Canivetes... Qual comprar?

Canivetes, Facas e outros equipamentos de corte.


Re: Canivetes... Qual comprar?

Nova mensagempor Véio du Mato » 30 Set 2011, 22:26

Vi sim e quase o comprei pela ponteira de carbeto de tungstênio para quebrar vedro no fundo, mas optei por um design mais limpo e a possibilidade de mudar o clip de lado, sou canhoto (coisa do cramulhão, cê sabe) e me incomoda essas coisas de destro. outra coisa que reprovo é o cortador de cinto, pois ele não funciona!!! já temos uma lâmina afiada para isso. Por último, prefiro a trava do 763.

inté...
Avatar de usuário
Véio du Mato
 
Mensagens: 687
Data de registro: 26 Mar 2007, 05:34
Próximo Destino: voltar para o Mato!!!!!
Reputation point: 616

Re: Canivetes... Qual comprar?

Nova mensagempor cabraljr » 01 Out 2011, 08:02

Sinistro meu Véio, muito sinistro! :roll: :mrgreen:
Avatar de usuário
cabraljr
 
Mensagens: 1286
Data de registro: 31 Mai 2010, 20:23
Reputation point: 1186

Re: Canivetes... Qual comprar?

Nova mensagempor cabraljr » 06 Out 2011, 19:11

Queen Cutlery Sodbuster - Country Cousin D-2

Design clássico com construção tradicional do tipo slipjoint, linners de latão e talas em plástico; seria só mais um canivete comum não fosse por sua lâmina ser em aço D-2!

Sodbuster Country Cousin 01.JPG
Sodbuster Country Cousin 01.JPG (154.49 KiB) Visualizado 342 vezes


Especificações:
Comprimento total: 16,5cm
Comprimento da lâmina: 7,3cm
Espessura da lâmina: 2,25mm
Largura máxima da lâmina: 1,4cm
Desbaste: FFG- full flat ground
Acabamento: lixado – grit de aproximadamente 220
Empunhadura: plástico amarelo – Delrin- com linners de latão
Espessura máxima da empunhadura: 2cm
Aço: D-2
Dureza: 60 HRC
Peso faca: 59g

A caixa em que ele vem é bem feita, rígida e já estampa na frente que se trata de uma aço "diferenciado", ou seja um aço ferramenta ( D-2 no caso ) e que é uma peça "feita à mão" em estilo clássico. Esta é para guardar.

A boa impressão deixada pela caixa logo se desfaz com a constatação do que todos dizem deste canivete ser verdade, ou seja, que ele vem com um fio horroroso, muito ruim mesmo! Apesar desta primeira má impressão, a construção do canivete e suas tolerâncias/ajustes são muito bons! Absolutamente nenhum jogo da lâmina, quer seja lateral ou vertical.

Optei pela empunhadura amarela por ser mais difícil de se perder e também por um motivo menos óbvio, que é fazer com que o canivete pareça uma peça “porqueira”, do tipo que custaria 5 reais, exatamente para não chamar atenção e não despertar o interesse dos “amigos do alheio”.

Sodbuster Country Cousin 02.JPG
Sodbuster Country Cousin 02.JPG (148.64 KiB) Visualizado 342 vezes


O material desta empunhadura é o latão dos liners e pinos e o plástico da Du Pont, o Delrin. Este é talvez o plástico mais rígido com exceção dos plásticos reforçados ( FRN, etc ).

Sua construção é no tradicional slipjoint, ou seja, não há travas de lâmina, sendo esta mantida no lugar pela tradicional “mola linear” característica dos canivetes clássicos e dos reputadíssimos SAK Victorinox; aliás, a tenção da mola deste é exatamente igual à dos SAKs, o que significa dizer que é ideal pois não irá se fechar facilmente e nem irá arrebentar a unha de quem for abri-lo.

Sua empunhadura é bastante ergonômica mas um tanto escorregadia devido ao seu formato e acabamento bem liso do Delrin. Isto será devidamente retrabalhado para conferir maior grip.

Outra coisa que penso em fazer é adaptar um clip reserva de um outro canivete nesta empunhadura para poder portá-lo com mais segurança, sem ficar com receio que ele deslize para fora do bolso ao se sentar; acho que muitos de nós já perdemos bons canivetes dessa forma.

Sodbuster Country Cousin 03.JPG
Sodbuster Country Cousin 03.JPG (157.34 KiB) Visualizado 342 vezes


O formato da lâmina é um drop point com uma generosa barriga, que aliado ao desbaste FFG e 2,25mm de espessura na espinha devem fazer deste canivete um fatiador invejável.

O acabamento da lâmina é que não é bom, sendo claramente visíveis as marcas ( estrias ) da lixa usada, que parece ser uma 220.

Como já veio praticamente cego para os meus padrões de corte, passei seu fio em uma pedra carborundum para cegá-lo em definitivo e já comecei a lixá-lo para deixar a lâmina polida até um grit 1200. Isso aumentará e muito sua tolerância à corrosão. Foram exatos 25 minutos com a lixa 400; mais uns 15 minutos com a lixa 600 e por fim mais uns 15 minutos com a lixa 1200. Problema resolvido! ( posto uma foto do "novo" canivete depois que refizer o fio ).

Sodbuster Country Cousin 04.JPG
Sodbuster Country Cousin 04.JPG (124.89 KiB) Visualizado 342 vezes


Seu novo fio só será dado após a chegada das pedras DC4 e DC3 da Fallkniven. Não que eu ache que só diamante é que pode desbastar o D-2 ( que aliás foi relativamente fácil de lixar ), mas é para justamente poder comparar com o carborundum; um lado do fio será desbastado com o diamante e o outro com o carborundum.

D-2.jpg
D-2.jpg (23.59 KiB) Visualizado 342 vezes


Este canivete será usado para tarefas árduas para o fio de uma lâmina, mas não para tarefas pesadas, pois apesar de sua construção ser robusta para um canivete de design clássico, ela não é tão robusta quanto canivetes com liners de aço de 1mm ou mais de espessura e lâminas de 3mm ou mais de espessura. Bom, isso ficou um tanto arbitrário, então vamos aclarar as coisas: nunca tive dó dos meus SAKs Victorinox e como a construção do Country Cousin parece ser ainda mais robusta, terá as mesmas utilizações que meus SAKs sempre tiveram, mas certamente com bem menos reafiações.

Cortar caixas de papelão, cordas, podar plantas em geral e principalmente capins ( citronela e cidreira em casa ), couro, etc, além dos usos comuns de um canivete como descascar e cortar frutas, etc.

Fiquei muito satisfeito com este canivete! Ele é praticamente do tamanho de um SAK Victorinox e poderá ser portado mesmo em locais onde as autoridades policiais restringem o uso de canivetes com travas ou lâminas maiores que 3 polegadas/7,5cm. Não tem visual agressivo, pelo contrário, e com isso também não causará “mal estar” nas pessoas que eventualmente estejam à volta, como em um supermercado, uma loja, uma feira livre ou mesmo na rua.

Sodbuster Country Cousin e SAK Victorinox Soldier.JPG
Sodbuster Country Cousin e SAK Victorinox Soldier.JPG (123.31 KiB) Visualizado 342 vezes


As únicas marcas estampadas em sua lâmina são próximas à empunhadura, “Titusville, PA” da cidade na Pensilvânia onde é fabricado e “PH-D2”, que é aço D-2 tratado termicamente pela companhia Peters. Mas quantas pessoas sabem disso? Então aos olhos dos não iniciados é apenas um canivetinho porqueira de 5 reais!
Avatar de usuário
cabraljr
 
Mensagens: 1286
Data de registro: 31 Mai 2010, 20:23
Reputation point: 1186

Re: Canivetes... Qual comprar?

Nova mensagempor Véio du Mato » 06 Out 2011, 20:28

Cabral,

Me diga com sinceridade, qual aço você prefere, o ZPD 189 do seu spyderco stretch ou o Country Cousin D-2, sei que são lâminas com design diferentes para usos distintos. Pergunto isso porque tenho muita curiosidade pelo zpd 189 e tenho um sonho de consumo de ter um caly III.



Inté....
Avatar de usuário
Véio du Mato
 
Mensagens: 687
Data de registro: 26 Mar 2007, 05:34
Próximo Destino: voltar para o Mato!!!!!
Reputation point: 616

Re: Canivetes... Qual comprar?

Nova mensagempor cabraljr » 06 Out 2011, 20:55

Mestre VdM,

Sem pestanejar e sem sombra de dúvida o ZDP-189! ::otemo::

O Stretch ( ZDP-189 ) é ao lado do LongHorn ( CPM-S30V ) o(s) meu(s) canivete(s) favorito(s)! ::otemo::

Assim que possível se dê este presente ( caly III ); você irá rir como uma criança com a satisfação! :D

Não é um canivete e nem aço para "toda obra", demanda um pouco mais de cuidado, mas terá aplicação em digamos 80 a 90% das tarefas de corte, mas nestas tarefas terá um desempenho de 100%! ::otemo:: ::otemo::
Avatar de usuário
cabraljr
 
Mensagens: 1286
Data de registro: 31 Mai 2010, 20:23
Reputation point: 1186

Re: Canivetes... Qual comprar?

Nova mensagempor cabraljr » 09 Out 2011, 10:49

Queen Cutlery Sodbuster Country Cousin D-2 modificações

Disse que postaria as fotos do Country Cousin depois que tivesse reafiado, mas as DC4 e DC3 ainda não chegaram e as demais modificações já estão concretizadas.

Basicamente o que fiz foi polir a lâmina que veio com um acabamento muito bruto, apenas saido de uma lixadeira de grit 220, toda estriada, o que poderia favorecer a oxidação/ferrugem do D-2. Como não tenho uma foto em close do "antes", vou usar como exemplo uma foto que o membro do Bladeforums, "Obsessed with Edges" postou em 01-07-2011 01:09 PM, que é idêntico em acabamento ao Country Cousin da Queen:

blade finished.jpg
blade finished.jpg (183.3 KiB) Visualizado 304 vezes


Havia feito o polimento até a lixa de grit 1200, mas como foi muito fácil ( eu esperava uma dificauldade enorme a julgar pelo que li nos fóruns americanos... ), resolvi passar uma lixa 2000 ( foram mais 10 minutos ) e depois uma tira de couro com óxido de cromo ( mais 10 minutos ) e este é o resultado:

Country Cousin polished and clip 01.JPG
Country Cousin polished and clip 01.JPG (169.04 KiB) Visualizado 304 vezes


Country Cousin polished and clip 02.JPG
Country Cousin polished and clip 02.JPG (99.41 KiB) Visualizado 304 vezes


Country Cousin polished and clip 03.JPG
Country Cousin polished and clip 03.JPG (147.04 KiB) Visualizado 304 vezes


Outra modificação foi na empunhadura de Delrin, que originalmente é muito bem feita só que muito lisa e por consequência escorregadia. O que fiz foi simplesmente fazer uns grooves e um pequeno jimping no dorso próximo ao pivot; isto conferiu um excelente grip e agora mesmo molhado, com sangue ou sabão ele fica firme na mão sem o menor risco de escorregar!

Country Cousin polished and clip 04.JPG
Country Cousin polished and clip 04.JPG (163.6 KiB) Visualizado 304 vezes


Country Cousin polished and clip 05.JPG
Country Cousin polished and clip 05.JPG (185.3 KiB) Visualizado 304 vezes


E por último, algo que muitos vão dizer que descaracterizou o canivete, mas eu não estou nem um pouco preocupado com isto já que minhas lâminas não são ítens de coleção, mas de uso; adaptei um clip ( reserva ) que é do Cold Steel Spartan e que ficou muito bom na minha opinião, tanto em função quanto em estética, já que acompanha a linha curva da empunhadura.

Country Cousin polished and clip 06.JPG
Country Cousin polished and clip 06.JPG (144.88 KiB) Visualizado 304 vezes


Já estou começando a achar difícil esperar as DC4 e DC3 da Fallkniven chegarem para eu refazer o fio desta belezinha... O que acho mais incrível são os comentários nos fóruns americanos; alguns falam que levam horas para refazer o fio em D-2 de canivetes e facas, e isso usando "pedras" diamantadas da DMT. Para refazer o fio da minha bushcrafter/hunter em D-2 que é bastante grossa, não levei mais do que 1 hora para dar um novo fio de 10 graus de cada lado e polido até grit 1200.

O tempo total que levei para polir a lâmina do Country Cousin foi de 75 minutos (25 minutos com a lixa 400; mais uns 15 minutos com a lixa 600 mais uns 15 minutos com a lixa 1200; mais 10 minutos com lixa 2000 e por fim 10 minutos com couro mais óxido de cromo ).

Mas posso assegurar que o resultado vale a pena! Estou doido para usar este "caipirinha"!!!
Avatar de usuário
cabraljr
 
Mensagens: 1286
Data de registro: 31 Mai 2010, 20:23
Reputation point: 1186

Re: Canivetes... Qual comprar?

Nova mensagempor Véio du Mato » 09 Out 2011, 21:08

Cabral,

::otemo:: ::otemo:: com o novo grip o seu caipirinha ficou parecido com um pequeno abacaxi ::lol4:: mas seguramente é um da variedade smooth cayenne... (aquele que tem as folhas lisas, sem a serrilha espinhosa característica da variedade pérola ).

inté..
Avatar de usuário
Véio du Mato
 
Mensagens: 687
Data de registro: 26 Mar 2007, 05:34
Próximo Destino: voltar para o Mato!!!!!
Reputation point: 616

Re: Canivetes... Qual comprar?

Nova mensagempor cabraljr » 09 Out 2011, 22:22

:lol:

Então ele será um fratricida, pois irá fatiar muitos irmãos... ::bruuu:: ::lol4::
Avatar de usuário
cabraljr
 
Mensagens: 1286
Data de registro: 31 Mai 2010, 20:23
Reputation point: 1186

Re: Canivetes... Qual comprar?

Nova mensagempor Guimarães » 18 Out 2011, 09:07

Ficou muito bom e bonito. Esta cor é linda e a lâmina ficou um espelho. ::cool::

O meu canivete de uso diário (edc) é um Spyderco Endura 4, em G-10, de SekiCity, Japão.

Em particular, acho o formato da lâmina um horror de feio mas, dos meus, é o que melhor se adapta ao uso diário na calça jeans, tem um super clip em inox que fixa o canivete no bolso da calça e ele não sai de jeito nenhum.
É relativamente fino e como o clip fica mais na extremidade do canivete, ele se disfarça bem, não denunciando a presença.
Tem resistência máxima à corrosão, já uso há mais de 3 anos e não tem nem um tico de ferrugem.
Uso o dia todo, todos os dias e se por acaso não estou com ele, me sinto nú. É o hábito.
Avatar de usuário
Guimarães
 
Mensagens: 131
Data de registro: 15 Ago 2011, 20:07
Reputation point: 100

Re: Canivetes... Qual comprar?

Nova mensagempor cabraljr » 18 Out 2011, 09:48

Guimarães,

Obrigado. :D Realmente o "amarilim" ficou um espelho; e está cortando muito bem agora! ::cool::

O Endura FFG em VG-10 é um dos meus canivetes na rotação como EDC, mas já deve ter uns 6 meses que não o uso como tal. Por outro lado ele é bastante usado na cozinha no preparo de alimentos. Não que ele seja o melhor que tenho para isso, mas porque tem uma lâmina longa e sendo FFG fatia bem.
Avatar de usuário
cabraljr
 
Mensagens: 1286
Data de registro: 31 Mai 2010, 20:23
Reputation point: 1186

Re: Canivetes... Qual comprar?

Nova mensagempor Véio du Mato » 18 Out 2011, 19:33

Senhores,

sei que é irracional, mas estou apaixonado ::love:: com Sanrenmu T08, ele é feio caro e pesado, mas para mim é tudo de bom!!! o problema é que ainda não confio em pagar caro e comprar pela http://www.greatwalloutdoor.com . alguém já comprou nesse site?

Imagem

inté...
Avatar de usuário
Véio du Mato
 
Mensagens: 687
Data de registro: 26 Mar 2007, 05:34
Próximo Destino: voltar para o Mato!!!!!
Reputation point: 616

Re: Canivetes... Qual comprar?

Nova mensagempor cabraljr » 18 Out 2011, 20:02

Hehehehehehe

É isso meu Véio! A febre xing-ling começa se espalhar... :mrgreen:

Este godzilla multi-tool ainda por cima é em Sandvik 12C27, mas realmente é caro para padrões chineses. ::grr::

Sites americanos e britânicos tem ótimas referências desta "grande muralha de campo" como sendo uma "loja" confiável. Inclusive em um fórum britânico se não me engano, um dos membros compra deles vários exemplares e repassa com um lucrinho para os demais membros do fórum.
Avatar de usuário
cabraljr
 
Mensagens: 1286
Data de registro: 31 Mai 2010, 20:23
Reputation point: 1186

Re: Canivetes... Qual comprar?

Nova mensagempor Véio du Mato » 18 Out 2011, 20:08

::cool:: ::cool:: ::cool:: valeu

Quero um bichano para levar para obra, sem pena, nesse quesito os U$ são uma desvantagem.


inté...
Avatar de usuário
Véio du Mato
 
Mensagens: 687
Data de registro: 26 Mar 2007, 05:34
Próximo Destino: voltar para o Mato!!!!!
Reputation point: 616

Re: Canivetes... Qual comprar?

Nova mensagempor cabraljr » 18 Out 2011, 20:47

Meu Véio,

Se você ainda não tiver visto este vídeo do T08 no youtube ( acho que já viu... ) http://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=8sruM0z2tks vale a pena conferir.

O que não me agradou nada neste ferramentão é o desbaste e fio de um só lado da lâmina, sendo o outro flat. ::hãã::

Não gosto de cinzéis de mão! :mrgreen:

Por outro lado, você viu o modelo 913p que está em pré-lançamento? É certeza de eu comprar um quando sair, desde que tenha uma versão sem serrilhado. :x A lâmina é cópia exata do kershaw Junkyard Dog 2, mas com uma empunhadura na minha opinião bem melhor e com a ausência da aleta do flip, o que faz do canivete da Sanrenmu muito mais eficiente para fatiar em uma tábua. ::otemo::

A desvantagem do Sanrenmu fica justamente no thumbstud que eliminou o flip, pois ele acaba por embuchar no que se estiver cortando; ::bad:: se tivesse um spyder-hole em vez do thumbstud... ::xiu:: ::otemo:: :mrgreen:
Avatar de usuário
cabraljr
 
Mensagens: 1286
Data de registro: 31 Mai 2010, 20:23
Reputation point: 1186

Re: Canivetes... Qual comprar?

Nova mensagempor diegofii » 19 Out 2011, 18:53

Cara, to apaixonado....
::love:: ::love:: ::love:: ::love:: ::love::

lembra esta aqui, numa versão muuuuuuuuuito mais light...
Imagem

ESTE É MEU VERDADEIRO SONHO DE CONSUMO.

Até mais
Avatar de usuário
diegofii
 
Mensagens: 133
Data de registro: 12 Mar 2011, 20:10
Reputation point: 100

AnteriorPróximo

Retornar para Canivetes & Facas



  • Topicos Relacionados
    Respostas
    Exibições
    Autor


Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 0 visitantes