Cavernas do Petar e região - Perguntas e Respostas

Guias e troca de informações sobre destinos do estado de São Paulo

Re: Cavernas do Petar e região - Perguntas e Respostas

Nova mensagempor albertinho » 30 Mai 2011, 13:57

Você pode sim, ir até a entrada, que é aquele pórtico espetacular com mais de 200 metros de altura

No entanto entrar no sumidouro e sair na ressurgência que é a gruta Santo Antonio, configurando assim na "travessia da Casa de Pedra" está proibido desde o carnaval de 2003, quando um guia e um turista morreram lá dentro durante uma tromba d'água, que os acometeu em seu interior

Desde então, só entra com autorização da diretoria do parque
Its a long way to the top if you wanna rock and roll
albertinho
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 19 Jan 2009, 00:27
Próximo Destino: Hora do trip for dummies
Reputation point: 357

Nova mensagempor LiCo » 30 Mai 2011, 14:11

albertinho escreveu:... está proibido desde o carnaval de 2003, quando um guia e um turista morreram lá dentro durante uma tromba d'água, que os acometeu em seu interior ...

Eu fui lá em 2003 justamente logo após essa tragédia, e por muita coincidência o guia que pegamos era irmão desse guia que morreu.

Lembro que já estava com acesso restrito. Só não sabia que ainda continuava.

Intééé
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

EDITOR Viagem de Moto | Peru | Machu Picchu

[Diários de Bordo] Argentina (2011) | Missões Jesuíticas no Paraguai e Argentina (2011) | Uruguai (2011) | Peru, Bolívia e Chile (2009)

[Guia] Guia de Hostels no Uruguai

[Perguntas e Respostas] Ibiraci MG

>> Sonhar, acreditar, planejar, agir!

>> Y si antes de empezar lo que hay que hacer, empezamos lo que tendríamos que haber hecho?

>> My luck is Jesus!
LiCo
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 13 Ago 2003, 12:39
Próximo Destino: Vai saber!
Reputation point: 4653

Nova mensagempor dasquebradas » 27 Jul 2011, 09:47

Minha dica é não pegue agencias, Existe muitos guias bons que não trabalham com agencia. Basta chegar na cidade e perguntar para algum morador ou na propria portaria do parque que eles indicam o nome de bons guias. e o detalhe, se souber negociar você paga até a metade do preço da agencia. Ainda mais se tiver um grupo pequeno.

A diferença é a questão do seguro, mas se você for como eu, acustumado a fazer trilhas sozinho, o guia vem só por obrigação.
Agora em alguns lugares como o Rapel que é preciso equipamentos e só as agencias tem autoriazação então contrate elas.
Fiquei 3 dias com o guia e paguei só 180 reais (2 pessoas). e ele ainda tinha equipamento do boia-cross.

Cheguei na cidade na segunda tinha marcado com uma agencia por e-mail (caveatlantica), troquei uns 10 e-mails com eles. informando a data e tudo mais.
Chegando na segunda conforme combinado, eles disseram que o parque não funcionava na segunda, perguntei se não dava para fazer nenhum passeio, eles disseram que não, então fiquei com muita raiva e fui procurar um guia na cidade e eu estava com meus dias contados tinha só 3 dias para conhecer o petar. Ai nisso fui na cidade e perguntei por algum guia, e o parque funcionava sim, só não podia visitar as cavernas, então visitamos as cachoeiras que eram mais longes(beija-flor e andorinhas) , e as cavernas ficaram para os outros dois dias. E o tempo deu para ver quase tudo que queriamos.

Eu perdi o nome e o telefone do Guia que eu fui, Ele foi o 1º guia do petar, e ele conta muito sobre o grande problema dos guias com a mafia das agencias e tem muitas historias legais sobre o local.Mas recomendo como muito bom o Cateto é só chegar em algum mercadinho lá e perguntar onde ele mora. O cara é considerado um dos melhores guias independentes do Petar se você tem disposição é com ele que você deve ir, Ele tem boia, Capacete e lanterna, bem mais em conta do que alugar na agencia. Já o irmão dele que é um senhor que você olha e não dá nada por ele, mas o cara é um otimo guia tambem com uma superdisposição e cheio de historias do lugar. O tel dele: (15) 3556-1546. Número máximo para passeios + radicais, segundo o Cateto: 5 jovens bem preparados. Com ele há uma pergunta: "com ou sem emoção?" rs.rs.rs...

O parque estipula um preço minimo, mas você negocia com eles e diz que não vai falar para ninguem..rs

Minhas recomendações são essas, e Realmente o petar é um dos lugares mais bonitos que já vi.

Chega nele é negocia, Eu agarantio! rs...
dasquebradas

Data de registro: 18 Dez 2007, 15:03
Reputation point: 346

Nova mensagempor xaliba » 27 Jul 2011, 15:59

so um comentario aqui,

leve sempre em consideracao q o q eles cobram la nao eh caro, pense bem antes de tentar apertar os caras com preços baixos, afinal eles proporcionam muitas horas de diversao e se vc pensar o preco por hora nao eh tanto assim e muitas vezes pagamos mais do q isso por coisas muito menos legais e q duram muito menos.

Assino em baixo, o cateto eh um puta guia!!!
xaliba
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 02 Dez 2008, 17:50
Próximo Destino: A antartica ainda nao foi dessa vez... proximo podera ser pra la... podera ser pra africa... mas de qquer forma tenho q atender o chamado quando ele vier, e em geral tem algum fator de acaso no chamado, entao vai ficar em aberto....
Reputation point: 2747

Nova mensagempor piacitelli » 27 Jul 2011, 16:45

Boa colocação Xaliba.

Complementando ...é até uma questão de responsabilidade social. Muitas vezes as pessoas apertam um prestador de serviços para "tirar" o preço mais baixo e depois faz doações em alguma campanha para pessoas carentes...e.na outra ponta pode estar a familia desse prestador que ele apertou.

O pessoal de lá (Petar) é bastante simples a subsistência deles depende quase que totalmente do turismo.

Trata-se da região mais carente do Estado de São Paulo.

Abração
Paulo Piacitelli
Botucatu-SP

http://picasaweb.google.com/willys60/ImagensDoBrasil

"...a vida é boa,
Tão boa quanto você desejar"
piacitelli
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 03 Jan 2006, 13:29
Reputation point: 1791

Nova mensagempor dasquebradas » 27 Jul 2011, 16:53

Eu concordo com vocês, mas conversem com os guias independentes e vejam o que as agencias fazem. E quanto do valor que você paga para elas vai para o guia. Fora a desunião dos guias, que nem montar uma assosciação de guias eles conseguem.
E muitas vezes a pessoa tem muita vontade de ir no petar, tem um grupo pequeno, como no meu caso 2 pessoas e ter que pagar o mesmo tanto que um gurpo grande. E as vezes falta dinheiro.
dasquebradas

Data de registro: 18 Dez 2007, 15:03
Reputation point: 346

Nova mensagempor piacitelli » 28 Jul 2011, 08:51

Colega

Meu post foi encima do do que vc e o Xaliba colocaram...justamente no intuito de "defender os guias".

O Petar virou praça de shopping. O número de pseudo-aventureiros que descem de ônibus por lá hoje é absurdo e as agências aproveitando da inocencia dos guias estão ganhando dinheiro.

Concordo plenamente contigo. Deixe as agências de fora e faça o trato diretamente com o guia.

O que pretendi e reforço é: "quando negociar com guia lembrar que são pessoas muito simples, que vivem em condições bastante precária e precisam de ajuda."

Abração
Paulo Piacitelli
Botucatu-SP

http://picasaweb.google.com/willys60/ImagensDoBrasil

"...a vida é boa,
Tão boa quanto você desejar"
piacitelli
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 03 Jan 2006, 13:29
Reputation point: 1791

Nova mensagempor xaliba » 28 Jul 2011, 11:46

dasquebradas escreveu: Fora a desunião dos guias, que nem montar uma assosciação de guias eles conseguem.

Dasquebradas, cuidado com a forma como vc coloca seu comentario. Nao te conheco e sei q muitas vezes so pelas palavras podemos interpretar alguem de forma erronea, mas o q eu entendo dessa sua frase eh q vc tem ampla experiencia em montar associacoes de classe, q essa eh uma coisa extremamente simples e q se os caras la do petar nao conseguem fazer NEM isso, imagine coisas mais complexas... Vc tem alguma experiencia com isso para fazer tal critica? Gostaria de esclarecer o comentario?

Tirar a agencia da jogada eh otimo, se vc pagar menos do q pagaria para a agencia e o guia ganhar mais do q ganharia, dai sim, acho q eh o caminho certo. Isso sim eh ajudar.
xaliba
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 02 Dez 2008, 17:50
Próximo Destino: A antartica ainda nao foi dessa vez... proximo podera ser pra la... podera ser pra africa... mas de qquer forma tenho q atender o chamado quando ele vier, e em geral tem algum fator de acaso no chamado, entao vai ficar em aberto....
Reputation point: 2747

Nova mensagempor albertinho » 30 Jul 2011, 23:27

ASA:

Associação Serrana Ambientalista.

É a associação do dos guias do Bairro da Serra, gloriosamente presidida pelo Mamute, responsável inclusive, pelo curso de formação dos guias locais, curso o qual, é reconhecido pela Embratur e pelo IF e oferecido também as moradores das cidades da região.

Assim, só eles tem habilitação para guiar no parque e assim, eles são organizados.

Mas, ainda tem muita coisa para melhorar (e eles sabem disso e são muito abertos a discussão), assim como todas as outras coisas do mundo.

Saravá meu povo!
Its a long way to the top if you wanna rock and roll
albertinho
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 19 Jan 2009, 00:27
Próximo Destino: Hora do trip for dummies
Reputation point: 357

Nova mensagempor GUILHERME TOSETTO » 04 Ago 2011, 13:01

Pessoal, apesar da quantidade enorme de chuvas que tem caído na região sul do estado, as cavernas do PETAR e a Caverna do Diabo estão funcionando normalmente, não foram afetadas pelas cheias dos rios locais!!!
"Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos".
Vinícius de Morais
GUILHERME TOSETTO
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 27 Jul 2010, 09:07
Próximo Destino: Nada definido, tô pensando...
Reputation point: 1575

Nova mensagempor Beatriz.araujo » 25 Abr 2012, 19:00

Gentem, duvidazinha :)
Vai cair o mundo em forma de chuva no petar no próximo feriado (01/05/12) eeeee to pensando em ir pra lá. Mesmo que todos os passeios já vão me molhar hahahah vcs acham que vale a pena arriscar?

Se sim, se alguém tiver a fim de ir só dar um grito! Por enquanto estamos eu e um friend.

Bjos
::hãã::
Do mundo não se leva nada, vamos sorrir e cantar!
Beatriz.araujo

Data de registro: 15 Jan 2012, 17:37
Próximo Destino: Peru, Bolívia e Chile.
Reputation point: 0

Anterior

Retornar para São Paulo