Ir para conteúdo

Ceara - 10 dias – Viagem Sozinho (Mochileiro) - Março/2014


Posts Recomendados

  • Membros

Essa foi uma viagem compostas de 10 dias aproveitadíssimos, em um lindo lugar, que e o Ceara. Tentei falar tudo porem meio resumidos, mais mesmo assim ficou grande, peço desculpas mais acredito que ajudara. O Ceara é uma terra linda e completa de lugares encantadores, na qual você que planeja ir sozinha se sentira em casa, constituída de varias praias de todos os gêneros e gostos, repleta de praias desertas e também praias que contem grande estrutura e badalação.

Galera, para detalhar a maneira de viagem, optei mais uma vez pela compra de passagens aéreas comprando pelo smilles (Cartão Fidelidade Gol), a promoção que peguei propiciou comprar dois trechos(Ida e Volta) por 10.000 Milhas.

 

1º Dia

Cheguei a fortaleza já era noite, por volta das 8h00, como estive analisando as praias dos ceara são isoladas de um ponto para o outro, com isso optei por alugar carro todos os dias da viagem (porem fica o conselho não a necessidade de aluguel do carro todos os dias). Aluguei carro na Real Rent Car (porem outro toque, aconselho aqueles que tiverem interesse em alugar carros com eles, que observem alguns pontos: como o do orçamento deles, que não possuem seguro total contra terceiros, e outro ponto de atenção, e que alguns carros deles tem ralados e riscos, e possivelmente na hora que você entregar o carro a eles, vão querer falar que você utilizou mal o carro e que vez algum risco, então eu não recomendo).

Quando cheguei fiquei hospedado muito perto do dragão do Mar, chamasse Hotel Datamar com diárias de R$ 70,00, possui uma excelente recepção, com garagem e tudo mais, muito bom o hotel, fui recepcionado pela Jerussa, pessoa excelente e muito simpática que além de falar e dar conselhos da cidade me indicou um baladinha muito boa, que seria o Pirata, ela comentou que o forte dessa balada e segunda feira, sendo umas das melhores balada do dia, sem brincadeira vale muito a pena ir, e outro ponto chegue cedo porque lota mesmo!! ( O pirata na madrugada oferece festival de caldos, vale a pena para dar aquela acordada).

 

2º Dia

Cheguei no hotel só dei uma descansada já parti para Jericoacoara, (Não tinha tempo a perder) demorei em torno de 3 horas para chegar em Jeri. A estrada e bem sossegada, porem contem bastantes radares, principalmente nas entradas e nas saídas das cidades, outro ponto de atenção os radares dela são de 60 km, então para quem tem pé pesado muita atenção!

Chegando a Jeri tinha duas opções: ir ate Preá (Cidade do lado de Jeri) deixar o carro lahh e pegar uma jardineira ou caminhonete (Jardineira = caminhão com assentos para Jericoacoara – se não estiver enganado estava 20 reais) ou ir de carro para Jericoacoara, li muito a respeito de ir de carro para Jeri e acabei decidindo ir de carro mesmo!! Tenho algumas dicas se forem fazer igual a mim, época de chuvas (Fevereiro ou março) da para encarar ir com carro de boa, pois a areia fica mais pressa e não encalha, mesmo assim você vai ter que deixar o pneu com umas 20 libras para melhorar a aderência, porem épocas de muita seca, ouvi dizer que e mais complicado. No meu caso aluguei um corsa classic, e consegui passar de boa pelas trilhas, aconselho somente na ida pegar um guia, eles ficam espalhados em vários cantos da estrada custa em torno de 30 a 40 reais pelo menos para pegar a manha da estrada. (Outra coisa chegando em Jeri terá um estacionamento da prefeitura para que vc possa deixar seu carro caso seja de sua preferencia, não me recordo o preço porem não e caro)

Chegando em Jeri, escolhi como hospedagem o Hostel Tirol, sem palavras para esse lugar, tudo muito organizado, e muito aconchegante, realmente um lugar que você poderá ficar a vontade e que recomento muito, o lugar passa um acolhimento fora do normal, muito limpo e como qualquer outro Hostel uma facilidade incrível de conhecer outras pessoas principalmente estrangeiros, fui recepcionado pelo Gaúcho que gerencia o hostel, a respeito de diárias eu paguei 40 reais o dia.

Nesse dia aproveitei a praia ao redor mesmo, que são muito bonitas também, aproveite para ir em praias um pouco mais afastadas da vila a recompensa e maior e vai valer a pena.

Os passeios que fui e recomento são: os passeios de Bug para os lados Leste e Oeste, e o por do Sol de Jeri (Incrível).

 

3º Dia

Passeio de Bugue Lado Oeste (Com 4 Pessoas R$40,00)

Passeio incrível, saímos da pousada e fomos visitar um mangue que esta sendo tomada pelas areias das dunas, o lugar se chama mangue seco(Bom para tirar algumas fotos boas), após isso fomos direto para um lugar na qual prometeram nos mostrar cavalos marinhos no seu ambiente natural, pegamos um barco e fomos subindo um riacho ate encontrarmos os danados, muito bacana, o passeio de barco e a parte e custa 10 reais

Após isso Pegamos tipo uma balsa para visitar a vila que foi soterrada pelas dunas, e podemos conversar com uma senhora muito bacana (Esqueci o nome dela) que contara os mitos daqueles lugares, a parada conta com uma vista única do mar azul ao fundo de dunas bem brancas contornado a paisagem.

Após boas risadas fomos para a duna do Funil, ai sim começou um pouco mais de emoção, a duna possui uma altura bem bacana para pratica do shikbunda, ou decida de quadriciclo pela duna, muito boa emoção, na qual quem gosta de aventura vai curtir muito. Se não tiver enganado o passeio de skibunda esta em torno de 15 reais subindo de quadriciclo. Fica a dica para quem optar por subir na duna a Pé após o Skibunda pode preparar o folego kkkk mais vale a pena o exercício.

O passeio acaba na lagoa torta, lugar muito bonito e relaxante na qual você poderá senta-se com os pés dentro de aguas (Agua bem quente) e apreciar um peixe assado muito bem preparado, no lago você terá a opção de estar andando de caiaque e stand-up, se não estiver enganado a meia hora de caiaque e stand-up esta 35 reais. O passeio levou das 8h00 as 16h00 muito bem aproveitas.

Chegando novamente em Jeri, aproveitei para ir apreciar um dos por dos sol mais perfeito que já observei o melhor lugar para você observar é na duna do por do sol, muitas pessoas vão lá para ficar olhando também, não deixe de pegar um por do sol, e muito bonito mesmo, aquela agua azul encontrando com o sol e em volta poder apreciar dunas branquinhas, não tem preço. Na descida aproveitamos pegar um show de capoeira, que rola nas areias da praia, é uma apresentação que os próprios moradores realizam todos os dias na praia, muito bacana. Para a noite não perca o forro, já que esta lá tem que ir né!!

 

4º Dia

Passeio Leste (com 4 pessoas +/- R$40,00)

Em minha opinião esse e o lado mais bonito, as paisagens desse lado e fora de serio, nesse passeio fomos visitar os seguintes pontos:

Arvore da Preguiça, excelente para fotos, Praia do Preá, Lagoa azul, Lagoa do Paraiso( nessa lagoa você terá a oportunidade de deitar em uma rede dentro da lagoa), também e constituída de boa estrutura e o nome justifica o lugar. A pedra furada e um lugar muito bonito, o bugueiro te levara ate um certo ponto, a após isso você terá que realizar uma caminhada nada muito grande na qual passara por corais repletos de pedras ate chegar nela.

Fica a dica, aqueles que têm pique e gostam de aventura, conversem com o bugueiro ou com quem vocês forem para deixar a pedra furada por ultimo, pois de lá você poderá fazer uma caminha ate Jeri, esse trajeto vale realmente a pena por contem paisagens únicas

Para aqueles que têm ainda duvida como deve ser Jeri, vai um toque, Jeri e completa e misturada de vários gêneros, caso você procura um maior requinte e lugares que possuam maior conforto, fique tranquilo, você encontrará excelentes hotéis e restaurantes apropriados, tanto no outro caso, caso você procures lugares mais rústicos e estrutura mais econômica, isso não será problema. Se falando de lugares para divertimento a noite e variado também se encontra de tudo.

 

5º Dia

Parti de Jeri rumo novamente a Fortaleza fiquei hospedado no Hostel terras da Luz, também sem comentário o hostel e muito bom, aconchegante limpo e com um recepção perfeita, fomos recebidos pela Caritas, muito simpática na qual nos mostrou tudo e passou as dicas da cidade, as diárias do Hostel são a partir de 35reias

Mais para tarde caminhei na orla de Iracema visitando a estatua símbolo da praia de Iracema e fomos ver o deck, também aproveitei para dar um pulo a praia de Meireles, ambas são muito bem movimentado e com bom lugares bons para beber e comer, fica a dica restaurante Brazão e quase um restaurantes 24horas, e o restaurante Boteco são boas pedidas, outro ponto interessante para aqueles adeptos a pé na areias, são as barraquinhas que ficam na orla dessas praias, possuem uma estrutura bacana e oferecem porções em conta, Vamos lá 1Kg de camarão a R$ 30,00.

Nessa noite fomos conhecer os bares do dragão do mar, quando me falaram eu não conseguia imaginar como era o espaço dragão do mar, porem quando cheguei me deparei com vários bares colados no outro na qual você conseguira agito e dar boa risadas, sem falar conhecer muitas pessoas novas, após ficar um pouco no dragão do mar e já com uma turma boa, resolveu ir para um balada, nesse dia queríamos ir numa balada que todo mundo fala mais infelizmente se encontrava fechada no dia, que seria Mucuripe Club, porem para não perder o animo, fomos ate a Orbita Bar, na qual não se arrependemos em nada, baladinha muito bem estruturada com som muito bom.

 

6º Dia

Virados, conversamos com o pessoal do albergue e muitos queriam ir para canoa quebrada então lotamos o carro e partimos (Esse ate e um ponto que me esqueci de falar, ir sozinho não e sinal que ficara sozinho, todas as viagens que realizei tinha alguém para dividir gastos), a viagem e cerca de 2h00 de carro. Galera cuidados com os radares moveis, observei que existiam alguns no decorrer da estrada. Ao chegar lá ficamos na Rua da Broadway, num albergue chamado Ibiza, na qual fomos atendidos pelo seu Manoel, excelente pousada com uma sacada de frente para rua Broadway, na qual anoite você pode ficar visualizando parte da rua.

Canoa quebrada e uma mistura de cenários muito bonitos repletos de praias de aguas claras e no fundo sistemas eólicos de energia, dando a cidade um visual único.

Nesse dia mesmo participei de um passeio de bugue(Preço não foge de Jeri), na qual além do proporcionar passeio por dunas e passagens muito bonitas, oferece uma certa pitada de adrenalina, pois você será levado a certas dunas na qual você poderá realizar esportes como: tirolesas, Skibunda, Passeio de quadriciclo. Porem vale ressaltar que na tirolesa, você ir em dois tipos: um que cairá diretamente na agua, e outro e uma tirolesa bem mais extensa propiciando uma bom passeio( Se não me engano ambos os passeios custam em torno de 20 reais) o ultima passeio de bugue do dia, você terá a chance de aproveitar o por do sono de canoa em uma de suas dunas.

 

7º Dia

Após dar aquela boa descansada, resolvi que no dia conheceria Morro Branco, Praias das fontes e Marjorlândia, como fica tudo perto não tive problema nenhum. Em Morro Branco, fiz um passeio de bugue para conhecer as falecias, paguei cerca de 80 reais (mais carro da viagem, pois tinha pouca gente no buggy), porem por outra lado, vale a pena ver as falecias e teus rochedos. Existem pontos de banhos e lugares que se a mare estiver baixa você conseguira entrar em roxas.

Praia das fontes e outro lugar que vale a pena visitar, lugar muito bonito, e marjorlândia também e muito bonita, mais em uma analise rápida mesmo de carro fica um pouco corrida. Porem são praias que valem a pena conhecer.

Após voltar para canoa, tive oportunidade de fazer um vôo de parapente, sem duvida vale muito a pena aproveitar, o passeio sai em media por 80 reais, e sem duvida são paisagens que você não esquecera tão cedo, uma dica faça o passeio ao por do sol muito bacana acompanhar la de cima.

A noite de Canoa Quebrada e fantástica, na Broadway você certamente achara o gosto de bar ou de baladinha que mais te agrada, não se preocupe quanto a gêneros musicais, pois são de mais variados tipos e jeitos. E para finalizar noite e indispensável, vá para o lual que acontece a beirada praia Esse lual sempre começa bem mais tarde mais será uma das baladinhas que certamente você se lembrara. Apenas um toque, o lual acontece beirando a praia, e para descer ate lá, terá um trecho com baixa iluminação, então todos aconselham a descer em grupos para evitar algo, e não se preocupe na volta já estará dia. Eu não vi nada mais e o toque que todo mundo fala e no local e super tranquilo.

Existem ônibus de canoa direto para fortaleza, e se não estiver enganado seria a aviação Benedito que faz esses trechos, os primeiros horários são sempre mais baratos. Porem os valores não me lembro.

 

8º Dia

Esse dia reservei para o maior parque aquático do Brasil, parti logo de manha para o Beach Park, não e atoa que falam que e um passeio fantástico e caro.

A praia que fica em frente do Beach Park e realmente fantástica, cheia de coqueiro e com uma infraestrutura muito boa, passaria o dia fácil ali. Outra coisa fantástica e a própria praia de porto das dunas, caso você sai do parque e tenha um tempo, vale a pena dar uma volta por lá.

O parque e sem comentários, infraestrutura totalmente única, suporte a todos os tipos de serviços, e também brinquedos que te deixaram sem folego do começo ao fim, uns dos quais você não pode perder, seria o Insano, Calafrio, e a Capsula, depois que forem comente se não estava certo, porem para toda infraestrutura do lugar a um certo preço a se pagar.

Então aqueles que estão com intenção de ir ate o parque, de uma preparada no bolso. No meu caso tive que pagar estacionamento saiu por cerca de 40 reais a diária, a entrada do parque sai por 170 reais, na qual lá dentro você terá chance de alugar um armário para deixar suas coisas que sairá por 20 reais.

Para compras de produtos e comida e feita por consumação via por cartão magnético, (Como cartão pre pago) na qual você coloca a quantidade de dinheiro que você deseja e depois no final caso não use e devolvido, caso opte por colocar no cartão de credito será cobrado uma taxinha por esse serviço, a também tem as fotos que serão tiradas nos brinquedos e serão vendidas na saída que também não serão tão baratas.

Depois de saída do parque retornei, a fortaleza ficando novamente no albergue terra da luz, outra opção na qual mencionaram para mim e o albergue fortaleza na qual seria quase do lado do terra da luz e por conversa com o pessoa tem diárias a partir de 40 reais se não me engano, esse albergue e cadastrado Hostelling Internacional(Albergue da juventude). Estive indo lá e as estruturas parecem muito boas, e também e aconchegantes.

A noite para não perdemos o embalo, fomos mais uma vez ao Dragão do Mar e após muita risada, e como vimos que alguns ainda não conheciam o Pirata Bar, voltamos para lá, na qual demostro ser uma ótima opção mais uma vez.

 

9º Dia

Nesse dia fomos para cumbuco, um passeio na qual vale muito a pena ir também, cumbuco e um prainha encantadora que te da opção de vários passeios como buggy, 4x4, ou ate mesmo quadriciclo com chance de pilotagem, como anda não tinha andado de quadriciclo nessa viagem, alugamos para estar dando uma passeada, o bacana e que no aluguel de quadriciclo você poderá alugar com outra pessoa, piloto e passageiros ficando 50 reais para cada,

Nesse passeio fomos a duas lagoas, a primeira a lagoa do Parnamirim, se forem terão a opção de estar andando numa tirolesa que cairá diretamente na agua, e num taboa agua muito radical. Os dois passeios serão 30 reais. A outra lagoa não me lembro do nome, porem existem restaurantes que preparam peixes escolhidos na hora, acredito que você terá opções fartas para almoço, para aqueles que são apreciadores de windsurfe e ki surf, ficaram bem a vontade em cumbuco, pois os ventos e as lagoas oferecem atrações ilimitadas.

Na ultima noite em fortaleza resolvi optar por uma coisa mais leve, fui acompanhar uma dos shows de humor que e muito falado em fortaleza, A casa se Chama Lupos e é um passeio que não haverá arrependimento, no dia que fui seria show de humor juntamente com jantar, a janta e muito top vale apena experimentar, umas das coisas que me agradou foi o Chopp, para aqueles que apreciam o Chopp de lá e muito bom, e a melhor opção e a de pegar a torre de 4 litros, o show de humor e fantástico, você dará risada do começo ao fim, pois e algo muito dinâmico e inusitado, para entrada da Lupos paguei 35 reais, na qual esta incluso a comida e o show de humor a bebida e a parte.

E para fechar como não conseguia ir embora sem antes passar em mais uma agitação, resolvi aproveitar minha ultima noite, e fui para ao Arre Égua é tipo de um Boate/bar, olha sem duvida deu para aproveitar e dar muita risada sem falar que da para dançar um forro ate raiar o dia, muito boa pedida para terminar a noite.

 

10º dia

Nesse dia como meu voo era atarde, só estive dando uma corrida no calçadão de Meireles e Iracema, e após isso resolve almoçar a beira do bar em umas de suas barraquinhas pé na areia.

Nesse dia me deparei com uma coisa que não fui, mais vale ressaltar, na praia de Meireles tem uma feirinha a noite com artigos da região, olha pelo espaço que estive observando e uma feirinha bem grande.

 

 

As opiniões e comentários que realizei durante meu descritivo de viagem, foram a respeito do que eu interpretei. Porem o Ceara e lindo e inspira qualquer pessoa a aproveitar todos os minutos possíveis, o Ceara trás as pessoas que a visitam uma recepção fora do normal, seus habitantes são muito simpáticos proporcionando aos turista um conforto sem igual, para aqueles que estão pensando em viajar sozinho e uma ótima pedida, garanto que você conhecera muita gente e aproveitara muito, aqueles que iram acompanhados, preparasse para impressionar a pessoa que ira com você, pois em termos de beleza você ficara de queixo caído.

Espero que vocês tenham gostado e que possa ajuda-los no planejamento de sua viagem.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Ótimas dicas!Gostei do seu relato!!

Vou agora na primeira semana de agosto para Fortaleza e estou querendo ficar alguns dias em Jericoacara, e como vou estar de carro gostaria de saber se vc acha que dá para ir de carro nessa época. Pensei em fazer de carro ou o trajeto todo ou pelo menos até o local que pega a jardineira ( e nesse caso se é tranquilo deixar carro nesse local). O que vc sugere?

:D:D

Link para o comentário
  • Membros

Ola bom dia!!

Então você esta indo numa época muito seca, e acredito que você terá uma dificuldade extra de se chegar ate jeri de carro normal nesse época. kkkkkkk

Pelos relatos que escutei, nessa épocas de muita seca fica mais propicio do carro encavalar ou ate mesmo encalhar. Com isso pode ser melhor, você deixar seu carro estacionado em jijoca (pelo que eu escutei a diária esta entre 10 reais) e pegar uma jardineira sentido jeri. ::otemo::::otemo::

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...