Olá moçada, gostei mto deste tópico e acho até que deveriam abrir um fórum somente falando do misterioso "Caminho Santiago" !!!
Fiz minha peregrinação em 30 etapas, entre maio de junho de 2004. Saindo de Saint Jean Pied-Du-Port, dia 11 de maio, e chegando à Santiago em 09 de junho.
Caminhei todos os dias, consecutivamente, carregando sempre minha mochila, que pra mim significava minha própria casa, com todos os meus problemas, nas costas.
Com o passar dos dias, embaixo de chuva, frio, neblina, mta lama, sol.... aquilo vai se tornando uma rotina, e a gente se acostuma com a mochila. Chega a fazer falta, qdo se caminha pelos "pueblos", sem ela. Não sou uma pessoa religiosa, diria até certo ponto, que sou cética. E meu objetivo era apenas um desafio de superar meus limites. Desafiar minha força, e minha coragem !!!
Bem, no começo pensava, porque estaria caminhando em terras desconhecidas, sozinha, longe da familia !!!
Eu só caminhava, só caminhava..... não tinha graça !!!! Alguma coisa me incomodava. Além das coisas boas, o caminho tbm tem suas coisas ruins ! Mas depois de alguns dias, percebi que o meu caminhar não poderia ser apenas um ato fisico, porque assim seria mto chato. Aprendi que teria de caminhar com a alma, com os sentimentos, e não fazer daquilo um passeio. Afinal, estava tão longe de casa !! A partir de então minha caminhada começou a fazer sentido !!!
Saindo de Pamplona, em direção à Puente La Reina, fiz um desvio pelo caminho Aragones, e fui à Eunate. Beleza, uma igreja construida pelos Templários, no séc.11 !!! Fiquei ali um tempão, e parece que aquele clima misterioso, me deu uma paz tão grande, que sai dali sem medos e sem receios, e com uma sensação de que nunca estamos sozinhos.
Caminhava sem pressa, e aprendi a observar as flores, e sentir o perfuma de cada uma delas.... a ouvir o Cuco, observar o vento batendo nos trigais, e estes a balançar suavemente, feito uma onde, a ouvir o ritmo do meu cajado batendo no chão pedregoso, a sentir a presença de tudo que me rodeava. Parava para ouvir as pessoas dos "pueblos". Elas tem muitas historias para contar.
Aprendi a escutar mais as pessoas, a doar, e principlamente receber. A humildade e o desapego, são coisas que não temos o costume de exercitar todos os dias, mas lá sim, pois todos comem e dormem nos mesmos lugares. Ali todos somos iguais, cada um cuidando do outro.
Segurando as tristezas e as dores. Seguindo as setas.... ora guiando o de trás, ora sendo guiado pelo que vai à sua frente !!!
Parece com o próprio caminho da vida.... uma hora perdemos o amigo que foi mais rápido que a gente, outra hora, nossos amigos ficam pra trás.... é assim, igualzinho na vida real. Aprendemos a não nos apegar com ninguem, porque a qquer momento podemos perdê-lo de vista !!
Aprendemos a tomar decisões rapidamente...vou por aqui ou por ali? Pela estrada ou pela trilha.... desvio desta pedra, ou passo por cima...Claro, que tudo ali está para te mostrar a direção a seguir. Igualzinho na vida da gente !!
Bom, a chegada não dá pra contar. Eu já conhecia a Catedral, mas chegar lá.... caminhando era diferente de tudo !!!
Minha fé cresceu mto. Fé em mim... na minha determinação, na minha força de vontade.
A espiritualidade ganhou mais um cantinho no meu coração.
Porque na verdade, não estmos sozinhos, e os verdadeiros anjos da guarda, nos guarda durante todo o caminho. Eles são os amigos pereginos !!!!
Eu tenho 52 anos !!
http://jgmiguel11.multiply.com/photos
Peregrina do Caminho do Sol, e Caminho das Missões.
[:I]