Brasil, Bolívia e Chile lançam a estrada que liga Atlântico

Publicação de notícias & eventos relacionados aos interesses do público Mochileiro/Viajante independente.


Brasil, Bolívia e Chile lançam a estrada que liga Atlântico

Mensagem não lidapor Silnei » 15 Dez 2007, 09:05

Brasil, Bolívia e Chile lançam a estrada que liga Atlântico e Pacífico

LA PAZ (AFP) — Os presidentes do Brasil, Luiz Inacio Lula da Silva, e do Chile, Michelle Bachelet, vão se reunir neste domingo em La Paz com o colega Evo Morales para o lançamento do projeto de estrada bioceânica que, passando pela Bolívia, ligará os portos de Santos, no Atlântico, a Arica no Pacífico.

Os presidentes selarão na casa de Governo em La Paz um acordo para a construção da estrada, de 4.700 km de extensão, que permitirá ao Brasil o acesso ao Pacífico (com os olhos voltados para o mercado asiático); ao Chile, chegar ao Atlântico e, à Bolívia, o acesso aos dois oceanos.

Os governantes analisarão os prazos para inaugurar as obras e os aportes financeiros que cada país deve destinar a esta iniciativa, além de aprovar um calendário de trabalho específico do corredor bioceânico.

A obra será fundamental para os três países já que, com ela, o Brasil diminuirá o tempo de transporte de seus produtos para os portos do Pacífico; no caso da Bolívia, o país vai se beneficiar com a infra-estrutura pela qual movimentará cerca de 70% de suas exportações. Já o Chile, poderá se conectar com o Atlântico, explicou a presidente da Administradora Boliviana de Estradas, Patricia Ballivián.

A Bolívia possui uma excepcional posição geopolítica que, segundo analistas econômicos, confere ao país um papel importante na integração econômica regional, servindo de ponte neste primeiro corredor bioceânico.

Segundo os exportadores bolivianos, este corredor permitirá que os produtores brasileiros tenham acesso por esta via aos mercados da Ásia e, em contrapartida, as companhias asiáticas cheguem a um mercado de 180 milhões de pessoas.

O corredor bioceânico, que será lançado oficialmente no domingo por Lula, Morales e Bachelet, tem previsto operar plenamente no final de 2008, segundo fontes da Chancelaria boliviana.

O presidente boliviano organizará também uma reunião bilateral com Bachelet na qual não se descarta uma avaliação da agenda de 13 pontos que levam adiante, entre as quais está a centenária demanda boliviana de uma saída soberana para o oceano Pacífico que perdeu em uma guerra no final do século XIX.

Com o presidente brasileiro também será realizada uma reunião bilateral, fundamentalmente sobre temas energéticos.
Minhas Fotos: Flickr | Google+ | 500px |
Asevana ca balanam
Avatar do usuário
Silnei
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 4670
Desde: 20 Mai 2002, 01:00
Localização: Planeta Terra, Borda Oriental da Via Láctea

Mensagem não lidapor Jorge Soto » 17 Dez 2007, 09:21

Apesar das boas intencoes do projeto, vejo pouco provavel q vingue a longo prazo, ainda mais com a atual instabilidade (q parece ter jeitao de se tornar permamente) da Bolivia, da obvia enxerida do Chavez em assuntos q nao lhe dizem respeito e da virtude inata do nosso ilmo projeto presidente em se meter em roubadas.. a nossas custas, claro!
"Cansado da mesmice? Ande fora dela..."
http://www.brasilvertical.com.br/antigo/l_trek.html
Imagem
Avatar do usuário
Jorge Soto
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 984
Desde: 17 Out 2002, 14:56
Localização: Brasil

Mensagem não lidapor Silnei » 17 Dez 2007, 10:45

E ai Seu Jorge,

O projeto vinga sim, até pq é interesse de grandes empresas brasileiras em exportar via pacífico, e as chilenas pela atlântico, essa estrada aí demorou demais isso sim...
Minhas Fotos: Flickr | Google+ | 500px |
Asevana ca balanam
Avatar do usuário
Silnei
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 4670
Desde: 20 Mai 2002, 01:00
Localização: Planeta Terra, Borda Oriental da Via Láctea

Mensagem não lidapor ramalholc » 17 Dez 2007, 10:47

Excelente notícia ... Assim realmente a carretera interoceanica ligando Assis Brasil no Acre a Cusco no Perú irá ser ainda mais agilizada em se permitindo um trajeto mais seguro do que uma estrada passando pela conturbada Bolívia.

Com certeza o presidente Alan Garcia vai acelerar as obras pois agora trata-se de um ponto de honra para o perú completar essa ligação antes da Bolívia.

Se estavam asfaltando 2 km por dia agora serão pelo menos 3.

Deixo entretanto meus parabéns a iniciativa do Chile em finalmente permitir um melhor escoamento dos produtos bolivianos e brasileiros pelo pacífico.

Saudações a todos mochileiros que trafegam pelas estadas da América do Sul.
ramalholc
 
Mensagens: 56
Desde: 18 Nov 2006, 15:26
Localização: Vitória - Espírito Santo - Brasil

Mensagem não lidapor Jorge Soto » 17 Dez 2007, 15:17

Deus ouca vcs, entao.. afinal, exemplos de sucateamento pululam nos quatro cantos dos 3 paises.. E trata-se de aliancas q podem ser facilmente desfeitas (alguem lembra da nossa refinaria na Bolivia?), da inexistencia de protestos e fechamentos de estradas na terra do Morales, e de conchavos q desfavorecem sempre o Brasil (no final). Emoldure isso num contexto q edulcora uma rixa historica Chile-Bolivia e seja o q Deus quiser.. Na verdade, tento ser otimista, mas nao consigo. E é esperar pra ver..
"Cansado da mesmice? Ande fora dela..."
http://www.brasilvertical.com.br/antigo/l_trek.html
Imagem
Avatar do usuário
Jorge Soto
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 984
Desde: 17 Out 2002, 14:56
Localização: Brasil

Mensagem não lidapor Michael Darolt » 19 Dez 2007, 07:42

Não acredito que este projeto, se aprovado, saia do papel tão cedo...
As intenções são boas...
Pra quem já viu, o Canal do Panamá serve de elo para estes dois oceanos, porém nunca li sobre o resultado de tal canal.
Aguardem... e de preferencia sentados...eheheh
Santa Catarina e Italia
"O mundo é um livro, e quem não viaja só lê uma página". (Sto. Agostinho)
Imagem
Avatar do usuário
Michael Darolt
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 465
Desde: 06 Jun 2005, 02:10
Localização: Bergamo/Itália e Balneário Camboriu

Mensagem não lidapor ramalholc » 19 Dez 2007, 09:13

Retornando ao assunto, que considero tão importante para os Mochileiros bem como para os transportadores de cargas entre as 3 nações, acredito que o projeto só terá sucesso se no futuro a Bolívia tiver instabilidade política.

Para o Chile é um resgate histórico da guerra do pacífico, ou seja, permite o acesso ao porto pela Bolívia sem ceder um centímetro quadrado de seu território a Bolívia.

Para a Bolívia será uma saída honrosa sem ter que pegar em armas para conquistar território. Será um balde de água fria no orgulho ferido.

Para o Brasil, mais uma saída para o pacífico.

Aproveito a oportunidade para transcrever a notícia do jornal EL COMÉRCIO do perú a respeito do andamento da "outra saída" para o Pacífico. Em termos de obra de engenharia a construção da outra é muito mais difícil ( amazônia e andes)


Reproduzo abaixo a notícia.

PRESIDENTE ALAN GARCÍA Y MINISTRA VERÓNICA ZAVALA ENTREGAN ASFALTADO DE 110 KILÓMETROS DE INTEROCEÁNICA SUR CONSTRUIDOS EN SOLO 5 MESES

El presidente Alan García Pérez, y la ministra de Transportes y Comunicaciones, Verónica Zavala Lombardi, entregaron hoy el asfaltado de 110 kilómetros correspondientes a los Tramos 2 y 3 del Corredor Vial Interoceánico Sur construidos por la empresa concesionaria CONIRSA en solo 5 meses (julio-diciembre).

Los 110 kilómetros inaugurados han sido construidos a un promedio de un kilómetro diario y se suman a los 100 kilómetros entregados el pasado mes de julio, con lo cual, a la fecha, la longitud total del asfaltado de la carretera es de 210 kilómetros. Los 110Km. inaugurados se dividen en:

Muñapata – Ccatcca (30 kms.)
Ocongate – Toctopata (15 kms.)
Mazuko – Puente Inambari (10 kms.)
Mavila – Iñapari (55 kms.)

Cabe precisar que la construcción de los Tramos 2 y 3 del Corredor Vial Interoceánico Sur, ha sido prevista en tres etapas con una longitud de 710 kilómetros que permitirán conectar carreteras peruanas con la red vial del Brasil.

Los 100 kilómetros entregados en julio pasado corresponden a la primera etapa, mientras que los 110 kilómetros asfaltados y entregados en esta ocasión forman parte de la segunda etapa cuya finalización está prevista aun para diciembre de 2008. Sin embargo, el ritmo de construcción ejecutado hasta el momento hace prever que la segunda etapa se culminará antes de la fecha indicada. La inversión a la fecha es de mil millones 337 mil 069 soles, habiéndose movilizado mil 236 equipos entre camiones (77) cargadores (88) excavadoras (109) plantas (5) rodillos (84) tractores (42) volquetes (319) y otros (457).

Um abraço a todos ...
ramalholc
 
Mensagens: 56
Desde: 18 Nov 2006, 15:26
Localização: Vitória - Espírito Santo - Brasil

Mensagem não lidapor Gabriel_lost » 08 Fev 2008, 01:39

então...

tava lá quando lançaram isso...
e ficou claro que a Bolivia não é a maior das beneficiadas com isso

a estrada vai ser controlada por uma empresa brasileira que vai ganhar os lucros das cobranças em solo boliviano inclusive durante anos

o chile vai cumprir o prometido de "buscar solucionar o problema de saída para o mar" que a Bolivia possui graças à Guerra que eles inventaram...só que sem perder a sobrerania sobre o território

e a bolivia....vai continuar sufocada entre os dois países sem ter seu tão sonhado litoral
aliás, a busca pelo litoral é capitulo da nova constituição

e...parece que num é tão sonho assim...estão construindo bastantes rodovias no trajeto, o que eles devem fazer é só ligar elas e aperfeiçoar alguns trechos
Uma viagem não precisa de motivos. Não tarda a provar que basta a si mesma. Você pode achar que vai fazer uma viagem, mas é ela que faz ou desfaz você.
http://gabrielfuser.multiply.com/
Avatar do usuário
Gabriel_lost
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 314
Desde: 27 Mar 2005, 17:51
Localização: Brasil

Mensagem não lidapor lucas_mb » 08 Fev 2008, 18:43

esse beneficio com certeza e real, mas tb mascara muitos problemas do pais....

a empresa que esta fazendo a estrada na bolivia eh de Minas Gerais e vai ter direito sobre o pedagio por 10 ans se nao me engano...

e sobre o litoral... depois que o Peru entro no tribunal de Haya a Bolivia se mobiliza para entrar junto contra o Chile.
Avatar do usuário
lucas_mb
 
Mensagens: 61
Desde: 14 Jun 2007, 10:46

Re: Brasil, Bolívia e Chile lançam a estrada que liga Atlântico

Mensagem não lidapor Verano » 21 Jul 2008, 09:42

Seria muito mais útil, em termos de transporte de carga e meio de transporte para grande quantidades de pessoas se ao invés de uma rodovia se construísse uma ferrovia...
Verano
 
Mensagens: 1
Desde: 21 Jul 2008, 09:39


Voltar para Notícias & Eventos



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes