Bushcraft - Dúvidas Gerais

Troca de Informações sobre Bushcraft e técnicas de sobrevivência na selva e/ou ambientes hostis

Re: Bushcraft - Dúvidas Gerais

Nova mensagempor batezate33 » 30 Set 2011, 19:57

concordo que devemos preservar a natureza com consiencia e pratica a questao da fogueira é complicado porque se tiver um clima seco apenas uma fagulha pode virar um desastre eu quando acampo faço uma limpeza geral no local e cavo um buraco e coloco a madeira dentro do buraco acho que fica bem mais seguro em mantem o fogo por mais tempo.se vcs tiverem algum local perto de sp para praticar me falem por favor pois conheço so lugares longe ou paranapiacaba que é show.abraço a todos.
batezate33

Data de registro: 30 Set 2011, 19:39
Reputation point: 0

Nova mensagempor TioChico » 22 Nov 2011, 21:40

Senhores, antes de mais nada desejo parabenizar esse jovem de 14 anos que nos brinda com uma bagagem de conhecimento e grande capacidade, ao criar este forum que não possui um ponto final. Até então, suas breves postagens são aulas de profundo conhecimento e vivência no assunto.
Tenho pesquisado na rede e assistido videos no youtube sobre o assunto. Realmente tem muita gente que confunde a prática do bushcraft com sobravivência. Gostei da definição, aqui usada, onde classifica o bushcraft como "a matéria...".
Outra fonte de videos, em português, que tenho acompanhado, é a do gaúcho Norton, também no youtube. É bem interessante!
Quanto aos locais, realmente a legislação poda bastante as opções. Afim de driblar essas dificuldades, encaminhei em "projeto" para uma unidade do Exército Brasileiro, onde proponho a criação de um dia de oficinas ministradas pelos militares de: técnicas de campo utilizando os meios de fortuna, primeiros-socorros, orientação e sinalização. O público-alvo é bastante variado, desde alunos de escolas militares, passando pelos escoteiros, até federeções de esporte de aventura, etc.
Ao falarmos para outras pessoas o que é bushcraft, devemos deixar claro que não tem na haver com paramilitarismo ou escotismo.
1 abraaaaaaaaaaço a todos.
TioChico

Data de registro: 22 Nov 2011, 21:06

Nova mensagempor luiz.aventureiro » 23 Nov 2011, 19:30

olha o que eu mais vejo na interente são livrinhos ou textos prontos - verdadeiras receitas de bolo, mas que na prática nada funciona.

meu conselho mesmo é praticar e procurar pessoal qualificado para fazer cursos, nunca se arrisque a toa!
luiz.aventureiro

Data de registro: 23 Nov 2011, 19:09
Próximo Destino: O Mundo!

Nova mensagempor Vitor.mmaciel » 21 Dez 2011, 04:11

Olá pessoal, procuro um lugar no Rio de Janeiro - RJ onde possa realizar a prática de bushcraft. Vocês podem me indicar algum?
Vitor.mmaciel

Data de registro: 21 Dez 2011, 04:09

Re: bushcraft...

Nova mensagempor yoda » 10 Jan 2012, 08:09

gvogetta escreveu:Olá Pessoal,

O Buschcraft no Brasil é bastante incipiente e creio que permanecerá assim por bastante tempo ainda. A piazada destas gerações mais novas não está muito interessada, salvo raras exceções. O fato é que as chamadas "artes do mato" são frequentemente confundidas com técnicas de sobrevivência, sendo que esse é apenas um dos muitos aspectos do bushcraft, que prima pela simplicidade.

Indico abaixo alguns link interessantes, em portugês, sobre o bushcraft:

https://sites.google.com/site/bushcraft2010/O-Bushcraft

http://o-aventureiro.blogspot.com/2010/ ... nismo.html

Abraços,

Tem um texto legal com alguns vídeos para ilustrar o que é buscraft: http://blog.tocandira.com.br/sobrevivencia/bushcraft/
Não é um site de buscraft, mas tenho aprendido algumas coisas úteis e simples por lá. Outra forma de aprender muito é no YouTube, tem muita gente boa filmando sobre o assunto! Tenho passado algumas tardes de folga procurando por vídeos bacanas.
-----------------------------------------
Mochileio, jipeiro e aventureiro.
yoda

Data de registro: 09 Dez 2011, 15:20
Reputation point: 100

Nova mensagempor yoda » 10 Jan 2012, 08:10

luiz.aventureiro escreveu:olha o que eu mais vejo na interente são livrinhos ou textos prontos - verdadeiras receitas de bolo, mas que na prática nada funciona.

meu conselho mesmo é praticar e procurar pessoal qualificado para fazer cursos, nunca se arrisque a toa!

Ver um vídeo com um cara fazendo fogo primitivo é uma coisa, agora tentar fazer sozinho é outra bem diferente! Realmente, as técnicas tem que ser praticadas aos poucos, em ambiente controlado. O melhor é ter a companhia de alguém experiente.
Mochileio, jipeiro e aventureiro.
yoda

Data de registro: 09 Dez 2011, 15:20
Reputation point: 100

Nova mensagempor Leonardo Ewald » 05 Fev 2012, 12:01

to dentro da ideia ai de cima.
Leonardo Ewald
Tel:(27)3268-1639 ou (27)9774-8060
Leonardo Ewald