Canivetes... Qual comprar?

Canivetes, Facas e outros equipamentos de corte.

Re: Canivetes

Mensagempor Batata » 17 Jul 2009, 20:11

Para ver como são as coisas, eu e o xaliba postamos a mesma coisa quase que juntos.
Batata
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 29 Jan 2005, 17:08
Reputation point: 403

Mensagempor peter tofte » 20 Jul 2009, 14:22

Aquela foto que a Mi postou “segurando” o canivete fincado no salar (Uyuni?) é genial. Merecia ser propaganda de canivete!

A serra do meu Victorinox serviu para quebrar diversos galhos em casa, em consertos. A serra é muito boa e afiadíssima! Em acampamento não uso, pois acho anti-ecológico sair serrando madeira. Só se for uma questão de sobrevivência.

Xaliba: os canivetes da Wrangler são bons também, mas não posso garantir se são tão bons quanto os da Victorinox.

Outro canivete, que gosto muito, meu principal, é este, sueco, com uma pederneira (será que é este o nome mesmo?) para produzir fogo, caso o fósforo molhe e o isqueiro não funcione. É a prova de água. Também tem um apito na própria empunhadura.

Imagem
peter tofte
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 19 Mai 2004, 17:06
Próximo Destino: Dientes de Navarino, Chile
Huayuash, Peru
Illampu, Bolívia
Reputation point: 2967

Mensagempor Mi_GR » 22 Jul 2009, 00:17

Xaliba, Batata, Peter! Oi ::otemo::
Honestamente eu não sei se já quebrei algum da Victorinox. Eu sei que eu quebrei um que meu pai tem até hoje pq ele fala que cuida até das crianças, rsssss.. Vou perguntar pra ele a marca... rs.
Peter, pra fazer fogo eu nem nunca tinha ouvido falar! Se bem que vc viu a quantidade de perguntas que eu fiz, né? Óbvio q não é uma novidade eu não saber da existência disso. ::lol4:: ::lol4:: ::lol4:: rsss.
Mi_GR
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 19 Jan 2006, 15:48
Próximo Destino: Tô pensando! Depois da minha última trip, tô achando que eu vou pra Portugal, isso sim! hahaha
Reputation point: 3209

Mensagempor Véio du Mato » 23 Jul 2009, 11:38

Peter,

Você viu que a guepardo (http://www.guepardo.net) está vendendo uma réplica deste canivete. olha só a foto. Eu tenho uma pederneira e particularmente prefiro um bom e velho isqueiro bic!

Mi_GR
este utensilio que vem no canivete é para ser raspado pela lamina gerando faíscas capazes de acender uma fogueira, tem a vantagem de ser a prova d'água e poder ser reutilizado inúmeras vezes.

inté...
Anexos
ca0800.jpg
canivete
ca0800.jpg (22.52 KiB) Visualizado 2904 vezes
Véio du Mato

Data de registro: 26 Mar 2007, 05:34
Próximo Destino: voltar para o Mato!!!!!
Reputation point: 616

Mensagempor peter tofte » 23 Jul 2009, 12:00

É Véio! Praticamente idêntico! E é bonito...

Mas repare na foto do Guepardo que no lugar da pederneira, na verdade, tem encaixado uma lanterna (tipo Mag-Lite). Tem um modelo da SL3 que, ao invés da pederneira, vem com esta lanterna. Deve ter tb modelo da Guepardo com a pederneira.

Tb prefiro e sempre levo um pequeno isqueiro da BIC. Dificilmente falha. A pederneira é só para emergências.

Peter
peter tofte
Membro de Honra
Membro de Honra

Huayuash, Peru
Illampu, Bolívia

Mensagempor Mi_GR » 23 Jul 2009, 12:02

Pois, é! Muito interessante!

Sobre o isqueiro BIC, eu tbm prefiro. Mas um amigo quando subiu em Chacaltaya, em La Paz, disse que o isqueiro dele explodiu (por causa da pressão atmosf). Foi o maior susto na van...
Mi_GR
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 19 Jan 2006, 15:48
Próximo Destino: Tô pensando! Depois da minha última trip, tô achando que eu vou pra Portugal, isso sim! hahaha
Reputation point: 3209

Mensagempor peter tofte » 23 Jul 2009, 12:26

Nossa!

:shock: Já sabia que no Aconcágua, a partir do acampamento base em Plaza de Mulas, algumas embalagens de comida, mesmo as embaladas a vácuo, ficavam estufadas. Mas, um isqueiro...! Bom saber para não colocá-lo no bolso da calça numa próxima viagem!!!

peter
peter tofte
Membro de Honra
Membro de Honra

Huayuash, Peru
Illampu, Bolívia

Mensagempor Cacius » 25 Set 2009, 13:10

Tenho algumas lâminas, todas em uso. A maioria "gaúchas", para churrasco, outras pra lida, uma de mato (Comander II, comigo a mais de 15 anos) e um canivete Mundial, que é destes de abrir com uma mão só. Quando parto pra alguma brincadeira vertical, ele sempre vai junto, clipado em um mini mosquetão, pra livrar uma corda, algum enrosco de cabelo, roupa.
Cacius
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 23 Set 2007, 02:15
Próximo Destino: Pra onde o vento levar
Reputation point: 3865

Mensagempor CHINES » 03 Out 2009, 12:00

Eu tenho um desses que tem alicate, lamina, serra, abridor de garrafa e lata, lixa, regua, chave de boca, encaiche magnetico pra filips fenda e estrela e mais uns troços lá. Mas naun tem tesouta, por isso eu levo essas de cortar unha que dobra num é suiço, mas nunca me decho na mão.
Pra mim o alicate é fundamental, ja me livro de varias rsrs
Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos!
CHINES

Data de registro: 14 Set 2009, 19:19
Próximo Destino: Serra do Vulcão - Nova Iguaçu
Reputation point: 0

Mensagempor denner » 13 Dez 2009, 02:17

Olá, gostaria de saber se posso levar um caniteve simples, só com a faca, em um voo para a Europa, sem ter problemas? Eu devo colocá-lo na mala grande né?! Visto que na mala de mão não é possível levá-lo!!! E mais uma pergunta, pode levar também saca-rolhas, abridor de latas?!!!
Vlw
denner

Data de registro: 30 Nov 2009, 18:40

Mensagempor marcioebc » 13 Dez 2009, 11:22

Todos estes ítens podem ser levados dentro da sua bagagem (mala, bolsa, etc.) que será despachada no momento do seu checkin.

Nenhum destes ítens podem ser levados na bagagem de mão.

Abs.
marcioebc

Data de registro: 09 Abr 2009, 17:14
Próximo Destino: Planning....
Reputation point: 698

Mensagempor Lucas L. Gonçalves » 22 Mar 2010, 16:56

Qual a melhor forma de limpar um canivete ? Da maresia, areia, barro, gordura...
'embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.'
Lucas L. Gonçalves

Data de registro: 26 Set 2009, 11:30

Mensagempor Cacius » 23 Mar 2010, 20:26

Canivetes em regra tem lâminaas em inox, o que torna a conservação tranquila.
Toda e qualquer lâmina se mantém melhor limpa, com água e sabão (enxague bem) e seca.
Mas sem neuras. Minhas gaúchas, quando em campo, passam no capim ou na calça antes de voltar pra bainha. E nada mais.
Cacius
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 23 Set 2007, 02:15
Próximo Destino: Pra onde o vento levar
Reputation point: 3865

Mensagempor murylo estebam » 03 Mai 2010, 00:30

_bruna escreveu:minha mãe pediu pra eu ver um canivete pra ela... ela costuma acampar em area de camping com os escoteiros

vi esses dois modelos que achei legal
Imagem

o azul é o ZEUS da nautika e o outro é um de inox da Tramontina. Vcs tem alguma outra sugestão de canivete??? dentre esses dois o da tramontina é mais bonito, mas o da nautika acho que é melhor...

fica com o tramontina linda.
Sinceramente so Mcgyver desde de criancinha certo dia paguei 45,00 no nautika o modelo box 18 funções,nem cheguei a usar nas trips e ele começou a ramelar,primeiro carregava na mochila na selva de pedras e um desses grampos de latão amarelo do se soltou, quando fui usar o alicate(que diga-se de passagem não consegue segurar nem um objeto), depois as laterais internas que supostamente éram de inox, inferrujaram...aposentei.Outro dia vi o modelo zeus olhei a pinça e ri depois peguei abri a tesoura e adivinha éla entortou, escondido coloquei de novo na prateleira se não teria que pagar 25,00 é dóse???
Depois comprei um desses chiguilingue no extra supermercado 18f tbm,que surpreendentemente esta me salvando,jah pegou agua salgada ,areia e até chuva acida,e ta firmão.... tirou os espinhos do pé do argentino guillermo em floripa,abriu uma garrafa de um litro de skol que custou 2,50 em são luis ,salvou a barraca do badóla na prainha branca e tem sido um fiel companheiro junto com minha amada gaita.

P.s- Ainda vou conseguir um Victorinox Swisschamp 33F ou o Swisstool.Torçam por mim!!

I love brasa!

paz
Imagem
MURYLO ESTEBAM

"VIVER É A COISA MAIS RARA, A MAIORIA DAS PESSOAS APENAS EXISTE"
Oscar Wilde
murylo estebam

Data de registro: 24 Mar 2010, 18:23
Próximo Destino: São Luiz Do Maranhão, Parà e Pantanal.
Reputation point: 180

Mensagempor cabraljr » 31 Mai 2010, 21:57

Pessoal,

Algumas pequenas observações:

TODOS os canivetes Victorinox são para serem usados e abusados ( dentro das tolerâncias para as quais foram projetados ). Usar a lâmina principal como chave-de-fenda irá no mínimo entortá-la ou fraturá-la; fora isso, aguentam sim o tranco do uso pesado! Não tem lá grande retenção de fio, no entanto com uma portátil chaira como indiquei ao Ewalker no fórum "facas" de como confeccioná-la, volta a fazer a barba ( facas-t12460-180.html )!

Outra dica nesta área são as pedras de amolar. Alguém dirá que são trambolhos pesados e realmente o são. Mas se você comprar uma dupla-face de grana media/fina e usando uma serra de cerâmica ( bosch, maquita, etc usadas com disco diamantado para recortar cerâmica de revestimento em construção civíl - quem já mexeu com reforma de casa sabe do que estou falando ), pode cortar uma "fatia" perpendicular ao eixo mais longo da pedra, com uns 2 centimetros de largura, que praticamente não pesará e caberá em qualquer lugar, servirá para refazer o fio quando este realmente presisar ( na maioria das vezes a chaira será o suficiente pois o fio só necessitará ser reassentado ).

Os modelos são os mais variados possíveis... olhe o catálogo e escolha aquele que melhor se adapte à sua "aventura". Sempre que "paracords" ( cordinhas de nylon trançado ) estiverem envolvidos, as lâminas "combo" ( com parte serrilhado ) são imbatíveis, a não ser que vocês prefiram algum Lone Wolf, Spyderco, Benchmade, etc em aço S30V... mas aí o precinho sobe ao patamar quase estratosférico ( este reservado ao dos cuteleiros custom ).

Outro ponto a ser observado é se é possível abrir a lâmina principal com uma só mão e se esta tem trava ( liner-lock, lockback, etc ). Parecem detalhes bobos, mas na situações de real necessidade são um plus que farão toda a diferença! Uma mão ocupada ou ferida e uma lâmina que pode acidentalmente fechar sobre seus dedos são fatores altamente relevantes.

Aos mais tradicionais os novos modelos Victorinox de se abrir com uma só mão podem ter um formato de lâmina inusitado, pois estamos acostumados com lâminas combo onde o serrilhado fica mais próximo à empunhadura, sendo um terço ou metade do comprimento da lâmina. Não se iludam, o design da Victorinox faz muito mais sentido e tem aplicação prática muito maior, pois é o inverso! Pensem bem: quando você vai cascar uma laranja ou uma maçã, normalmente você usa a parte da lâmina mais proxíma à empunhadura, para maior controle e precisão, e aí o fio liso tem um desempenho melhor. Já para cortar parcords ou hemp-ropes ( cordas de fibra vegetal, as famosas cordas de bacalhau ou cânhamo ) o serrilhado terá um desempenho melhor, e mesmo que você posicione a parte do fio liso sobre estas cordas para o corte inicial ( com o agarramento de força na empunhadura do canivete esta é a tendência natural, pois o ponto de fulcro estará mais ou menos por ali ) ela deslisará até encontrar o serrilhado e voilà!

Descartem as "bobagens" do tipo lanterna de LED integradas ao canivete. Se for o caso de não terem uma miniMag ou uma Surefire, usem aquelas lanterninhas de LED acopladas a um apontador a laser compradas em camelôs por cerca de R$10,00. Seu local de porte mais recomendado é no cordão do pescoço junto ao dogtag ou plaquinhas de inox semelhantes. Este outro ítem importante constando nome, telefone de contato, tipo sanguíneo, alergias ( se houver ), patologias relevantes e medicamentos de uso contínuo.
cabraljr

Data de registro: 31 Mai 2010, 20:23
Reputation point: 1186

AnteriorPróximo

Retornar para Canivetes & Facas

• Topicos Relacionados
    Respostas
    Exibições
    Autor