Escrever 5 anos após o post começar, fica meio sem graça fazer comentários "fora do tempo".
Mas, ainda "em tempo", li rápido, e há muitos comentários e experiência válidas. Hendrik, Jorge, Haole, mestre Ogum777, LeoRJ e outros. Diferentes pontos de vista. Todos verdadeiros.
Este problema é
multifacetado.
Hendrik, acredito na legalização, MAS TEM QUE SER GLOBAL! Se for só Holanda, fica uma ilha como "porto seguro" para piratas do caribe (metáfora...). Se for só Brasil, piorou !!
Jorge, vc está certo, vão fumar no seu canto. A fumaça do cigarro é até MAIS maléfica ao fumante passivo (é fria, sem o filtro, etc, é mais nociva).
""Tô viajando"" agora mesmo ouvindo Eric Clapton & Carlos Santana - Little Wing de Jimi Hendrix - Live In Denver Coliseum, August 12, 1975 , bom demais !!!
Sugiro colocarem este link antes de continuar !!! .
http://www.youtube.com/watch?v=IwyEchDI ... re=relatedOgum777, vc me "iniciou" no site, ao me orientar sobre mochilas para ir pro Acampamento Base, "baseado" no pé do Himalia, e "embalado" no relato do Hendrik...
Você, historiador, detalhista, moderado. A desigualdade social é grande parte do problema!! delitos grandes ou pequenos sempre vão existir para a sobrevivência. E a
destruição da estrutura social, baseada na célula família, tirou a "base" dos meninos e meninas, que depois entraram para esta vida: Se for rico, vira usuário FINANCIADOR do crime , SE for pobre, criminoso ( gente, sem hipocrisia, não generalizei, e aqui eu
quero pegar no pé é do FINANCIADOR que gera armas, lutas, balas perdidas, e MORTES)... E todos aqui no fórum temos amigos do peito que ainda consomem, ou seja financiam a hipocrisia...
Hipocrisia a mídia com dezenas de "Financiadores-usuários", diariamente fazendo cobertura do tráfico, à cada apreensão dão a "cotação das comodities", estimulando alguns à entrarem na roda da fortuna. E dando "destaque" de capa de revista ao bandido, incentivando outra galerinha sem perspectiva, à sonharem inconsciente e depois conscientemente à entrar nesta "galeria de bandidos herois". Melhor morrer bandido famoso do que morrer jovem sem fama...
E a história dos Gangsters (El Capone e cia)
só acabou quando legalizaram a bebida alcoólica.
É FATO !( os Estados Unidos era a "ilha" oposta, só lá era proibido beber um wiskie, todo o resto do mundo, onde podia-se beber, estava sem estes criminosos)
Haole, pelo que percebi, sua educação de família permite que você sobreviva e conviva, dizendo não às drogas. Educação é base de um país, de uma sociedade.
EDUCAÇÃO Reduz os problemas, mas não elimina por completo. Vimos agora em 23 de julho, aquele doido noruegues de "estirpe", extirpar dezenas de estudantes em Oslo.
LeoRJ, agora em Santiago: Vivenciou bem o lado carioca. Viu
o lado dificílimo do combate. O lado da
Elite Social finaciadora , e a
Elite Política "financiada" pelo crime. Você está certo, que acabando os delitos menores, os bandidos migrarão para outros.
Mas uma geração de crianças, em 10 anos, estarão com melhor futuro.
E de imediato acho que o número de mortes diminuirão ( mortes de inocentes, de policiais valorosos, de corruptos, de bandidinhos miúdos ou graúdos, de usuários doentes ou acidentados).
Hoje na minha cidade, interior de Minas, mata-se um ou mais por dia, acerto de contas (já é a migração dos bandidos do rio e sp). Letra minúscula mesmo !!
Um dos
medos da legalização seria o aumento de acidentes: em fábricas, rodovias, estradas, etc. E MAIS MORTES.
Um dos
obstáculos da legalização é o
lobby dos políticos que são financiados por estes mafiosos... pesado isto !!
Tudo na vida passa pelo o que fazer? e depois o
COMO FAZER? esta etapa é a realizadora!!Mantenha a roupa de dormir seca dentro da mochila! Como fazer?
Não detone seu joelho! Como fazer? (aliás vou fazer um post sobre isto... em homenagem à mestre Ogum, e à mim mesmo, hehehe)
IMPORTANTE é discutir. pode dar certo? talvez não. Pode ser utópico, talvez sim. Mas algum dia pode dar certo.
ACHO que NÃO É O MOMENTO!! de implantar. Como disse, teria que ser pelo menos no CONTINENTE TODO !
Resultados positivos na história:1) Ao acabar a lei seca nos EUA, acabaram os gangsters.
2) Ao limitar propaganda, restringir ambientes, vender maços com imagens negativas, etc, o consumo de cigarro no Brasil e outros países reduziu muito.
Ilusão: o dinheiro que se arrecada é muito menos do que se gasta com reabilitação. Por isso os Governos mudaram de lado sobre o tabagismo. No início as indústrias e os governos ganhavam (vendas e impostos). Após décadas de tabagismo, só a industria continuou ganhando, pois os países passaram a gastar muito mais com medicamentos, internações, radioterapia, quimioterapia, morte ( morte de alguém que produz é um prejuizo para a nação).
Pelo menos surgiria uma nova fonte de financiamento... E que com o tempo, poderia reduzir o número de usuários antigos (pela morte mesmo...), e redução de novos usuários.
Quando perguntei à um amigo meu, tabagista, grande usuário de cocaína, e alcoólatra, o que aconteceria se legalizasse as drogas, ele disse: "Vai morrer neguim demaaaiisss". _Por que fulano?
"De overdose. Hoje ele cheira um mundo de porqueira, quando cheirar um mundo de coca boa, vai morrer neguim demaaiisss...". Infelizmente nosso amigo "passou pra outra" há poucos meses...
Hoje, de maneira simplista, vejo que o número de mortes é muito alto, o
poder paralelo implantado num bairro impede o crescimento dos bons valores, limita o futuro do morador "da periferia" (periférico que dizer: JÁ NASCE "marginal", ou seja fora do centro, da educação, de tudo...), periferia da cidade e do bem estar, marginalizado da educação, do futuro.
Já vi meninos, 10 anos, dizerem que terão vida curta!! É triste ouvir isto. Crescem sabendo que vão morrer cedo.
E Lao Tsé no milenar livro "O Tao'', (o caminho perfeito) diz que "Para quem não tem medo da morte, não adianta pena de morte" !
Algum dia vamos descobrir o COMO fazer...
Putz, cabou a música, deixa eu "repetir a dose".