O problema de digitação confundiu tudo !! Uso uma porcaria de um iPhone que fica corrigindo sozinho as palavras.
Já editei lá. O que quis dizer, foi que com a bota rígida com cano alto, fica difícil torcer o tornozelo. Mas com uma rígida de cano mais baixo, é bem mais fácil de isso acontecer.
Bem... Vamos lá !!
Vou te explicar sobre meu uso de botas rígidas para trekking.
Eu acostumei à botas rígidas e depois disso, não curto mais as flexíveis, já que tive mais afinidade com a Granite para qualquer trekking.
A Boreal é demais para trekking, mas se consegue sair da base da montanha já a usando e tendo agilidade. Bem diferente de uma plástica.
A Asolo é pra trekking pesado mesmo. Anda bem pra caramba até no Brasil. Ela possui encaixe para crampons automáticos, mas não é muito boa para iceclimber ou alta montanha. Acho que pra grande maioria das montanhas da Europa sim, mas não para as realmente altas da América do Sul.
Um exemplo que posso dar, é o modelo Titã da Nômade (produzida toda em cordura e com solado altamente flexível). Quando a utilizei em um trekking de um dia inteiro, ela parecia que abraçava as pedras do solo como se fosse uma luva de borracha. Não gostei nem um pouco !! Era incômodo para os pés e me deixou bem dolorido.
Acabei elegendo a Salomon Apl 6 como minha bota preferida (bem mais rígida que qualquer nacional que testei ou peguei na mão), mas o dia que utilizei uma rígida de verdade, ví que ela era exatamente o que eu precisava e que rendia mais com ela. Então, passei a usar a Granite pra trekking.
Bem... Pra correr não, mas montanhismo é ritmo constante, não corrida.
Acho que cada um vai acabar elegendo um tipo de bota para utilizar em trekking. O fato de muitos não utilizarem e não terem um contato com uma bota rígida, é a falta de acesso e preços elevados dos equipamentos no Brasil.
A Granite é amplamente utilizada pra trekking pesado, assim como:
Boreal Tacul Trek:
La Sportiva Makalu:
Vai depender de com qual tipo de botas o usuário se sente melhor e de que tipo de terreno teria mais incidência de uso.
Quando me mudei pro Chile, só trouxe a Granite, que é a mais dinâmica. O resto vou trazer assim que visitar o Brasil.
Abraço,
Leo