Chapada Diamantina - Perguntas e Respostas

Guias e troca de informações sobre os destinos do Estado da Bahia

Re: Chapada Diamantina - Perguntas e Respostas

Nova mensagempor leo_thc » 10 Dez 2009, 12:56

1 mês não é suficiente todavia... hehehe Minha Chapada é demais! ;)

ROSIANE VITAL escreveu:Olá galera.

Acabei de chegar da Chapada e confesso que ficar 4 dias é muiiiiiiiito pouco mesmo.
Fiquei em Mugugê e realmente adorei, pois a cidade é limpa, aconchegante e não tem aquela muvuca de Lençóis. É tudo mais calmo.
Contratamos os serviços do BOCA (75) 3338-2402 e (75) 3338-2118, guia muito confiável que fez um preço legal: R$ 400,00 quatro dias com o carro dele para quatro pessoas. Eu achei uma pechincha, tendo em vista o preço médio dos passeios das agências de Lençóis e Mucugê.
Vou voltar lá para fazer a Cachoeira do Buracão e vale do Pati, que infelizmente não deu dessa vez. :cry:
Leonardo Parente
Jornalista (DRT-BA 3223)

Relatos:

- Pico do Barbado e Pico do Itobira, os gigantes da Bahia

- O dia em que a Bolívia parou para ver Evo Morales

- Uma Noite de terror no deserto boliviano

"Não sei onde eu estou indo, mas sei que estou no meu caminho" (Raul Seixas)
leo_thc
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 15 Dez 2004, 13:07
Próximo Destino: Dezembro 2011 - Chapada diamantina; Carnaval 2012 em Olinda e Recife!
Reputation point: 1461

Nova mensagempor Rosiane Vital » 10 Dez 2009, 17:16

É Leo, pode tirar onda mesmo... saí de lá literalmente APAIXONADA. Logo logo volto pra lá. CHAPADA ME AGUARDE. VOU QUERER PASSAR UM MÊS!!! ::dãã2::

Imagem
Cachoeira do Tiburtino
Colaboradora dos fóruns Sergipe, Aracaju e onde puder ajudar mais.
TENHO UM BLOG DE RELATOS DE VIAGENS.
Visitem-no: http://meamarroemviajar.blogspot.com Lá, coloco os relatos e fotos das viagens que faço. Sejam sempre bem vindos!!!!!
Rosiane Vital
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 18 Mar 2009, 10:10
Próximo Destino: Manaus/AM em junho.
Reputation point: 731

Nova mensagempor leo_thc » 10 Dez 2009, 21:43

Muito orgulho desse lugar querida!!! Venha mesmo!! ::otemo::
Leonardo Parente
Jornalista (DRT-BA 3223)

Relatos:

leo_thc
Membro de Honra
Membro de Honra

Próximo Destino: Dezembro 2011 - Chapada diamantina; Carnaval 2012 em Olinda e Recife!

Nova mensagempor adriana almeida » 14 Dez 2009, 19:54

boa noite!!!!!!!
galera estou indo fazer pela primeira vez o vale do pati, porem tenho algumas duvidas, qual é o melhor roteiro?
começar por mucugê e finalizar em andari? ou começar pelo vale do capao? se escolher uma dessa o que estarei perdendo de ver?
agradeço a ajuda
adriana
adriana almeida

Data de registro: 26 Jun 2009, 22:18
Reputation point: 0

Nova mensagempor leo_thc » 14 Dez 2009, 21:16

O melhor acho que você deve tirar a conclusão pois existem diversos relatos aqui no tópico, muita coisa boa pra vc ler. Agora, acho Mucugê Andaraí, passando pelo Pati uma ótima pedida. Só iria em 10 dias e não perderia nenhuma atração. Fiz em 7 dias bem relaxado, mas seria melhor em 10. Isso na minha opinião.

ab

adriana almeida escreveu:boa noite!!!!!!!
galera estou indo fazer pela primeira vez o vale do pati, porem tenho algumas duvidas, qual é o melhor roteiro?
começar por mucugê e finalizar em andari? ou começar pelo vale do capao? se escolher uma dessa o que estarei perdendo de ver?
agradeço a ajuda
adriana
Leonardo Parente
Jornalista (DRT-BA 3223)

Relatos:

leo_thc
Membro de Honra
Membro de Honra

Quem tem Palio sempre alcança?

Nova mensagempor Woodstok2 » 21 Dez 2009, 14:08

Olá a todos,

Eu gostaria de fazer a chapada a partir de alguns princípios: 1) menos muvuca possível (por isso pensei em ficar em Mucugê e não em Lençóis), 2) com tempo livre, 3) carro próprio.

A questão é que o carro próprio é um Palio 1.0 com cinco (!) neguín dentro. As condições das estradas são "boas" na Chapada? Ou eu precisaria de um 4x4? Digo, existe algum momento de tensão / subida na lama a 90º?

Outra questão, saindo de Mucugê, é possível eu fazer todos os roteiros "básicos" da Chapada? Incluindo os top-top?
Ou seria melhor o tal do roteiro Andaraí-Lençois? Aparentemente, eu tenho mais ou menos 15 dias.

Alguém aqui foi de carro, e deixou o carro numa ponta para resgatá-lo mais tarde?
Desculpe a quantidade de perguntas, estou começando a entender o esquema dos roteiros agora.

Estou na página 12 nas leituras hahahaha

aquele abraço
Chico
Woodstok2

Data de registro: 27 Jul 2006, 16:04

Nova mensagempor PauloMotta » 21 Dez 2009, 14:44

PauloMotta escreveu:O primeiro tipo de atrações do Parque são as de facil acesso e estão proximas de Lençois, consequentemente na maioria rola farofada.
São elas: Morro do Pai Inacio, Grutas de Iraquara, Pratinha, Fumaça por Cima, Serrano, Ribeirão do Meio, Poço do Diabo, etc.
O acesso se dá por carro aliado à pequenas caminhadas.

O segundo são as atraçoes e cidades que ficam mais ao Sul do parque e que mesmo sendo de fácil acesso não ficam tão cheias por estarem mais afastadas de Lençois.
São elas: Poço Azul, Poço Encantado, Cemitério Bizantino, Cachoeira do Buracão, Marimbus, Projeto Sempre Viva, etc. e cidades como Mucuge, Igatu, etc.
O acesso se dá por carro aliado à pequenas caminhadas.

E o terceiro tipo, que no caso são as que eu mais conheço, são as de dificil acesso, em que nem animais têm acesso quem dirá carros.
São elas: Morro do Castelo, Gruta do Castelo, Fumaça por Baixo, Cachoeira do Palmital, Cachoeirão por Baixo, Cachoeira do Funil, Cachoeira do Michila, Cachoeira do 21, etc.
O acesso aqui só a pé, todas exigem ao menos uma noite no mato e muitas so com camping selvagem.

Ai que tá, fazendo a travessia Andaraí-Lençois (7 dias), voce conhece as principais atrações de dificil acesso, para quem quer trilha essa é a melhor opção. As outras de facil acesso é so montar um roteiro de carro.

Chico, esse post resume os tipos de atracoes na Chapada, existem varias chapadas dentro de uma só e é inegavel que todas oferecem atracoes fantasticas, mas se quer fugir da farofa evite esse primeiro tipo que citei, as que estao proximas a Lençois e sao de facil acesso. Sugiro tirar um dia pra conhecer Pai Inacio, Pratinha e alguma gruta em Iraquara e depois se concentrar nas atracoes menos farofa.
PauloMotta
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 22 Out 2008, 01:07
Próximo Destino: Mais uma vez Chapada...
Reputation point: 1260

Nova mensagempor diogomaroja » 25 Dez 2009, 11:23

Peter e Leo, obrigado pelos esclarecimentos! Seguem ainda mais duas dúvidas, se alguém puder me ajudar fico agradecido!

-Em Palmeiras, há cobertura de celulares? Em caso positivo, quais operadoras?
-De Seabra-BA para Palmeiras-BA, só há ônibus pela Real Expresso ou há outras formas de transporte alternativo (vans, por exemplo)? Em caso positivo, qual a frequencia e onde apanhar tal transporte? Pergunto isso porque sou de Goiania-GO e pelo que li aqui necessito ir até Seabra pra depois ir pra Palmeiras. Só que tô olhando aqui, o onibus pra Seabra parte 13:00, não se informa a hora que chega. Quando fui pra Salvador nessa linha chegou 16:00 do dia seguinte na capital baiana, então acho que deve estar em Seabra na madrugada ou cedinho, e pelo que tô vendo os horários Seabra-Palmeiras da Real Expresso, há perigo de eu chegar depois que partiu ou bater com o horário.
-Tenho um amigo de João Pessoa-PB que está pensando em ir também. O modo mais fácil dele ir é para Feira de Santana-BA e pegar outro onibus ou há outra forma mais fácil?
diogomaroja

Data de registro: 26 Jul 2008, 23:07

Nova mensagempor Woodstok2 » 25 Dez 2009, 18:49

Muito Obrigado Paulo!
abração
Woodstok2

Data de registro: 27 Jul 2006, 16:04

Nova mensagempor Ram_Alen » 30 Dez 2009, 11:32

diogomaroja escreveu:Peter e Leo, obrigado pelos esclarecimentos! Seguem ainda mais duas dúvidas, se alguém puder me ajudar fico agradecido!

-Em Palmeiras, há cobertura de celulares? Em caso positivo, quais operadoras?
-De Seabra-BA para Palmeiras-BA, só há ônibus pela Real Expresso ou há outras formas de transporte alternativo (vans, por exemplo)? Em caso positivo, qual a frequencia e onde apanhar tal transporte? Pergunto isso porque sou de Goiania-GO e pelo que li aqui necessito ir até Seabra pra depois ir pra Palmeiras. Só que tô olhando aqui, o onibus pra Seabra parte 13:00, não se informa a hora que chega. Quando fui pra Salvador nessa linha chegou 16:00 do dia seguinte na capital baiana, então acho que deve estar em Seabra na madrugada ou cedinho, e pelo que tô vendo os horários Seabra-Palmeiras da Real Expresso, há perigo de eu chegar depois que partiu ou bater com o horário.
-Tenho um amigo de João Pessoa-PB que está pensando em ir também. O modo mais fácil dele ir é para Feira de Santana-BA e pegar outro onibus ou há outra forma mais fácil?

Olá Diogo...
Em Palmeiras n pega celular, apenas em Seabra. Tem outras formas de transporte alternativo , tipo Vana, micro bus, etc... Partindo de Seabra, saem da praça do Correios, no centro,, horarios de 10, 10 e meia, 11, 12, e 13 horas. OUtro detalhe, so em Seabra tem todos os bancos em Palmeiras apenas Bradesco e lotericas e n tem como sacar nada em Capao.

Ah, estou no Capao, acabei de chegar da fumaça por baixo e por cima,( saindo de lençois) muito show mas hard mesmo... serra do macaco é o Bicho!!!!!!!!!
Está chovendo pouco por aquii, cachoeiras com pouca água, fumaça continua seca... Ficarei uns 3 dias descansando para continuar com o Paty...
Ram_Alen
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 31 Jan 2009, 21:20
Reputation point: 2157

Nova mensagempor Ram_Alen » 11 Jan 2010, 20:02

...
-Notícias atuais da Chapada ... Estou em Mucugê...As chuvas vieram com força total. Está chovendo quase todos os dias. Cachoeiras com muita água!
O vale do Paty foi a trilha mais bela que já fiz na vida!
A cidade de Igatu é realmente linda, e os moradores são show!
O mesmo vale para Mucugê...
Trasportes para Ibicoara é uma complicação... cachoeira do Buracão é linda....
Dos 24 dias de Chapada, ficarei devendo Mixila, Fumacinha e Barbados...

Ah, conheci o autor dos Mapinhas da Trilhas e Caminhos, o cara é muito gente boa... tem uma edição nova com indicação de mais trilhas inclusive Mixila...EM março ele falou que vai sair um outro mapa, mais técnico e informativo, maior, e com coordenadas exatas dos principis pontos da trilha, cachoeiras e afins....
Ram_Alen
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 31 Jan 2009, 21:20
Reputation point: 2157

Nova mensagempor leo_thc » 12 Jan 2010, 14:52

Quando alguem elogia a Chapada Diamantina me sinto diretamente elogiado!!!! Valeu Ram!!!Quem não acha que o Paty é a trilha mais linda do Brasil tá com problema de visão!!! hahaha ::lol4::

Ram_Alen escreveu:...
-Notícias atuais da Chapada ... Estou em Mucugê...As chuvas vieram com força total. Está chovendo quase todos os dias. Cachoeiras com muita água!
O vale do Paty foi a trilha mais bela que já fiz na vida!
A cidade de Igatu é realmente linda, e os moradores são show!
O mesmo vale para Mucugê...
Trasportes para Ibicoara é uma complicação... cachoeira do Buracão é linda....
Dos 24 dias de Chapada, ficarei devendo Mixila, Fumacinha e Barbados...

Ah, conheci o autor dos Mapinhas da Trilhas e Caminhos, o cara é muito gente boa... tem uma edição nova com indicação de mais trilhas inclusive Mixila...EM março ele falou que vai sair um outro mapa, mais técnico e informativo, maior, e com coordenadas exatas dos principis pontos da trilha, cachoeiras e afins....
Leonardo Parente
Jornalista (DRT-BA 3223)

Relatos:

leo_thc
Membro de Honra
Membro de Honra

Nova mensagempor pastrebruno » 06 Fev 2010, 00:30

Olá Mochileiros

Eu ia para o Peru agora em fevereiro e com os incidentes que ocorreu em Cusco resolvi adiar para Julho,por isso estou pensando em ir para a Chapada da Diamantina. Já li muita informação aqui e fiquei bem animado para ir para lá! só tenho uma dúvida sobre como chegar na cidade a partir de Belo Horizonte. Existe alguma linha de onibus que vá direto? ou que pelo menos me deixe em uma cidade próxima para que eu possa pegar outro onibus?

( utilizei o sistema de busca do site e nao apareceu nada...)

Muito Obrigado!
pastrebruno

Data de registro: 26 Jan 2010, 11:45
Próximo Destino: Manaus - AM

Nova mensagempor baza » 08 Fev 2010, 13:27

Pô...cheguei num domingo e tive q voltar na terça da Chapada, mas cada minuto valeu a pena!Fui bem objetiva, fui p Capão e desenrolei logo pra conhecer a cachoeira da fumaça!Fui sem guia mesmo, fiz amizade com uns paulistas q estavam indo p la...Eu so ia p Salvador, mas conheci uma carioca q tava indo p la e fui na onda.O q eu axei mais impressionante foi a vibe das pessoas de lá...mto positiva.Em janeiro as pessoas q estão por la geralmente vieram do Universo Paralelo, festa de rave mto famosa na Bahia, sao pessoas do Brasil td q saem dessa festa e seguem por trilhas...

Pessoal mto tranquilo, bem intencionado...conheci gente de Israel(adorei), italianos, croatas e gente do Brasil todo.Tipo, la tem q deixar a noia de lado e aproveitar a natureza...descobrir onde rolam festas de rave, q geralmente sao em sitios de pessoas de la.Gostei mto da pousada do Catatau, ele eh mto atencioso e aberto à negociações.

Meu unico conselho:vá sem data pra voltar...pq vc naum vai querer ir embora tao cedo!

Abraços
baza

Data de registro: 07 Fev 2010, 23:15

Nova mensagempor PBeruski » 01 Mar 2010, 15:07

Não vi ninguém falando do Buracão, cachoeira recém descoberta que fica no início de Ibicoara (tal como Fumacinha). Indescritível, o lugar é mágico e único.
Fiquei 2 semanas em Lençóis, de onde eu pude visitar praticamente todas atrações "famosinhas" da chapada. Fiz um tour com uma agência ao redor do parque, qdo pude ir no Buracão, pois Ibicoara fica a uns 200 Km de lençóis, e ir e voltar no mesmo dia é puxado. O tour foi bem legal:

1º dia: grutas, pai inácio e poço do diabo;
2º dia: fumaça por cima, dormimos no vale do capão
3º dia: gerais do vieira até próximo do morro do castelo, saindo em guiné onde o carro nos buscou. Dormimos em mucugê;
4º dia: fumacinha por cima. \pernoite em mucugê novamente, pois ibicoara não tem estrutura (segundo a agência)
5º dia: buracão - fantástico, até chorei, rsrs ::otemo:: - Dormimos em igatu
6º dia: Manhã livre em Igatu e poço azul, voltamos para lençóis
7º dia eu escalei perto de lençóis

O preço foi R$ 1.000,00 com o transporte, lanche diario e hospedagem em 5 desses 7 dias (pois os demais eu estava por conta no albergue). Como eu tava bem de grana, achei que valeu bem a pena, mas agora estou retornando pra chapada (espero que para morar) e pretendo fazer as trilhas "sangue nos olhos", como dizem por lá, rs. Fumacinha por baixo, michila e paty. Quem estiver por lá a partir da segunda quinzena de março, dá um toque !

Ah, o pacote eu fiz na agência "Nas alturas", de todas que eu fui, foi a mais atenciosa e os guias são super legais (destaque para o Jaime). Depois ainda fui em Marimbus e Cachoeira do sossego com outros guias e deixou a desejar.
PBeruski

Data de registro: 02 Nov 2008, 13:05
Próximo Destino: Chapada diamantina
Reputation point: 17

AnteriorPróximo

Retornar para Bahia