Botas para trilha e proteção contra picadas de cobra

Tudo sobre Botas, Tênis e outros calçados.


Botas para trilha e proteção contra picadas de cobra

Mensagem não lidapor smdantas » 29 Fev 2012, 12:31

Galera,

sou novo aqui, tô começando a postar hoje, de antemão gostei bastante da comunidade. Estou abrindo este tópico porque usei a busca mas não vi nada muito específico sobre o assunto, até tem um tópico sobre cobras mas tinha um viés engraçado e meio que ficou mais na diversão mesmo.

Seguinte: até hoje fiz viagens urbanas e umas poucas de camping, etc. Na época em que eu ia mais pra fazendas e áreas selvagens, era adolescente, e morava em cidade pequena, não tinhamuitas opções diferentes de botas, então usava um coturno militar de couro mesmo, que comprei no bazar militar local. Pesado pra caramba, um tanto desconfortável, mas dava pro gasto.

Bem, hoje a gente tem uma variedade enorme de marcas e tipos de botas, é só ver a quantidade de tópicos em relação a isso que temos aqui no fórum. Só que o que eu menos vejo é comentário sobre se a bota em questão é ou não eficiente na proteção contra mordida de cobra (o queeu considero tão ou mais importante do que as questões de carregamento de peso, tornozelo, etc.).

Eu tô me organizando pra fazer uma série de trilhas pelo Brasil, e atualmente vou ter que adquirir botas novas, porque só estou com um par de Timberland Trail Dust II, acho que não é adequada pra trilha. Por outro lado não sei se coturnos seriam o ideal, porque são muito pesados.

Alguém aí indica algum modelo que seja confortável, leve, mas que apresente uma rigidez no material externo que proteja bem contra cobras?

Abraços e obrigado
Avatar do usuário
smdantas
 
Mensagens: 5
Desde: 29 Fev 2012, 11:06
Localização: Brasil

Re: Botas para trilha e proteção contra picadas de cobra

Mensagem não lidapor Cacius » 29 Fev 2012, 21:36

Um questionamento: quantas trips deram bode porque alguém ferrou um pé, um tornozelo, e quantas tiveram acidente com cobra??

Se você revirar o mochileiros vai achar UM acidente, com o Divanei, que deu o azar de pular sobre uma cobra.
Na boa, relaxa... cobras vão sair do seu caminho. Dificilmente vc vai ver uma. Se por acaso ver, dê um tempo que ela vai sair. Ande atento.
Em janeiro tava descendo um morrinho da casa da praia, o filho da minha prima no colo, quando o marido dela diz "olha a cascavel". A gente tava de havaianas. Estávamos a pouco mais de um metro dela. Ficamos parados, ela seguiu seu caminho e deu. Assim acontece em 99% dos casos.
Avatar do usuário
Cacius
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 916
Desde: 23 Set 2007, 02:15
Localização: RS

Re: Botas para trilha e proteção contra picadas de cobra

Mensagem não lidapor trauco » 29 Fev 2012, 22:33

Concordo com o cacius, eu nasci e cresci numa região com muita urutu mas muito mais lendas sobre as capacidades ninja dela. O meu contato mais próximo foi com 6 anos, brincando com o cachorro quando passei por cima de um monte de capim seco e meus pais disseram, depois, que uma urutu saiu correndo. Só vim saber como ela é ágil e agressiva *quando* *encurralada* no youtube décadas depois. Depois mudei para uma região com muita jararaca e coatiara e de novo, as lendas superaram o número de encontros reais, todos com as coitadas tentando fugir da gente que só via a cauda sumindo. Hoje eu vivo numa região infestada, dizem, por cascaveis, e estou esperando ver a primeira fora de zoo ou Butantan. Quando estive na Ilha Grande, pousei numa casa de caiçaras, e um dia, capinando o cara matou uma jararaca. Nas trilhas e caminhos da ilha só vi esquilos, saguis e gambás..
Em termos de calçados, no tempo que eu morei na região das urutus, distribuiam um folheto do Butantã que orientava desde a identtificação das serpentes, até a proteção. A parte mais importante a proteger era o pé e o calcanhar, com uma botina de couro. Segundo o folheto, a maioria das picadas era na parte da frente do pé, dedos, peito do pé e depois no calcanhar, e elas ocorriam quando um grupo passava em fila a caminho da roça: o primeiro perturbava a cobra, o segundo a agitava e o terceiro da fila tomava a picada. Depois disso, os acidentes mais comuns eram pegar lenha ou coisa no chão sem ver a serpente ou pisar em cima/perto dela sem perceber.
O resumo disso é que em geral, uma boa bota protege 90% do tempo, se voce for boia-fria cortando cana durante a queimada, então é melhor vestir luva e perneira :)
Avatar do usuário
trauco
 
Mensagens: 1091
Desde: 29 Jul 2010, 22:33

Re: Botas para trilha e proteção contra picadas de cobra

Mensagem não lidapor Mirtes ST » 29 Fev 2012, 23:04

Dependendo da época, fica fácil o encontro de cobras pelas trilhas..... principalmente na época da quaresma, período de procriação e devido a excesso de chuvas, as cobras ficam entocadas e saem p/tomar sol, quando dá uma melhorada no tempo.
No ano passado, em dois dias que estive c/a turma em Intervales, deparei c/7cobras, sendo 5 jararacas e duas não peçonhentas. Para quem quer prevenir e também no caso de trilhas fechadas, aconselho usar perneiras. Fica pesado, pois pesa cerca de 500 gr cada perna. Mas é um modo de evitar aborrecimentos. A tal "perneira" poderá ser encontrada nos sites e também nas lojas de produtos de prevenção de acidentes.Comrpei a minha na R. Florêncio de Abreu, na loja Somhar (acho que se escreve desse modo), que fica perto da Est. Luz do metrô. Verifique se a perneira tem furos (respiros) e escolha o que tiver menos respiros.
Avatar do usuário
Mirtes ST
 
Mensagens: 117
Desde: 03 Dez 2009, 12:36

Re: Botas para trilha e proteção contra picadas de cobra

Mensagem não lidapor smdantas » 29 Fev 2012, 23:18

Obrigado pelas respostas.

Cacius e Trauco: entendo a posição de vocês, de fato acidentes com cobras não são tão freqüentes quanto tornozelos lesionados... Minha preocupação é que o tornozelo no ais das vezes fica bom, picada de cobra pode fazer você voltar pra casa num saco de dormir preto e de plástico heheh... Daí na época em que eu acampava a preocupação de todo o pessoal. Mas de fato, nunca chegou a haver acidente.

Mirtes: perneiras são muito usadas por aqui também, não só por cobras, mas porque temos uma vegetação muito cerrada e cheia de espinho, então muitas vezes andas por áreas que não têm trilhas bem abertas pode ser um tanto complicado para as canelas. Porém, perneiras são realmente pesadas e tornam o caminhar desconfortável. Por isso muita gente opta por botas do tipo coturno militar, que têm o cano mais alto...

Abraços a todos
Avatar do usuário
smdantas
 
Mensagens: 5
Desde: 29 Fev 2012, 11:06
Localização: Brasil

Re: Botas para trilha e proteção contra picadas de cobra

Mensagem não lidapor Mineirim » 01 Mar 2012, 00:09

smdantas,

no Brasil as perneiras para proteger contra cobras não são feitas pensando em quem vai fazer trilhas.
Por incrível que pareça (pelas características de um país como o nosso) a cultura "outdoor" aqui é zero x zero.
O que vc vai encontrar aqui são perneiras para trabalhadores da roça, cortadores de cana, etc
Estas realmente são pesadas e tornam o caminhar desconfortável.
Se quiser alguma que preste vai ter que importar, e não é barato.

A melhor que eu conheço é da TurtleSkin, que é leve,impermeável e respirável.
Infelizmente é a mais cara:
http://www.turtleskin.com/Snake-Gaiters.aspx

Aqui tem o vídeo sobre o material usado:
http://www.turtleskin.com/snake-bites.aspx

Nos EUA vc vai encontrar diversas marcas e modelos de polainas/perneiras que protegem contra cobra.

Tem uma que custa a metade do preço da TurtleSkin, mas é mais pesada, é impermeável, mas não é respírável.
Eu não conheço, mas ouvi falar bem dela em alguns foruns estrangeiros. Procure no Google por rattlers snake chaps.

Eu tenho a da TurtleSkin, mas raramente uso, só mesmo quando é vara-mato, onde não tem trilha. Aí a gente não vê bem onde tá pisando
e muitas vezes, pela falta da trilha, tá mais preocupado com a navegação.
Mineirim
 
Mensagens: 126
Desde: 22 Jan 2012, 12:48

Re: Botas para trilha e proteção contra picadas de cobra

Mensagem não lidapor smdantas » 01 Mar 2012, 01:27

Mineirim escreveu:Eu tenho a da TurtleSkin, mas raramente uso, só mesmo quando é vara-mato, onde não tem trilha. Aí a gente não vê bem onde tá pisando
e muitas vezes, pela falta da trilha, tá mais preocupado com a navegação.



É, talvez esse tenha sido o ponto que eu quis ressaltar e terminei me expressando mal...
Avatar do usuário
smdantas
 
Mensagens: 5
Desde: 29 Fev 2012, 11:06
Localização: Brasil

Re: Botas para trilha e proteção contra picadas de cobra

Mensagem não lidapor Cacius » 01 Mar 2012, 12:30

alguém postou por aí como fazer perneiras com garrafas pet. Barato, leve, fácil de arrumar em qualquer canto. Eu ainda acho dispensável.
Avatar do usuário
Cacius
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 916
Desde: 23 Set 2007, 02:15
Localização: RS

Re: Botas para trilha e proteção contra picadas de cobra

Mensagem não lidapor Bruna G » 01 Mar 2012, 13:21

Dantas, a Nômade tem uma linha de botas táticas, tem uns três modelos com o cano mais alto, de repente é o que você está procurando. Essas botas são variações das botas comuns de trilha da Nômade, ou seja, são mais confortáveis que o coturno normal do quartel.

http://botastaticas.com.br/index.htm
Bruna G
 
Mensagens: 97
Desde: 30 Dez 2011, 16:34

Re: Botas para trilha e proteção contra picadas de cobra

Mensagem não lidapor Olavo G Neto » 01 Mar 2012, 16:41

Olá a todos,

Também penso que essa é uma preocupacao válida.
Mineirim voce poderia nós relatar qual sua experiencia e o que acha da "perneira" oferecida pela TurtleSkin? Digo em relacao a peso, incomodo, praticidade, qualidade, custo beneficio... ja que vc tem uma dessas sua opiniao é muito valiosa!

Coordialmente,

Olavo Neto
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Minha vida é andar por esse(s) país(es), pra ve se um dia descanso feliz.
Guardando as recordacoes, das terras onde passei.
Andando pelos Sertoes e dos amigos que lá deixei..." - Luiz Gonzaga A Vida do Viajante
Avatar do usuário
Olavo G Neto
 
Mensagens: 50
Desde: 12 Jan 2012, 18:16
Localização: Trier, Alemanha

Re: Botas para trilha e proteção contra picadas de cobra

Mensagem não lidapor Mineirim » 01 Mar 2012, 20:30

Olavo, claro que é bem melhor caminhar sem elas, mas elas não são desconfortáveis não.
Consigo caminhar com elas e até esquecer que estou usando.

Comparando o material da polaina com a cordura 500 de uma mochila que tenho aqui posso dizer que ele é
um pouco mais espesso e quase tão maleável quanto a cordura.
Acho que as polainas encontradas por aqui são desconfortáveis nem tanto por causa do peso, mas porque o material é muito rígido.
Certa vez vi um guarda do Parque Nacional de Brasília usando uma de couro rígido. Conversando ele disse que esquentava muito e era chato para andar,
mas que na maioria das vezes ela andava nas trilhas de moto.
Outras já vi que são várias talas de pvc rígido, unidas por fitas largas de cordura. É bem mais incômodo andar com algo assim.

Eu uso quando vou entrar no mato, fora da trilha. Nem sempre há trilha para todos os lugares onde eu quero ir.
Mas já usei em trilhas mais fechadas pelo mato, ou à noite. Se eu achar que devo não fico constrangido de usar não.
Nunca tive um acidente, nunca pisei numa cobra, mas algumas vezes só vi a cobra depois de passar por ela ou só depois que ela se moveu.
Jararaca no solo coberto de folhas secas é difícil perceber à primeira vista. É camuflagem perfeita!

Quanto a dizer se vale a pena ou não, ou se é dispensável, custoXbenefício... eu penso que depende do que você vai fazer, onde pretende andar, e também da sua experiência. Já vi nativos andando descalço no mato, mas eles nasceram e vivem ali. Eu não, não tenho a experiência deles. Não nasci e nem moro ali, não ando ali todo dia. O local onde muitos andam diariamente, no seu dia-a-dia, no trablho, eu ando de vez em quando e só vou lá pra me divertir.

Mas se algum amigo meu estivesse começando a fazer trilhas agora, e me consultasse para a compra do equipamento básico eu diria que há ítens muito mais importantes, que são essencias, e que ele deve procurar suprir esses ítens primeiro.
Em relação a pessoas que resolvem fazer trilhas sem o equipamento básico eu sei de muito mais incidentes com hipotermia do que acidentes com cobras, por exemplo.

Mas acho que é uma preocupacao válida sim e seria legal saber o que pensa o Divanei.
Eu não o conheço pessoalmente, mas já li muitos dos seus relatos de aventuras e ele parece ser uma pessoa bem experiente. Por causa de um descuido ele foi picado por uma jararaca em Ilha Grande. Depois disto eu percebi (pelas suas fotos) que ele passou a usar polainas sempre. Seria legal saber a opinião dele e o tipo de polainas que ele esta usando.
Mineirim
 
Mensagens: 126
Desde: 22 Jan 2012, 12:48

Re: Botas para trilha e proteção contra picadas de cobra

Mensagem não lidapor trauco » 01 Mar 2012, 21:09

O caso do Devanei é o típico acidente com jararaca, ele estava de chinelos e tropeçou com ela, que mordeu o pé. Ali não precisaria perneira, só um calçado apropriado. Eu acho que existem regiões e situações onde as perneiras ajudam muito, mas acho que uma bota de 6" de cano já é suficiente. E não esquecer que as mãos também são locais comuns de acidente com serpentes. O Instituto Butantan costumava dar muito boas informações sobre prevenção antigamente, você não deu uma olhada se isso está disponível no site ou por email? (http://www.butantan.gov.br)
Avatar do usuário
trauco
 
Mensagens: 1091
Desde: 29 Jul 2010, 22:33

Re: Botas para trilha e proteção contra picadas de cobra

Mensagem não lidapor DjalmoFloripa » 26 Abr 2013, 16:26

Olá... eu faço trilha aqui em Floripa e em outras cidades. O que eu usei e acabou com a unha do meu pé foi um coturno de selva. A proteção dele é razoável para picadas de cobra. O cano dele não é grande. Eu fiz uma trilha pelos canions aqui de Santa Catarina e vi uma turma usando uma proteção de canela e perna muita legal. Pena eu não ter perguntado onde foi adiquirida. Como eu não acho, eu vou fazer o desenho e pedir para que uma costureira o faça.
DjalmoFloripa
 
Mensagens: 1
Desde: 26 Abr 2013, 16:21

Re: Botas para trilha e proteção contra picadas de cobra

Mensagem não lidapor paruba » 25 Jun 2013, 13:21

Encontrei essa aqui http://www.ebay.com/itm/Outdoor-Hiking- ... 1098883957

Será que é boa?
paruba
 
Mensagens: 1
Desde: 25 Jun 2013, 13:17

Re: Botas para trilha e proteção contra picadas de cobra

Mensagem não lidapor cidj00 » 31 Jul 2014, 17:07

Imagine que vc está na selva amazônica.

Mais de mil kilômetros para os lados.

Seis dias de caminhada, marcha das 07:00 hs até às 16:30 - 17:00 hs todo dia para poder chegar ao próximo destino.
(Se vc não conseguir vencer estas 9 ou 10 horas (no trajeto específico..) vc não terá como se alimentar,
repor água e dormir no local adequado... vai ter que "se virar" em outra parte da selva..)

Mais umas 8 horas de barco.

E ainda umas 2 horas de caminhonete para se chegar na cidade.

Dizer que a gente consegue enxergar a cobra, que ela corre da gente.... isso é coisa de outros lugares.

Estive em perigo com jararaca em 3 ocasiões - foram as piores - e cobra papagaio...
Em nenhum dos momentos eu via a cobra...
E elas estavam na trilha... na picada.
Muito próximo de mim...

A última jararaca, quando estava na fronteira, já na Venezuela, em plena selva, estava com o bote preparado
e, furiosa, batendo a cauda... mas eu não ouvi...

Graças a Deus, Ele me protegeu sempre nas longas, distantes e solitárias trilhas na selva amazônica.

E isso que cobra só pica em calcanhar ou batata da perna... é irreal para aquelas da região amazônica.
A cobra projeta-se 1/3 do corpo para fazer a picada...?????

Estão enganados.

Vi picadas acima do joelho...
No tórax... com o garimpeiro estando em pé...
Na cabeça.... a cobra papagaio....
A cobra se lança... como e quisesse voar...

Alcança acima do joelho.
Ou, estando-se em galhos, pode picar no tórax ou acima dele.

...

Vários já chegaram mortos... ou em estado terminal...
Homens... índios nascidos e criados em plena selva..
Outros eram garimpeiros super experientes na selva.

Tem que ter precaução...sempre...

O pior da selva não são as onças... pintada.... preta.... parda (sussuarana ou vermelha - como dizem os índios).

O pior é a cobra.

Uma aranha armadeira ou, pior ainda, a aranha marrom, se não tiver tratamento de imediato, pode levar o
indivíduo a ter uma parte do seu corpo necrosado ou... até a morte...

A picada da formiga tucandeira (ou tucandira) pode fazer vc perder um dedo... ou pior...

Um sapinho... pequeno... é tão venenoso que os índios passam as flechas em seu corpo para que as
mesmas fiquem envenenadas... Veneno muito tóxico.

Então previna-se.
Use bota de cano longo sim.
Use caneleira.
Não durma no chão.

Na selva a gente dorme é em redes !!!!

Usei botas da http://guartela.com.br/site/

Use tampões no ouvido para que insetos não entrem no canal auditivo (vc fica maluco...).

Muito cuidado com a saúde dos pés.
Se vc não pode caminhar... vc está numa situação muito ruim.
cidj00
 
Mensagens: 1
Desde: 31 Jul 2014, 16:44

Próximo

Voltar para Botas, Tênis & outros calçados



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: lufema e 3 visitantes