V - CAMINITO E COMPRAS
Finalmente, o Caminito, adiado do dia anterior em virtude de um furto no metrô, nas imediações de um shopping center de Palermo (Alto Palermo). Aliás, fique esperto, pois é igual a outros locais do mundo, onde há muita gente há ladrão. Sai mais barato ser furtado pelo taxista, no taxÃmetros, pois se perdem apenas 2, 3, ou 5 dólares, e se levarem a sua carteira, terá trabalho para cancelar cartão de crédito, documentos, etc. Guarde bem seu passaporte.
Enfim, o Caminito é um destino bastante conhecido e no qual já estive outras vezes. É muito animado, com "parejas" ensinando tango e cobrando para tirar foto com os turistas. Se vendem aqui os souvenires mais caros da cidade. Deixe para comprar na Calle Florida, que chegam a custar metade do preço.
A algumas centenas de metros fica o museu e o estádio La Bombonera, do time mais popular de Buenos Aires, o Boca Júniors. O bairro onde está o Caminito se chama La Boca, aliás.

Detalhe do Caminito

Artesanato no Caminito

Os hotéis colocam o preço oficial de volta ao aeroporto. Não seja enganado. Tirei a foto pro motorista do táxi não inventar de me cobrar outro valor
Recomendo também tirar foto digital de suas malas. É prova que elas realmente embarcaram. Serve pra um eventual processo e facilitar a localização, se se perderem.
Por fim, um capÃtulo sobre os outlets. Existem anúncios no hall dos hotéis, onde se anuncia que as próprias lojas mandam uma van te buscar. É verdade, mas fui levado a umas lojas onde eu chegaria a pé, no centro de Buenos Aires. Grande traslado. Parecem lojas normais, no meio da rua, com acesso a todos os turistas e argentinos. Se você garimpar pode encontrar coisas mais baratas do que no Brasil. Mas nada que não se consiga aqui mesmo no Brasil, em época de promoção. Me senti enganado e abandonei a "excursão". Pra piorar faltou luz em todas as lojas e todo mundo debandou. Não dava pra comprar no escuro.
Se você gosta de grifes caras e costuma comprá-las em shoppings de grife no Brasil (tipo comprar Lacoste no Cidade Jardim, em SP), certamente achará barato dar 150/200 reais ao invés de 250/300 numa camisa pólo. Mas se você tem condição de dar isso numa camisa, recomendo comprar uma passagem a Miami ou a NY, a preços de 6 camisas dessas, onde fará compras baratas de verdade. Uma camisa da Tommy Hilfiger em NY custa meros 15 dólares e uma gravata cerca de 12 dólares (em Fortaleza está exatos 363 reais).
Em suma, compre só depois de pesquisar bastante e ter a referência de preço no Brasil, para saber se está barato mesmo. Se estiver planejando ir aos EUA nos próximos meses, deixe para comprar por lá.
VI - O RETORNO
O retorno foi tranquilo, a preços previamente combinados (um dos taxistas esqueceu o valor padronizado do hotel, mas a sua proposta de aumentar o valor da corrida foi rechaçada). Fomos enganados, ou tentaram nos enganar, portanto, um punhado de vezes. Deve ser a crise pela qual estão passando. Mas temos que ver o lado bom das coisas. O ladrão que levou meu cartão de crédito so conseguiu fazer compras em três oportunides. E ele escolheu Mc Donalds, Mc Donalds e Mc Donalds. É pra eu ficar com raiva ou com pena?
É isso aÃ, qualquer dúvida terei o maior prazer em tentar responder. Vou ver se acrescento mais algumas fotografias, editandos os posts acima.