por doutorviagem » 19 Ago 2009, 22:52
Na verdade sou medico e moro nos EUA ha 6 anos. Ha cerca de 4 meses estive em toronto e halifax no canada e fiquei impressionado com a quantidade de brasileiros por la, sobretudo em toronto. Parece uma praga. Talvez Sydney na australia tenha mais brasileiros. Fiquei chocado pois 99% deles saem do brasil para trabalhar como empregados em subempregos e acreditam etarem fazendo uma grande escolha de vida. Arranham um ingles cheio de sotaque e moram nos suburbios em condicoes muito modestas. O brasil tem muitos problemas, ma ha inumeras oportunidades de emprego e sair de la sem qualificacao para trabalhar e viver como um empregado a margem da sociedade no exterior e um grande retrocesso. A prova disso e que a maioria dos imigrantes nao e qualificada e acaba realizando trabalhos considerados indignos pelos canadenses. Para dificultar ainda mais as coisas, grande parte esta ilegalmente no pais, o que significa problemas com aposentadoria futuramente. Enfim, acho que nao se deve deixar o pais de origem sem que se tenha uma qualificacao, um diferencial, caso contrario e estar caminhando para tras.