Quando você diz O'Higgins deve estar querendo dizer VIlla O'Higgins, certo? A Carretera Austral segue de Puerto Montt até a Villa O'Higgins. Até 2001 havia um trecho entre Puerto Yungay e a Villa O'Higgins que ainda estava sendo construído, mas já deve estar pronto nessa altura do campeonato. A parte final entre Puerto Yungay e Rio Bravo pode ser atravessada de ferry boat.
É impossível ir por terra da Villa O'Higgins até Punta Arenas. A forma mais comum de ir de Puerto Montt até Punta Arenas é saindo de Puerto Montt e indo para a Argentina, passando por Bariloche, Comodoro Rivadavia e Rio Gallegos, até cruzar a fronteira do Chile de novo, se eu não me engano em El Chaltén ou El Calafate.
Você pode voltar da Villa O'Higgins até Cochcrane e de lá tentar conseguir um transporte de barco ou ônibus até a Argentina, prá de lá chegar em Punta Arenas. Pra você ter uma idéia, não há bancos na cidade de Cochrane. Um banco móvel em um avião vem duas vezes por mês.
17 km ao norte de Cochrane, uma estrada que passa por Villa Chacabuco e Paso Roballos (uns 78 km) entra na Argentina e continua até Bajo Caracoles. Não há transporte público. No verão a estrada é transitável, mas costuma ficar alagada na primavera. Você pode ir na sua bike ou pegar uma carona, mas tem que atravessar um passo, ou seja, pedalar na subida.
É mais fácil atravessar a fronteira de Coyhaique ou Chile Chico.
Acho que não há nenhum serviço de barcos que saia do fim da carretera austral e para ir exlusivamente até Punta Arenas, só saem de Puerto Montt. Na Villa O'Higgins pode ser que você consiga algo com barcos de pescadores que te levem do braço do Lago O'Higgins onde fica a Villa até a Argentina, onde o Lago se chama San Martín. O negócio é saber se é seguro atravessar a fronteira por lago. Eu li que navegar nesse lago é meio perigoso, pois grandes blocos de gelo do Campo de Hielo Sur ficam boiando. Qualquer quebra ou choque de blocos de gelo gera uma grande onda que é bem perigosa.
Segundo o site
http://www.ohiggins.cl/como%20llegar.htm, está sendo construída uma estrada entre a Via Ruta 40 argentina - RNN°40 Argentina (Paso Entrada Mayer) com abertura programada para 2003. Passos fronteriços alternativos existentes que conectam cono Caminho Austral: Coyhaique Alto, Los Antiguos o Paso Roballos (Entrada Baker). Segundo o mesmo site, Não existe navegação regular entre Chile e Argentina pelo lago O'Higgins/San Martín apesar de que existam passos fronteriços habilitados. É posível fazer uma combinação que aproveita um intinerário lacustre semanal entre o braço sul do laago e a Villa O'Higgins. A combinação é a seguinte: El Calafate - El Chaltén -Laguna del Desierto - Paso laguna Larga/Laguna Redonda - Puerto Candelario Mansilla - Villa O'Higgins.
Abraço,
Bulha.
Editado por - Bulha on 10/11/2003 20:14:00