Guias e troca de Informações sobre os destinos do estado do Ceará
#261996 por rodrigoschemes
10 Out 2005, 23:50
Último dos municípios do litoral Oeste do Estado do Ceará, Camocim é uma cidade centenária, com intenso movimento cultural. Sua principal atração é Tatajuba, uma praia que guarda seus encantos naturais intactos e todo o primitivismo de aldeia de pescadores.

No Carnaval, Camocim recebe milhares de visitantes. É um dos principais pontos da festa no Estado. A indústria é a principal atividade econômica, acompanhada pela pesca e pelo comércio. Toda a arquitetura da cidade é representada por casarões e bens públicos do século XIX.

<center>Imagem
<font size="1">Fonte:http://www.turismo.gov.br</font id="size1"></center>

<b>Informação básica</b>

Clima quente e úmido, com temperatura média entre 26 e 27ºC.
Estado: Ceará
Região: Nordeste
População: 55.448 habitantes
DDD: (88)
Distâncias
Fortaleza: 369 km
Jericoacoara: 111 km

<b>Eventos </b>

Festa do Bom Jesus dos Navegantes - Padroeiro (Janeiro); Carnaval (Fevereiro), Festival de Violeiros (Abril); Festival de Quadrilhas (Junho); Procissão Marítima de São Pedro (29/Junho); Festival de Música (Julho); Festa da Lagosta e escolha da Rainha da Lagosta (Julho); Aniversário de Camocim (Setembro); Festa do Município (Setembro); Regata de Canoa (Setembro); Regata Ecológica de Tatajuba (Novembro).

<b>Como chegar </b>

Via Rodoviária: partindo de Fortaleza pela BR-222 (Fortaleza, Itapajé, Sobral, Aprazível, Camocim), o tempo médio da viagem é entre 4 e 5 horas.
Há também duas empresas de ônibus que fazem a linha até Camocim. Serviços Rodoviária: +55 (88) 3621-0028

<center>Imagem
<font size="1">Fonte:www.turismo.gov.br</font id="size1"></center>

<b>Atrações</b>

Praia da Tatajuba
Localizada no lado oeste do município, entre Camocim e Jericoacara, Tatajuba é um dos mais belos paraísos tropicais do Nordeste. É cercada de dunas brancas, coqueiros e vastos manguezais. Possui uma das dunas mais altas do litoral cearense, o Morro Branco. A praia faz parte de uma grande área de preservação ambiental (APA). O acesso é feito com bugue ou veículo com tração nas 4 rodas.

Estuário do Rio Coreaú
Possui belos manguezais e diversas ilhas, que se estendem por cerca de 20 Km, num cenário para passeios de barco e prática de esportes náuticos. Nos passeios de barco vislumbra-se, entre os manguezais, caranguejos e aves marinhas, além da beleza das salinas.

Ilha da Testa Branca
Também conhecida como Ilha do Amor, fica em frente à cidade e possui manguezais, dunas e belas praias. É muito visitada por banhistas que cruzam o rio Coreaú de barco para praticar esqui nas dunas, caminhadas e banho de mar. Da ilha, tem-se uma bela visão da cidade.

Praia de Camocim
Praia de grande beleza, formada pelo conjunto do Rio Coreaú, com muitas dunas, mangues e ilhas ao longo do rio.

Praia das Barreiras
Oferece uma visão panorâmica, a partir de suas falésias elevadas, de grande parte da costa leste do município. Fica na foz do rio Coreaú, a 2 km do centro de Camocim.

Praia do Farol do Trapiá
Distante 2 km da praia das Barreiras, possui uma barraca de praia com infra-estrutura completa, contando com restaurante de comidas típicas, especialmente frutos do mar.

Praia de Maceió
Fica a 15 km do centro de Camocim, a partir do Lago Seco. Nela fica a Vila de Pescadores, que possui lindos coqueirais, casas de veraneio e uma extensa praia com areia batida pelo mar. Recentemente foram instalados bares, restaurantes e barracas, sendo cada vez maior a freqüência de turistas.

Praia das Caraúbas
Totalmente virgem, situada entre a praia do farol do Trapiá e a Praia de Maceió, possui uma paisagem especial para os amantes do Ecoturismo.

Praia da Barrinha
Fica a 21 km de Camocim. Possui areias brancas e vermelhas, que a deixam com um visual todo especial. No lugar habitam apenas 23 pescadores que se fixaram ao redor de um imenso coqueiral. O acesso é feito com bugue ou veículo com tração nas 4 rodas, a partir da Praia de Maceió.

Praia das Imburanas
Área apropriada para o desenvolvimento do turismo ecológico, é totalmente virgem. Fica entre Camocim e Tatajuba. Acesso de barco ou balsa.

<center>Imagem
<font size="1">Fonte:www.turismo.gov.br</font id="size1"></center>

<b>Outras atrações</b>

Prédio da Antiga Estação Ferroviária
Prédio histórico onde funciona o balcão do Sebrae e um Campus avançado da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Construído em 1881.

Igreja Matriz de Camocim
Foi construída no início do século pelo mesmo engenheiro da estrada de ferro, Engenheiro Privat.

Praça José Severiano Morel
É onde está localizado o prédio da Prefeitura Municipal.

Boa Vista Resort & Conference Center
É o mais novo e moderno Resort do Nordeste brasileiro, construído de acordo com as tendências e exigências do turista internacional. Localizado na Praia de Barreiras, a 2 km do centro histórico de Camocim, é cercado de praias selvagens e desertas.

<b>Links relacionados </b>

http://www.camocim.ce.gov.br/
http://www.ceara.com.br/m/camocim

#299295 por murillus
03 Jan 2008, 17:39
Cara eu fui de jipe (4x4) de jeri ate camocim...

que lugarzin lindo... e com uns camarões...

me da agua na boca so de lembrar...
#329344 por Paula C
29 Out 2008, 11:59
Gente,

Vale a pena sair de Jeri e ir depois pra Camocim ou a "mudança" acaba dando muito trabalho e é melhor/ tranquilo conhecer as praias direto de Jeri mesmo?
Considerando que vou passar quatro dias em Jeri, três em Camocim dá ou seria muito?

E, por fim, indicação de alguma pousada (só preciso de ar condicionado, água e cama)?
#329395 por murillus
29 Out 2008, 18:01
Paula C escreveu:Vale a pena sair de Jeri e ir depois pra Camocim ou a "mudança" acaba dando muito trabalho e é melhor/ tranquilo conhecer as praias direto de Jeri mesmo?


de jeri vc pega um bugao e vai ate tatajuba e depois camocim... é legal este passeio...

Paula C escreveu: Considerando que vou passar quatro dias em Jeri, três em Camocim dá ou seria muito?


Quatro dias em jeri ta bom demais... camocim é bem pequena e provavel mente mais que 3 dias seje um exageiro...

Paula C escreveu:E, por fim, indicação de alguma pousada (só preciso de ar condicionado, água e cama)?


Pousada Rosa dos Ventos...

[]s
#356758 por Wyllo
24 Mar 2009, 20:04
RSRSRSRS

Um dia meu irmão foi mochilar em fortaleza, vai fazer 3 anos que ele está vivendo numa república em Camocim.

Quem tiver indo pra lá e não tiver lugar pra ficar, fala comigo, que eu falo com ele.

Eu tenho uma casinha que comprei em fortaleza, mais não tem como receber ninguém lá, precisa de reforma. Depois que eu reformar eu alugo para os mochileiros, rsrsrs...

Bye
Wyllo
#363815 por murillus
25 Abr 2009, 07:14
Wyllo escreveu:Um dia meu irmão foi mochilar em fortaleza, vai fazer 3 anos que ele está vivendo numa república em Camocim.


esse perigo de vc querer ficar acontece mesmo...

em quase toda viagem...

[]s
#368602 por Wyllo
18 Mai 2009, 09:29
Ainda mais quando encontra sua "alma gêmea" que foi o caso dele, mais acabaram terminando e nesse meio tempo ele arrumou um emprego na Grandene e é o que segura ele lá.


Bye
Wyllo
#372208 por murillus
02 Jun 2009, 10:22
06/06 - Quarteirão da Alegria no Maceió

13/06 - Quarteirão da Alegria - Especial para os Namorados

18, 19 e 20/06 - Congresso Brasileiro de Orçamento, Finanças, Controle, Investimentos e Obras Públicas

20/06 - Quarteirão da Alegria Folclórico

27/06 - XII Quadrilhão

28/06 - Festa de São Pedro
#382212 por nnaomi
09 Jul 2009, 16:42
De Jeri saem vários passeios para Camocim, os mais comuns são Tatajuba e Ilha do Amor.
- Praia da Tatajuba: possui uma das dunas mais altas do litoral cearense, o Morro Branco. O acesso com buggy ou veículo 4x4
- Estuário do Rio Coreaú: manguezais e diversas ilhas, que se estendem por cerca de 20 Km, passeios de barco e esportes náuticos
- Ilha da Testa Branca ou Ilha do Amor, em frente à cidade e possui manguezais, dunas e belas praias, oferece bela visão da cidade. É muito visitada por banhistas que cruzam o rio Coreaú de barco para praticar esqui nas dunas, caminhadas e banho de mar. - Praia de Camocim formada pelo conjunto do Rio Coreaú, com muitas dunas, mangues e ilhas ao longo do rio.
- Praia das Barreiras: visão panorâmica, a partir de suas falésias elevadas, de grande parte da costa leste do município. Fica na foz do rio Coreaú, a 2 km do centro de Camocim.
- Praia do Farol do Trapiá: a 2 km da praia das Barreiras, possui uma barraca de praia com infra-estrutura completa, contando com restaurante de comidas típicas, especialmente frutos do mar.
- Praia de Maceió, a 15 km do centro de Camocim, a partir do Lago Seco. Nela fica a Vila de Pescadores, que possui lindos coqueirais, casas de veraneio e uma extensa praia. Recentemente foram instalados bares, restaurantes e barracas
- Praia das Caraúbas: Totalmente virgem, situada entre a praia do farol do Trapiá e a Praia de Maceió. Ecoturismo.
- Praia da Barrinha: a 21 km de Camocim. Possui areias brancas e vermelhas. No lugar habitam apenas 23 pescadores que se fixaram ao redor de um imenso coqueiral. O acesso é feito com buggy ou veículo com tração nas 4 rodas, a partir da Praia de Maceió.
- Praia das Imburanas, entre Camocim e Tatajuba, Área apropriada para o desenvolvimento do turismo ecológico, é totalmente virgem. Acesso de barco ou balsa.
- Prédio da Antiga Estação Ferroviária, 1881, funciona o balcão do Sebrae e um Campus da Univ. Est. Vale do Acaraú - UVA.
- Igreja Matriz de Camocim
- Praça José Severiano Morel, É onde está localizado o prédio da Prefeitura Municipal.
#528204 por murillus
29 Nov 2010, 10:54
Aonde ficar em camocim:

vila del mar = Fones: (88) 9613 5069 - (85) 9912 0152

Hotel Lusitania Tv. Paissandu, 1670 - Centro (88) 621 - 0312

Pousada e Restaurante Brisa do Lago - Est do Lago, s/n, Centro- (88) 3621-0719

Pousada Esplanada Porto - Rua Esplanada Porto, 1607, Centro - (88) 3621-1358

Pousada Lebaron - Rua Gal Sampaio, 304, Centro - (88) 3621-0126

Pousada Paraíso - Av Beira Mar, s/n - (88) 3621-1056

Pousada Ponta Pora - Av Beira Mar, s/n - (88) 3621-0505

Pousada Tropical - Rua Mal Deodoro, 152, Centro - (88) 3621-1530

Pousada Verde Folha -Rua Esplanada Porto, 2000, Centro - (88) 3621-0950

Atlantide Hoteis e Turismo Ltda - Etr Olho D'agua, s/n - (88) 9613-5069
#528211 por murillus
29 Nov 2010, 11:12
Pousada e Restaurante Meu Rancho - Rua 13 de outubro, 752 - (88) 3621.1351

Pousada Camocim - Rua José de Alencar, 940, Centro - (88) 3621 2700

Pousada Camocim - Av. Beira Mar, s/n - (88) 3621-9800

Pousada Verde Folha - Rua Esplanada Porto - Centro - (88) 3621-0950

Boa Vista Resort - Av. Beira-Mar, S/n - 88 3621-9888

Pousada Aquarela Clube e Village - 88 6210905. Fax: 88 6210905.

Marilha Hotéis - 88 6211570. Fax: 88 6211570

Pousada Ponta Porã - Av. Beira-mar - 85 621 - 0505

Pousada Santa Maria - (88) 9925-7444

Recanto do Mar Pousada - Rua Raimundo Maceió, 387 - ( 88 ) 3613 2525

[]s
#561300 por Rachel Figueira
04 Mar 2011, 13:55
Olá pessoal,
Estive em Jericoacoara em novembro de 2009, fiquei encantada. Já me falaram que Camocim é Jeri ha 20 anos atrás e pelo visto vou ficar ainda mais apaixonada!!!!
Estou de férias em outubro e estou pensando em sair do Rio de Janeiro para o Piauí para Camocim e depois matar a saudade de Jeri.
Duvídas:
O retorno, volto por Fortaleza? Ou vou para Piauí novamente? ::sos:: ::sos::
::otemo:: ::otemo:: ::otemo:: ::otemo::
#569119 por murillus
27 Mar 2011, 14:48
Rachel Figueira escreveu:Duvídas:
O retorno, volto por Fortaleza? Ou vou para Piauí novamente?


é bem mais facil ir de jeri a fortal...
#575245 por Rachel Figueira
12 Abr 2011, 14:28
Valeu Murillus!!!! Vou seguir sua dica. ::otemo:: ::otemo:: ::otemo::

murillus escreveu:
Rachel Figueira escreveu:Duvídas:
O retorno, volto por Fortaleza? Ou vou para Piauí novamente?


é bem mais facil ir de jeri a fortal...
#579828 por erika marques
26 Abr 2011, 14:00
Rachel Figueira escreveu:Olá pessoal,
Estive em Jericoacoara em novembro de 2009, fiquei encantada. Já me falaram que Camocim é Jeri ha 20 anos atrás e pelo visto vou ficar ainda mais apaixonada!!!!
Estou de férias em outubro e estou pensando em sair do Rio de Janeiro para o Piauí para Camocim e depois matar a saudade de Jeri.
Duvídas:
O retorno, volto por Fortaleza? Ou vou para Piauí novamente? ::sos:: ::sos::
::otemo:: ::otemo:: ::otemo:: ::otemo::


Oiee amiga....

Estive em camocim no começo do ano e fiquei decepcionada.... a cidade está mal cuidada.. as paisagens acabadas... Não sei o nome daquele rio que encontra o mar e da acesso a Ilha do amor, mas estava com mau cheiro... Não há opção de entretenimento na cidade ( bons restaurantes,barzinhos) ... Mas conheci o lago seco, e a praia de maceio... mas nada muito diferente do que qq outra praia do nordeste...

Voce vai passar pelos lençois maranhenses??? Se for otimo, é uma otima epoca para conhecer.... ai depois é so descer por camocim e chegar em jeri..... Em camocim é praticamente passagem...

E quando chegar em fortal.. me avisa que a gente se vê de novo..

Beijos linda

Erika

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes