por dasquebradas » 27 Jul 2011, 09:47
Minha dica é não pegue agencias, Existe muitos guias bons que não trabalham com agencia. Basta chegar na cidade e perguntar para algum morador ou na propria portaria do parque que eles indicam o nome de bons guias. e o detalhe, se souber negociar você paga até a metade do preço da agencia. Ainda mais se tiver um grupo pequeno.
A diferença é a questão do seguro, mas se você for como eu, acustumado a fazer trilhas sozinho, o guia vem só por obrigação.
Agora em alguns lugares como o Rapel que é preciso equipamentos e só as agencias tem autoriazação então contrate elas.
Fiquei 3 dias com o guia e paguei só 180 reais (2 pessoas). e ele ainda tinha equipamento do boia-cross.
Cheguei na cidade na segunda tinha marcado com uma agencia por e-mail (caveatlantica), troquei uns 10 e-mails com eles. informando a data e tudo mais.
Chegando na segunda conforme combinado, eles disseram que o parque não funcionava na segunda, perguntei se não dava para fazer nenhum passeio, eles disseram que não, então fiquei com muita raiva e fui procurar um guia na cidade e eu estava com meus dias contados tinha só 3 dias para conhecer o petar. Ai nisso fui na cidade e perguntei por algum guia, e o parque funcionava sim, só não podia visitar as cavernas, então visitamos as cachoeiras que eram mais longes(beija-flor e andorinhas) , e as cavernas ficaram para os outros dois dias. E o tempo deu para ver quase tudo que queriamos.
Eu perdi o nome e o telefone do Guia que eu fui, Ele foi o 1º guia do petar, e ele conta muito sobre o grande problema dos guias com a mafia das agencias e tem muitas historias legais sobre o local.Mas recomendo como muito bom o Cateto é só chegar em algum mercadinho lá e perguntar onde ele mora. O cara é considerado um dos melhores guias independentes do Petar se você tem disposição é com ele que você deve ir, Ele tem boia, Capacete e lanterna, bem mais em conta do que alugar na agencia. Já o irmão dele que é um senhor que você olha e não dá nada por ele, mas o cara é um otimo guia tambem com uma superdisposição e cheio de historias do lugar. O tel dele: (15) 3556-1546. Número máximo para passeios + radicais, segundo o Cateto: 5 jovens bem preparados. Com ele há uma pergunta: "com ou sem emoção?" rs.rs.rs...
O parque estipula um preço minimo, mas você negocia com eles e diz que não vai falar para ninguem..rs
Minhas recomendações são essas, e Realmente o petar é um dos lugares mais bonitos que já vi.
Chega nele é negocia, Eu agarantio! rs...