por trauco » 16 Set 2010, 22:23
A minha experiência de andar descalço em terreno arenoso foi das mais doloridas possíveis. Quando tínhamos por volta de 18 anos eu e meus amigos mochileiros, pra lá de curtidos em trilhas e tudo mais, atravessamos a fronteira com o Uruguay em Jaguarão. Em Rio Branco tomamos um bus até o vilarejo de Laguna Merin e dali fomos a pé até a desembocadura do Taquary seguindo a margem da lagoa. A areia era grossa, fofa e quente e depois de uns minutos de caminhada, calejados de andar descalços, achamos que seria mais confortável, devido ao calor e à areia que entrava nas botas, fazer o resto do percurso descalços. Foi um grande erro. A sola do pé aguentou, mas devido a areia ser fofa, a parte de cima terminou bastante danificada, no sentido de se tornar seca e quase queimada. Todos ficaram de pes inchados a ponto de não poder calçar as botas no final do percurso. Passamos os cinco dias seguintes gastando a juventude dos 18 anos para curar os pés e na volta viemos todos calçados. Nessa situação de areia muito fofa, que o pé afunda e fica coberto a cada passo e com temperaturas de 30 graus, eu só ando calçado desde então.
Abs