Troca de Informações sobre Bushcraft e técnicas de sobrevivência na selva e/ou ambientes hostis
#586509 por mateus santos
12 Mai 2011, 21:28
Òla, proponho a vcs, uma troca de ideias, em uma expediçao de bushcraft, se vc pudesse levar somente 3 equipos, quais seriam? ::putz::
Bom, eu levaria, um facao(indispensavel),um cantil(com caneca,no caso mais um item, mais isso passa,haha), e uma pederneira(pra quem tem pratica no encontro de iscas).
é, isso espero a participaçao d vcs, bushcraft sempre!!! ::cool::

#587499 por Baêta
15 Mai 2011, 19:46
É uma boa lista Mateus, considerando apenas 3 opções.

Eu sempre penso no seguinte: abrigo, comida, fogo e água. Não necessariamente nessa ordem.

A sua lista está boa como falei antes, pq da pra ter as 4 coisas primordiais (na minha opinião).

Com o facão vc consegue fazer abrigo, a pederneira o fogo, e o cantil deve ter água, se acabar, tenta conseguir água e fervê-la. Falta só a comida!
#588094 por Andre Miranda
16 Mai 2011, 20:54
Se são apenas 3 eu concordo com o mateus, mas, assim como ele, enquadro como 3 conjuntos, pois são coisas que nunca andam separadas do resto.

Exemplo: kit cantil, kit lâminas e kit fogo.

Meu kit cantil consiste em cantil militar, com caneco e base-fogareiro, tudo dentro do porta cantil militar. Nunca falta algum item porque vão sempre juntos.

Kit lâminas consiste na minha bowie e em uma pequena, sempre.

Kit fogo depende da situação, mas geralmente consiste de pederneira e outra maneira de fazer fogo além de facilitadores como bolas de algodão e bombril.
#694137 por yoda
10 Mar 2012, 18:23
Eu levaria um facão, corda e vasilhame capaz de portar e ferver água e de cozinhar.

O facão é muito útil para construir abrigo de forma mais rápida, ajudar a partir lenha, defesa e tantas outras utilidades. A corda seria útil pra construir abrigo e fazer armadilhas.
#819142 por Angatu
17 Mar 2013, 11:13
Olá, pessoal,, gostei deste tópico, mas é uma pena que poucas pessoas estejam participando.

Essa escolha é sempre difícil.
Mas eu acho que depende muito do local onde vc pratica as atividades, ou seja, depende muito do bioma.

Alguém que acampa no cerrado pode trocar o facão por uma faca menor, mas não poderá jamais dispensar o cantil.
Alguém que acampa na mata atlântica pode dispensar o cantil, porque é mata riquíssima em recursos hídricos, mas não pode dispensar o facão.

Miinha resposta é bastante parecida com a do iran-beloto, principalmente quanto às cordas, bem lembrado.

E nem precisa ser paracord (cara). A cordinha de sisal, além de barata e eficiente nas amarrações, também serve de mecha para a fogueira.

Prá resumir, eu levaria: um bom facão, cordas e a pederneira (essa, sim, indispensável).

::otemo::
#827782 por marcosmm
11 Abr 2013, 10:10
tonyldo,

Quanto mais itens multiuso melhor!!! Já pensou se sua faca fosse daquelas com cabo ôco que já vem com kit fogo dentro? Sobrava lugar pra escolher mais um item né??


Saldações,




tonyldo escreveu:Fire steel, cantil, e faca... Agora como a minha faca possui 3 metros de paracord em volta da empunhadura acho q levei um 2 em 1 ai :)
#837777 por Zac
07 Mai 2013, 23:42
Os 3 itens básicos não são opcionais, já que são básicos e essencias. Lâmina (facão, faca, machadinha), kit fogo e recipiente para água.

Mas lembrem-se: o que importa mesmo é o que você carrega em sua mente, seus conhecimentos, pois não adianta você ter o melhor e mais completo kit do mundo se na hora não souber fazer nada. O que você carrega no final não passará de peso morto.
#851373 por Nilton Martz
17 Jun 2013, 21:32
Zac escreveu:Os 3 itens básicos não são opcionais, já que são básicos e essencias. Lâmina (facão, faca, machadinha), kit fogo e recipiente para água.

Mas lembrem-se: o que importa mesmo é o que você carrega em sua mente, seus conhecimentos, pois não adianta você ter o melhor e mais completo kit do mundo se na hora não souber fazer nada. O que você carrega no final não passará de peso morto.

Concordo plenamente. O conhecimento de técnicas de sobrevivência somada à experiência, permite a arte do improviso diante das dificuldades, sem necessariamente ter em mãos as ferramentas tecnológicas próprias para bushcraft e sobrevivência. O controle emocional e psicológico são fundamentais para a organização das decisões a serem tomadas em situações reais de perigo nas quais a vida e a integridade física se sujeitam às adiversidades do meio onde a pessoa se encontra. Saber como usar os recursos naturais em benefício próprio è essencial para superar dificuldades mesmo extremas.
Aqueles que pretendem praticar bushcraft faça o curso preparatório antes de de aventurarem em regiões selvagens ou desérticas. Bushcraft não é esporte. São práticas e exercícios sérios que visam o auto resgate sob as melhores condições possíveis.
O COE ( COMANDO e OPERAÇÕES ESPECIAIS ) da Polícia Militar, em São Paulo-SP, no Tuciruvi, zona norte, próximo ao Horto Florestal, ministra curso de sobrevivência em selva.
Informe-se.


Ítens básicos:
1) faca;
2) pederneira;
3) lápis e apontador de lápis.

Apontando o lápis se pode fazer palha tipo serragem; e com a pederneira se pode produzir faíscas em cima dessas palhas para iniciar o fogo.
Junte à palha, capim seco, folhas secas e gravetos finos. Melhor é dispor de palha de aço (BOMBRIU) para misturar com as palhas do lápis, com a folhas e com os gravetos. A palha de aço queima instantaneamente após receber faíscas da pederneira.
Fiz o teste com o lápis e as palhas em minha casa: funcionou.
Tive a idéia do lápis e apontador como equipamento de improviso para bushcraft por acaso, quando observei a palha do lápis que eu apontava, parecia serragem.

Comprei a pederneira no
http://www.mercadolivre.com.br
#954748 por dsoliveira
02 Mai 2014, 10:00
Pessoal eu já passei por uma situação bem complicada, em um local que eu já tinha feito algumas trilhas, porém certo dia eu e um amigo resolvemos explorar uma nova trilha...
O início dessa trilha era bem definido, mas ao andarmos por algumas horas a vegetação tinha tomado à trilha em alguns trechos, o que dificultou a nossa orientação, chegamos no horário limite para voltar e resolvemos andar mais um pouco... Foi uma má ideia!
Resultado, ficamos três dias e duas noites na floresta, sem comida e abrigo, o objetivo era fazer uma trilha e voltar no mesmo dia.

Tínhamos apenas DOIS CANTIS, UMA CAIXA DE FÓSFOROS E UM FACÃO.

Passamos por alguns córregos (enchemos os cantis), à noite acendemos fogueira (fez muito frio a noite) e com o facão conseguimos pegar palmito.

Então meus três itens são: CANTIL, FACÃO E PEDERNEIRA.
#967875 por Pica-pau
07 Jun 2014, 03:43
Bem... facão, panela tipo caldeirão e uma pederneira com barra de magnésio.
O facão faz meu abrigo e obtém comida. A panela ferve e transporta água, além de preparar comida. E a pederneira com o magnésio, facilita o fogo pra preparo dos alimentos, purificação da água e repelente.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes