Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#1165740 por Augusto
21 Fev 2016, 23:03
Oi Mario, tudo bom?

Tá na minha lista sim refazer esse Caminho de bike, mas eu tenho de encaixar nas férias.
Para o Caminho completo tem de ter no minimo 10 dias disponíveis. Não dá para fazer em um feriado prolongado qqer.
E não arriscaria fazer no verão. Muita chuva e Sol.
Só no inverno mesmo.
E as minhas últimas férias foram sempre no verão, então vou deixando o Caminho da Fé para qdo surgir uma oportunidade.
E parabéns a vcs por terem completado 3x esse Caminho.

Sobre o trecho Paraisopolis x Barão Montês, a gente achava que seria fácil. Nunca imaginávamos que seria daquela forma. Foi muito desgastante.
Talvez por não encontrar nenhum relato da época, a gente preferiu manter o roteiro que tinhamos planejado.
Mas não recomendamos para ninguém fazer esse trecho em 1 dia.
É preferivel ficar em uma das 2 pousadas de Luminosa.

Vcs que fizeram o Caminho recentemente, me tire uma dúvida:
Tem muita gente evitando passar por Pindamonhangaba?
Tá sabendo de alguma coisa relativa a isso?

Abcs

#1165801 por casal100
22 Fev 2016, 07:29
Olá Augusto,

Eu não sabia que estava tento assaltos no trecho de pindamonhangaba, nós não tivemos nenhum problema.

Acho que devido aos assaltos, os administradores do CF, mudaram o percurso. Mas as setas estão lá pra quem for fazer via pinda.

Antes de Pinda(vindo de Campos do Jordão ) vira - se à esquerda e parece que pega estrada de terra(tem que confirmar). Neste trecho tem uma pousada (pousada e pesqueiro beira rio). Inclusive está no site do caminho essa pousada.
Abs

Obs.: demos muita sorte, pegamos somente alguns chuviscos
No CRER, que fizemos antes, pegamos muita chuva.
#1166235 por casal100
23 Fev 2016, 11:37
Augusto

Agora são três caminhos para Aparecida :

. O tradicional campos do Jordão x Pinda x Aparecida

.o retificado : Campos do Jordão x virá -se antes de Pinda x APARECIDA

.o outro que saí de Campos do Jordão vai até o horto e desce por pedrinhas.
Segundo informações extra oficial em APARECIDA não estão considerando esse caminho como oficial, portanto não fornece o certificado do caminho (favor confirmar).
Abs

Obs.: ainda tem aquele que muita gente ainda faz: Paraisopolis x São bento do Sapucai......Aparecida.
#1166764 por Augusto
24 Fev 2016, 21:03
Blz Mario.

Parece que ultimamente os assaltos estão sendo frequentes nessa região de Pinda. Tanto antes como depois da cidade.
Lembro que nos alertaram também sobre os roubos a peregrinos pouco depois de Piracuama.
Mas parece que atualmente esses roubos aumentaram, infelizmente.

Olhei agora no mapa que tá no site oficial e ele continua o mesmo. Não mudaram o percurso.
O que eu sei é muita gente fazendo o Caminho via Gomeral. É uma alternativa para não passar por Pinda.
Saindo de Campos e em vez de seguir em direção a S. A. Pinhal, é só seguir na direção do Horto Florestal e depois pegar a estrada que desce a serra pelo Bairro do Gomeral.
É um Caminho só por estradas de terra e muito melhor do que pegar todo o asfalto e possíveis roubos a partir de Pinda.

Além desse Caminho pelo Gomeral, tem o do Frei Galvão. Que desce a serra em Guara evitando Pinda também.
Mas pode ter certeza que os Admns do Caminho da Fé não vão retirar Pinda do percurso oficial, já que é a cidade que mais contribui em dinheiro. Uma pena.
O Caminho pelo Gomeral e do Frei Galvão são tão lindos qto e sem os riscos de roubos.

Abcs
#1166818 por casal100
25 Fev 2016, 04:30
Augusto,

Não tiraram Pinda do roteiro pois essa pousada Beira Rio fica num bairro afastado desta cidade.
E, ainda tem, antes de Pinda em outro bairro, outra pousada.
Depois vc confirma na relação.

Obs.: Como nós estávamos vindo de Aparecida não sabíamos que haviam mudado o percurso. Só observamos na relação das pousadas a beira rio.
Chegamos em Pinda e tentamos contato com essa pousada (que eh difícil eles atenderem) pra nossa surpresa fomos informados que ela ficava mais de 10 kms de Pinda.
Resolvemos dormir num hotel lá, até pq a pousada Fortaleza é uma merda, e foi descredenciada pela administração do caminho da fé.
Abs
#1166819 por Augusto
25 Fev 2016, 05:55
Mario, também não gostei nada de ter passado por Pinda.
Logo que vc termina a serra, vindo de Campos, surgem duas pousadas em Piracuama.
Qdo passamos por lá nenhuma delas quis oferecer hospedagem.
Uma dizia que havia um grupo na pousada e não havia mais vagas. Acho difícil isso ter acontecido porque o lugar é grande.
E a outra nem nos atendeu.
Foi uma frustração e tanto.
Por isso recomendo que passe direto por lá.
Pelo menos cadastraram uma quantidade grande de novas pousadas nessa cidade.
Na época só tinha as pousadas de Piracuama e a Jovimar, já chegando em Aparecida

E caminhar somente pelo asfalto e sem sombra nenhuma em todo o percurso dali em diante é desesperador.
Não foi fácil os últimos 50 Km.
Torço para que isso mude, mas não tenho esperanças.
Uma pena.

Abcs
#1167465 por casal100
27 Fev 2016, 13:12
Augusto

Fiquei numa pousada em Piracuama(a mantiqueira ).
Vcs devem ter ido em época de feriados prolongados ou férias
E que essas pousadas de lá não atendem somente peregrinos.
E, o pior, em feriados prolongados eles alugam as pousadas pra grandes famílias, não ficando ninguém pra informar os peregrinos.

Assim que chegar em casa vou fazer um relato de viagem bem detalhado.

OBS. : antes de porto Ferreira tinha uma ponte caída. Tivemos que atravessar pelas pedras.
#1185143 por Augusto
03 Mai 2016, 23:57
Oi Mario, blz?

Voltaram a fazer o Caminho da Fé?
O amanhecer é lindo nessa parte do Caminho por causa da Mantiqueira.
Tiraram muitas fotos de lá?
Aquele trecho depois de Consolação é onde estão os trechos mais cansativos.
Foi muita subida.

Abcs
#1185199 por casal100
04 Mai 2016, 10:44
Bom dia Augusto,

sim, fizemos de novo, ao contrário.

Como estávamos fazendo o caminho inverso, erramos alguns trechos, pra vc ter idéia depois de consolação seguimos direto após entrada pra Estiva, e quase chegamos em Cambui, tivemos que retornar uns 5kms.
As grandes subidas ficam depois de Estiva, antes de tócos do moji, credo. ?.

Como o seu relato é completo, das outras vezes eu não fiz.

Elaborei um relato somente para atualizar preços.........

caminho-da-fe-a-pe-fev-de-2016-caminho-inverso-de-aparecida-a-sao-carlos-sp-t125098.html
#1185987 por Augusto
07 Mai 2016, 05:12
Então é por isso.
Qdo vi as fotos pensei que vc tivesse se hospedado antes de chegar em Paraisopolis.
Também tirei fotos parecidas com as suas, mas isso foi no final da tarde, já chegando na cidade.

Depois de Consolação, se vcs continuassem pela estrada iriam no sentido contrario do Caminho. Se chegassem em Cambui, ia ser dificil seguir até Estiva naquele dia. É um trecho longo.

Comecei a ler o relato. que fotos lindas hein.
Assim que tiver um tempo maior vou terminar de ler. Tá muito bom.
Parabéns para vcs.

Como estão altos os valores das hospedagens.
Que diferença de preços de quando eu fiz.

Abcs
#1207839 por casal100
03 Ago 2016, 14:04
Olá Augusto,

Conforme sua sugestão, fizemos o CAMINHO DE APARECIDA, terminamos dia 31.07.2016.
Foram mais de 300 kms, pois fizemos o roteiro completo, é que depois de Wenceslau Braz - MG, vc tem 2 direções (virar a esquerda depois do charco ou seguir reto contornando o horto de Campos do Jordão ).
Fomos até Aparecida pelo caminho mais curto e voltamos seguindo o caminho certo até o topo e depois indo pra campos do Jordão, dormimos lá e no outro dia fizemos o outro lado do horto e voltamos a WB.
Vou preparando um relato.

Outra coisa, em julho fizemos também todos os ramais do CAMINHO DA FÉ.
Abs
#1208227 por Augusto
05 Ago 2016, 06:40
Oi Mario, tudo bom?

Parabéns pela nova conquista.
Boa parte de meus tios, primos e etc moram num pequeno distrito que vc passou: Guaipava.
Fica em Paraguaçú, junto do Rio Sapucaí. Vc passou bem na praça principal da Vila.
Aquele trecho que vc fez do Guaipava até o Distrito de Douradinho já fiz de moto 2x.
Mas só com GPS, porque são muitas bifurcações, mas um visual muito bonito.
Muito café não é?

E aquele trecho final que segue pela Fazenda do Charco, seguindo até o Horto Florestal já fiz na caminhada também.
Fez bem em evitar. É muito cansativo.
E o visual só melhora no trecho do alto da serra. Descendo pelo Gomeral.
Aquela Estrada do Gomeral é muito bonita mesmo. Vcs fizeram o certo qdo retornaram.
Mas é um zig zag que parece não ter fim.

No aguardo do relato.

Abcs
#1208229 por casal100
05 Ago 2016, 07:16
Augusto,

Ficamos em Guaipava na casa da Renata, são proprietários daquela mercearia na esquina da praça defronte a igreja.
Se nós soubéssemos que vc tinha parentes lá, íamos tomar um cafezinho com eles, ou filar a bóia. .kkk
Passamos lá quando teve geada, muitos cafezais destruídos, uma pena.

Na ida chegamos no charco e viramos à esquerda seguindo aquela trilha com 4 subidas fortes até o topo, dormimos na pousada Santa Maria da Serra.
Fomos até APARECIDA descendo a serra e dormimos numa pousada em Potim.

No outro dia subimos até a pousada da dona Ana (não recomendo essa pousada)..
De lá fomos até portaria do horto.
Pegamos busao até Campos do Jordão (ficou lindo aquele centro, calçadőes ..muitas flores nos jardins..tava rolando festival de inverno ).
No último dia pegamos novamente busao até portaria do horto e fomos até Wb (num frio de lascar )
Abs

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes