vitsvarela escreveu:Olá,
Bem estou cheia de dúvidas, eu nunca tive cameras SLR, pretendo comprar uma ate final desse ano, estou em duvida entre varias, a Nikon D-80,D-60, a Canon XTI,XSI, a Sony A-200. Bem meu irmão tem a Sony, e como todos devem ter notado já, os equipamentos pra sony são mais caros, e como os equipamentos fotograficos já são caros, teria que ter um boa grana pra manter a camera, como minha renda ta/é apertada, descartei a Sony, mas ainda estou em duvida entre a Canon e a Nikon, alguém poderia me ajudar na compra?
Obrigada, vitsvarela

Oi
Tô chegando agora por aqui, mas vamos ver se ajudo.
Canon e Nikon são as marcas mais conhecidas, com maior tradição em cams DSLR e que estão no mesmo nível dentro da fotografia. Seja qual das duas marcas que optar, esteja certa que estará bem servida. Não sei de que região do BR que você é, mas se tiver a oportunidade de manusear os modelos é o ideal, pois uma das coisas que te fará decidir com mais convicção é sentir a cam, sentir como é a 'pegada', sentir o peso, os detalhes dos menus, porque de resto elas se equivalem, um modelo vai ter um recurso a mais que o outro e vice-versa, mas acabam se equivalendo.
Dentro das suas opções a Nikon D80 é superior à D60 (apesar desta ser mais recente, a construção daquela é melhor e está em um nível acima da D60); e com as Canon, a XSI é o modelo mais avançado, tendo substituído a XTi.
Dentro ainda dessas duas marcas você pode tranquilamente adquirir a Nikon D40 ou a Canon Xs que são modelos mais simples, mas que atendem perfeitamente aqueles que tem interesse no hobby da fotografia e que custam menos que os outros modelos.
Uma dica: se tiver interesse em fotos com maior qualidade e não tiver tanta grana, não invista em corpos muito caros, adquira corpos mais simples ( como os do paragrafo anterior) e que não têm o extremo da evolução tecnológica (que na prática, só vai fazer diferença prá quem tem muito conhecimento de fotografia ou prá quem vive dela) e dê preferência para, com a diferença de valor dos corpos, adquirir lentes melhores e que são um pouco mais caras. Aí daqui uns anos, quando ou se tiver interesse, você pode simplesmente trocar apenas o corpo da cam por um modelo mais avançado e aproveitando as lentes já adquiridas.
Qualquer coisa é só perguntar que se eu puder ajudar, tô à disposição.

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido." Dalai Lama
"A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive." Mahatma Gandhi