Botas EPI (Equipamentos de Proteção Individual)

Tudo sobre Botas, Tênis e outros calçados.

Re: Botas EPI (Equipamentos de Proteção Individual)

Mensagem não lidapor MKoerich » 15 Jun 2010, 01:21

Olá amigos,

vou me meter um pouco. Sou Técnico em Segurança do Trabalho e se tudo der certo, Engenheiro de Segurança no ano que vem. Só esclarecendo uma coisa, o CA (Certificado de Aprovação) emitido pelo Ministério do Trabalho não é uma garantia de qualidade geral. Há que se observar o que vem escrito neste certificado, que geralmente é a proteção contra algum risco, ou a recomendação de utilização em determinadas atividades, e dependendo deste CA é que vamos saber se esses detalhes são relevantes para uma bota de trekking ou não.

Tem muita coisa com CA por aí com durabilidade quase 0, ou que cumpre sua função mas de forma bastante precária.
MKoerich
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Carol Adler » 04 Out 2010, 15:37

Oi, só agora vi esse tópico aqui, mas nunca é tarde pra postar! hehehehehe...

Eu e meu marido trabalhamos em construção pesada e sempre usamos as botas como EPI... Ultimamente estamos usando as da marca BRASCOl, marrom, de nobuck (não sei se é assim que escreve). Até agora, estão aguentando, e esquentam menos do que aquelas pretas, pesadas que o Marcelo colocou as fotos. Já usamos muuuuito desse modelo.

Meu marido escreveu pra Nômade e responderam que estão no processo para receberem o C.A. A môdelo que está em análise é o da FINISTERRE. Ainda está em processo, mas tem empresas que já estão comprando usando apenas um certificado que a própria Nômade manda pra eles. Ainda assim, falta a comprovação final...

De qualquer forma, em breve teremos mais essa opção. Só não sei o valor que será vendida.

:wink:
Colaborador Caribe | Venezuela | Colômbia | Pára-quedismo

Links dos meus relatos:
Bogotá, Cartagena de Indias e Isla San Andrés - Colômbia
Los Roques - Venezuela.

Blue skies e Bons pousos
Saudações aos que tem coragem, aos que estão aqui pra qualquer viagem...
Carol Adler
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Kanddomblack » 05 Nov 2010, 13:42

Oi pessoal, estou de volta.

No final de 2009 comprei um coturno na casa do militar. Primeira vez usando um do tipo extra-leve. Me custou R$ 80,00.

O calçado é muito resistente e confortável. Sem falar que a sola é adequada a todo o tipo de terreno. Uso no meu dia a dia mas usarei em trilhas também.

Se a sola acabar? Resola por R$ 20,00.

Pode ser que eu venha a comprar uma bota vendida nas lojas especializadas mas pelo menos para mim o custo-benefício é bem menor.
Kanddomblack

Mensagem não lidapor Ingrid Ferreira » 05 Nov 2010, 14:19

Também trabalho diretamente com a área de Segurança.

As botas comuns de segurança (EPI) são feitas para proteção dos pés em condições normais e não em condições extremas, para estes casos os EPI's são bem específicos e bem mais caros do que o normal. E vale lembrar que infelizmente o EPI visa mais a segurança do que o conforto.

Bom saber que a Nômade está certificando as botas junto ao Ministério do Trabalho! O problema com este tipo de EPI é constante, aqui onde eu trabalho também tenho problemas com o calçado simples (o da foto do Marcelo). Que sinceramente não é nem um pouco adequado para trekking.

Vale lembrar que os equipamentos vendidos para escalada, etc, também são considerados de proteção individual. Até porque existem atividades que o uso destes equipamentos são obrigatórios, como trabalho em altura, por exemplo. Mas o custo é praticamente igual ao de marcas famosas, ou até mais caro!

Não devemos pensar em reduzir demais os custos quando estamos falando da nossa segurança. Pensem nisso!
Ingrid Ferreira
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor leduardol » 07 Nov 2010, 19:16

Bem botas de segurança são para segurança industrial... Para proteção de pequenas quedas, respingos e até retardante de chama... Não São indicadas para trekking, primeiro pq praticamente não tem sistema de amortecimento (Ou solas com densidades diferente), e geram impactos excessivos nos calcanhares... Pega um Bracol com uma Mochila de 25 kg e da a volta no quarteirão para ver... A situação se agrava se a Bota não for de Cadarço ou Velcro, as de apenas calçar são infernais... E essa são maioria devido a limitação de alguns setores (Embarcado só pode ser bota de calçar).

E existe EPI confotável? Sim...existem ótimas botas como as da Caterpillar (Não vendidas no Brasil por não ter CA e imagino pelo Mercado... Custa nos EUA de 90 a 150 dolares http://www.catfootwear.com/US/en-US/Gallery.mvc.aspx/MCT-W/Mens/Categories/Work), que são quase iguais as de Outdoor, mas com Biqueiras (Aço ou Plastico) e Palmilhas anti objetos cortantes... Essa são confortáveis e têm ótimas duração, já tive usa que durou um bom tempo (Só joguei fora pq mofou toda pq não consegui secar bem antes de desembarcar) No Brasil a que chegava mais perto, mas ainda deixa muito a desejar são as da Fujiwara (http://www.fujiwara.com.br/) e o preço não era muito bom...

Outro problema é o peso. Essas botas são muito mais pesadas e não costumam ser respiráveis...A função é proteger e evitar que não entre nenhum produto e resistir a maioria dos Químicos. Os solados tipicamente se esfarelam se não forem utilizadas regularmente, as de solado NBR duram mais e são pesadas. Em resumo uma Bota ótima como EPI será tão cara quanto uma bota de Trekking...E vc terá um ótimo EPI, mas uma Bota de caráter duvidoso!
Boas trilhas...Luiz Eduardo

"As trilhas do mundo são muitas, quase todas percorridas:
Seguimos atrás dos outros, até que a estrada se divide;
E uma trilha segue ao sol, segura; a outra é árida e sem luz,
Porem olhamos a trilha deserta e é ela que nos seduz."
leduardol
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor danielborges87 » 13 Nov 2010, 10:12

então eu sempre usei uma marluvas
no quesito resistencia ela é ótima pois a minha está durando bastante e a dos meus amigos duram em média 4 anos
o preço também é bem acessível cerca de 50 reais... e como é de cano alto minimiza o risco de torções... Até aqui ela tem sido extremamente útil sempre fui para passeios(bate -volta) com ela e ae não tem tanto problema... extrema, pedra do baú (2 vezes), pedra do garrafão, marins (2 vezes), serra do mar ... Mas quando é necessário utilizar a mesma bota por mais de um dia como no Pico dos Marins ; ai a situação aperta definitivamente. Como já disseram essas botas comem os dedos, as biqueiras de aço são horríveis, principalmente em descidas.... o joelho tbm sente ... Agora no final do ano vou fazer a trilha inca e vou aposentar a marluvas (meus dedos agradecem) vou de quechua porque não dá para correr o risco de não terminar a trilha inca por causa de um calçado... Se o rolêzinho for leve.... pouco tempo de caminhada.... e se o cara não tiver grana para comprar uma nômade acho até válido a compra de uma bota (epi), mas se o passeio for mais longo acho muito arriscado...
danielborges87

Mensagem não lidapor Kanddomblack » 15 Nov 2010, 20:52

Olá Daniel,

Nossa... R$ 50,00 por uma bota que dura 4 anos.

Definitivamente é a solução mais econômica para quem está começando a pegar algumas trilhas curtas de poucas horas e precisa de um calçado que proteja bem os pés mas não tem como pagar os mais de R$ 350,00 nos produtos que chegam a durar menos. Posta o modelo desta bota pra gente.

Lembrando que este tópico serve também para os instrumentos usados em rappel. As lojas especializadas cobram horrores por equipamentos iguais aos vendidos nas casas de EPI.
Eles cobram horrores porque tem gente que paga horrores pelos tais equipamentos. Se não houver a discussão e o conhecimento sobre alternativas mais econômicas, os esportes de aventura e ecoturismo será sempre pra quem pode, e nunca pra quem quer.
Kanddomblack

Mensagem não lidapor danielborges87 » 16 Nov 2010, 17:08

http://images.quebarato.com.br/T440x/ma ... DFA1_1.jpg
achei a bota neste site ( não se assuste eu acredito que ela foi anunciada por 60,00 e não 600,00 erro do dono do anúncio)

bom na verdade eu comecei a fazer trilha no momento que iniciei meu curso de Biologia ( 5 anos atrás) então sou meio novato, mas como já disseram é uma ótima opção para quem não pode pegar uma nômade.. no recado passado eu falei que havia pego a bota por 50,00 na verdade eu peguei por 35 ( o pai do meu amigo tem uma loja de epi e eu peguei pelo preço da fábrica); é uma ótima bota a minha já vai fazer 2 anos e meio e eu não consigo imaginar ela estourada o solado está inteiro (não derrapa testado e aprovado no pico dos marins e itatiaia), ela é impermeável.. pelo menos até a "língua da bota"... cano alto para evitar torções e biqueira de aço; é uma bota na medida do possível confortável.....como eu não utilizo ela no dia-a-dia ( só trilhas) imagino que ela vai durar mais que 4 anos...
Gostaria de relembrar que para passeios longos, não é indicada sofri na volta do pico dos marins ( 2 dias) e não vou fazer a trilha inca com ela .... mas para rolê curto é sem dúvida uma boa opção.....
Não sei se este modelo ainda é fabricado, depois pego mais informações com meu amigo...
uma outra opção bacana são as quechua tem a partir de 90,00 só não são impermeaveis e tbm não sei quanto a durabilidade, mas devem ser mais macias e confortáveis....

flw
danielborges87

Mensagem não lidapor danielborges87 » 16 Nov 2010, 17:13

http://www.comprafacil.com.br/comprafac ... FISSIONAIS

neste site tem alguns calçados da marca
não sei se servem para fazer trilha
o modelo que eu "indico" não tem e desconheço estes modelos
mas este link serve para ter uma noção dos preços

bem barato
danielborges87

Mensagem não lidapor Kanddomblack » 16 Nov 2010, 18:25

Oi Daniel,

A foto da sua primeira resposta é de uma bota muito parecida com a que me fez iniciar a discussão sobre este assunto aqui. Na ocasião a encontrei por R$ 90,00 e não lembro a marca. Só que era impermeável e possuía biqueira metálica.

Já as botas bostadas no link são realmente muito baratas mas não possuem cano longo e logo não inspiram confiança.

Infelizmente estou em um emprego que fica bem longe da casa de EPI que pesquisei a um ano e meio, o que impossibilita uma nova pesquisa durante a semana, mas vou ver se telefono e pergunto os valores.
Kanddomblack

Mensagem não lidapor danielborges87 » 16 Nov 2010, 19:31

Kanddomblack
esclarecendo
o segundo link era só para ter uma ideia dos preços do calçados da marca
acredito que não são nada apropriados para trilha os modelos deste segundo link....

e a primeira foto é do mesmo modelo da minha bota
é impermeavel (até a língua) e tem biqueira de aço
danielborges87

Mensagem não lidapor CLAVELL » 24 Nov 2010, 11:35

CAMARADAS!

VENHO ACOMPANHANDO O DESENVOLVIMENTO DESTE ASSUNTO ME SENTI UM POUCO INCOMODADO COM AS COLOCAÇÕES SOBRE ESTE OU AQUELE TIPO DE CALÇADO. ENTÃO GOSTARIA DE ALINHAR ALGUMAS INFORMAÇÕES:

1º A NECESSIDADE DE CLAÇADO PARA TRILHA, DEPENDE DAS CARACTERISTICAS DE CADA TRILHA, LEMBRANDO QUE MUITAS VEZES UTILIZAMOS ESTRADAS VICINAIS.

2º CALÇADO DE SEGURANÇA É CONFECCIONADO PARA ATENDER UMA DEMANDA ESPECIFICA DE USO ALTERNADO, POR UM PERIODO RELATIVAMENTE CURTO E COM SUBSTITUIÇÃO PROGRAMADA (NORMALMENTE UM CALÇADO POR ANO) (PS: MENOS NA EMPRESA DO NOSSO COLEGA).
DA MESMA FORMA QUE AS BOTAS DE CAMINHADA, EXISTEM ENORMES VARIAÇÕES DE PREÇO! QUE PODEM IR DE MEROS R$ 25,00 A ATÉ AS QUE SUPORTAM TEMPERATURAS ABAIXO DE ZERO QUE CHEGAM A BAGATELA DE 300 EUROS!

3º O CALÇADO A SER UTILIZADO DEVE PROPORCIONAR AO USUÁRIO: CONFORTO, SEGURANÇA E ESTABILIDADE EM RELAÇÃO A TRILHA OU CAMINHO QUE FOR PERCORRER, UMA VEZ QUE NÃO EXISTE LEGISLAÇÃO QUE REGULAMENTE, COMO É O CASO DO EPI.

OBRIGADO!
CLAVELL

Mensagem não lidapor Kanddomblack » 25 Nov 2010, 17:37

Com certeza... mas mesmo assim, não deixamos de ter calçados EPI que servem para trilhas por menos da metade do preço dos calçados de marca.

Mas pude até observar algumas marcas bem econômicas que produzem calçados para caminhada.

Verifiquei em uma loja, uma bota de trilha custando R$ 99,90 não lembro a marca mas parece ser uma boa concorrente dos calçados EPI mencionados. Isto se garantir o conforto esperado.

Vou verificar a marca e posto aqui. Talvêz alguém conheça.
Kanddomblack

Mensagem não lidapor Otávio Luiz » 26 Nov 2010, 08:00

Querem uma boa bota p/ caminhada por um preço honesto?
www.santuarioadventure.com.br
O Ênio é gente boa e despacha p/ todo Brasil. ::cool::
Otávio Luiz
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Kanddomblack » 26 Nov 2010, 18:04

Show. Só faltou os preços.

Por falar nisso, trouxe o nome da marca econômica, chama-se BigWall. Encontrei botas de caminhada dessa marca por R$ 99,90

Vocês conhecem?
Kanddomblack

AnteriorPróximo

Voltar para Botas, Tênis & outros calçados