Carros: Problemas com Altitude

Troca de informações sobre carros, peças, manutenção e outros equipamentos relacionados

Carros: Problemas com Altitude

Mensagem não lidapor beier » 08 Fev 2007, 04:41

Agora em janeiro realizei uma viagem de carro para San Pedro de Atacama e tive muitas dificuldades com o veículo nos Andes.
Gostaria de saber a opinião daqueles que já fizeram a travessia dos Andes pelo Paso de Jama, como foi o comportamento do carro.

O meu carro é um Fiat Stilo Flex 2006 e a medida que subiamos os Andes ele começou a perder força chegando ao ponto de parar. Isso foi logo após passarmos pelo posto de emigração onde se faz a saída da Argentina. O carro simplesmente não andava. O computador de bordo começou a indicar "avaria no motor", o que me deixou muito aflito pois quem conhece o local sabe como é complicado fica enguiçado naquela localidade.

Bom, esperei alguns minutos e dei partida novamente no motor e começei a subir lentamente, quase "virando roda". E assim foi por muitos quilometros. A medida que começamos a baixar o desempenho melhorou.

Chegando em San Pedro de Atacama muitos me falaram que se tratava da má adaptação dos carros brasileiros à altitude. De fato, em niveis menores o carro manteve o desempenho e consumo normais.

Em Antofagasta levei o carro a uma concessionária que passou o carro pelo "scanner" e nada constatou de errado. Novamente me disseram que era problema da altitude e que muitos carros brasileiros apresentavam esse tipo de complicação.

De antemão eu sabia que haveria uma perda de potência em função disso mas não imaginava que seria de tal magnitude. Gostaria de saber daqueles que fizeram a travessia de carro pelo Paso de Jama ou pelo Paso de Sico qual foi o comportamento do carro.

Estou em dúvida, será que o comportamento do meu carro foi atípico ou é assim mesmo??

Em 2005 cruzei os Andes pelo Paso Libertador, que liga Mendoza a Santiago com um Fiat Stilo 2003, onde a altitude chega a cerca de 3.000 msnm e não pude notar qualquer alteração no comportamento do carro.

Que puder relatar agradeço.
Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Editor- Forum Viagens de Carro
beier
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor Iole e Junior » 20 Fev 2007, 10:36

Bomvou dar meu depoimento apesar de ter ido de Fusca hehehe
não tive nenhum problema com a altitudo em momento alguim da travessia
Agora é realidade lançamento 1º semestre 2009
Nos Confins da America Caminhos e Descaminhos do Continente Sul Americano
Iole e Junior
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Iole e Junior » 20 Fev 2007, 10:39

Bomvou dar meu depoimento apesar de ter ido de Fusca hehehe
não tive nenhum problema com a altitudo em momento alguim da travessia
Agora é realidade lançamento 1º semestre 2009
Nos Confins da America Caminhos e Descaminhos do Continente Sul Americano
Iole e Junior
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Adam Tavares » 10 Mar 2007, 14:31

cara só uma pergunta ... o carro tava no alcool ou gasolina ?

pq alem do frio que se faz nesses lugares falta oxigenio... ou seja... menos explosão no motor... o alcool explode bem mais que a gasolina... por isso precisa de maior quantidade de combustivel...
Adam Tavares
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor beier » 11 Mar 2007, 02:33

Oi Enxaqueca,

O carro tava 100% gasolina. Mandei um e-mail p/Fiat e eles me responderam que isso é normal em função da falta de oxigênio para uma perfeita combustão. Mas ficam perguntas: e a injeção eletrônica não teria que ajustar isso? Porque os carros argentinos e chilenos parecem não sofrer tanto?
Imagem
beier
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor Adam Tavares » 13 Mar 2007, 20:56

Opa..então... exatamente por ser injeção eletronica...que ocorre isso... a injeção foi feita.. para trabalhar com o clima do brasil... a injeçção fica tentando acertar a mistura correta e não consegue.... por isso que carros carburados... não sofrem tanto... pq o carburador não ficafazendo mediçção ele soca combustivel para dentro rsrs....

quanto aos carros chilenos e argentinos... sofrem menos pq a injeção é toda preparada para tais climas e altitudes....
Adam Tavares
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor cbinelli » 17 Mar 2007, 01:07

Puxa vida... então pelo que vocês estão falando, viajar de carro 1.0 16V é praticamente uma loucura.. não vou conseguir tirar o carro do lugar...
O que você acham??
Eu fiz uma viagem ano passado pela Argentina e Chile e cruzei a cordilheira em três pontos e não tive problema nenhum com o meu Clio 1.0.
Estou querendo ir final deste ano ou começo do próximo para Atacama e Peru, mas agora fiquei com receio se o carro aguenta.

Enio, pelo que li na sua última viagem você iria até Machu Pichu também, mas aparentemente você não foi. Você pode me falar o motivo?? (estrada ruim, pouco tempo...)

Abs
Caio
cbinelli

Mensagem não lidapor beier » 17 Mar 2007, 03:50

Pois é Caio, a idéia original era ir até Machu Pichu mas em função das dificuldades com o carro nos Andes acabei alterando o roteiro da viagem.

Já fiz outras travessias dos Andes mas sempre em altitudes menores chegando ao máximo uns 3.200 msnm e nunca havia tido maiores problemas.

Nosso projeto desse ano era ir a Atacama e Machu Pichu via Paso de Jama, onde atinge-se uma altitude de +/- 4.800 msnm.
Quando nos aproximávamos do local chamando de Altos del Morado a cerca de 4.100 msnm o computador de bordo comecou a indicar "avaria no motor" e o carro a apresentar uma perda de potência significativa. Isso me deixou muito preocupado pois eu não sabia se era devido a altitude ou realmente o carro estava com um problema.

Como continuávamos a subir a perda de potência foi se agravando e logo após passar a aduana de Paso Jama o carro só andava em primeira e segunda marcha. O carro não tinha força para desenvolver velocidades maiores e apresentava um consumo excessivo de combustível.

A medida que começamos a descer em direção a San Pedro de Atacama o carro começou a render melhor mas aquela indicação de avaria no motor me deixou muito incucado. Começei, então, um périplo pelas concessionárias Fiat do norte do Chile para fazer uma verificação.

Em Calama eles não tinham o scanner apropriado para o carro, em Iquique eles se negaram a me atender restando então a alternativa de Antofagasta mas aí já seria em direção contrária ao prejeto original da viagem. Na dúvida achamos por bem ir até Antofagasta para tentar fazer a verificação no carro. Em Antofagasta a concessionária fez a verificação e não encontrou nada de errado, era problema da altitude mesmo mas aí já haviamos tomado a decisão de alterar o roteiro e iniciamos o retorno via litoral chileno até Santiago.

Meu carro é um Stilo Flex 8v, acho que o comportamento varia de carro para carro pois já troquei informações com outros viajantes e eles não tiveram tantas dificuldades. Uma coisa é certa, haverá uma perda de potência mas vc pode diminuir esse problema retirando o filtro de ar deixando a passagem mais livre.

De San Pedro do Atacama para Calama tem-se que cruzar a Cordilheira Domeiko e eu fiz isso e o carro rendeu melhor.
Imagem
beier
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor cbinelli » 17 Mar 2007, 04:19

Puxa vida Enio, foi realmente uma pena você ter que alterar seu roteiro por causa do problema com o carro.
Bom, vou continuar meu planejamento e arriscar a ida com o meu carro mesmo.
Mesmo com o consumo extra do carro você não teve poblema com falta de combustível?
Você pretende tentar novamente este percurso?
Vocês tiveram algum problema físico com a altitude?

Nas minhas viagens anteriores eu me espelhei muito em seus relatos e dicas, por isso fiquei preocupado quando percebi que você não foi a Machu pichu.

Abs,
Caio
cbinelli

Mensagem não lidapor beier » 18 Mar 2007, 04:20

Isso mesmo Caio, continue seu planejamento e não desista.

Todos esses perrengues que a gente passa servem de aprendizado e nos deixam mais preparados e é por isso que já estou pensando em fazer essa viagem até Machu Pichu no próximo ano, pelo mesmo trajeto.

Nós não tivemos problema com falta de combustível mas é imprescindível abastecer em Susques porque depois só em San Pedro. Só para vc ter idéia eu vinha fazendo média de consumo em torno de 11 km/lt mas, na altitude. a média caiu para 5,8 km/lt. Quando vc desce para altitudes menores tudo volta ao normal.

A nossa reação a altitude variou de uma pessoa para outra, minha esposa quase não teve problemas a não ser uma leve dor de cabeça, eu sofri com um pouco de falta de ar, dor de cabeça muito forte e um leve sangramento nasal e meu filho teve náusea e necessitou de oxigênio quando estávamos na aduana de Paso de Jama. Em San Pedro compramos folhas de coca que ajudaram bastante no alívio dos sintomas da altitude. O chá também vai bem.

Abraço
Imagem
beier
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor ramalholc » 31 Mar 2007, 01:54

Prezados CBINELLI e BEIER,

Estou retornando de uma viagem a Argentina, Chile e Uruguai (34 dias) onde tudo deu tão certo, que ao contar para os outros pensam que estou mentindo (ainda bem que filmei)

Mas vamos ao que interessa: Cruzei os Andes em 2 pontos - De Mendoza para Los Andes e Santiago e ao Sul entrando por Bariloche. Nesses 2 pontos não notei mudanças significativa no desempenho do carro, um Siena 1.8, não obstante o ponto máximo da travessia seria em torno de 3200 metros. Também não senti nenhum mal estar, até mesmo por este cruzamento ter permanecido apenas horas na aduana e não ter feito nehum esfôrço físico.

Em Bariloche, no Cerro Catedral (2800 m) é que senti um pouco de falta de ar até mesmo por estar fazendo esfôrço mas nada prejudicial.

Como irei, mas irei mesmo fazer uma segunda viagem, em outubro ou mais para frente, agora para o norte do Chile, passando por Paso Jama e saindo em São Pedro do Atacama começo a rever meus conceitos sobre altitude.

Com relação a carros com injeção isso é fácil de ser resolvido bastando dar um ponto na injeção. Vou inclusive fazer isso pois a gasolina na Argentina e no Chile é bem superior ao que chamamos aqui de gasolina ( uma m...)

Meu E. mail é ramalholc@uol.com.br . Gostaria de trocar ideias com relação a roteiro pois o meu será o seguinte:

Rio de Janeiro - São Paulo - Foz do Iguaçu - Puerto Iguazu - Posadas - Corrientes – Resistência - Presidente Sans Pena - Pampa dos Guanacos - El Quebranchal - San Salvador de Jujuy - Susques - Paso de Jama - San Pedro de Atacama - Calama - Tocopila - Iquique - Arica - Putre - Paso Chungara – Tambo Quemado - Garahuara de Ghangaraz - Patacamalla - La Paz - Desaguadero - Lago Titicaca - Puno - Cusco - Manchupithu - Lima - Toda costa do Pacífico - Arequipa - Arica - Retorno ao Brasil.

No aguardo de contatos

Luiz Ramalho
ramalholc

Mensagem não lidapor beier » 31 Mar 2007, 05:49

Olá Luis,

Esses dois passos que vc citou entre Mendoza e Los Andes e entre Bariloche e Osorno também não tive qualquer problema com o carro.
Acontece que no Paso de Jama o buraco é mais embaixo (ou seria mais em cima??!!!) pois a altitude chega a 4.800 msnm.

Meu carro é um Fiat Stilo 1.8 8v que tem a mesma motorização do seu Siena. Acho que até vai ser bastante interessante isso pois servirá de comparação, acredito que meu carro sofreu além do esperado.

No retorno fiz um contato com a Fiat e eles me disseram que antes da viagem eu deveria ter procurado uma revenda para fazer uma adequação do veículo para altitude mas nem imagino o que quer dizer isto mas..foi a informação que deram. O que ajudou um pouco foi a retirada do filtro do ar.

Com relação ao seu roteiro eu fui até Iquique se puder ajudar em algo estamos a disposição.

Abraço
Imagem
beier
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor ramalholc » 31 Mar 2007, 10:13

É, realmente "o buraco é mais em cima".

Retirando o filtro você realmente poderia ganhar mais uns cavalos. Como o trecho é pequeno não ofenderia o motor, entretanto vou pesquisar sobre o remapeamento do chip.

Com relação ao físico, não sei se seria melhor fazer uma parada de em Susques (altitude mais baixa) por 1 dia e seguir viagem no dia seguinte ou fazer a passagem o mais rápido possivel pois quando fosse pasar mal já estaria descendo. Voce teria uma idéia ???

No aguardo de opiniões sua e de pessoas que já tiveram em situações semelhantes.
ramalholc

Mensagem não lidapor beier » 01 Abr 2007, 00:27

Luis,

Fiz a travessia direto. Saí de Salta pela manhã bem cedo e fui direto a San Pedro de Atacama onde cheguei com muita dor de cabeça, mas nada que um chá de coca não resolva.

No segundo dia em San Pedro, que tem altitude em torno de 2.500 msnm já estava a vontade. No terceiro dia fizemos o passeio aos Geisers del Tatio, que ficam a 4.300 msnm e nada senti.

Abraço
Imagem
beier
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor cbinelli » 02 Abr 2007, 10:40

Oi Luiz,

Como o Enio falou talvez o problema seja ao atravesar o paso de jama que é bem alto. Na minha viagem eu passei pelos mesmos pasos que vocês passaram com um Clio 1.0 e não tive nenhum problema com o carro ou comigo e minha esposa.
Quanto a fazer uma aclimatação em Susque acho que não vale a pena, talvez o melhor seja ir direto e ver no que dá.
Lembro que a muito tempo atras o Luckulu (não lembro se é assim que se escreve) fez essa viagem e levou um cilindro de O2 no carro e segundo ele ajudou a não ter dor de cabeça. Estou pensando seriamente em pesquisar quanto custa a locação de um cilindro desse tipo e ver se vale a pena levar mesmo.
Você tem idéia de quando vai fazer essa viagem?? Eu estou tentando ir em dezembro ou janeiro..
Só depois que alguem for poderemos realmente saber se nossos carros iram se comportar como o do Enio.

Abs
Caio
cbinelli

Próximo

Voltar para Viagem de Carro: Carros, peças e equipamentos