Ir para conteúdo

Buenos Aires, Ushuaia e El Calafate - Dicas e Orcamento - Quanto se Gasta?


Posts Recomendados

  • Membros

Ola Pessoal!

Apos pegar varias dicas legais aqui no site, gostaria de dar minha contribuição com dicas e valores atualizados, pois a inflação na Argentina nos faz lembrar os anos do cruzeiro, e notei que os valores publicados nas postagens já estão muito defasados. Afinal, o orçamento da viagem eh um dos itens mais importantes! Viajei com minha família (esposa e dois filhos 13 e 16 anos) para BAs, El Calafate e Ushuaia em dezembro de 2013. Vamos la:

 

I. BAs

 

1. Transfer e Cambio: Nao compre no cartao de credito. ALem de fazer o cambio pela cotacao oficial, vc ainda paga 6% de IOF para d Dilma. COntrate o transfer e faca o cambio sem medo com Bruno e Karine, do cambio Justo. Eh um pessoal super bacana e responsavel. Vc pode contacta-los atraves do facebook. Basta colocar "Cambio Justo". Contratei quatro transfers (AEP - Microcentro) por 170 reais. Em todas as ocasioes o motorista se apresentou impecavel no horario combinado para nos levar do aeroporto ao hotel e vice versa. Atualmente eles nao vao mais ao seu hotel para fazer o cambio, por questao de seguranca. Mas vcs podem faze-lo facilmente em seu escritorio no microcentro. Fica pertinho da Calle FLorida. Todos os dias eles publicam a cotacao no facebook. Fiz dois cambios, a 3,75. Bem acima do oficial (2,60). Geralmente a cotacao varia entre 3,60 e 4,00 pesos por real. APos contar o dinheiro, as notas sao conferidas com uma caneta propria, para confirmar a autenticidade.

 

2. Hoteis. Reservamos o Hotel pelo Booking. Em BAs sugerimos fortemente o TWO HOTEL (US 110,00 o ap quadruplo com cafe da manha) . Fica na Calle Moreno com Piedras, a duas quadras da casa rosada e dos terminais das 4 principais linhas de metro! Hotel impecavel, limpo, belo e organizado. Usando o metro voce pode se deslocar para qualquer lugar de Buenos Aires por apenas 3,50 pesos, ou menos de 1 real!!! Os precos dos Hoteis sao fechados em dolares. E o peso desvaloriza todos os dias em relacao ao dolar! No inicio de nossa viagem estava em 6,15. DUas semanas depois estava em 6,33!!! Assim, se possivel, faca o pagamento do hotel ao chegar, e economize uns trocados, he, he. Se vc trocar dolares com Bruno, pode fazer o cambio a 9,20. Assim ganhara um desconto extra no hotel de uns 40%!!!

 

3. Tango: O Hotel fica a duas quadras do EL QUERANDI, tradicional casa de Tango funcionando desde 1920. O jantar eh servido em tres pratos, acompanhados de um delicioso vinho argentino, em mesas dispostas em torno do palco. Apos o jantar se inicia o show. Belissimo. Eh intercalado com musica ao vivo ( piano. violoncelo, violino e aquela triste sanfoninha argentina), cancoes que marcaram epoca e, obvio, os dancarinos. Uma noite perfeita. Como tudo tem um preco, todo o show, jantar e translado desde o seu hotel sai por 200 reais ou 85 dolares ou 819 pesos por pessoa. Crianca menor de 12 anos paga meia. Uma opcao seria o BAR SUR, em San Telmo, a cerca de dois quilometros da casa Rosada, por 600 pesos por pessoa. Eh um bar numa esquina ( Calle Estados Unidos), com ambiente bem mais acanhado, e as ruas em torno sao esquisitas e escuras...Fomos caminhando ate la durante o dia, e optamos pelo Querandi.

 

4. Cemiterio da Recoleta: Incrivel. Nao perca o tour guiado gratis as 11h. De la caminhe 500 metros e va ao Museu de Belas Artes. Se salvam poucas pinturas, mas o predio eh imponente!

 

5. Bairro Chino: Ou Bairro Chinez. Nao perca seu tempo. Melhor seria dizer "Rua China", rsrs.

 

6. Puerto Madeiro: Vale a pena. Lindas pracas e predios modernos de fachadas envidracadas. Va na hora do almoco e aproveite para comer uma barata Parrilla em varios traillers no passeio rente ao rio.

 

7. Valem a pena a ida: Parque 3 de febrero, Jardim Japones e Planetario. Coma uma "hamburguesa" deliciosa num pequeno trailer ao lado da ponte dos namorados, tentando escapar dos gansos famintos, por apenas 10 pesos!!! Delicioso!!!

 

II. El Calafate

 

1. Transfer Aeroporto - Hotel: Pode ser contratado no guiche do pequeno aeroporto, ou fora dele. Tanto faz. O preco e tabelado e nao temos muita opcao, pois o aeroporto fica fora da cidade. Alias, nao existe NADA fora da pequena cidade, apenas terra e arbustos! Lembra aqueles filmes de faroeste em que, quando se saia da cidade acabava o mundo???? Bom, o transfer custa 180 pesos para ir. E 130 para voltar!!!! :shock:

 

2. Hotel: Ficamos no Solares Del Sur (US 154,00 ap quadruplo c cafe). Excelente hotel, ao lado do lago Argentino, mas a cerca de 2,5km do centro. Taxi do centro ate la, 50 pesos, ou 15 reais.

 

3. Restaurante: Nao percam a parrilla do "La Tablita". Cordeiro da patagonia desmanchando na boca. Bife de chorizo crocante por fora e vermelhinho e suculento por dentro. Perfeito!!! Jantar para 4 pessoas, com vinho, 600 pesos (160 reais).Mas poderia ter saido bem mais barato, pois pedimos um churrasco misto e meio cordeiro, quando apenas o churrasco seria suficiente.... Comida e realmente barata na Argentina!

 

4. Navegacao Todos Glaciares: Podem reservar diretamente do hotel, pois o preco tambem e tabelado. Apenas uma empresa tem autorizacao para explorar o parque, e todas as agencias vendem para ela. 800 pesos por pessoa. Menor de 16 anos tem 50% de desconto. Eles conferem o passaporte!! ALem disso temos que pagar a entrada do Parque: Para brasileiros 90 pesos. Atencao: Menores de 16 anos nao pagam o parque! O passeio dura todo o dia. Um microonibus nos leva do hotel ao porto. Embarcamos num confortavel catamara ate os principais glaciares. Sinceramente, apos a surpresa dos primeiros icebergs, se torna um pouco monotomo. Finalmente, ao chegarmos aos glaciares, temos uma visao espetacular das roturas e quedas das massas de gelo no lago. Mas isso vc pode ver bem de mais perto a partir das passarelas do parque.... Sugestao: Economize este dinheiro e passe o dia no parque! Das passarelas se tem uma visao privilegiada, e e muito menos cansativo! A proposito, meu filho esqueceu um porta-dolar com 700 pesos no wc do parque, se alguem achar.... Comprem seu lanche para o passeio no La Anonima, um pequeno supermercado na av San Martin.

 

5. Minitrekking: Translado igual. Tambem dura todo o dia. 800 pesos por pessoa, sem desconto para menores. Tambem se paga a entrada do Parque. Para brasileiros 90 pesos. Atencao: Menores de 16 anos nao pagam o parque!. O nome deveria ser " Leve passeio para sentir como se anda no gelo e admirar a paisgem...". Se vc quer passear no gelo com grampoes nos pes, ver paisagens deslumbrantes e tirar fotos espetaculares, vale muito a pena. Porem, se voce quer fazer realmente um trekking, no sentido real da palavra, faca o BIG ICE!!! A proposito, no final do passeio e servido uisque com gelo do glaciar. Beba, mas nao olhe depois como os copos sao lavados.... :shock:

 

III - USHUAIA

 

1. Aterrissagem: Bom, comecei por esse topico pelo seguinte motivo: Se vc tem medo de aviao, tome um olcadil, um lexotan e um diazepam quando seu aviao decolar. Assim vc suportara a aterrissagem em Ushuaia!!! Ah, e dois dramins.... FOI A PIOR ATERRISSAGEM DA MINHA VIDA!!!! A cordilheira se divide em duas no fim do continente, e entre elas esta uma baia com uma pequena cidade. Ou seja, Ushuaia esta espremida entre o mar e as montanhas... Significa dizer que o aviao perde altitude GIRANDO nesta panelinha! Quando finalmente estamos prontos para chamar RAUUUUUUUUUUUL, com o saquinho de vomito na mao, ele baixa quase que totalmente os flaps para dar sustentacao ao aviao e coloca as turbinas no MAXIMO!!! A sensacao e que o aviao vai se desmanchar!!!! Digamos que ele nao aterrisa, ele cai controladamente na pista, he, he.

 

2. Translado: Pegue um taxi fora do aeroporto. COm taximetro saiu por 55 pesos. O hotel havia me cobrado 90... Para transfers ao parque e Cerro Martial NAO PEGUE TAXI NA RUA. Eles com certeza vao te explorar. COntrate um "remis" na esquina da San Martin com Rosas, numa agencia chamada Carlitos. Sai muito mais barato!

 

3. Hotel: Rosa de Los Vientos: Excelente hotel, pessoal simpatico e acolhedor. Fomos recebidos pelo proprietario, Sr Pablo, de gorrinho de papai Noel. E Santiago logo tratou de nos colocar a par de todas as informacoes da cidade. Diaria US 155,00 - ap quadruplo com cafe. Unico incoveniente: Esta a 5 quadras ACIMA das ruas principais (San Martin e Maipu, onde a cidade acaba no mar). Se vc nao tem disposicao para subidas ingremes, procure hotel nestas duas ruas. E la que tudo acontece!

 

4. Centro de Informacaoes Turisticas: Na Calle Maipu, proximo ao Porto. La vc consegue um otimo mapa da cidade e pode colocar um carimbo de Ushuaia no seu passaporte.

 

5. Lanches para as trilhas: Na San Martin tem um supermercado La Anonima. Mas sugiro que comprem sanduiches prontos por 9 pesos numa pequena lanchonete no inicio da San Martin, ja proximo ao museu do presidio. Otima qualidade e baixo preco!

 

6. Restaurantes: Os mais caros estao na San Martin, com excessao do "Moustache". La vc pode comer muito bem e barato. Jantar para 4 pessoas em torno de 280 pesos ( 75 reais!!!). Comam centolla ate nao aguentar mais no " EL Viejo Marino", na Maipu. Delicioso carangueijo gigante por 240 pesos, enquanto todos os restaurantes da San Martin cobram a partir de 450... Nao percam tambem uma "panaderia" antiga situada na Maipu, proxima ao cais. La vc pode comer deliciosos croissants por 4 pesos, e bonequinhos de biscoito iguais aquele do Shreck!!! DIca: Se pedir " para levar - pronuncia-se para shevar" sai mais barato que consumir no local.

 

7. Museu do Presidio: Um pouco "Meia Boca", SO va se tiver tempo... Se torna cansativo porque a maioria das informacoes esta escrita em Banners.

 

8. Cerro Martial: Imperdivel. COntrate o translado em "Carlitos Remis". Sai por 53 pesos, tabelado. La vc pode subir pelo teleferico (90 pesos p brasileiros - menor de 12 anos nao paga) ate proximo do cume. De la se sobe por uma pequena trilha. A vista da cidade e canal de Beagle e espetacular. Eh onde vc pode sentar e comer sua "vianda" tranquilo... Sugiro que nao desca pelo teleferico, e sim pela estrada. Vc vai tirar lindas fotos do rio, mata e grande variedade de flores margeando o caminho! De volta a base da montanha, entre na " casa de te" e peca para passar um radio para Carlitos. Vc vai pagar os mesmos 50 pesos. Um taxi parado la queria nos cobrar 200!!!

 

9. Navegação no Canal de Beagle: No catamarã da "canoeiro" sai por 350 pesos. Menor de 12 anos paga metade. Belo passeio pelas ilhotas do canal de Beagle, onde se podem avistar leões marinhos, pássaros e o famoso farol. Dura 2h e meia e inclui uma pequena caminhada por uma das ilhas. Existem barcos menores, para 20 pessoas. Eh mais exclusivo, porem balança muito! Se vc sofre de enjoos va no catamarã! Ha um outro passeio ate a pinguinera, que custa 500 pesos e dura 5h! Para este sugiro que nao va de barco. Va de ônibus ate la. Entao se pega um barco bem mais próximo, e em meia hora vc esta pertinho dos pinguins!

 

10. Parque Nacional Terra do Fogo: Imperdivel. Ha uma linha de onibus que sai do cais a cada meia hora, por 150 pesos, com varias paradas no interior do parque. Se vc vai em familia e melhor contratar um Remis em Carlitos. Do seu hotel ate a entrada do parque sai por 92 pesos. QUanto mais se entra no parque, o valor vai aumentando, ate alcancar 400 pesos. Fiz um pacote contratando a ida ate a entrada do parque (92 pesos) , e a volta saindo do mirador Lapataia, ponto mais distante do parque (300 pesos). O valor para entrar no parque eh de 90 pesos para brasileiros (menores de 16 anos não pagam). Na entrada do parque lhe entregam um pequeno mapa indicativo das trilhas. Ha uma estrada principal de piçarro que cruza todo o parque. E a partir dela saem as diversas trilhas. Nao deixe de fazer a senda costera! Da entrada do parque ate o inico da trilha vc caminha 3,1km. Ela comeca numa linda baia, com uma agencia dos correios sobre um pier! Vc pode comprar um postal e enviar para sua familia, ou carimbar seu passaporte. A trilha segue com lindas paisagens, entre a costa, mata e montanhas. Sao mais 8km subindo e descendo. Nao indico para quem tem problema no joelho. Saindo da trilha caminhe mais um pouco pela estrada principal. Ela se dividira em duas. A direita segue para as trilhas Lago Roca e Hito. A esquerda segue para o Mirador Lapataia, onde acaba a famosa Rota 3, que liga a America de norte a sul. Seguindo por esta ultima, atravessa-se uma pequena ponte, onde inicia-se a Senda "passeo de La Isla". Ao final dela, pegue a " Senda del Turbal" e a "Castorera", onde se podem ver os diques criados pelos castores e toda a destruicao causada em torno! Por fim siga pela estrada ate o Mirador Lapataia. Nste Ultimo trecho desde a saida da Senda Costera vc anda mais cerca de 5km. Pronto, dever cumprido. Resta esperar o remis! Se tiver gas, volte no dia seguinte e faca " Lago Roca e Hito"

 

Ok pessoal, os dados e valores estao ai. Espero que lhes sejam uteis!

Abraco e fiquem com Deus!.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Ola CahFZ!

Sim, o transfer foi de taxi. A proposito, nao espere muita simpatia dos taxistas argentinos... Ao chegarmos no aeroporto o motorista nem se deu o tabalho de sair do carro para retirar as malas. Abriu o porta malas e permaneceu la, sentado no inerior do carro ate que eu descarregasse tudo....

Boa Viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sobre El Calafate, o que tem para fazer de noite? Tem algum bar bacana?

 

E, sobre os passeios, além de ver o Perito Moreno, o que mais é IMPERDÍVEL? Vou fazer o trekking no gelo, mas de resto, tudo me parece meio "pacotinho da cvc", monótono e caro! Tô até achando que ficar 4 noites lá vai ser muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Carola!

 

Sobre a noite, infelizmente nao vou poder te ajudar muito... Tem um cassino bacana, mas sempre chegavamos mortos e dormiamos cedo, he, he. Lembrando que a "noite" la chega as 23h...

Quanto aos pacotes, vc esta correta. Fiquei la apenas tres noites e foi o suficiente. Tirando o trekking (que dura um dia inteiro) e a excursao " todos glaciares", o resto e enrolacao para turista mesmo... COmo falei no texto, nao indico este ultimo passeio, pois se torna monotono passar todo o dia num catamara... E das passarelas do parque voce tem uma visao privilegiada do glaciar, inclusive do seu contato com a terra, separando o lago em dois! Faca o trekking num dia ( mini ou big ice, dependendo se sua intencao for passeio ou trekking de verdade), passe todo o outro dia no parque e tchau! Quatro noites realmente eh muito...

Grande abraco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...