6º dia 26.03.2009 Puerto Natales – Torres del PaineApós uma noite chuvosa às 6 da manhã já estava de pé, mal havia dormido, o ônibus até Torres del Paine(ida e volta CHLP 15.000) passou as 7:30 da manhã, cheio de trekkers do mundo inteiro e eu o único brasileiro. O sol começava a brilhar forte até que....o ônibus quebra mais uma vez.... dessa a vez cerca de 10 km da Guarderia Laguna Amarga, nos enfiamos no corredor do próximo ônibus após esperar uns 30 minutos.

- Onibus quebrado 2.JPG (66.65 KiB) Exibido 6091 vezes
Cheguei na Guarderia por volta das 11 da manhã. Paguei a entrada do parque (CHLP 15.000), entreguei meu termo de visitação assinalando que pretendia ficar 10 dias no parque e percorrer o circuito completo, peguei meu mapinha, tirei umas fotos e iniciei o Trekking.

- Guarderia Laguna Amarga.JPG (241.65 KiB) Exibido 6073 vezes
Torres del Paine – Circuito Completo
1º Dia Trecho Guarderia Laguna Amarga – Campamento SerónIniciei a trilha sozinho, o trecho entra a Laguna Amarga e o Serón (10 km) é fácil, o terreno é em geral bem plano e a trilha bem demarcada. O dia estava lindo, o sol era forte, temperaturas variando entre 13º e 16ºC, mas as vezes com o vento a sensação era menor.
Fui num passo tranquilo caminhando sozinho raramente encontrando alguém, neste dia encontrei na trilha Shane, um americano de Chicago, e Nico, um fotográfo suíço com os quais acabei fazendo uma grande amizade no dias seguintes. Nas duas primeiras horas a caminhada é agraciada pela vista das Torres.

- Torres del Paine 1º dia.JPG (91.29 KiB) Exibido 6058 vezes
O fato hilário do dia foi ter encontrado um touro no meio da trilha, o bicho era grande olhou para mim e eu baixei minha cabeça e passei reto, logo após disso parei para comer algo e logo atrás de mim apareceu Shane e Nico ofegantes, dizendo que o touro os atacou e tiveram que correr do bicho, muito engraçado!
Após 5 horas e 45 minutos cheguei no Campamento Serón, que estava fechado! Não havia chuveiros, banheiros nem nada, porém também não havia taxa heheh.
Poucas pessoas estavam no acampamento talvez umas 5 barracas além da minha, montei acampamento, abasteci minha água no riacho e fui cozinhar, cansado mais feliz, durante a noite a temperatura já tinha caído para 6º C, pouco antes de dormir.
7º dia 27.03.2009 Torres del Paine – Circuito Completo2º Trecho Campamento Serón – Refúgio DicksonO segundo dia em Torres del Paine amanheceu chuvoso, um tempo feio, havia me programado para acordar as 7 da manhã, mas fiquei enrolando até depois das 8, vi que muita gente já estava levantando acampamento e alguns já tinham partido.
Com muita chuva e frio levantei acampamento começando o trekking por volta das 10. Meu termômetro marcava 5ºC o vento soprava forte, o terreno estava escorregadio e não tinha muita visibilidade, só via a trilha, sem paisagens nesse dia, onde a temperatura máxima não passou dos 7ºC.
O caminho foi tortuoso, no ponto mais alto da trilha, próximo ao Lago Paine uma forte rajada de vento levou minha capa de chuva e eu sai correndo que nem um idiota atrás dela.
Depois desse trecho, iniciou a parte de pântano, nesse momento eu xingava e pensava que deveria ter ouvido meu amigo que disse pra eu ir para Salvado tomar água de coco em vez de ir para o frio da Patagônia, mas tomei uma dose de ânimo e continuei em frente, molhado, com frio, mas determinado. Quando já não agüentava mais fui brindado pela bela vista do Refugio Dickson do alto da Montanha, estava cansado e não tive vontade nem de fotografar o momento, mesmo porque mal se via o lago.
Terminei os 19km do trecho após 7 horas e 30 minutos depois de ter saído do Serón. O refúgio e o camping estavam fechados, mais um dia sem um banho quente. Mas para minha felicidade havia uma cabana com um fogão a lenha e seca onde eu e os outros trekkers nos estabelecemos e nos conhecemos melhor. Ali estavam Nico e Shane, além dos amigos americanos Jose e Laeeq, e um casal de um peruano e uma canadense (que não me recordo os nomes). Conversamos e dormimos todos espalhados na cabana. Por um momento me lembrei de McCandless e seu ônibus mágico

- Cabana.JPG (75.81 KiB) Exibido 6002 vezes
8º dia 28.03.2009 Torres del Paine – Circuito Completo3º Trecho Refúgio Dickson – Campamento Los PerrosApós mais uma noite chuvosa, amanheceu mais um dia chuvoso e frio. Como o trecho a ser percorrido era curto esperei ate por volta das 11 da manhã, imaginando que o tempo abriria. Esperei em vão.
Comecei a trilha novamente debaixo de chuva e frio, a temperatura estava na casa dos 4º C e a trilha nesse dia era feita por um longo e escuro bosque de lengas, o que dava a sensação de mais frio.
A trilha estava com muita lama, mas é muito bonita, pois vai margeando o rio Loes Perros, de onde se pode ver algumas belas cachoeiras.
No final da trilha eu estava molhado e com frio, acredito que estava em um primeiro estágio de hipotermia, pois a temperatura não havia passado dos 6ºC, quando após um trecho rochoso e de subida se alcança o mirador de onde se tem a vista do belo glaciar Los Perros, porém o tempo não ajudava muito e não se podia ver toda a sua extensão. O vento ali também é muito forte e a capa de chuva mochila, mesmo amarrada dessa vez, foi levada, ficando presa como um para-quedas de um dragster..rs.
Cheguei a sede do Campamento Los Perros após 5 horas e 15 minutos de caminhada e 9 km depois.
O Campamento estava fechado como os anteriores, porém havia mais gente ali acampado além dos que haviam pernoitado no Dickson junto comigo e por sorte havia fogo na tenda que serve como refeitório, troquei minha roupa molhada, montei minha barraca e fiquei a beira do fogo conversando com os gringos, antes de dormir debaixo da chuva mais uma vez.
9º dia 29.03.2009 Torres del Paine – Circuito Completo4º dia Campamento Los PerrosApós uma noite fria, onde dentro da minha barraca meu termômetro marcava 3ºC, abri minha barraca xingando pois acreditava que estava chovendo ainda, quando fui surpreendido por um mar branco. ESTAVA NEVANDO!!! Fiquei feliz por um tempo, pois era a primeira vez que via a neve caindo em toda minha vida. Sai da barraca e alegria inicial passou pois estava um frio do cão.... Se a noite estava 3ºC dentro da barraca, acredito que tenha feito temperaturas negativas durante a noite.

- Campamento Los Perros.JPG (183.77 KiB) Exibido 5995 vezes
Neste dia optei por não andar e enfrentar o Paso John Gardner com neve caindo e sem visibilidade, e fui acompanhado em minha decisão por Nico e Shane e um casal de alemães. O casal peruano/canadense, um outro casal de puerto natales, bem como Jose e Laeeq, decidiram cruzar o Paso. 3 horas depois Jose e Laeeq voltaram dizendo que estava impossível fazer a travessia, pois a neve estava nos joelhos e a neve que cai impedia de se ver a próxima estaca, sendo impossível dizer para onde a trilha levaria.

Passamos o dia sem fazer nada, apenas conversando, comendo e cortando lenha para nos aquecer e secando nossas roupas, aliás tentativa essa que queimou roupa de muita gente, inclusive uma luva minha, na qual perdi o dedinho haha. Na manhã seguinte tentaríamos cruzar o Paso.
10º dia 30.03.2009 Torres del Paine – Circuito Completo5º dia Campamento Los Perros – Refugio DicksonFrustração! Esse foi meu sentimento na manhã do 5º dia em Torres del Paine. A neve não cessou, fazia mais frio e todos decidimos dar a meia volta e retornar ao Dickson.

Levantei acampamento e por volta das 10 horas sai em direção ao Dickson, o frio era intenso 1ºC, nevava forte, a visibilidade era muito ruim a ponto de no primeiro trecho da trilha, até o mirador, eu me perder um pouco, pois não via as estacas.
Após adentrar novamente no bosque de lengas já não nevava mais e o céu começou a timidamente abrir, a temperatura subiu para 5ºC e fizemos a trilha bem sossegados. Quando estávamos perto do Dickson fomos agraciados pela vista do Glaciar de mesmo nome, coisa que 2 dias antes eu nem sabia que existia.
Terminei os 9 km em 4 horas e 20 minutos, montando acampamento na cabana mais uma vez e aproveitando para ver um tímido pôr-do-sol as margens do belo Lago Dickson.
11º dia 31.03.2009 Torres del Paine – Circuito Completo6º dia Refugio Dickson – Hosteria Las TorresAté que enfim um dia que o sol nasceu! Até pensei em voltar para o Los Perros, mas meu calendário não permitiria. Saímos juntos eu, Jose, Laeeq, Shane e Nico, por volta das 9 horas e com a idéia de não parar no Serón e tentar chegar na Hosteria Las Torres, onde sabíamos que haveria um lugar para um banho quente e uma cerveja gelada. Cada um caminhou no seu ritmo nesse belo dia ensolarado, com temperaturas com 2 dígitos, um luxo!!! 14ºC e eu estava quase andando de bermudas hehehe

- Refugio Dickson.JPG (78.93 KiB) Exibido 5963 vezes
O dia estava ótimo para fotografar, o céu estava aberto e em alguns trechos da trilha era possível ver as torres. Cheguei no Serón após 6 horas de caminhada, mas Nico e Shane já não estavam mais por lá, então resolvi aguardar José e Laeeq para continuar. Fiz alguns reparos e ajustes na minha mochila que começava a rasgar e uns 40 minutos após os dois chegaram e após uma longa pausa retomamos a trilha às 16 horas e 45 minutos. Demos uma acelerada no passo para cobrir o maior trecho possível ainda na luz do dia. Escureceu pouco depois das 19 horas e com a lua minguante e lanternas na cabeça continuamos na trilha, sempre juntos, a temperatura havia caído para 2ºC e 12 horas após termos deixados o Refugio Dickson chegávamos as Hosteria Las Torres, cansados pelos 28 km percorridos, famintos, com frio, imundos após 5 noites sem banho, mas felizes por estarmos ali! Optamos por dormir no refugio (CHLP 21.000), pois estava tarde para levantar as barracas e não tínhamos mais força para isso.
Quando nos dirigíamos ao quarto encontramos Shane e Nico no restaurante, eles chegaram umas 3 horas antes da gente e estavam acampando, o jantar não estava mais sendo servido, havia somente uma opção de prato, uma espécie de porção pedi um tamanho família, contendo fritas, ovos cozidos, filé aperitivo, frango e lingüiça (CHLP 8.000) e cada um pagou uma rodada de cervejas (CHLP 3.000 cada).
Após jantar tomei um banho quente e cai na cama dormi como uma pedra.
12º dia 01.04.2009 Torres del Paine – Circuito Completo7º dia Hosteria Las Torres – Campamento TorresAcordamos cedo, mais um banho e fizemos o checkout as 9:30. Decidimos tomar o café da manha na hosteria, muito bom e farto (CHLP 5.000), gentilmente pago pelo Jose que não deixou que eu abrisse minha carteira para pagar.
Começamos o trekking era quase 11 horas, mas o dia estava nublado e frio novamente, temperatura na casa dos 4ºC. Nesse ponto da trilha vimos muitas pessoas, idosos, adolescentes, casais, pessoas que deixavam os luxuosos hotéis em direção à base das torres. A trilha é curta (4,9 km) e fácil, além de ser muito bonita, margeando do alto do Vale Ascênsio, o rio de mesmo nome. A vista do Campamento Chileno(que também estava fechado) do alto da montanha é espetacular.

- Valle Ascênsio.JPG (62.98 KiB) Exibido 5940 vezes
Após 4 horas num ritmo lento, com uma pequena parada no Chileno cheguei no Campamento Torres do CONAF, que é gratuito. Montei minha barraca e nesse dia nem jantei, o que depois vi que foi uma péssima idéia, pois foi a noite que mais passei frio, e dormi cedo, pois no outro dia as 5:30 acordaria para ver o sol nascer na base das Torres.
13º dia 02.04.2009 Torres del Paine – Puerto Natales8º dia– Campamento Chileno – Base das Torres – Guarderia Laguna AmargaAcordei as 5:30 da manhã, estava muito frio, chovia e não tinha certeza se o sol iria aparecer, mas não desistimos, subi junto com Nico e Shane, ainda no escuro e debaixo de neve e chuva até as Torres, 1 hora de caminhada em um caminho rochoso.
Fomos agraciados com a alvorada mais incrível que já tinha presenciado. O céu abriu o suficiente para que natureza desse seu espetáculo, os raios de sol iluminavam as torres como um holofote, eu já nem me preocupava com frio, com o cansaço e com a frustração de não ter completado o circuito. As fotos falam por si só e não representam 10% do que é aquilo.
Após o espetáculo voltamos e baixamos acampamento para iniciar o retorno até a Guarderia Laguna Amarga e nosso regresso a Puerto Natales. Em 2:10 cheguei até a Hosteria las Torres onde nós 5 almoçamos e pegamos um transfer (CHLP 2.500) até a Guarderia Laguna Amarga, onde tudo começou e tudo terminou, voltanto no onibus das 14:30 para Puerto Natales.
Acabei o trekking com um misto de decepção por não ter atravessado o Paso e conseqüentemente perdido o Glacial Grey e o Valle del Francês, mas satisfeito por ter entendido que a natureza tem que ser respeitada. Sai do parque decidido que no próximo embate eu venceria a natureza e terminaria o circuito. Data? Fevereiro de 2010! Mas não poderia deixar a peteca cair pois ainda tinha mais 10 dias de viagem.
Voltei para o albergue em Puerto Natales, tomei um merecido banho e a noite fui jantar com Shane e Nico na otima pizzaria Mesista Grande.
14º e 15º dia 03 e 04.04.2009 Puerto NatalesComo terminei o trekking antes do esperado tinha dois dias livres na cidade até meu voo para Puerto Mont no dia 05, aproveitei para descansar, Nico e Shane também iriam voar no dia 05 então passamos bebemos e conversamos um pouco nesses dias, afinal a cidade não tem nada o que se fazer a não ser comer e beber.
O meu albergue Alma Gaucha estava meio vazio, porém no sábado teve um festa de despedida para uma alemã que ficou por um tempo na cidade, um festa regada a vinho, cordeiro á parrilla e muitas risadas com um povo meio
non sense, foi muito legal e de graça
16º dia 05.04.2009 Puerto Natales - Puerto Montt - Puerto Varas Acordei meio de ressaca e as 10 da manhâ peguei meu bus até o aerporto (CHLP 5.000), cheguei cedo no aerporto e esperei pelo meu voo que atrasou uma meia hora. Chegando em Puerto Montt queria ir direto para Puerto Varas, peguei uma van direto à cidade (CHLP 10.000).