Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#486127 por Augusto
18 Jul 2010, 11:09
E aí Crazy, blz?

A baby já foi viajar com a gente na semana passada. Fiquei caminhando por 4 dias e a Marcia e a nenem ficaram na pousada.
Já é alguma coisa né.
Em breve eu posto o relato aqui no Fórum.

Qto ao Caminho da Fé, eu encontrei algumas pessoas que estavam fazendo a caminhada por trechos. Alguns só nos fds e outros com tempo maior.
E dá p/ fazer tranquilamente. Só vai ter um gasto um pouco maior, mas vale a pena do mesmo jeito.
Sobre o Vale dos Teodoro, eu também achei um dos melhores visuais dessa caminhada.
Pena que a gente pegou muita lama.
Aquele lugar é bom também p/ trilhas de bike porque o vale é bem extenso.

Por que vc não faz o seguinte: inicie essa caminhada só em 1 fds, em um trecho qqer e pode apostar que vc voltará p/ continuar nos outros trechos.

Abcs

crazy guy escreveu:ola Augusto! o baby esta cada vez maior heim? Daqui a pouco vc vai ter companhia para as caminhadas. Gostei demais do visual do vale do oitavo dia. Mas uma caminhada dessas esta fora de cogitacao pra mim. Pois nao tenho como dispor de muito tempo para as caminhadas. Mas quem sabe um dia neh? So nao posso esperar ficar velho demais para caminhadas.

#486746 por crazy guy
20 Jul 2010, 16:48
Augusto escreveu:E aí Crazy, blz?

A baby já foi viajar com a gente na semana passada. Fiquei caminhando por 4 dias e a Marcia e a nenem ficaram na pousada.
Já é alguma coisa né.
Em breve eu posto o relato aqui no Fórum.

Qto ao Caminho da Fé, eu encontrei algumas pessoas que estavam fazendo a caminhada por trechos. Alguns só nos fds e outros com tempo maior.
E dá p/ fazer tranquilamente. Só vai ter um gasto um pouco maior, mas vale a pena do mesmo jeito.
Sobre o Vale dos Teodoro, eu também achei um dos melhores visuais dessa caminhada.
Pena que a gente pegou muita lama.
Aquele lugar é bom também p/ trilhas de bike porque o vale é bem extenso.

Por que vc não faz o seguinte: inicie essa caminhada só em 1 fds, em um trecho qqer e pode apostar que vc voltará p/ continuar nos outros trechos.

Abcs

crazy guy escreveu:ola Augusto! o baby esta cada vez maior heim? Daqui a pouco vc vai ter companhia para as caminhadas. Gostei demais do visual do vale do oitavo dia. Mas uma caminhada dessas esta fora de cogitacao pra mim. Pois nao tenho como dispor de muito tempo para as caminhadas. Mas quem sabe um dia neh? So nao posso esperar ficar velho demais para caminhadas.

Augusto! Obrigado pelas dicas. Mas o que eu precisomesmo eh prestar um concurso do tipo petrobras para trabalhar em plataforma, assim eu poderei trabalhar 15dias e descansar 15dias. Assim da pra curtir bastante. como tenho comercio fica dificil de pegar mesmo fds. Seria paasseio de 1 dia somente. Abracos...
#534033 por Tozei
19 Dez 2010, 08:53
Tozei escreveu:Augusto, parabéns pelo seu relato, muito detalhado e confesso que sempre tive uma vontade de fazer um caminho dessa magnetude. Minha dúvida é se tem como fazer camping para minimizar os custos e se é vantagem. E a outra pergunta este é um caminho que todos podem fazer eu tem um limite de idade para tal?

E aí Augusto, no dia 20 Jul 2009, eu fiz um comentario que sempre tive vontade de fazer um caminho assim, pois bem, agora, depois de 15 meses, estarei indo até Aparecida saindo de São Carlos no dia 27 de dezembro de 2010. Quero agradecer pelo seu relato, dicas e vídeos no youtube, eles me ajudaram na decisão e ajudarão bastante nessa caminhada.
Valeu mesmo.
#534353 por Augusto
20 Dez 2010, 12:30
Blz Tozei.

Até imaginei que vc já tivesse feito a caminhada, mas nunca é tarde não é?
Que legal vc fazer essa caminhada na virada do ano.
Já planejou + - onde vc estará no dia 31 e no dia 01?
É uma data especial e tem de comemorar.

Como agora é verão, vc vai sofrer um pouco hein. Muito sol.
Leve muita água, pois vc vai precisar.
Mas tem algumas vantagens. Normalmente no fim da tarde sempre cai uma chuvinha que dá uma refrescada e as roupas tem de ser bem finas e com isso o peso da mochila será menor. Já traz um grande alívio isso.

Desejo que tudo corra bem e que N. Sra te acompanhe. Depois de uma caminhada como essa, a gente começa a ter uma visão diferente das pessoas e muitas vezes por causa das amizades e pessoas que vc vai conhecendo ao longo do Caminho. Vc vai ver que ainda existem pessoas bondosas e humildes que estão sempre prontas a ajudar.

Boa sorte e leve varios cartões de memória p/ sua máquina fotográfica hein.
Tem cada paisagem linda. Vc vai ver.

Algum dia ainda volto lá, mas dessa vez de bike.

Abcs

Tozei escreveu:E aí Augusto, no dia 20 Jul 2009, eu fiz um comentario que sempre tive vontade de fazer um caminho assim, pois bem, agora, depois de 15 meses, estarei indo até Aparecida saindo de São Carlos no dia 27 de dezembro de 2010. Quero agradecer pelo seu relato, dicas e vídeos no youtube, eles me ajudaram na decisão e ajudarão bastante nessa caminhada.
Valeu mesmo.
#538942 por mayconcl
05 Jan 2011, 14:53
Olá Augusto!
Ótimo relato, e melhor ainda por ser tão ativo nas respostas.

Estou me programando para sair de Aguas da Prata no dia 16 de Feveiro e chegar em Aparecida no dia 26 ou 27 fev - 2011.

Tenho algumas dúvidas:

1 - Você fez a caminhada em que época? Era frio? Notei que nas fotos vc estava de camiseta com manga longa e calça.
2 - Quanto a dinheiro, vc levou cartões ou somente uma boa quantia? O que você sugere?
3 - Quantas mudas de roupa e que tipo você levou?

Abraços

Maycon Leite
#539624 por Augusto
06 Jan 2011, 22:45
Blz Maycon.
Sempre estamos aí p/ ajudar no que for possível.

1 - Iniciei essa caminhada em Tambaú no final de Maio.
Peguei muito sol e quase nada de chuva.
As vezes iniciava a caminhada com tempo nublado, mas logo o tempo melhorava e o Sol muito forte. Creio que é a melhor época, porque as chuvas já se passaram (chove muito no verão) e o frio ainda não apareceu. Talvez vc pegue um pouco de chuva, mas nada que irá dificultar a caminhada.

2 - Eu levei os dois: cartões e dinheiro e sugiro que vc faça o mesmo. E vc não vai gastar tanto. Vai por mim.
Na maioria das vezes vc sempre estará chegando no final da tarde na cidade e muito cansado.
A alimentação é relativamente barata (em muitos restaurantes vc pode pagar com cartão de crédito ou débito) e os valores atuais das pousadas está no site do Caminho da Fé e é bom vc ir já reservando hein.

3 - O que eu trocava todo dia era cueca e algumas vezes a meia, já que ela ficava um pouco úmida.
Qto a mudas de roupa, calça de moleton ou alguma bem leve p/ caminhada.
Blusas finas e muita camiseta, mas trocá-las vai depender de vc, se transpira muito, se sujou muito a roupa, essas coisas.
Eu acho que na média,eu ficava com roupa por 2 dias.
Mas vc encontra lugares onde vc pode lavar roupas em algumas pousadas.
E nunca leve roupa pesada, tipo aquele casaco ou blusão, camisa. Jeans nem pensar.

Abcs

mayconcl escreveu:Olá Augusto!
Ótimo relato, e melhor ainda por ser tão ativo nas respostas.

Estou me programando para sair de Aguas da Prata no dia 16 de Feveiro e chegar em Aparecida no dia 26 ou 27 fev - 2011.

Tenho algumas dúvidas:

1 - Você fez a caminhada em que época? Era frio? Notei que nas fotos vc estava de camiseta com manga longa e calça.
2 - Quanto a dinheiro, vc levou cartões ou somente uma boa quantia? O que você sugere?
3 - Quantas mudas de roupa e que tipo você levou?

Abraços

Maycon Leite
#546190 por Rodrigo e Gí
22 Jan 2011, 13:43
Fala Galera !!!

Em julho de 2010 eu e a Gi fizemos a caminhada, mas tivemos que desistir logo no início.

Não estamos acostumados a andar tanto e não aguentamos as dores musculares e os ferimentos nos pés.

Isso aconteceu por um único motivo: passamos de nossos limites, e não havia necessidade.

Qualquer um pode fazer essa peregrinação, desde que dentro de seus limites.

Tentamos fazer no mesmo ritmo do Augusto (não estou te culpando amigo rsrsrs) e foi puxado demais para nós. Poderíamos ter feito mais paradas, mas fomos obstinados e seguimos adiante.

Começamos em Águas da Prata e tivemos que parar em Tocos do Mogi. Eu com o músculo da coxa direita em fragalhos, os dois tornozelos tb denotados e duas unhas a menos. A Gí com dores musculares terríveis, mas bem melhor que eu.

Engraçado, fui com medo das subidas, e foram as longas descidas que detonaram os músculos do tornozelo e as unhas dos pés (formaram-se bolhas embaixo das unhas), já que na descida os dedos são pressionados contra a parte da frente do calçado.

Uma dica que pode ser legal nas descidas é ir de papete, com meias, eliminando esse problema.

Importante: Não tome banho antes de sair para caminhar, pois a sola dos pés fica mais propensa a bolhas devido a fragilidade. Tome um único banho, na chegada das caminhadas apenas, e seque bem os pés.

A mochila: olha, 5kg tornan-se 15kg durante a caminhada. Sinceramente, quando eu for novamente vou praticamente só com a roupa do corpo e o extritamente necessário. Minha meta é uma mochila com 2kg + 2kg de água e comida, vamos ver.

De qualquer forma valeu muito a pena !!!!

A energia das pessoas é muitoooo boa !!! Todos te recebem muito bem, com prazer em receber mesmo. Não encontramos nenhum caminhante no percurso, mas muitos e muitos ciclistas, e eles dão o maior apoio, param para perguntar se estamos bem e nos consideram heróis por fazer o caminho a pé.

Sem dúvida voltamos renovados, pois mesmo com todas as dores conhecemos gente que nos fazem voltar a acreditar que ainda existem pessoas boas, solidárias e legais de verdade.

Para se ter uma ideia, em Águas da Prata, a moça que cuida da pousada deixou a chave comigo e com a Gí e foi dormir na casa dela, e pediu que deixássemos o dinheiro da estadia em cima da mesa antes de sairmos de manhã, e a chave na caixa do correio.

Boa Sorte !!!

abraços

Rodrigo
#548244 por Pericles David
27 Jan 2011, 10:31
Eu não conhecia esse caminho da fé (moro em MS e nunca tinha ouvido falar)...
Confesso que fiquei fascinado e com muita vontade de realizar esse trajeto, pois gosto muito de caminhadas!
Vc acha que é possível fazer todo esse trajeto que vc fez em menos de 14 dias??? Seria puxado demais?
Ah, parabéns pelo ótimo relato!
Abraço.
#548292 por Augusto
27 Jan 2011, 12:45
Fala Rodrigo, blz?

Que pena vcs terem tido esse problema. O trecho a partir de Aguas de Prata é de muito sobe serra/desce serra.
Vc tem de fazer num ritmo bem leve p/ não sobrecarregar.
Qdo cheguei nesse trecho, já tinha passado as minhas dores musculares, então não senti tanto as subidas e descidas.

Como iniciei por Tambaú peguei muito trecho no plano nos primeiros dias.
As dores musculares deram uma melhorada a partir de Vargem Grande do Sul, qdo cheguei a fazer 50 Km em 1 dia só.
O corpo já tava adaptado a caminhar tanto, então foi tranquilo. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Nas descidas fortes eu sempre usava o cajado, que comprei em Tambaú. Ele faz uma diferença e tanto.
Qto ao calçado, levei tenis bem usado e não tive nenhuma bolha em todo o percurso.
Só mesmo as dores musculares, que melhoraram com gelol ou algum similar.

Por que vcs agora não voltam de onde pararam e façam o restante da caminhada somente em fds?
Um dos melhores visuais que eu encontrei foi entre Tocos do Mogi e Estiva e chegando e saindo de Campos do Jordão.

Abcs
#548298 por Augusto
27 Jan 2011, 12:57
Fala David, blz?

Atualmente o caminho tá um pouco mais longo. Acrescentaram várias cidades, mas se vc for iniciar por Tambaú, creio que em menos de 14 dias é muito difícil.
A não ser que vc faça 2 trechos por dia, mas aí serão uns 60 Km/dia. É muito puxado, até porque vc terá de sair muito cedo de uma cidade (05h00 ou 06h00 no máximo) p/ chegar na outra por volta das 20h00.
Faça sem correria e em um ritmo leve, senão é capaz de vc ter problemas e com isso, fim da caminhada.

Abcs

pdavid escreveu:Eu não conhecia esse caminho da fé (moro em MS e nunca tinha ouvido falar)...
Confesso que fiquei fascinado e com muita vontade de realizar esse trajeto, pois gosto muito de caminhadas!
Vc acha que é possível fazer todo esse trajeto que vc fez em menos de 14 dias??? Seria puxado demais?
Ah, parabéns pelo ótimo relato!
Abraço.
#558512 por thiagon
24 Fev 2011, 15:13
Augusto,

Parabéns e Obrigado pelo relato.
Eu farei o Caminho do Sol aqui na minha região e seu relato permitiu ter uma ideia melhor desse tipo de caminhada, embora as suas tenham sido um pouco mais longas e pesadas do que as que eu farei.
Estou achando que vai ser só o começo, pois já fiquei com muita vontade de fazer o Caminho da Fé também.
Um abraço,
#558572 por Augusto
24 Fev 2011, 17:25
Oi Thiago.

Boa sorte no Caminho do Sol e pode ser uma boa preparação para o Caminho da Fé, que tem muito mais subida e descida de serra.
Atualmente o Caminho da Fé tá bem mais longo e com no minimo uns 20 dias p/ fazê-lo por completo.
Não é fácil.
Mas vc já terá uma idéia de como é caminhar o dia todo.

Abcs
#574778 por BETO-ABC
11 Abr 2011, 11:27
Ola!

Gostaria de saber se é possivel realizar este passeio aos finais de semana, tipo os 15 dias serem cumpridos em 8 finais de semana? Ou serem escolhidos trechos..........existe algum controle sobre quem faz o trajeto? Tipo passaporte com carimbos?

Valeu!!!
#574808 por Augusto
11 Abr 2011, 12:25
Sim, claro que é possivel.
Muita gente faz dessa maneira. A unica desvantagem é que vai sair um pouco mais caro por causa das idas e vindas.

P/ fazer isso, vc deve pegar o passaporte na cidade onde vc vai começar a caminhada. E quando chegar na pousada e só ir carimbando.
E nas pousadas onde vc só vai passar sem ficar hospedado, vc só pega o carimbo. Apenas isso.
Na metade da minha caminhada, eu encontrei o Ronald que tava fazendo desse jeito.
O unico controle mesmo são os carimbos no passaporte, que vc vai pegando nas pousadas, mesmo se não ficar nelas.
O unico porém são os horarios de alguns onibus em direção a cidade onde vc irá reiniciar a caminhada. Fique atento a isso.

Abcs

BETO-ABC escreveu:Ola!

Gostaria de saber se é possivel realizar este passeio aos finais de semana, tipo os 15 dias serem cumpridos em 8 finais de semana? Ou serem escolhidos trechos..........existe algum controle sobre quem faz o trajeto? Tipo passaporte com carimbos?

Valeu!!!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes