Relatos de viagens de bicicleta pelo Brasil, América do Sul, Estados Unidos, Europa e outros países do mundo.


#541728 por Matsu
12 Jan 2011, 08:49
Obrigado, Izap!
Não fiz o cálculo exatamente de quanto foi gasto.
Bom tirando a passagem de avião ( melhor simular online nas cias aéreas) que varia muito dependendo da época, gastei em torno de 30 euros por dia. Sendo 10 de albergue, 10 de jantar e os outros 10 de cafe da manha, lanches, etc. Tem os gastos extras, por exemplo, em Saint-Jean-Pied-de-Port, não consegui albergue publico, paguei 35euros num hotelzinho. O meu "Caminho de Santiago" saindo de SJPP foi em 9 dias de bicicleta, a pé leva-se no mínimo 30 dias. Isso eleva os custos. Porém, bicicleta tem seus acrescimos, para trazer de volta a bike paga-se uma taxa de 75dolares na Iberia. Voltei de onibus de Santiago a Madrid, paguei 50euros de passagen mais 10euros para transportar a bike, e só carregam 4 bikes por onibus. De trem, tem que comprar uma passagem leito, para poder guardar a bike em baixo do mesmo, etc.
Então, média de 30euros por dia, é um bom valor para não passar apuros. Buen Camino!
#553040 por jgmiguel
08 Fev 2011, 17:32
Parabéns Matsu, pela aventura.
Já fiz algumas vezes, a pé, e sei como é mágico este caminho !
Aprovitando e respondendo à colega que perguntou sobre os gastos, eu diria que uma média de 30 a 35 Euros / dia.
Não gastando mto, e dormindo em albergue.

Abço
#555119 por Matsu
14 Fev 2011, 22:17
Obrigado, Jurema! Parabéns tbm por ter realizado a pé...na minha opinião é mais dificil a pé do que de bicicleta. Não sei se os bicigrinos vão mais preparados que o peregrinos, fisicamente, mas vi muitos peregrinos sofrendo com as bolhas nos pés e ombros machucados pela mochila. Completando a informação sobre gastos, como fui até Fisterra/Muxia e voltei para Santiago, foram 11 dias, logo, 330 euros. Somando com os 64 do taxi e mais 7 do correio, fica no total de 401 euros. Outra dica, adicionar uma tolerancia para a passagem de volta ( de 3 dias mais ou menos) as vezes marcar a passagem para uma terça-feira, por exemplo é bem mais barato que voltar num sábado. O albergue que fica na rua de Estocolmo em Santiago (albergue Jaime Garcia Rodriguez) permite pernoitar por várias noites a 6 euros, assim, se chegar com antecedência pode ficar nesse albergue por vários dias. O alberque somente fecha para limpeza das 9 as 11horas da manhã, mas pode deixar suas coisas sobre a cama. O albergue fica um pouco longe do centro...10min. Caso queira ir até Fisterra/Muxia, o albergue tem armários para deixar a bagagem extra. O armario tem um custo de 1euro: vc coloca a moeda e fecha; se abrir, já foi 1 euro....pra fechar de novo, precisa colocar outra moeda.....adivinha quem caiu nessa... ::putz::
#555252 por jgmiguel
15 Fev 2011, 12:05
Uauuuuuuu ... então é um "papa moeda" !!
Boa dica ! Tem que avisar que não pode abrir o armário.

rsss

Eu tbm sofri com bolhas, mas fisicamente eu tbm estava bem, apesar da minha idade.... rsss.
Fiz 2 vezes a rota tradicional e mais 2 vezes o caminho aragones, tbm.
Em 2009 fic uma rota de Le Puy até Pamplona. Esta rota começa no interior da França e até SJPP, já tem 800 km.
Foi mto legal.

abço
Jurema
#574137 por Matsu
09 Abr 2011, 08:48
Em Astorga, conheci uns italianos e uma Brasileira que começaram em Le Puy tbm.

Gostaria de fazer o caminho do Norte saindo de San Sebastian...mas isso é um plano futuro...

....Para quem está pensando em fazer o Caminho de bicicleta posso ajudar com dicas de locomoção de acordo com minha experiencia adquirida. O que levar, o que levei e acabei deixando no Caminho ( aliviando a bagagem ), treinamento, cultura espanhola, onibus, aeroporto, certos apuros...., gafes....etc.. Segue meu email: matsuhf@yahoo.com.br
#589127 por Matsu
18 Mai 2011, 22:35
Bom, peguei o voo das 15hs da Iberia cheguei em Madrid 6hs depois em Plamplona 10hs. Peguei o taxi e cheguei em Roncesvalles 12hs e de bike as 15hs em Saint-Jean-Pied-de-Port. Dai foram 11dias de bike (9 ate Santiago) se voltasse direto pegando voo em santiago x Madrid x sao paulo, gastaria umas 12hs de viagem, dependendo do tempo de conexao. Simule uma compra de passagem pela Iberia sao paulo x pamplona e volta: santiago de compostela x sao paulo. Concluindo, conte dois dias para chegar ao ponto de inicio, a volta tbm. Abs
#636400 por Matsu
26 Set 2011, 06:16
Obrigado, Florêncio! Bom, em termos de locomoção, acho que a melhor opção é ir de trem entre Paris e SJPP( procure no site de busca: Train Paris SJPP, tem muita informação). Na Espanha, se vc chega como peregrino é bem recebido mesmo já pronto para caminhar, digo de mochila nas costas, chapeu, vieira, etc. Em Paris, não sei se isso é comum, apesar que em Paris já tem seta amarela do caminho, então é bom estar bem preparado para explicar ao agente da imigração todo seu roteiro e ter em mãos a passagem de trem, reserva de hotel em Paris, credencial do peregrino. Pode parecer excesso de preocupação, mas é bom ter informação de sobra do que faltar. O desconfiômetro deles funciona de acordo com a informação que eles te pedem, se vc não hesita nos primeiros questionamentos...passa rápido. Eu vejo como maior problema o tipo de bagagem que vc leva para o caminho com a bagagem para passear em Paris. Ou seja, se vc for a Galeria Lafayette vestido de Peregrino, pode ser que os seguranças fiquem na sua cola. Lembre-se que no seu caso, a bagagem vai nas suas costas ( no meu caso foi na bicicleta) e se vc compra qqr lembrança em Paris, vai ter que carregar o caminho todo por mais de 30 dias. Seria uma boa se vc fosse para Paris com outra pessoa e depois ficasse com a bagagem específica para o Caminho e a outra pessoa traria de volta para o Brasil suas roupas de passeio e as compras de Paris.
#670302 por Matsu
04 Jan 2012, 00:00
Pessoal, postei aqui mesmo no Mochileiros, na parte de Equipamentos de Camping e Aventura, umas dicas para quem estiver interessado em fazer o Caminho pela primeira vez.
Como muita gente me procurou com dúvidas e interesse em realizar o Caminho, resolvi criar um tópico de dicas da experiência adquirida nesta mesma viagem.

http://www.mochileiros.com/dicas-para-o-caminho-de-santiago-de-compostela-de-bicicleta-t64306.html

Caso tenham mais duvidas, fiquem a vontade que terei muito prazer em colaborar.

Abs, Matsu.
#674529 por mariabetanian
14 Jan 2012, 11:11
estou planejando fazer o Caminho de bicicleta, mas estou sem saber como começar. Comprei uma bike, no entanto não sei se presta, outras duvidas que tenho: quanto tempo de preparação? quantos quilometros por dia ou por semana? quanto vai custar? enfim se vc puder me orientar eu lhe agradeço.
abraço,
Betânia
#702591 por scorreia
03 Abr 2012, 15:54
Ola Matsu

Você chegou a fazer imigração para frança para partir de SJPP?
Outra dúvida, eu por aqui peladalo em bike speed preparada pra estrada, será que conseguiria alugar ou comprar por lá, uma bike com condições de fazer o trajeto?

tem algum guia online ou pdf que uso pra fazer su planejamento?
e época do ano, quando seria melhor?

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes