Ir para conteúdo

Bushcraft - Técnicas mais importantes


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, eu gostaria de saber a opinião de vocês sobre quais são as técnicas mais importantes que devemos dominar na prática de Bushcraft?

 

Minha opinião é: técnicas de construção de abrigo, técnicas de fazer fogo e técnicas de caça.

 

Apreciaria muito a opinião de vocês, se puderem entrar em detalhes sobre cada técnica, enriqueceria muito este tópico.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom vamos fazer ciência...

 

Comida? E confortável importante porém não e a preocupação inicial.

 

Na média os resgates em situação de emergência sao feitos em ate 4 dias. Assim vamos nos concentrar em 90% das situações.

 

Vou dar como exemplo minha ultima travessia. Fiz serra fina roteiro completo em 3 dias. Os dados do meu sistema deram 28 horas e 11 minutos de atividade física, 31,66 km caminhados, 9886 Kcal gastas no exercício, se somarmos mais o metabolismo basal de duas noites chega próximo a 12.000 calorias.

 

Eu consumi apenas 4.000 calorias nos 3 dias então 8.000 calorias foram gastas de minhas reservas.

 

Uma pessoa normal vai ter pelo menos 10% do peso corporal em gorduras pegando um peso médio de 70kg seria minimamente 7kg correspondente a 7.000 gramas e uma grama de gordura gera cerca de 10 calorias dando um total de 70.000 calorias.

 

A verdade e que o corpo humano foi feito para passar períodos relativamente longos sem alimento.

 

Porém o mesmo não se passa com a água. Uma perda pequena porém constante de água pode ser fatal em 2 dias e em alguns ambientes em poucas horas.

 

Assim como a hipotermia mata em questão de horas.

 

As técnicas que farão vc não morrer sao basicamente conseguir água e manter-se aquecido.

 

Tendo água e aquecimento uma pessoas em total privação alimentar consegue ter um nível de atividade adequado por 7 ate 10 dias. Suficiente para um resgate ou fuga em 99% das situações.

 

Outro detalhe técnicas de comida não se resume em técnica de caça. Se vc estiver em uma situação de necessidade de conseguir comida a caça e sua ultima preocupação a equação energia gasta com energia conseguida por pessoas sem experiência em caça e muito ruim. Mais ainda em nosso pais onde o número de calorias conseguidas por pesca e coleta vegetal e abundante e a caça dificultosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

A caça e a pesca são opções exelentes de alimento.

Os animais mais fácil de encontrar no mato/selva são os roedores e as cobras. Tem que saber como preparar a cobra para se servir dela como alimento.

Apremder técnicas de caça é imprescindível à quem pratica bushcraft e camping selvagem.

Pescar é mais fácil do que caçar, porém é necessário conhecer o melhor tipo de isca para cada espécie de peixe.

Estes conhecimentos são de suma importância.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Coloque sempre em ordem de prioridade de acordo com o ambiente que vc está. Isso não tem tabela fixa...

Mas o mais comum é o seguinte, no caso de uma emergência...

Resgate > antes de entrar em pânico avalie a situação friamente. Vc está perdido e sem contato? Não sabe como voltar, nem a direção? Pare! Vc pode se afastar ainda mais do resgate se ficar andando em círculos. Marque seu caminho e se estabeleça próximo de onde percebeu que estava perdido, mas em um local visível para o resgate, e seguro. Deixar marcações e pistas apontando sua localização tbm é útil para facilitar a equipe de busca. SEJA VISÍVEL!

Abrigo > saiba fazer um abrigo eficiente e que te consuma pouca energia. Ele tem que ser protegido de animais nocivos, impermeável à chuva e te manter aquecido.

Fogo > principalmente pelo fator psicológico. Mas é importante tbm para """"desinfecção de água"""", te aquecer durante a noite e afastar animais.

Água > dependendo da região pode ser encontrada muito fácil ou exigirá conhecimento, pois pode ser extraída de algumas plantas se não estiver presente como rios, lagos, ou afins. Muito cuidado com uma água contaminada, pois a água pode te matar mais rápido que a falta dela. Evite água parada e esqueça bromélias... a água das bromélias pode conter microcistina, que nem esses filtros instantâneos conseguem filtrar.

Alimento > a caça é o menos recomendado, pois além de ilegal, não é garantia. Dê preferência a conhecer as plantas da região que vc vai se aventurar antes de sair para o acampamento ou o que for. Folhas, palmitos, frutos e raízes são mais fáceis de encontrar. Para passar o tempo, confeccionar armadilhas para peixes (covo) ou pequenos animais te dá uma sobrevida maior, mas é mais para ocupar a mente mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Percebendo que está perdido em uma região sêca, uma boa opção é procurar um arroio (filetes de água corrente), que certamente vai de encontro à um riacho ou rio. Seguir o curso do rio sem se afastar muito, para não perdê-lo e vista, é uma atitude sábia, pois que além de ter água para beber e cozinhar, pode condizir à um vilarejo, povoado, cidadezinha.

 

Quando eu ando pela mata fechada, presto muita atenção em ruídos de água corrente. Todo arroio e riacho têm algumas quedinhas de água que produzem um som característico e identificável por qualquer pessoa. Até os animais da floresta conhecem o murmulhar das águas.

Se tiver que acampar no caminho, antes de chegar ao seu destino, procure ficar na proximidade de onde possa obter água.

 

Conselho: nunca se afaste de fontes de água

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...