Thiago Dias escreveu:Ola pessoal.
Tenho até uma dúvida que o ludug30 e o cradion levantaram...
será que os modelos das botas nomades aguentam e encaram o frio e gelo da patagonia?
Abraços,
Thiago Dias,
Pelo que andei neste tópico, suspeito que o couro na bota seja um pouco mais resistente para frio quando usado em botas. Alguém estimou nas mensagens anteriores que a titã (feita em cordura) era agradável até os +3° C e a, se me lembro bem, Terra ou Peregrino (acho que descontinuadas e substituídas pela Finisterre, já que não encontro no site da nômade ), era confortável até os -5°C.
A grossura do nobuk da Finisterre é de 2,2mm, parece que a Terra era 2,5mm. Não tenho certeza, mas acho que não deve fazer tanta diferença assim estes 0,3mm.
Agora, o que acho que deve fazer diferença para este frio ai em torno de -5°C, é a palmilha e as meias. A palmilha da minha BigWall Tenesterre (clone da Nômade Finisterre) é de EVA que normalmente é considerado um bom isolante. Acho que talvez isto seja importante se você vai andar por um tempo limitado em cima de neve. Acredito que as palmilhas dos outros modelos da Nômade sejam também de EVA. O que fica restando você pesquisar sobre meias.
Sobre meias, o que recomendam são meias de material sintético que sequem rápido e que consigam transportar o suor para fora da bota de alguma maneira. Para esta temperatura talvez seja bom meias bem grossas. Assim, mesmo que seja exagerado durante a caminhada, deve dar para aqueçer um pouco o pé quando for na hora de dormir (se você resolver usar a meia nesta hora).
Lembrando que as botas da nômade não devem servir (sem maiores cuidados) para temperaturas abaixo de -5 °C. Talvez você consiga baixar um pouco esta temperatura com meias especiais (e bem caras). Você deve ganhar uns bons graus ai usando overboots. Mas ai como não tenho certeza disto, deixo para alguém mais responder ou dar detalhes sobre isto. Quem sabe até o próprio fabiomon ajuda.
Acho que é isto. Eu não sou muito experiênte nesta coisa de frio (sou pernambucano), mas lendo por ai foi o que consegui descobrir.
Posso dizer que minha Tenesterre está indo muito bem aqui no calor de Recife. Já no frio, ainda não testei.
Qualquer coisa é só falar. Grande abraço.

Resumo