Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Vou contar um pouquinho desse caminho que é maravilhoso, mas traiçoeiro!

 

Tudo começou meados de junho de 2007, quando alguns caminhos ficou sabendo da existencia do Pico Paraná e da fazenda.

Começou assim os planos para fazer uma visita a região.

Em setembro houve aquele incidente terrível na fazenda... o fogo tomou conta do Morro Getúlio e parte do Caratuva. Felizmente, com ajuda de muito voluntário, o fogo foi contido. Assim pudemos continuar nossos planos.

 

Como somos do Norte do Paraná, queriamos aproveitar tudo, ou quase, que a serrinha paranaense poderia nos dar.

 

Montado o cronograma:

Fase 1: Fazenda Pico Paraná (Caratuva, Itapiroca e Pico Paraná);

Fase 2: Caminhos de Itupava;

Fase 3: Conjunto Marumbi;

Fase 4: Um merecido descanço na Ilha do Mel;

 

E assim fomos, partimos dia 04 de janeiro de 2008.

Nesse espaço, vou contar apenas sobre o ITUPAVA, futuramente relato o restante da "prezepada" :lol:

 

 

Para chegar no início do caminho (partindo de Curitiba) é simples:

Ônibus de Curitiba até Quatro Barras - PR;

 

No terminal de Quatro Barras, aguarde por uma "circular" até o bairro de Borda do Campo. Você pode aguardar tomando um ótimo "pingado" e comendo exelentes salgados na lanchonete do terminal. Não sei se são realmente bons ou a fome causada pelos dias a base de miojo no Pico mudaram o gosto dos lanches... :mrgreen:

 

Dentro do "busão", vá se preparando... filtro solar, bermuda, camiseta, repelente, calça comprida, blusa, capa de chuva e mochila nas costas. O clima ali muda a cada 5 segundos!

 

Aguarde até o ponto final. Normalmente o ónibus está fica estacionado lá no final. Nós ficamos aporrinhando o motorista a cada ponto: "Esse é o final?" - "Agora é esse?" - Não sei como ele não jogou a gente pra fora... hahahahahaha.

 

Descendo no último ponto, inicie uma cansativa caminhada de 100 mts até o início da trilha, que é marcada por amistosos trabalhadores do IAP e seu "treiler". Não confie muito no papo dos estagiarios dentro do trailer, prefira obter informações do "anciões" que por ali ficam, com seus chapeis de palha, óculos tipo Ray-Ban e facão de 1 metro.

 

Pegamos um maldito mapa ali com o pessoal do IAP e fizemos nossos cadastros . Vocês vão saber o motivo do "maldito" em breve.

Ali você tem informações de quase tudo, principais pontos, distâncias (em número, ignore os desenhos no mapa e eventuais distâncias escalares (MALDITO MAPA!!!!)).

 

== INFORMAÇÕES DO MAPA ==

Caminho completo: 16.4km

Nível de dificuldade: Fácil

Obs: Evite dias chuvosos. (O sol tava de rachar mamona)

 

O início da trilha é bem tranquilo. Quase sempre descida ou plano, caminho bem largo, quase sempre sem vegetação resbalando nos pés.

Com um pouco de caminhada, começa a subida com o Pão de Loth a frente. Chão de terra, poeiras nos olhos e sol nas costas... URRU!!! Vamo que vamo!

 

Depois de passar o Pão de Loth, começa a descida da serra, aonde tem a Pedra do Descanso e uma pequena gruta com agua gelada e fresca. Pegue agua caso não tenha levado.

 

Até então, sol fortíssimo e calor terrível. Um pouco mais a frente começa realmente o ITUPAVA (caminho de pedra).

Muito cuidado nesse calçamento, se o dia estiver úmido e/ou chuvoso, tombos serão constantes (eu que os diga).

 

Logo estavamos na CASA DO IPIRANGA, com sua arquitetura colonial e pichações neo-colonial. Um terrível descaso... muito triste ver o estado que a mesma se encontra.

 

Os trilhos estavam em reforma, então tinha um pessoal lá "acampado". Conversamos com um senhor muito gente boa, que até passou um cafezinho e estava preparando um pão. Deixamos nossas "pequenas" mochilas com ele e fomos até a pequena hidroeletrica desativada, com sua roda d'agua (ou o que sobrou dela) e cachoeiras. Para chegar lá, pegue a direita nos trilhos na Casa do Ipiranga e siga por 300 metros.

 

"Entre a Casa do Ipiranga e a descida do Cadeado o caminho é bem tranqüilo e reserva poucas surpresas." É isso que dizia em uma folha que levamos impressa. Caminho TRANQUILO???

 

A chuva nos deu uma sensação diferenciada.... cargueira de 15kg nas costas e pedregulhos molhanos abaixo dos pés. Combinação maravilhosa, que gerou gargalhadas constantes.

 

Até que... "Galera, era pra gente já ter chegado na NS. do Cadeado, segundo a "escala" do mapa!". Anda anda anda e naaaada de encontra essa NS. Já tinha gente fazendo promessa!!! HAIuohAAAUhuaha.

 

O tempo estava feio, quase não se via raios solares, então já começa a escurecer. Geral com fome, muita fome. As barrinhas de cereais já tinham se acabado e o que restara? Um saco de uvas passas! Nunca me deliciei TANTO com uvas passas!!!!

Nessa hora que paramos para o "jantar", meu joelho me matava. Dor terrível que vinha aumentando a cada passo.

 

Mas vamos voltar a caminhada. Lindos caminhos forrados de flores, arvores incrivelmente altas e quando a chuva dava brechas, borboletas e passaros ensaiavam alguns voos.

 

"Do alto do morro o caminho se precipita em inclinados e escorregadios zig-zags, onde é quase impossível não escorregar, até a famosa passagem do Cadeado aberta à pólvora pela expedição do Tenente Coronel Sampayo, quando se mudou em definitivo a trajetória do caminho. A seguir aparece uma escadaria de ferro, os trilhos da ferrovia e o Santuário de N. S. do Cadeado."

 

Poucos minutos de caminhada e lá estava a NS do Cadeado! O que antecede a mesma é uma "escada" que deve ter sido projetada para anões. Do corrimão ao degrau deve ter uns 30 cm.

 

Chegada na NS. do Cadeado. Uns pagando promessa, outros devorando meio kilo de paçoquinha. Nunca vi meio kilo de paçoca sumir em menos de 2 minutos.

 

A vista dali é incrível. O santuário fica num "platô", no meio da serra. Abaixo todo o resto do caminho, conjunto Marumbi e ao fundo já da pra ver o mar.

 

Não ficamos mais de 10 minutos por ali. A chuva voltou a cair e quase não havia mais sol. Era 19hs e tinha muito chão até o "Marumba".

 

O resto da trilha foi rápido. Passando por pontes que lembram a Golden Gate em menor escala, muito divertidas por sinal.

Até a última escada, onde derruba o pião cansado com seus degraus desnivelados.

 

Agora outra dúvida:

Esquerda = Centro de visitação

Direita = Marumbi

 

"Pela escalada do MAPA, o Centro ta mais próximo. Estamos com frio, cansados, vamos pra lá e depois vemos o que fazer"

 

Perto é uma pinoia!!!!! Caminhamos uns 30 minutos em baixo de uma chuva gelaaaada! O chão de cascalho continua a derrubar o pessoal... até que...

 

Mais uma vez o IAP aparece. KIKO era o nome do anjo que veio nos resgatar. Ele era o "gerente" do Marumbi e estava indo para PORTO DE CIMA levar uma carga de extintores. Pegamos carona com ele. Chegamos a CENTRAL DE VISITAÇÃO, demos baixa nos nossos nomes e seguimos pra cidade.

 

Depois voltamos ao MARUMBI... mas ai já é outra história.

 

Infelizmente não tenho uma boa memória para contar detalhes sobre a trilha. Estava com uma dor terrível no joelho o que me fez não prestar muita atenção.

 

No geral a trilha é muito boa, tranquila e segura. Em dias de sol né... porque na chuva muda tudo! Hahahahahaha.

 

Vale a pena conferir!

 

 

Qualquer dúvida é só postar.

 

 

Um grande abraço a todos!

 

 

Danilo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 229
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Muito bem lembrado schwertner!

 

Nós chegamos por volta do meio dia, paramos pra conversar com o pessoal do IAP e ainda pro cima paramos pra arrumar as bolsas, comer e descançar algumas vezes.

Isso tudo contribuiu para a correria no final.

 

 

Mas vale cada centímetro de trilha.

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

É isso mesmo, o caminho foi todo revitalizado.

Quando nós chegamos lá a galera do IAP estava voltando do caminho, dizendo que estavam fazendo uma manutençãozinha na trilha. Achei bem legal isso.

 

Sem contar que não encontramos sujeira alguma durante todo o trajeto. Felizmente o pessoal ta bem conciente!

 

As pontes estavam novas, todas sem qualquer marca de degradação, assim como o calçamento em si.

Muito legal mesmo.

 

Ponto pro IAP :mrgreen:

 

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra
Danilo se a gente optar iniciar a subida tipo 07:00h tem problemas junto com o pessoal do IAP?

Você diz 19hs Mauro?

Creio eu que não, desde que estejam munidos de lanternas (sim, no PLURAL + pilhas reservas) e pelo menos 1 pessoa que conheça bem o caminho. Por mais sinalizado que seja, há momentos que se podem perder facilmente!

 

Como disse no meu breve relato, acabei machucando meu joelho o que acarretou alguns problemas durante o caminho. Certa hora, o pessoal resolveu parar para descançar. Como vinha mancando, resolvi tocar em frente pois, fora a dor, estava bem. Continuei então minha caminhada lenta. Depois de uns 40 minutos, comecei a ficar preocupado pois o pessoal não tinha chegado até mim ainda. Olhava para trás e não via ninguem, nem ouvia nada. Tinha pegadas na trilha, mas como não conhecia, estava com medo de ter errado algum ponto.

 

Parei para tomar agua e 5 minutos depois o pessoal me encontro. UFA!

 

Se for de manhã, acho que não tem problema nenhum.

Na dúvida, dê uma ligadinha lá pro pessoal do IAP, que cá entre nós, são muitíssimos parceiros.

 

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu fiz a pergunta errada. Para iniciar o caminho em Borda do Campo que na realidade é descida e não subida. Para pegar o mapa com o pessoal do IAP, é a partir de que horas, eu planejo iniciar as 07,00 da manhã.

Outra chegando no final é em Porto de cima. No caso tem condução ou é a pé mesmo até Morretes. Perrgundo por que alguem vai juntar nós super cansados. Qual seria o local?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Entendi Maruo.

Realmente tu me pegou agora, não sei que horas o pessoal do IAP já está ali no trailer.

 

Tente entrar em contato com eles:

Rua Engenheiros Rebouças, 1375 - Bairro Rebouças

80215-100 - CURITIBA

E-mail: iapcuritiba@pr.gov.br

Fone: (41) 3213-3700Fax: (41) 3333-6508

 

Quando você terminar o Itupava, vai cair numa bifurcação.

<-- Porto de Cima | Marumbi -->

 

A descida até Porto de Cima é BEMMMMMMMMMMMMM longa. Acho que vai algo em torno de 1h30m. Nesse caminho você deve passar novamente pelo pessoal do IAP para dar baixa no casdastro, que tu abriu lá em Borda do Campo. Depois, inicia-se uma longa descida beirando o Rio Nhundiaquara, que vai até Porto.

 

Essa cidadezinha é maravilhosa! Leve uns trocados para comer deliciosos pratos na Pousada da Dona Siroba, sorvete de banana e alguns licores FODASTICOS no Templo dos Licores. Ah, a igrejinha merece alguns "clicks". :mrgreen:

 

Para ir até Morretes você pode pegar um ónibus. Não lembro a taxa, pois quando iamos embarcar, pegamos carona com o pessoal do IAP (pela segunda vez nessa viagem, a outra foi descendo a estrada entre o final do Itupava até Porto de Cima. Mas qndo voltamos ao Marumbi, descemos andando.)

 

 

 

Espero ter ajudado.

 

 

Ta indo quando para lá Mauro?

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...