por alessandro_sp » 30 Mar 2006, 10:47
Pedal com firma-pé é lagal, mas é intermediário entre pedal normal e conjunto pedal clipless-sapatilha. Na hora da puxada o firma-pé só vai funcionar razoavelmente se estiver muito apertado, e em situações em que se precise tirar o pé dele com rapidez, apertá-lo demais é perigoso.
Eu uso na minha bike porque é muito mais barato e porque tenho pézão [:D] número 46, então achar sapatilha é martírio ou folclore... Mas meu firma-pé fica sempre um pouco folgado para que eu possa colocar e retirar o pé dele com relativa facilidade.
Ele serve mais na hora de pedalar com cadência elevada (quando há risco do pé escorregar do pedal, tipo 100-120 rpm ou mais, quando o pé escapar do pedal pode causar um acidente), ajuda um pouco a deixar a pedalada "redonda", "cheia", porque você acaba puxando um pouco na hora de subir a perna, e também é de alguma valia em trilhas na hora de pular uma erosão (ajuda levemente a puxar a bike pra cima, senão você puxaria só o guidão. Entretanto pilotos experientes conseguem essa manobra sem firma-pé ou sapatilha, é questão de treino).
Mas TUDO o que o firma-pé faz, a sapatilha+pedal clipless faz melhor, bem melhor. Só o preço é que é meio salgado, o conjunto sapatilha+pedal clipless pode fácil, fácil passar de 300 paus, e um firma-pé custa 12 reais...