Ir para conteúdo

Caminhos da Sabedoria, Mosteiro Zen - Ibiraçu/ES


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá Pessoal!

Este é o primeiro tópico que posto aqui além dos comentários em outros. No entanto, sou um incansável leitor dos relatos de viagens postados neste site.

Pois bem, cresci querendo botar o pé na estrada, ganhar o mundo e ir enchendo meus mapas de alfinetes representativos de "já fui". Atualmente, minha maior fascinação tem sido as travessias e trilhas de reflexão e espiritualidade. Nesse sentido, acabei pesquisando algumas coisas na net e li sobre uma peregrinação no Espírito Santo.

Intitulado de "Caminhos da Sabedoria", é um roteiro de peregrinação nos moldes do Caminho de Santiago de Compostela (Ainda vou fazer!).

Como não encontrei qualquer relato sobre esse roteiro do Espírito Santo, resolvi postar aqui pra colher colaborações de quem possa tê-lo feito.

Já até estive na região, inclusive no Portal do Mosteiro da Vargem, mas gostaria de realizar a trilha completa. O site tem boas informações, mas o que busco são as sensações, relatos pessoais, experiências e dicas de quem já realizou essa viagem.

 

O site do caminho é: http://www.caminhosdasabedoria.org.br/v3/?

 

O do Mosteiro é: http://www.mosteirozen.com.br/

 

Alguém já fez isso? Alguém se interessa? Tem planos futuros pra ir? É Isso galera!

Colhendo informações de vocês!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Membros

MOSTEIRO ZEN MORRO DA VARGEM - CAMINHOS DA SABEDORIA

 

15025308_1136179526430043_178557835854458101_o.jpg.9a31564b1e69de0bb44483859dc76f66.jpg

 

Mosteiro Zen abre inscrições para o retiro peregrino 2016, que acontecerá entre os dias 05 e 11 de novembro de 2016. O circuito Caminhos da Sabedoria é um diálogo entre o Budismo e o Cristianismo, através de um caminho de peregrinação espiritual marcado por igrejas, capelas e templos, além das belas manifestações da Mata Atlântica. O município de Ibiraçu, aonde se encontra o mosteiro, por si só, já consagra este laço entre as duas religiões, pois abriga o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, sinal da fé católica que chegou com os imigrantes italianos no final do século XIX, e o Mosteiro Zen do Morro da Vargem, primeiro mosteiro budista de toda a América Latina, fundado em 1974. É um percurso para ser feito com espiritualidade, em busca da real sabedoria.

Esta ação conta com a participação, na forma de parceria, do Irmão Henrique Peregrino da Trindade, de Salvador, BA.

Irmão Henrique, monge peregrino da Igreja Católica, vive a vocação peregrina desde 1989. No ano 2000, suscitou uma Comunidade de Peregrinos e Peregrinas em Salvador, Bahia. Encontraram pouso numa igreja abandonada cedida pela Arquidiocese, onde acolhem os peregrinos da vida, trecheiros ou moradores de rua. Animam todo ano diversos Retiros Peregrinos no Brasil, inclusive pelo Caminhos da Sabedoria em 2013 e 2014. (Site da Comunidade: http://igrejadatrindade.blogspot.com.br/)

Grande incentivador do ecumenismo e frequentador dos retiros espirituais do Mosteiro Zen, Irmão Henrique coordena esta caminhada direcionada aos monges e freiras da igreja católica e aos monges budistas de Ibiraçu, como aos interessados em geral.

"Em cada comunidade onde vamos ser acolhidos, bem como no Mosteiro, pretendemos vivenciar os horários e costumes da Comunidade, assim como os tempos de oração ou meditação."

Por ser um retiro peregrino partilhado com o Mosteiro Zen, haverá a proposta, a cada dia no caminho, de momentos de meditação (Zazen) na Natureza.

Ainda segundo Irmão Henrique, "aí reside uma das intuições do retiro peregrino: acolher a sabedoria milenar depositada nas comunidades/mosteiros que o acolhem. A cada dia, vamos orar com uma tradição peregrina: uma introdução geral no 1o dia, e hinduísmo, judaísmo, budismo, cristianismo, islã nos outros dias. Para cada dia, estamos preparando uma oração própria dessas tradições com um pequeno texto."

A chegada no mosteiro para acomodações e orientações acontece dia 05 de novembro, sábado, até as 16h. No dia 06, domingo, os peregrinos começam o trajeto saindo do Mosteiro Zen em direção às localidades de Guatemala, Pendanga, com parada em Piabas (06), São Pedro (07), passagem em Rio Lampê e parada em São Benedito (08), parada em Santo Antônio (09) e passagem em Palmeiras chegando na quinta, dia 10, ao Seminário Diocesano, em Ibiraçu. Para aqueles que participarão do Sesshin (retiro), a volta ao Mosteiro será sexta-feira, dia 11.

 

As vagas para a caminhada são limitadas a 20 pessoas no total, e serão preenchidas por ordem de chegada das inscrições, e terão como prioridade as comunidades do roteiro Caminhos da Sabedoria e do seu entorno (comunidades locais).

 

Informações, Valores e Inscrições para a Caminhada:

http://www.mosteirozen.com.br/index.php/2014-07-09-19-11-47/caminhos-da-sabedoria/peregrinacao-2016

Email: institutokanzeon@yahoo

Tel e Whatsapp: (47) 8804-6926

Mensagem através da página do Mosteiro:

http://facebook.com/zen.mosteiro

https://www.facebook.com/events/177754452663921/

 

Data: 05 a 11 de novembro de 2016

Chegada: sábado, dia 05 de novembro das 8h as 16h.

Encerramento: sexta-feira, 11 de novembro as 9h30.

 

O QUE VESTIR E LEVAR: Sendo uma caminhada espiritual, é grande a importância de lembrar que o sagrado está no caminho, não só nos templos e igrejas. Em vista disso, a caminhada se dá de forma mais lenta, em uma média de 20 km por dia. São indicadas roupas confortáveis e leves (duas mudas) e calçados confortáveis com os quais se esteja acostumado a andar, proteção para o sol, garrafa de água, toalha pequena, fronha, lençol e capa de chuva. Haverá possibilidade de banho de rio ao longo do Caminho. Quem desejar, prever a roupa adequada. Não se esquecer de remédios pessoais eventuais.

Nada se leva das comunidades que acolhem os peregrinos, toda a alimentação é conseguida no caminho, sendo assim, não se faz necessário o uso de dinheiro.

 

(Àqueles que também quiserem participar do Sesshin (retiro) de 11 a 15 de novembro no Mosteiro Zen, logo a após a Caminhada, deverão fazer inscrição separadamente através dos telefones (27) 3257 3030 / 99743 6285.)

Informações: http://www.mosteirozen.com.br/index.php/retiro

14311200_1096149043766425_1634996456503461442_o.jpg.bfd64f57e2c5624f4ddd17636eb41fee.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...