Dia 14 passei nos correios havia chegado o meu canivete Smith & Wesson modelo ExtremeOps CK5TBS. A foto abaixo é do anúncio do vendedor, ele custou US$ 16.99 mais US$ 7.99 de frete, um total de US$ 24.98 ou cerca de 43 reais quando paguei com Paypal. A se acreditar no anúncio, ele é de aço 440c com "black titanium powder coating", a lâmina tem 8,0 cm de comprimento com 3mm deespinha e fechado ele mede 10,5lx2,0lx3,0a cm aí incluído o clip na espessura. O o corpo é de aço e alumínio e o cabo é de alumínio anodizado com acabamento recartilhado para melhorar o "grip", a lâmina possui uma bucha de polímero (nylon, teflon, polietileno?) que atua no lugar de um rolamento reduzindo o atrito no eixo e fio fica suspenso, não encostando em nada, quando fechada. O clip, a lâmina e os cabos são todos eles fixados com parafusos de aço com cabeça torx (ou estrela) com tratatmento anti-corrosão. O lock é uma lâmina metálica fixa na extremidade do cabo e que se apoia nos pinos da estrutura do cabo, achei um pouco delgada pro meu gosto. Ele é ambidestro no que diz respeito a abertura com uma única mão, mas o clipe e o lock são voltados para uma pessoa destra.

Na foto ele parece grande, mas é um canivete pequeno e discreto. Abaixo a foto dele junto com uma Opinel #7 e o canivete que substituirá:

Abaixo, uma vista do interior com o lock em posição e o clip visíveis:

Esse canivete se encaixa na minha demanda por uma lâmina portátil: quando estou no mato ou em viagem tenho costume de coletar lóbulos de cactos, mudas de plantas, sementes,etc para a coleção que mantenho em casa, também uso para pequenas tarefas manuais como abertura de latas, garrafas, conservas, descascar frutas, consertos de emergência, cortar cordas, cipós, e ramos e eventualmente para preparar comida. O outro canivete (comprado num R$1,99) atende parcialmente essa demanda mas as vezes falta o fio serrilhado para cortes mais encardidos e uma ponta robusta feita para perfurar, além disso, ele não tem lock e deve ser manuseado de acordo. Esse S&W preenche todas as necessidades e outras que não citei. Para comparar com o atual canivete eu fiz alguns testes como furar e abrir uma lata de atum, tarefa que o outro canivete só não desempenha melhor porque possui uma lâmina muito afilada na ponta:

o S&W desempenhou muito bem esssa e outras aberturas de lata, mas o "black titanium coating" não resistiu e foi removido pelo atrito ficando os riscos no lugar:

em geral, todo o tipo de atrito (p.ex. abrir uma garrafa) com as quinas da lâmina tem removido essa cobertura que, com certeza, não é filme de titânio. De qualquer forma, é irrelevante, não afeta o desempenho. Curiosamente, o anodizado do alumínio é mais resistente. No final de semana eu mergulhei o canivete numa bacia de carne salgada para charque: sal grosso, carne e o "molho" resultante cobriram o S&W . Cerca de 24 horas depois de sol e sereno eu retirei e ele estava intacto, inclusive os parafusos torx. Enxaguei, deixei no escorredor e voltei a testa-lo na poda do jardim e na horta. Se saiu muito bem, sem folgas na lâmina, sem perda de fio ou quebra dos dentes do serrilhado. Estou bem satisfeito com ele até agora.