Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#813357 por nildo.gramolelli
28 Fev 2013, 02:29

Olá mochileiros!

Subi ao cume do Monte Baepi junto com minha esposa Bruna e meu sogrão Wilson no dia 15/02/2013.
Transportando apenas 1 mochila com água e barras de cereal para os 3, atingimos o cume em aproximadamente 2 horas e meia, sem muitas dificuldades , pois a trilha está muito boa. O pessoal do PE tem feito manutenção na trilha, moldando no solo escadas contra erosão e fixando até escadas do tipo que são usadas por pintores, feitas com as próprias arvores que caem na mata ( notei 2 dessas escadas com no máximo 4 ou 5 degraus) na parte mais íngreme. A área em que era necessário rastejar (por baixo do bambuzal) também foi aberta e já é possível fazer toda a subida de pé. Só achei os degraus moldados no solo um pouco altos demais em alguns pontos, forçando um pouco a musculatura das pernas. Na descida, minhas pernas tremiam tanto que tive que soltá-las. Desci correndo e finalizei o retorno em apenas 30 min (até o sapezal). Minha mulher me acompanhou e meu sogro chegou alguns minutos depois.
Encontramos pelo caminho 1 lagarto de pequeno porte (fotografado) tomando sol no fino tronco de uma pequena arvore e 2 cobras, sendo que uma delas já na trilha entre as pedras norte e sul, que prontamente saíram da trilha ao ouvir os passos, não sendo possível fotografá-las.
Resumindo, a trilha é considerada difícil somente por ser muito íngreme da metade em diante, mas está totalmente auto-guiada. Não há necessidade de guia e a senhora Marissol, muito simpática por sinal, que é moradora de uma das casas próximas ao início da trilha, faz um trabalho voluntário de controle e monitoração, solicitando o preenchimento do formulário com dados pessoais e algumas questões sobre a trilha somente quando retornamos do cume.

Nossa próxima aventura será alcançar o cume do monte São Sebastião, sem data definida ainda e em seguida, fazer a travessia Bonete-Castelhanos.

Alguém topa ?

Abraço à todos!

Nildo Gramolelli

#813413 por Augusto
28 Fev 2013, 10:05
Boa notícia Nildo.

Eu já contava que o pessoal do PE colocasse impecilhos p/ quem fosse subir o Baepi sem guia. É comum exigir um guia p/ trilhas em PEs.
Que bom que essa mentalidade do Parque mudou.

As jararacas da Ilha são muito famosas. Nas trilhas que já fiz na Ilha, sempre encontrei com alguma. Talvez por ser um lugar muito preservado e separado do continente, essas cobras se reproduziram mais facilmente e sem predadores.

Qto a trilha do SS, só espero que façam o mesmo nessa trilha, já que relatos recentes de quem tentou ir lá, só encontrou trilha fechada e nenhuma marcação.
É uma pena, porque é um lugar com visual mais lindo ainda.

Abcs
#825163 por Luis Arau
03 Abr 2013, 20:07
O pico do São Sebastião dá para fazer em um bate e volta. Chegamos às 07:00h no final da estrada asfaltada, iniciamos a trilha e voltamos ao local de partida às 17:30h . Tenho um mapa com as bifurcações, o tempo percorrido para chegar a cada uma delas e a direção certa a tomar. Verei se acho onde coloquei (faz tempo que fizemos), digitalizo e posto aqui.
#825673 por Augusto
05 Abr 2013, 10:38
Conseguiu chegar lá no alto do SS só com o relato?
Ano passado tive vários retornos de pessoas que tentaram subir e pegaram mata fechada em vários trechos.
Alguns chegaram até o segundo ponto de água. Outros até aquela enorme rocha.
Um dos subiram até o topo nao conseguiu encontrar água. Teve algum problema com isso também?

Qdo puder escreva um outro relato com o mapa p/ incentivar outros a fazerem essa caminhada, apesar de que o SS não é o topo de Ilhabela.

Abcs
#825923 por Luis Arau
05 Abr 2013, 23:30
Faz uns 15 anos que fizemos esta trilha. Faltando 1 hora pra chegar no topo ela desaparecia, mas, procurando com calma achávamos a continuação. Naquela época já tinham algumas fitas pela caminho. Água somente à esquerda da pedra grande (tinha até um acampamento de caçadores abandonado) e no topo (descendo uns 100 metros). Lembro que subimos sem peso e foram 5 horas com apenas 2 paradas de 5 minutos de descanso. Estou procurando o mapa para postar. Devo ter fotos, mas, daquelas máquinas de filme...nem sei onde estão. Agora, relato vc já está pedindo demais :lol:
#827912 por Augusto
11 Abr 2013, 15:45
Isso é muito bom.

Qto mais gente divulgar essa trilha, mais fácil e demarcada ela fica.
Nas 2x peguei trecho complicado também, mas é só ter faro de trilha que dá p/ achar a continuação dela um pouco mais a frente.
Nada muito complicado.
Só lamento que o PE não dá a minima atenção p/ essa trilha.
Lá no Baepi, eles recuperaram a trilha em alguns trechos e até colocaram placas.
Poderiam recuperar a trilha do SS também. Colocar placas seria exagero.

E outra trilha que pouca gente conhece é a do Morro do Papagaio.
A uns 15 anos consegui chegar na crista da serra, onde fica o Pico. Deu p/ ver que a trilha tava se fechando pelo bambuzal.
Consegui chegar a quase 1000 mts.
Nao tava longe do topo. O problema era o o mato mesmo.
Uma pena.

Mas algum dia volto lá.

Abcs

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante