Ir para conteúdo

Relato: Caminho do Itupava PR – 5º dia da Expedição SC/PR


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Na sequência depois da Travessia solo Monte Crista SC x Morro Araçatuba PR (relato: http://www.mochileiros.com/desafiante-travessia-solo-monte-crista-sc-morro-aracatuba-pr-t53375.html), fui fazer o Caminho do Itupava PR para chegar ao Marumbi.

 

Planejamento para o Caminho do Itupava PR:

Leia todos os relatos que achar na internet, imprima um mapa do local com os pontos principais (pode ser até uma imagem do Google Earth), veja o trajeto no google earth e siga as dicas dos mais experientes que já fizeram o percurso.

 

Ligue no dia para o Trailer 24h do IAP que fica no começo para saber como estão as condições da trilha: 41 3554 1531

 

Segurança: faça a trilha com grupos de pelo menos cinco pessoas ou mais, já que às vezes ocorrem assaltos lá e trilheiros sozinhos ou em grupos de até três pessoas são mais visados.

 

Como chegar:

Quem chega a Curitiba na Rodoviária tem que pegar o ônibus intermunicipal para a cidade de Quatro Barras que sai do Terminal Guardalupe (RUA JOAO NEGRAO ESQUINA COM RUA ANDRÉ DE BARROS).

 

Entretanto, eu recomendo se for de madrugada que você vá pegar este ônibus em uma parada mais adiante do Terminal Guardalupe por questão de segurança.

 

Horários dos ônibus Linha Curitiba para Quatro Barras pela BR 116 (mais rápido):

5575285035_f12c274ece_b.jpg

 

Horários dos ônibus Linha Curitiba para Quatro Barras pela Graciosa:

5575285039_ec7d34fb5a_b.jpg

 

O preço da passagem é de R$ 2,35 e fui reajustado no dia 05/03/2011. Exatamente no dia que fui pegar este ônibus. ::lol4::

 

A viagem dura entre 40 e 50 minutos dependendo do horário e se o trânsito ajudar. Ao chegar ao ponto final do ônibus que é o terminal de Quatro Barras se informe sobre o próximo ônibus para Borda do Campo (bairro de Quatro Barras), embarque nele (não necessita pagar nova passagem), e desça no ponto final.

 

Onde você descer há uma placa que indica Caminho do Itupava e basta caminhar 320 metros para chegar ao começo do Caminho do Itupava.

 

De carro indo pela BR 116 você deverá entrar no bairro de Borda do Campo (cidade de Quatro Barras PR), que fica as margens da BR 116 e seguir o traçado mostrado abaixo em verde:

5574959416_ffe3b49336_b.jpg

 

Se não encontrar é só perguntar aos moradores, todos devem saber indicar a direção a ser tomada já que é muito conhecido.

 

No local não existe bem um estacionamento, mas sim um pátio e esta sendo cobrada uma taxa de R$ 5,00 para deixar o carro lá.

 

Orientação e navegação:

Como o Caminho do Itupava basta seguir o calçamento de pedras não me preocupei com muitos detalhes a respeito até mesmo por que levei um GPS com o trajeto. Basta memorizar onde ficam os principais pontos de interesse como: Casa do Ipiranga, Cachoeira Véu de Noiva, Morro Pão de Ló, Gruta, Represa, Santuário de Nossa Senhora do Cadeado e as belas pontes.

 

Melhor época:

De abril a agosto quando chove menos é mais adequando para fazer esta trilha. Mas não tendo chuva qualquer outra época do ano desde que sem chuva também é boa.

 

Dados técnicos do Caminho do Itupava:

Percurso a pé: 13,748 Km a pé do Trailer do IAP até a placa <-Morretes Marumbi ->.

 

Altimetria total da trilha:

5575019510_64078a5953_b.jpg

Aclive acumulado: 413 metros

Declive acumulado: 1117 metros

Inclinação máxima aclive/declive: 24,8% e -57,3% respectivamente.

Média Inclinação máxima aclive/declive: 7,9% e -12,8% respectivamente.

Ponto de menor elevação: 291 metros (Placa Morretes - Marumbi)

Ponto de maior elevação: 1084 metros (próximo ao acesso ao Morro Pão de Ló)

 

Visualização do trajeto do Caminho do Itupava no Google Earth:

5575019516_b8d4e8c777_b.jpg

 

Para baixar a visualização do Caminho do Itupava:

Basta me solicitar pelo e-mail o trajeto para GPS ou Google Earth: tiagokorb@hotmail.com

 

Outros links interessantes:

Horários dos ônibus de Curitiba a Quatro Barras: http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/PORTAL/tabelahorario/

Página sobre o Caminho do Itupava com muitas informações: http://www.itupava.altamontanha.com/

 

Meu relato sobre o Caminho do Itupava PR:

 

Depois de embarcar no ônibus num posto próximo a Barragem Vossoroca em Tijucas do Sul PR cheguei por volta das 16h no rodo-ferroviária de Curitiba PR. Após uma breve informação sobre o ônibus de volta para Santa Maria RS, fui atrás de informações de onde comprar comida para os próximos dois ou até três dias.

 

Sexta-feira 04/03/2011, véspera do feriadão de carnaval... Rodoviária cheia, digo entupida de gente! Informei-me com uma guarda transito sobre mercados próximos onde pudesse comprar a comida, ela só sabia da existência do Mercado Público. Muito bem fui o conhecer, belo local com variedade de comidas, porém caras!

 

Decidi vagar nas ruas do entorno e buscar informações de pequenas vendas e encontrei facilmente desde vendas até pequenos atacados. Lá tinha de tudo e comprei a comida que necessitava e pagando pouco. Para você tentar imaginar, era eu com uma mochila cargueira de 75 litros andando de um lado pro outro, rsrs. Não dei bola sobre o que as outras pessoas deviam pensar de mim, afinal não conheço ninguém mesmo. ::lol4::

 

Voltei a rodoviária para aguardar lá a madrugada seguinte para ir a tal Terminal Guardalupe que fica a 1,2 Km. Foi uma noite e madrugada terrível! Gente vindo e indo, barulho, bagunça, um vento frio daqueles, chuva e garoa.

 

Por volta das 1h da madrugada até tentei me deitar nos bancos de fibra de vidro, porém não consegui me ajeitar bem e nada de dormir, rsrs. Lá pelas 3h da madrugada já muito cansado depois da travessia é que fui pegar no sono por 1 hora e às 4h da madrugada acordei com o despertador do celular para ir ao tal Terminal Guardalupe.

 

Aqui esta o entretanto! Ninguém disse isso em nenhum relato ou texto que eu li, andar no centro de Curitiba a noite e mais especificamente nesse terminal Guardalupe é extremamente perigoso! Vi uns caras lá andando no frio da madrugada de pés descalços e tentando imaginar o porquê, até que o raciocínio de um noite sem sono me disse que deviam ter sido assaltado! Sem contar o pessoal que estava saindo de festas próximas, moradores de rua, bêbados e mulheres que exercem a profissão mais antiga do mundo...

 

Terminal Guardalupe de madrugada e sem estar em um grupo grande nunca mais! E você que esta lendo isso procure embarcar no ônibus para Quatro Barras em outro local, pois esta sob sério risco de ser assaltado lá!

 

Havia um guarda e depois chegou mais um, não tive dúvida e fiquei do lado dos dois. Por volta das 4:50 chegou o ônibus intermunicipal para Quatro Barras e já me acomodei dentro dele, valor da passagem R$ 2,35. Chegamos ao Terminal de Quatro Barras cerca de 40 minutos depois e cinco outros caras de mochilas e alguns de bota entraram no ônibus comigo para Borda do Campo.

 

Ai já veio a pergunta: - Vai fazer o Itupava?

Disse que sim e então veio a resposta inesperada a mim: - Que bom, pelo jeito tu é bem experiente e deve conhecer o caminho, pois nos não conhecemos.

 

Cai na risada com a frase, já que imaginei que ia poder contar com os conhecimentos deles para fazer o Caminho. ::lol4::

Pelo menos ia ter parceria para fazer o caminho e não ter que ficar esperando até umas 8h por outro grupo para descer juntos por segurança.

 

Chegamos às 5:40 no Trailer do IAP, começando a clarear o dia e com um tempo bem nublado. Neste trailer é necessário dar o nome, telefones de contato, responder se esta levando uma lanterna (importante levar uma), e assinar o termo de compromisso.

 

É importante fazer digamos o check in para o controle do IAP, já que se você não der baixa no nome seja no Marumbi ou Porto de Cima, alguém vai ir te procurar.

 

Caminho do Itupava:

 

Este caminho liga o litoral ao planalto paranaense desde o século XVIII. Inicialmente traçado pelos índios que habitavam a região, posteriormente foi descoberto pelos bandeirantes para o transporte de produtos.

 

O Caminho do Itupava teve seu trajeto modificado para próximo ao Anhangava para facilitar o acesso, este possui atualmente cerca de 30 Km de extensão entre Borda do Campo e Porto de Cima. Também é conhecido como Caminho dos Jesuítas já que em Borda do Campo havia uma fazenda deles que era usada pelos viajantes como abrigo ou pernoite.

 

Apesar de algumas pessoas acamparem no seu percurso, não é permitido fazer isto. Esta região do caminho que tem grandes extensões de florestas da mata atlântica (mais de 12.000 Km quadrados), devido sua proximidade com o mar ocorre muita precipitação devido a chuvas orográficas, mais de 270 dias chuvosos com precipitação de mais de 2700 mm por ano.

280e6ffef8dbd8036e18afd770f27ced.jpg

 

Eu e as outras cinco figuras iniciamos a caminhada exatamente às 6h após todos terem se identificado no trailer. Abaixo o totem do inicio do caminho e uma placa com informações sobre o local.

5574778926_b7b9a34048_z.jpg

5574779014_ae70c1b2a2_b.jpg

 

Digo figuras, pois mal iniciamos a trilha e um já puxou uma garrafa de canha! ::lol4::

 

Sem contar que esta de sandália para fazer todo caminho úmido e muito escorregadio... Nem vou falar ainda o que aconteceu depois que a sandália arrebentou... ::lol4::

5574196351_035f89cca1_b.jpg

 

O caminho no começo é muito fácil, basicamente um single track de chão batido com algumas ramificações. Mas basta ficar na trilha mais larga e escavada que não tem erro de se perder.

5574779448_c05f430994_b.jpg

 

Como este já era o quinto dia caminhando e pretendia acampar no Marumbi, estava com minha cargueira. Diga-se aos que vão fazer a trilha em apenas um dia que levem na mochila 1 litro de água (há bastante água no caminho), hipoclorito ou clorin para desinfecção da água, uma lanterna, lanche para a trilha, protetor solar (a trilha depois no trecho calçado é bem sombreada), um canivete ou faca, capa de chuva, mapa do local e desliguem seus celulares para poupar a bateria (assim terá carga se acaso precisar numa emergência). Nos pontos mais elevados há sinal da VIVO, TIM e OI.

 

Chegamos a uma pedreira abandonada, já havia lido relatos de assalto nessa área e constatei que havia derivações da trilha para casas localizadas mais acima, então muito cuidado ao caminhar neste local.

5574194009_a3cf251086_b.jpg

5574194095_8770e1248d_b.jpg

 

Nesse momento começou ou recomeçou a chover, rsrs, já que chuva no litoral do Paraná este ano foi um negocio meio que direto! Todos os cinco que foram comigo eram de Curitiba e já começaram a me sacanear a respeito do frio que estava fazendo com chuva e vento e eu só de calção e camiseta de mangas curtas:

- Owww gaúcho, não tá com frio?

 

Eu só dava risada da cena, afinal Curitibanos com frio na temperatura de 18 ºC? ::lol4::

 

Mais adiante com a primeira subidinha já começaram a reclamar do calor e suor!

5574784032_980848bc9c_z.jpg

 

Falando sobre o vestuário para esta trilha no verão é recomendável roupas que façam com que o suor seque mais rapidamente como tecidos dry fit, poliéster, etc. Pois como é Serra do Mar esta sujeita a nevoeiros e muito abafamento. Um agasalho e uma capa de chuva são sempre bem vindos na mochila também.

 

No inverno além do agasalho uma calça e um anaoraque também são bons de levar para se precaver de alguma possível chuva inesperada.

 

A trilha que se iniciou com descida já começou a apresentar alguma subida e que bom pelo seu visual apareceu o famoso calçamento! E que ruim que o calçamento estava muito liso e úmido.

5574784216_ec4546b3e2_z.jpg

 

A calçamento que até então apresentava uma subida até a trilha de acesso ao Pão de Ló, a partir deste iniciou-se a uma descida e ai sim o festival de tombos foi bonito de ver. Especialmente entre os que estavam bebericando a cachaça! ::prestessao::

5574784508_39a2501236_z.jpg

 

Vale lembrar que o calçado mais adequado a esta trilha depende de quanto peso o trekker estiver carregando. Para pessoas com pouco peso um tênis normal ou para trekking que tenha bastante grip (antiaderapente), é o mais indicado para evitar escorregões.

 

Já com uma mochila cargueira e terreno seco uma bota mais rígida é mais recomendável para evitar de sentir desconforto com as pedras. Com terreno úmido como estava o melhor calçado é o que oferece maior grip possível.

 

Após o acesso ao Pão de Ló que apresenta um belo mirante da região, mas que eu não subi por causa da falta de visibilidade. Mais abaixo tem a gruta que é um bom ponto para pegar água.

5574779676_99f0c46ffd_b.jpg

 

Como é Mata Atlântica se caminhar sem fazer barulho e observando a natureza vai conseguir observar alguma fauna do local como esquilos, saracuras e vários outros tipos de pássaros. No meu caso com o pessoal fazendo a maior farra e falando alto só deu para ver a flora. ::lol3::

5574194621_d63e67c9fc_b.jpg

 

No trajeto já começam a ter alguns rios e algumas pontes para atravessar. Pontes bem construídas, só tome cuidado que estão tapadas de limo e são muito escorregadias!

5574194757_47d7c51c44_b.jpg

5574194901_fd11b758f0_b.jpg

 

Após atravessar essas ponte a Casa do Ipiranga já esta perto. Antiga casa de campo dos engenheiros da ferrovia que hoje infelizmente esta em ruínas. Nela o que chama atenção é a piscina que existia nos fundos da casa. Só tome cuidado ao andar dentro da casa pois pode ter vespas e marimbondos. Também é um local não muito seguro, já que alguns “andarilhos” acampam próximo ao local.

5574195327_e5a9202226_b.jpg

5574780260_99da9c2b90_b.jpg

5574199357_87a24f7c46_z.jpg

 

A casa fica na beira da ferrovia, trilhos subindo a serra se seguir cerca de 200 metros você vai encontrar a antiga usina hidroelétrica.

 

Neste ponto os caras que foram comigo novamente já me perguntavam:

- E o GPS o que diz? A trilha é pra que lado? ::putz::

 

A trilha depois de passar a Casa do Ipiranga segue logo depois dos trilhos subindo por um barranco tomado pelo mato. Estávamos ali e demos sorte de ver o trem subindo a serra na frente da casa.

5574780698_235021c207_b.jpg

 

Vale lembrar que o Caminho do Itupava segue pelo meio do mato no calçamento colonial e este trecho até o Cadeado é mais perto pela trilha e não pela ferrovia. Sendo que pela ferrovia além de ser mais longe é bastante perigoso devido aos tuneis e pontes. O trem Litorina é muito silencioso ao andar e poderá dar um bom susto em quem tentar andar nos trilhos.

 

O estado da trilha entre a Casa do Ipiranga e o Cadeado não é dos melhores, são cerca de 4,55 Km de trilha com bastante sobe e desce pelo calçamento colonial em meio a mata. Sem muitas referencias o que pode angustiar quem nunca fez. Também quando passei por lá em março/2011 o mesmo estava com inúmeras árvores tombadas sobre a trilha em um estado de completo abandono.

5574195945_5a0e9153ba_b.jpg

 

Mesmo assim o trajeto entre esses dois pontos é bonito e apresenta duas belas cachoeiras de rios que nascem nas montanhas acima.

5574195853_de1c65570f_b.jpg

5574195717_f1f9672248_b.jpg

 

Próximo ao local de uma dessas cachoeiras seguindo o calçamento há uma pedra grande na direita da trilha. Para os mais cuidadosos que não conheçam a trilha, nela esta escrito Cachoeira Véu de Noiva e uma seta. Indicando a exata posição da trilah que leva até a Cachoeira Véu de Noiva.

5575334861_0022d29864_b.jpg

 

Nesse trajeto também há inúmeras áreas alagadas com muito barro no meio da trilha, sugiro a todos que procurem passar no meio do alagado mesmo. Pois assim evita-se de contornar o local alargando ainda mais estes locais. Fazer trilha e se sujar é o de menos, pior seria no futuro não poder mais passar nestes locais pois os mesmos estarão em recuperação ambiental por causa desse costume.

 

A trilha já próxima ao Santuário a Nossa Senhora do Cadeado (padroeira dos Ferroviários), já fica bem acentuada e até tem uma escadaria com corrimão para ajudar, mas só se ajudar anão. Tem um palmo de altura! :D

5574784900_ac870acd76_z.jpg

 

Chegamos finalmente no Cadeado, infelizmente a chuva apertou e não pudemos ver a melhor vista para o Marumbi. Nos abrigamos dentro da capelinha que infelizmente teve ação de vândalos que quebraram a Santa a pedradas e também picharam a placa sobre o Caminho do Itupava.

5574199579_565856754a_z.jpg

5574199649_6898c2ba90_z.jpg

 

Neste ponto tivemos sorte em ver o trem de luxo Litorina de R$ 270,00 a passagem entre Curitiba e Morretes.

5574781690_ef09609219_b.jpg

 

Os passageiros desembarcaram com guarda-chuvas e nos estávamos entre seis dentro do santuário tapamos todas as quatro entradas, rsrs. Almoçamos ali mesmo já que a chuva apertava lá fora.

 

Do santuário até as pontes do rio Taquaral e São João é só descida a partir de agora. A trilha segue logo abaixo do Santuário com média inclinação.

5574781428_870406180f_b.jpg

5574781852_f85f8823ff_b.jpg

 

Lembra do maluco das sandálias? Pois é, as tiras de um pé arrebentaram! Ai o cara puxa da mochila um par de havaianas e disse:

- Essa aqui sim é garantida! Vai agüentar até o final e não vai reclamar.

 

Não deu 100 metros e lá tava ele no chão e consertando as tiras e foi assim até o final! ::prestessao::

 

O Itupava depois da descida do Cadeado já deu uma amenizada e ficou bem mais tranqüilo de caminhar.

5574782254_5057a4e38d_b.jpg

 

Já dava para escutar o rio São João cheio fazendo barulho nas corredeiras e achei legal as pontes de ambos os rios. Bem construídas e espero que não ocorram enchentes que destruam elas.

5574782056_d22f77e4ce_b.jpg

 

Caminhamos mais algum tempo na margem do Rio São João e depois passamos a ponte do Rio Taquaral. A direita o morro vai tendo uma declividade e após algumas centenas de metros já encontramos a estrada que leva a Porto de Cima ou ao Marumbi.

5574197209_1b8b4b1e63_b.jpg

 

Nessa estrada me despedi do grupo que ia até Porto de Cima em Morretes PR para acampar e eu já estava planejando o acampamento no Conjunto Marumbi e ataque no outro dia.

5574782732_87d22313d2_b.jpg

 

Ainda pretendo voltar algum dia lá para fazer novamente o caminho só que sem chuva, pois é uma trilha espetacular!

 

Para quem pretende fazer o Caminho do Itupava até este ponto há opção de embarcar no trem para Curitiba logo mais adiante na Estação Marumbi.

 

Tabela de horários e valores do trem da Estação Marumbi para Curitiba:

5575948116_8249a58e86_b.jpg

Contato da empresa Serra Verde Express para informações:

http://serraverdeexpress.com.br

Fones: 41 3888-3488 ou 41 3888-3488

E-mail: curitiba@serraverdeexpress.com.br

 

Para quem quiser finalizar todo o Caminho do Itupava basta seguir a estrada para Porto de Cima. Em ambos os casos é preciso dar baixa no nome no posto do IAP do Marumbi ou de Porto de Cima. De Porto de Cima há ônibus via Graciosa para Curitiba às 16h.

 

O melhor a se fazer é pegar um ônibus urbano de Porto de Cima até Morretes e de lá pegar um ônibus para Curitiba já que tem horários melhores pela Viação Graciosa:

5575964966_7bfc25ed9f_z.jpg

Site da empresa com os horários: http://www.viacaograciosa.com.br

 

Se você tiver dúvidas ou quiser mais informações sobre o Caminho do Itupava é só me consultar. Obrigado!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Muito obrigado Western! Para quem é experiente ou quer mais desafio vale a pena fazer o Caminho do Itupava, acampar no Marumbi e o atacar no outro dia. Os locais são sensacionais mesmo com chuva! rsrs

 

Parabéns pelo relato... Já havia ouvido falar desse caminho, mas nunca tinha visto fotos asism, isso que sou do paraná. Parabéns.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

A Trilha do Itupava é uma das melhores caminhadas do PR. Mas não tem o que de geito naquelas pedras lisas.

O terminal do Guadalupe é o ponto de saída dos ônibus p/ a região metropolitana de Curitiba. De madrugada lá não é um lugar legal de ficar, de dia já é meio sinistro...

Este é um mal das grandes cidades, o centro geralmente é o local aonde ficam os drogados, prostitutas, etc.. realmente é bom tomar cuidado, ainda mais sozinho.

Da última vez que fiz a Itupava a galera já tava bebendo no terminal... ::putz:: ... infelizmente isso é comum.

Aguardo o relato do Marumbi!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Sim Otávio, esse Terminal Guardalupe é a porta do inferno de noite! Li vários relatos e quase ninguem falava de como chegar ao trailer IAP, muito menos que o Guardalupe não é um bom local para ir de longe. Espero que leiam o meu relato e tomem cuidado!

 

Eu não tive essa informação e podia ter me dado mal por lá! ::prestessao::

 

A Trilha do Itupava é uma das melhores caminhadas do PR. Mas não tem o que de geito naquelas pedras lisas.

O terminal do Guadalupe é o ponto de saída dos ônibus p/ a região metropolitana de Curitiba. De madrugada lá não é um lugar legal de ficar, de dia já é meio sinistro...

Este é um mal das grandes cidades, o centro geralmente é o local aonde ficam os drogados, prostitutas, etc.. realmente é bom tomar cuidado, ainda mais sozinho.

Da última vez que fiz a Itupava a galera já tava bebendo no terminal... ::putz:: ... infelizmente isso é comum.

Aguardo o relato do Marumbi!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala ai Tiago.

Muito bom o relato. Quando resolver retornar ao caminho de itupava, conte comigo. é só manter contato.

Vi que pretende ir a Serra dos órgãos. Não sei se conhece, mas recomendo muito. Em janeiro do ano que vem, vou visitar a terra natal e com certeza vou la me aventurar um pouquinho...rs. Muito bom o local. A travessia petro-tere é show.

 

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Muito obrigado Marcio!

 

Certo, avisarei você e demais parceiros de trekking assi mque retornar ao PR para novas trilhas e travessias.

 

Pretendo fazer a Transmantiqueira entre julho e agosto deste ano e no final da expedição fechar com chave de ouro na travessia da Serra dos Órgãos!

 

Abraço

 

Fala ai Tiago.

Muito bom o relato. Quando resolver retornar ao caminho de itupava, conte comigo. é só manter contato.

Vi que pretende ir a Serra dos órgãos. Não sei se conhece, mas recomendo muito. Em janeiro do ano que vem, vou visitar a terra natal e com certeza vou la me aventurar um pouquinho...rs. Muito bom o local. A travessia petro-tere é show.

 

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Caminho do Itupava é interditado por 90 dias

 

O Caminho do Itupava – localizado entre os municípios de Quatro Barras e Morretes, na região da Serra do Mar – será interditado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) a partir desta terça-feira (05/04). A estimativa é de que o local permaneça fechado por, no mínimo, noventa dias.

 

A medida é consequência das fortes chuvas ocorridas no mês de março, que causaram quedas de árvores ao longo do caminho. Vários trechos foram interrompidos, representando perigo aos turistas.

 

“A interdição é temporária e se deve aos grandes riscos de acidentes, assim como à dificuldade da caminhada e à possibilidade de os visitantes se perderem na Serra do Mar”, diz o presidente do IAP, Tarcísio Mossato Pinto.

 

Segundo ele, pelo menos 26 árvores estão caídas no trecho entre a Casa do Ipiranga e o término do trajeto. Em muitos pontos também ocorreram deslizamentos de terra, encobrindo as pedras e a trilha com lama e deixando o percurso escorregadio. Para garantir a segurança e a revitalização do local, uma empresa especializada na retirada de árvores caídas e lama será contratada.

 

O Caminho é uma das 68 Unidades de Conservação do IAP. O trajeto que preserva um pouco da história da colonização paranaense é uma antiga trilha jesuíta de 22 quilômetros, construída em 1625 para ligar o interior ao litoral do Estado. Além das paisagens naturais, os visitantes podem contemplar as belezas construídas pelo homem, como o Santuário de Nossa Senhora do Cadeado e a Casa do Ipiranga.

 

O interessante é que interditaram o caminho bem agora que começa a temporada do montanhismo no PR! ::putz::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Muito bom mesmo Itupava, moro aqui na regiao ins 20 km do começo da trilha ja fiz uma vez só no fui de volta por falta de companhia

mais se tiver afim de fazer novamente so da um toque so parceiro de fazer a trilha, está interditada por conta das chuvas forste que deu na regiao

da serra da graciosa e cairam 26 arvores no trajeto, libera em junho de 2011.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...