos e informações que coletei para direcionar a mim e a outros colegas que me acompanharão. Assim cada um poderia planejar custos, decidir as prioridades e ter uma boa noção do que os espera.
Então como você foi a primeira a corrigir as muitas coisas erradas que devem ter, vou compartilhar com todos as considerações que me fez por MP ok?
Só que eu fiquei meio confuso com o trajeto da hidrelétrica...dá pra pegar trem nesse trecho? uai...isso foi uma descoberta muito interessante pra mim, vc vai fazer por esse caminho em setembro? tira foto das plaquinhas? rsrs
Tô querendo comprar o trem pra AC no começo de agosto (se o site funcionar), mas vendo sua descrição começo a pensar em fazer pela hidrelétrica também, vou passar isso pra galera que vai comigo e ver o que eles acham...eu não tinha pensado a fundo nela por que parecia tão complicada e tão fácil de dar alguma zica, mas vendo assim...quem sabe!
Se vc tiver mais detalhes interessantes pra nos passar sobre qualquer coisa do roteiro eu agradeceria.
Muito obrigado
Seguem suas considerações pra galera:
MariaEmilia escreveu:Leo,

Muito legal seu roteiro.

Peço permissão para fazer algumas correções.

pg 10 > Samapaita, não foi o local onde mataram Che, na realidade onde mataram ele foi em La Higuera e seu corpo ficou exposto na lavanderia em Vallegrande (no pé da minha pg tem um relato que descreve o assunto)

A ruta del Che é explorada a partir de Vallegrande, algumas agências em Samapaita vende, só que é bem mais caro.

pg 11 > o que fazer ................
Plaza 24 de septiembre, a catedral e diversos prédios antigos, além da praça em si, bastante movimentada o dia inteiro até por volta das 24 horas.

pg 12 > foto com legenda de plaza de armas na realidade é a plaza de San Francisco, com a iglesia de San Francisco em La Paz.

pgs 11 e 12 > o Parque El Arenal fica em frente a area de comercio Los Posos, assim como em Santa Cruz tem outras áreas comerciais populares como Casco Viejo (popular e uma zona da elite) La Ramada, bairro Lindo, Mutualista.

pg 14 > Para Tarabuco, mais de duas horas de viagem pelas montanhas (paisagem linda)


pg 18 > observações .............

próximo da plaza 25 de mayo ( na rua lateral ) tem um grande supermercado (Pompeya) onde é possível comprar as mesmas coisas do Brasil.

pg 72 > observações .............

nas igreja pode-se entrar de graça no horário das missas

pg 74 > 5º - Trilha “Alternativa” Hidrelétrica (U$$ 165,00) infinitamente mais barato do que isso

Rota alternativa
Dicas: Se quiser procure agências em Cusco, compre o pacote completo pela rota alternativa, ou separado, tipo: só ônibus ou ônibus e trem (cuidado com picaretas)
Procurando consegue contratar no entorno da plaza de Armas tour alternativo por cerca de 100 soles
Taxi para terminal santiago = 5 soles
Van direta (8 pessoas) até a Hidrelétrica = 30 soles
Saída para Santa Maria entre às 6h e 8h30m = Empresa Ben Hur (13 soles) ou Ampay, saída às 7h30m chegada às 13h50m (5 ou 6 horas/viagem)
Em Santa Maria, tem vários taxista esperando para levar até Santa Teresa, 10 soles por pessoa (45 minutos)
Chegando em Santa Tereza já tem transporte esperando pra levar até a hidrelétrica, o taxi é 5 soles e a van 3 soles (30 minutos)
Chegada na hidrelétrica por volta das 15h30m
Caminhada entre a Hidrelétrica e AC por volta de 3 horas.
Chegou na Hidro é só caminhar, tem um pequeno atalho (que talvez todo taxista diga, o que eu fui nos contou), você segue pela trilha do trem e quando ver uma placa que diz "ruta de salida" você sobe por ela (é pela mata, mas com escadas de pedra) e quando chegar ao fim segue na trilha pela esquerda. Se eu não me engano é na 3ª placa que diz ruta de salida que você deve entrar (nessa vez que fui tava escrito meio pequeno "hacia Aguas Calientes", acho que não vão apagar, pois ajuda)
De trem - Ida:
Chegar no máximo até as 15hrs em Santa Tereza pra poder comprar, pois eles fecham o guichê depois disso (horário de venda em Santa Teresa, onde se compra a passagem de ida é de 6hs as 8hrs e de 10h as 15hrs. Depois disso não tem como comprar)
O trem sai as 16:30 da Hidrelétrica.
OBS: O trem das 08:30 é somente para peruanos, não para turistas.
Volta:
Teria que comprar o mais antes que conseguir. Se chegar no dia anterior e for dormir em Águas Calientes, compre no dia anterior. Se não, compre antes de 12hrs. (compre antecipadamente), o trem sai 12:30, mas as vezes sai as 13hrs.
Antigamente, vc podia entrar no trem em cima da hora e pagava lá mesmo via ticket manual. Hoje em dia, tem que comprar no guichê de Aguas Calientes.
Pergunte em Santa Tereza se existe a possibilidade de comprar a volta, pois não podia.
Então... Ida é somente em Santa Teresa e volta somente em Aguas Calientes. Não adianta, pois eles não vendem ida e volta em nenhum dos pontos de venda.essa foi uma compilação que fiz de tudo o que li sobre a rota, é que pretendo fazer-lá em setembro.

pg 86 > vale a pena dormir na isla del sol, é uma experiência única o anoitecer e amanhecer de frente para o Titicaca

pg 89 > passagem para Santa Cruz de la Sierra (direta) entre 150 e 180 bol = o valor de 90 bol é se você viajar quebrado (isso é) entre La PAz x Cochabamba e Cochabamba x Santa Cruz

pg 89 > compras de roupas além das calles citadas também a calle Illampu, entre as calles Sagarnaga e plaza Eguino e subindo a Tumlusa até o Mercado Buenos Aires.

pg 89 > Polícia Turística - Edifício Olímpia, 1314 - Plaza tejada sorzano - miraflores, próximo ao estádio de futebol. Telefone: 225016 (em frente ao estádio Hernandes Siles

pg 89 > Mercado de Las Brujas fica na Calle Sta Cruz e Calle Jose Maria Linares (rua das artesanias) na realidade essas ruas são as mesmas (explico) a calle José Maria Linares entre as calles Sagarnaga e Santa Cruz recebe o nome de mercado de las brujas, na calle Santa Cruz (paralela a Sagarnaga) tb vende "coisitas para la macumba"

pg 90 > Alberth Tour, em frente ao Hostal Copacabana, boa / fica na galeria do Hostel Glória, ao lado do Hostel Copacabana

pg 100 > outras atrações em La Paz = miradores Killi Killi, El Monticulo e outros que não recordo agora

Para a área da Mallasa (onde esta localizada o Valle de la Luna) tem o Zoo Vest Patos, o parque nacional Mallasa

pg 104 > no Peru os cartões BB tem problemas para saque (alguns conseguem sacar o máximo de 40 dolares ou o correspondente em soles)

pg. 105 > a frontera entre Peru e Bolívia em Desaguadero é um caos, então todo cuidado é pouco com os "el ratones"

Bom essa é minha contribuição.

Maria Emília
#740636 por maurobrandao
24 Jul 2012, 22:14
LeoTaco escreveu:
gabrielrgvas escreveu:Gostaria de agradecer e parabenizar o OP e todos os envolvidos nesse roteiro em pdf, ele ficou maravilhoso e vcs me pouparam muito tempo de pesquisa, estarei realizando ele provavelmente em setembro. Grande abraço!


Valeu Gabriel...
Estamos aqui pra compartilhar experiencias mesmo.
Ficamos esperando o seu relato confirmando tudo o que pode ser melhorado no roteiro...
Obrigado!



Cara , esse roteiro esta Demais, Vou usa-lo praticamente todo, só que vou viajar somente 18 dias !!!! Heheh Muit BOm !!!!!
#741936 por MariaEmilia
27 Jul 2012, 18:57
LeoTaco,

Essas informações eu coletei com o LeoRJ que morou em Cuzco durante algum tempo. (sobre a rota alternativa para MP)

Essa ida pelo Hidroeletrica "parece" complicada mais não é, na minha opinião o que devemos ter é atenção com os horários e estudar antecipadamente (já em Cuzco) se não esta tendo manifestação no entorno, que atrapalhe a viagem.

Explico porque :

O trem que leva estrangeiros é único e somente nesse horário : ida da Hidro para AC = 16:30 e volta entre AC para Hidro = 12:30

Então devemos sair de Cuzco por volta da 5 da manhã, o mais tardar até às 7 horas para chegar em Santa Teresa por volta de meio dia e ainda pegar o guichê que vende as passagens aberto (8 dólares para estrangeiro, mais não posso afirmar com certeza se ainda é esse o preço), se não somente no outro dia ou então subir a pé entre a Hidro e AC.

Eu pretendo fazer esse percurso pela Hidro e retornar do modo tradicional (já vou comprar as passagens assim que chegar em Cuzco, pois pela net tá foda) no trem entre AC X Ollantaytambo

Quanto a rota por Rio Branco, a opção para não ficar refém da Movil Tour é seguir até a fronteira em Assis Brasil, em ônibus da Real Norte ou de táxis (coletivo) e de lá, outro taxi (peruano) até Puerto Maldonado para de lá embarcar em um ônibus das várias empresas peruanas (no mínimo 3 empresas) até Cuzco, pelo que andei pesquisando essas empresas saem de Puerto Maldonado depois das 15 horas e chegam em Cuzco por volta das 5 da matina.

Bom, na volta descrevo as impressões e perrengues encontrados pelo caminho.

Maria Emília
#743403 por MariMaia
01 Ago 2012, 00:03
Oi Leo,

Parabéns! Muito bom o seu roteiro e o seu planejamento, ta me ajudando bastante ::otemo::

Será meu 1° mochilão e to preocupada com uma parte do caminho q vc tb vai fazer, Ica x Cusco..será q é muito tenso esse trecho?? vou esperar ansiosa pelo seu relato..rsrs
Estou planejando o meu p/ outubro do ano q vem, Bolívia e Peru, se quiser dá uma olhadinha no meu roteiro..aceito sugestões :wink:
bolivia-e-peru-em-27-dias-outubro-2013-t72091.html
#744183 por LeoTaco
02 Ago 2012, 19:25
MariaEmilia escreveu:...Eu pretendo fazer esse percurso pela Hidro e retornar do modo tradicional (já vou comprar as passagens assim que chegar em Cuzco, pois pela net tá foda) no trem entre AC X Ollantaytambo

Quanto a rota por Rio Branco, a opção para não ficar refém da Movil Tour é seguir até a fronteira em Assis Brasil, em ônibus da Real Norte ou de táxis (coletivo) e de lá, outro taxi (peruano) até Puerto Maldonado para de lá embarcar em um ônibus das várias empresas peruanas (no mínimo 3 empresas) até Cuzco, pelo que andei pesquisando essas empresas saem de Puerto Maldonado depois das 15 horas e chegam em Cuzco por volta das 5 da matina.

Bom, na volta descrevo as impressões e perrengues encontrados pelo caminho.

Maria Emília


Olá MariaEmilia,

Eu acabei de pegar seu planejamento que vc postou ontem e vi mais detalhes. Olhando dá a impressão da rota pela hidrelétrica ser uma ótima opção, talves a melhor na relação custo/bewnefício e que dependendo do seu relato sobre ela será minha opção. Acredito que até o fim de outubro ainda não terei dificuldades de achar entradas em MP e Trem e o seu relato já deverá ter dado uma boa elucidada nesssa minha dúvida. A opção de voltar de trem por Ollanta vai acontecer ou vai voltar pela hidrelétrica tb?
Desta vez não vou por Puerto Maldonado, mas numa próxima já vou ccogitar começar por lá.

MariMaia escreveu:Oi Leo,

Parabéns! Muito bom o seu roteiro e o seu planejamento, ta me ajudando bastante ::otemo::

Será meu 1° mochilão e to preocupada com uma parte do caminho q vc tb vai fazer, Ica x Cusco..será q é muito tenso esse trecho?? vou esperar ansiosa pelo seu relato..rsrs
Estou planejando o meu p/ outubro do ano q vem, Bolívia e Peru, se quiser dá uma olhadinha no meu roteiro..aceito sugestões :wink:
bolivia-e-peru-em-27-dias-outubro-2013-t72091.html


oi MariMaia,

Na verdade você vai acabar dormindo a maior parte deste trajeto então não vai sentir tensão que afete sua viagem, mas já vi relatos bem assustadores sobre esse percurso mas relacionados aos desfiladeiros ou pedras rolando na estrada...não acho que deva se abalar por isso não...é só mais um pouco de adrenalina...rsrsrs
Vou ver seu roteiro e te mando uma dicas sobre o que eu souber logo mais..
ah...obrigado pelo elogio!

victormarques86 escreveu:Não consegui baixar o roteiro pela net... se alguem puder me ajudar e enviar ao meu e-mail, fico agradecido...


olá Victor, já enviei ao seu e-mail, mas dê uma olhadinha se não foi para no seu lixo eletrônico por causa do tamanho do arquivo.
Abraços
#744189 por MariaEmilia
02 Ago 2012, 19:42
LeoTaco escreveu: A opção de voltar de trem por Ollanta vai acontecer ou vai voltar pela hidrelétrica tb?


Meus planos são voltar até Ollantaytambo no trem normal, talves até o Vistadome, que parte de AC por volta das 8/9 horas da manhã. Então essa passagem já vou comprar assim que chegar em Cuzco, só volto pelo mesmo caminho da ida, se não tiver mais disponibilidade de passagens de trem em nenhum horário.

Maria Emilia


Usuários navegando neste fórum: Victor.Rolando e 16 visitantes