Ir para conteúdo

Chile - 2ª viagem - Maio/2011 - 6 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Gostei tanto do Chile, que resolvi repetir a dose de 2010 em 2011, e foi ainda melhor a viagem!

 

Como já tinha estado antes na capital, já pude sair para mais longe nas minhas explorações, Santiago estive no 1º dia e ultimo dia.

 

dia: 0 - Chegada

 

Cheguei a noite e jantei no hotel mesmo.

 

dia: 1 -Santiago

 

Agora perto do inverno o dia só amanhece quase às 08:00 e as atrações abrem às 10:00, então não adianta acordar muito cedo.

 

De manhã fui ao Bairro Brasil, visitar algumas atrações que não tinha ido na outra vez, e minha impressão se repetiu, do bairros turísticos é o mais derrubado, se o tempo for curto é dispensável o que salvou foi o Museu dos direitos humanos, para quem curte e tal. Ainda de manhã atravessei a cidade de taxi e fui a um shopping no bairro de Las Condes, atrás apenas de um eletrônico, que estava mais barato que no Brasil. Nem olhei as vitrines, a observação é que este. como no geral os shoppings em Santiagos são enormes! Las Condes é um bairro rico e moderno com avenidas largas e longas distancias, não é viável conhece-lo a pé, apesar de poder chegar-se facilmente de metrô.

 

A tarde almocei no Mercado Central, nota-se que os restaurantes do setor central do mercado são caríssimos, enquanto que os da borda são mais baratos, mas não tem boa aparência, uma opção intermediária que recomendo é o Marisol nº 233-234. Depois fui a Plaza de Armas (a praça que iniciou a cidade) e visitei o museu Histórico Nacional, vale a pena a visita, mas em 1º lugar reserve tempo ao museu Pré-Colombino que já havia estado no ano passado. No restante da tarde fui visitar a mesquita, conhecer meus companheiros locais de Islamismo, bom isto já explicará a ausência de relatos de passeios noturnos.

 

A noite jantei no Puerto Cabulco, especialializado em peixes e frutos do mar, preços medianos se contarmos com entrada e sobremesa inclusos, eu recomendo (mas cuidado com os pratos grandes não consegui comer tudo)

 

dia: 2 -Valparaiso e Vinã del Mar

 

Previamente no dia anterior tinha contratado um passeio pela http://www.turistour.cl para Valparaiso e Vinã del Mar (No ano passado fui para Vale Nevado por esta agência e gostei e se for para ver neve depende muito do rigor do inverno, fui no finalzinho do outono e dei sorte)

Mas este ano não gostei deste tour, digamos que foi o ponto baixo da viagem: Alguns lugares tínhamos só 15 minutos para passear e noutros lugares nem descíamos do ônibus e um chiclete que grudou na minha calça tentou mas não conseguiu me tirar do sério, não dei a mínima para ele.

 

De manhã fomos a Vinã del Mar, almoço em um restaurante exorbitante (pago a parte) que não valia o quanto custava.

 

A tarde Valparaiso, que com exceção da Casa de Pablo Neruda onde ficamos mais tempo e da Praça Central com tempo de 15 minutos só a conhecemos pela janela do ônibus.

 

A noite jantei no Alto Peru (Rua do Seminário), especializado em comida peruana, comi um ceviche pela primeira vez e gostei demais, observações ótimo restaurantes de preços na média, vale muito o custo-benefício, chegue cedo, antes das 20:00, pois quando sai tinha até fila de espera.

 

dia: 3 - Chillan

 

Praticamente passei o dia viajando: Pois sai de Santiago, para um pequeno intervalo de almoço em Chillan e continuidade de viagem até Valdivia chegando a noite.

 

Às 07:30 sai do centro de Santiago na estação ferroviária Alameda (comprei antecipadamente do Brasil a passagem por precaução), fui de 1ª classe e mesmo assim a passagem não é cara (tanto taxi, metrô, onibus e trem são baratos no Chile) vôos é um caso a parte que explicarei mais na frente.

 

De manhã, curtindo a paisagem que é legal por se diferente da nossa, mas nada fora do normal ou que seja estupendo (no ano passado já tinha feito esta viagem, mas só até Chillan com volta no mesmo dia), na hora que o serviço de bordo chegou com o café que tinha lanches prontos, começou o desentendimento linguistico parte 1, o atendente falava um espanhol incompreensível, não falava inglês e eu precisando saber se tinha presunto ou assemelhado no lanche (sou muçulmano e não como carne de porco), então meu vizinho do banco do lado venho em meu auxilio e dai em diante surgiu uma amizade.

 

A tarde, cheguei às 12:15 (mais de 400km percorridos), convidei o Sergio (Chileno) para almoçar, depois ele me mostrou alguns lugares, trocamos e-mail e prossegui viagem (Chillan não tem muitas atrações em si, a não ser o famoso resort de mesmo nome que é afastado e demanda mais tempo para conhecer).

Ás 14:00 embarquei para Valdivia, antes disto desentendimento linguistico parte 2, eu pedindo passagem para Valdivia e a atendente querendo me mandar para a Bolívia!

 

A noite depois de mais 300Km às 20:30 cheguei a Valdivia, que já faz parte da região patagônica chilena, corri ao hotel me instalar, fui comer na primeira lanchonete que achei e voltei para o hotel dormir e acordar bem cedo para caminhar pela cidade, estava muito curioso, de cara já me encantei pela cidade mesmo a noite, aquele aroma de lenha queimando, a arquitetura alemã em pleno Chile, o cheiro de pinheiros e o frescor marítimo (a cidade esta na beira do rio, já próximo a costa), sentir isto foi algo maravilhoso.

 

Estratégia prevista, não totalmente concretizada: Seguir via terrestre na ida, apreciando a paisagem e voltar de avião para economizar tempo, a seguir:

 

4 dia: - Valdivia

 

Sem duvida o ápice da viagem, queria ter ficado até mais tempo mas já estava "engessado" pelo roteiro (já havia pago todas as diárias de hotel em Santiago, deixado a maior parte de minha bagagem lá e já tinha comprado passagem de volta de avião, tem se vantagens em se antecipar e programar-se, mas por outro lado fica-se amarrado ao roteiro, no próximo ano, vou tentar um meio termo). Atenção indo para o Sul chove cada vez e principalmente no inverno e tempo é muito instável, senti na pela isto na noite deste dia, então a chance de pegar só chuva é muito grande, ao contrario de Santiago que chove muito pouco.

 

Observação: Valdivia é uma das cidades turisticas da região dos Lagos no chile, que esta mais afastadas das demais, por isto optei por ela, sendo que na região temos: Pucon e Puerto Varas, e outras cidades interessantes que no conjunto já demandaria uma semana no mínimo para se conhecer.

 

De manhã: já fiquei de alerta máximo desde o café da manhã, cidades com colonização alemã é abundante a utilização de carne de porco na culinária, fora a minha ida a cozinha para "averiguar" o que estava sendo preparado par mim e a cara de não sei o que, quando falei que era muçulmano, de resto nada de mais. Dei sorte pois a manhã estava só nublada e não estava assim tão frio e sem vento. Fui passear na cidade, caminhando pela calçada do lado do rio, dei de cara com leões marinhos, nunca tinha visto estes bichos antes, foi muito legal, queria ter visto pinguins mas acho que pára isto teria que ir longe da cidade, não pesquisei a respeito. Fui ao centro da cidade e também visitei dois museus que ficavam mais afastados, no geral a cidade é muito pequena, suficiente para percorre-la a pé, perto do meio dia o tempo abriu e ainda ficou mais bonito o visual

 

A tarde almoço e inicio da viagem de volta, com certeza quero voltar a esta cidade e fazer o tour pelo rio até a foz, fazer o passeio de maria fumaça, visitar vilas afastadas com mais tempo livre. Às 14:00 peguei um ônibus para Temuco (caminho de volta), cheguei nesta cidade às 16:30, fui visitar um museu, mas já estava fechando, jantei no mercado, olhei o artesanato local e as 20:00 tinha um vôo de volta para Santiago pela Sky Airline (companhia low coast), de Valdivia tinha vôos também pela Lan Chile, que é careira, a passagem era o dobro.

 

A noite o clima instávél da região patagônica pregou sua peça, todos os vôos, daquela noite foram cancelados por conta das condições meteorológicas desfavoráveis!!! Então pensei rápido e corri para a rodoviária, antes que aquele "enxame" de pessoas comprassem todas as passagens de ônibus daquela noite (no balcão ao lado da LanChile que estava lotado havia até discussão (deve ser porque eles pagaram mais caro pela passagem, kkkkkk).

Na rodoviária comprei passagem para às 22:20 e por coincidência encontrei com uma mulher que estava na fila do aeroporto para instruções para devolução da passagem, achei ela bem legal, mas veio de brinde com uma amiga não tão legal, que não estava antes com ela no aeroporto. Ok tudo bem, estou de férias pensei.

Elas me convidaram para um café na rodoviária, tomamos café conversamos um pouco e depois me despedi e fui para a sala de embarque checar meus e-mails, a viagem foi ótima, as condições de segurança, estradas e serviço a bordo são ótimas no Chile para ônibus rodoviários, além de baratos e depois de quase 9 horas de viagem às 07:00 cheguei a Santiago, tinha dormido até bem, melhor às vezes que em minha cama.

 

5 dia - Caijon del Maipo

 

A principio tinha planejado ir e voltar no mesmo dia (ou talvez na volta viajando de madrugada) a Coquimbo (8 horas de ônibus, desde Santiago), seguindo para o norte e tendo o primeiro contato com a região desértica norte, se bem que Coquimbo esta na região semi-arida, mas cheguei ao hotel às 07:30 (tarde para uma viagem dia inteiro e realizando mais 16 horas de ônibus) ficou fora de cogitação.

 

O plano C era ir a a um tour ao Aconcaguá por outra agência, mas não foi possível, não tinha pesquisado antes, e tenho a ligeira impressão que o hotel fez corpo mole, acho que eles não recebem comissão desta agência.

O plano B era ir a Portillo, San Andes e uma Vinã (que não faria questão de ir, porque não curto vilnho), mas fiquei com receio pois era pela mesma agência de Valparaiso e Vinã del Mar, abortei este roteiro.

 

Optei pelo plano D, CAijon del Maipó

 

De manhã após quase uma hora de metrô e mais uma hora de micro ônibus coletivo cheguei a San José del Maipo, cidade muito pequena em um vale, cercada de montanhas, sem nada para fazer, fui almoçar (as atrações demandam carro 4x4 ou tour contratados a partir de Santiago para trilhas, caminhadas, visita ao vulção, etc... localmente deve ter também, mas sozinho eles cobrariam o preço de 3 ou 4 pessoas!)

 

A tarde fui a um parque próximo muito bonito com floresta e margeando um rio, e passei algumas horas lá, para ir sozinho não é lá muito legal, pois eu só vi casais e pais com filhos, tem também um mini-zoológico com Alpacas (especie de Lhama).

 

A noite: jantei no hotel mesmo.

 

6 dia - Santiago

 

De manhã fui ao Palacio La Moneda e encontrei com meu amigo Walled , que tinha conhecido na mesquita ele é do Egito, ele é nota dez, conversamos bastante (não vou fazer aqui proselitismo, kkkkkk) depois de assistir a troca da guarda presidencial, fomos ao bairro boêmio da BellaVista que de dia é otimo para visitar o cerro San Cristoban e suas ruas tranquilas em volta.

 

A tarde: Fomos a Las Condes na Casa Pueblo (um lugar que imita um vilarejo rural antigo que foi adaptado para lojas de artesanatos) e depois almoçamos no mercado central, às 17:00 saia do hotel para o aeroporto.

 

Então é só, quem quiser fazer comentários ou tirar dúvidas fique a vontade, daqui a pouco vou para o 3º ano de Chile!

 

Fim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...