Galera, muito boas as dicas desse site,, devo admitir que estou usando pra me equipar cada vez melhor.
Sobre o canivete eu tenho um Outrider
http://www.swissarmy.com/images/ProductCatalog/vm/vm_54731_sol_a02.jpg da Victorinox e posso dizer que é muito bom, não preciso de nada melhor. Lâmina com block, abridor de latas e garrafas, saca-rolhas, pinça (nunca se sabe quando vai ser necessário), tesoura, serra de madeira, punção, e palito de dentes (lol), descascador de fios (util, mas não necessário), além das mui interessantes chave de fenda (3 e 6mm) e philips (também muito interessantes de se ter a mão).
Pra quem precisa de um pouco mais eu recomendo o modelo Hércules por causa da 2ª philips mais robusta e alicate (mas uns R$ 40,00 mais caro).
Além disso não vejo motivos pra comprar, só serve pra ganhar volume e peso. Me corrijam se eu estiver errado.
Pra informação ficar completa: esse Outrider custa uns R$ 210,00 mais ou menos no Brasil e uns US$ 45,00 lá fora (mas já vi por até US$ 62,00 no site da Victorinox USA). É caro mas nem se compara em qualidade com outros mais baratos.
Era isso, flws e continuem com esse bela função de ajudar outros mochileiros por aí.