Bushcraft - Chuveiro feito com garrafa pet: banho morno

Troque informações com todos os professores Pardal do mundo da Mochila e veja o que é possível fazer você mesmo!


Bushcraft - Chuveiro feito com garrafa pet: banho morno

Mensagem não lidapor Nilton Martz » 20 Set 2012, 08:12

Quem vai pra selva acampar não tem que tomar banho frio só porque está em pleno contato com a natureza. É bom ter algum conforto. Então deixo aqui uma dica simples e prática: como improvisar um chuveiro com garrafa pet. Mas antes vou contar como cheguei a ter essa ideia, que é boa, útil e agradável.
Num dia muito frio eu estava acampado na mata atlântica, entre Santos e Guarujá-SP. Era inverno. A água do rio estava gelada. Até aquela data eu esquentava água pra tomar banho em uma panela grande. Eu tomava o conhecido "banho de canequinha", pegando água morna da panela, com a caneca. Pensei, depois, em outras soluções para melhorar o "sistema de banho". Então, entre outras idéias, imaginei um chuveiro feito com garrafa pet, de dois litros. Eu tinha a garrafa, além do cantil, que eram para reservar água à noite, e não ter que sair da barraca de madrugada para buscar água. Tirei a tampinha da garrafa pet e fiz muitos furos na tampinha com um prego fino (sempre levo pregos e um canivete suíço que contém alicate e martelinho). Enchi a garrafa com 2 litros de água morna e me banhei inteiro. Enchi a garrafa pela segunda vez para enxaguar o corpo todo.

*Dica: melhor já levar de casa duas tampinhas para a garrafa: uma sem furos, para vedar o gargalo, e guardar água; e outra com furos, para o chuveirinho.
Fiz uma tendinha com uma lona sintética (daquela toda preta) para ser o banheiro, com pouco mais de 1 metro de altura, estrategicamente na entrada da minha barraca. Porque, sendo assim, eu não "pegaria" friagem após o banho, o que ocorreria se a tenda fosse distante. Eu não tinha lona suficiente para fazer um "box" alto em que eu pudesse ficar em pé. Então naquele espaço restrito coloquei, ali dentro, uma pedra achatada. A pedra era áspera então forrei-a com uma camiseta, para que eu pudesse me banhar sentado, com o melhor conforto possível. Com 2 litros de água morna na garrafa, despejei-a sobre mim aos poucos espremendo a garrafa suavemente, enquanto esfregava o corpo com esponja e sabonete. Dois litros parecem pouco, mas dá para ficar limpo. Basta saber dosar a "chuveirada".

Enche antes a garrafa com metade água fria e só depois complete com água quente. Seguindo esta seqüência evita deformar a garrafa. Use funil para não desperdiçar água na transferência da panela para a garrafa.

*Dica: Se não tiver vasilha para esquentar água, ponha a(s) garrafa(s) cheia(s) de agua ao lado de uma fogueira para esquentar a água até que fique morna, mas a uma distancia segura, para evitar o derretimento da(s) mesma(s).

Depois de ler este tópico creio que ninguém mais vai querer tomar banho frio em acampamento, no inverno.
Editado pela última vez por Nilton Martz em 24 Jul 2014, 09:08, em um total de 43 vezes.
Avatar do usuário
Nilton Martz
 
Mensagens: 655
Desde: 24 Mar 2012, 22:40

Re Chuveiro (água quentinha) para camping selvagem

Mensagem não lidapor Nilton Martz » 05 Out 2012, 12:47

Existe chuveiro para camping industrializado, de fabricação simples. É encontrado em lojas de equipamentos para caça, pesca e camping. É um chuveirinho com mangueira acoplada em uma bolsa sintética com capacidade para 20 litros, da marca King Camp. http://www.kingcamp.com.cn onclick=window.open(this.href); return false; Foi desenvolvido para ser usado em camping e praia: modelo Solar Shower. A bolsa de água tem um lado transparente e o outro, preto. O lado preto é para ficar exposto à luz e calor do sol. A bolsa d'água tem que ser colocada em superfície plana, sempre. A cor preta absorve muito calor e aquece a água contida na bolsa.

Valores do gráfico, na escala Célcius:

Exposição à luz solar, sob alta temperatura: 15 minutos =18 graus; 30 minutos=21 graus; 45 minutos=24 graus; 60 (uma hora) minutos=27 graus; 2 horas=35 graus; 2:30 horas=38 graus; 3 horas=41 graus. OBS.: a temperatura pode atingir 48 graus C sob calor muito intenso.
*Não expuz aqui toda a informação do gráfico contida na embalgem do produto.

Em acampamento no mato/selva, eu esquento água na panela e encho a bolsa com água morna.
Recomendo nunca encher a bolsa com água quente com temperatura igual ou superior a 50 graus, porque pode derreter/amolecer o plástico da bolsa d'água.
Avatar do usuário
Nilton Martz
 
Mensagens: 655
Desde: 24 Mar 2012, 22:40


Voltar para Faça você mesmo! Equipamentos de Camping e Aventura



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes