Ir para conteúdo

Centro de Urubici - Serra do Corvo Branco de Bike


Posts Recomendados

  • Membros

A Serra do Corvo Branco foi assim batizada devido à presença abundante de uma ave local, o Urubu Rei, um belo pássaro de plumagem clara, apelidado erroneamente pelos locais de Corvo Branco. O equívoco não foi corrigido e é dessa forma que a serra íngreme, de curvas acentuadas e altitude de 1740m é conhecida até hoje.

 

598dcb82f3217_SerradoCorvoBranco.jpg.4ad675e04dff04a01f6052b5575275ec.jpg

 

Além do tráfego habitual de veículos que realmente precisam transitar por ela, a serra atrai também inúmeros turistas, que se aventuram em suas curvas apenas para disfrutar a bela paisagem e fotografar o momento.

 

Minha opção de acesso não foi a mais comum e muito menos a mais fácil, resolvi fazer o percurso de bicicleta! O ponto de partida foi o centro de Urubici e de lá pedalamos por 6h, rodando nesse período 60 km (ida e volta), tudo isso com o objetivo de tornar a visita a esse cartão postal ainda mais especial.

 

Um dos pontos de grande interesse do caminho é a passagem pela comunidade de São José. O tempo parece ter parado por ali e observar o gado pastando, os laguinhos contornando a estrada e até os porcos que andavam livremente, ajudou a esquecer um pouco o cansaço. ::mmm:

 

598dcb830df71_ComunidadedeSoJos.jpg.74e8e5c3b2b6850fd8cc6aa15035d700.jpg

 

Se te disserem que esse pedal é fácil, não acredite! O terreno em 70% do trajeto é asfaltado e nos 30% restantes oscila entre terra e pedras soltas (meu pesadelo!), na opinião de uma iniciante como eu, o grau de dificuldade é bem grande sim! Principalmente na ida, onde as subidas são mais frequentes e longas. Os 3 últimos quilômetros da ida são os piores, muito íngremes e com muita pedra solta, mas a recompensa pra quem resolver enfrentar as pirambeiras é a belíssima vista que a serra proporciona, emoldurada por um corte de 90m, feito na rocha pelo homem, o maior corte rodoviário trincheiro do país.

 

598dcb831bcdb_InciodaSerra.jpg.b7d84d734eab4ffad4f81543faca0f9b.jpg

 

No período de nossa visita, havia ocorrido uma queda de barragem na serra, tornando-a interditável a partir do ponto do desmoronamento, porém, o conceito “interditável” é bem relativo e enquanto permanecemos por lá, observamos algumas motos que de forma bem irresponsável se arriscaram a transpor o obstáculo, correndo o risco de irem parar no fundo do abismo. Felizmente, não presenciamos nenhum acidente.

 

Aproveitamos a pausa pra fazer um lanche e observar aquele presente da natureza. A volta foi mais fácil, mas me pareceu infinita devido ao cansaço acumulado. Nossa chegada foi devidamente brindada com cerveja! A sensação de conquista pessoal se sobrepôs ao desgaste físico e foi realmente muito prazeroso concluir algo que parecia estar tão acima do meu limite.

 

O trajeto que percorremos é parte do já tradicional “Pedal Serras Catarinenses”, que acontece 1 vez ao ano e está indo para sua 4a edição. Quem tiver interesse (e preparo físico) pode obter maiores informações acessando o link abaixo. São dois dias de pedal bem pesados! No primeiro dia ocorre a subida à Serra do Rio do Rastro e no segundo, o desafio é ir do centro de Urubici até Anitápolis (passando pela Serra do Corvo Branco).

 

Informações sobre Pedal Serras Catarinenses:

:arrow:https://www.facebook.com/pedalserrascatarinense?fref=ts

 

Quem precisar de mais informações sobre Urubici e arredores pode consultar no meu blog:

:arrow:http://www.mochilamundoafora.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá Jully!

Muito bacana o relato desse pedal, me tirou algumas dúvidas.

 

Estou programando para visitar a Serra do Corvo Branco nos feriados de Set ou Out, aproveitando para conhecer também a Serra do Rio do Rastro. E em ambas encarar a subida e descida de bike. ::mmm:

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Boschi, tudo bem?

 

Fiquei apaixonada pela região, recomendo demais!

A Serra do Rio do Rastro eu também conheci, mas essa confesso que foi de carro! Rss!

Caso vc tenha interesse em fazer o pedal em grupo, dá uma olhada nessa página do face, acho que nesse período set / out vai um pessoal pra lá...

https://www.facebook.com/pedalserrascatarinense?fref=ts

E se quiser informações sobre a Serra do Rio do Rastro ou sobre trekkings na região, tenho alguns textos no meu blog: http://www.mochilamundoafora.com.br

Capricha nas roupas de frio ::Cold:: e tenha uma ótima viagem!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...