Não vi ninguém falando do Buracão, cachoeira recém descoberta que fica no início de Ibicoara (tal como Fumacinha). Indescritível, o lugar é mágico e único.
Fiquei 2 semanas em Lençóis, de onde eu pude visitar praticamente todas atrações "famosinhas" da chapada. Fiz um tour com uma agência ao redor do parque, qdo pude ir no Buracão, pois Ibicoara fica a uns 200 Km de lençóis, e ir e voltar no mesmo dia é puxado. O tour foi bem legal:
1º dia: grutas, pai inácio e poço do diabo;
2º dia: fumaça por cima, dormimos no vale do capão
3º dia: gerais do vieira até próximo do morro do castelo, saindo em guiné onde o carro nos buscou. Dormimos em mucugê;
4º dia: fumacinha por cima. \pernoite em mucugê novamente, pois ibicoara não tem estrutura (segundo a agência)
5º dia: buracão - fantástico, até chorei, rsrs

- Dormimos em igatu
6º dia: Manhã livre em Igatu e poço azul, voltamos para lençóis
7º dia eu escalei perto de lençóis
O preço foi R$ 1.000,00 com o transporte, lanche diario e hospedagem em 5 desses 7 dias (pois os demais eu estava por conta no albergue). Como eu tava bem de grana, achei que valeu bem a pena, mas agora estou retornando pra chapada (espero que para morar) e pretendo fazer as trilhas "sangue nos olhos", como dizem por lá, rs. Fumacinha por baixo, michila e paty. Quem estiver por lá a partir da segunda quinzena de março, dá um toque !
Ah, o pacote eu fiz na agência "Nas alturas", de todas que eu fui, foi a mais atenciosa e os guias são super legais (destaque para o Jaime). Depois ainda fui em Marimbus e Cachoeira do sossego com outros guias e deixou a desejar.