Marina! Meu nome é Yuji, muito prazer.
Dei uma olhada nas tuas perguntas e como passei o ultimo mês na China vou tentar te ajudar com algumas coisas. Eu só conheci Beijing e Harbin, então vou te falar sobre Beijing, ok?
Em Beijing eu fiquei no Hostel Heyuang. Nunca fiquei em lugar melhor (seja hostel ou hotel), nem nunca fui tratado melhor na vida. Com arquitetura tradicional chinesa, quartos excepcionais, muito organizados. A galera de lá é realmente amável. Uma cama em quarto coletivo lá tá saindo por 7 dólares, se eu não me engano. Paguei 30 dólares em um quarto duplo, com banheiro acoplado (tv, aquecedor, ar condicionado, agua quente sempre, garrafa térmica pra fazer chá). Dá uma olhada no site da HI:
http://www.hihostels.com/Você deve conseguir coisas mais baratas, mas fica ai uma sugestão que - com absoluta certeza - vai ser uma das estadias mais agradáveis da sua vida. (se quiser fotos, me dá um toque!)
Sobre transporte. Em Beijing você vai pra qualquer lugar de metro. O metro tá custando 2 yuans, que seria algo em torno de 57 centavos atualmente. Mesmo pontos mais distantes você pode ir de onibus, que gira em torno do mesmo preço. Ou seja, o transporte é muito barato. Se você fizer por conta própria, claro, sem contratar agencias. Eu fiz assim e dá pra você conhecer todos os pontos turisticos da cidade. A Cidade Proibida, a Praça da Paz Celestial, Templo do Céu, Palácio do Verão, Grande Muralha, Zoo de Beijing, etc, etc, etc.
Comida também é bem barata. Eu encontrava pratos que me atolavam (e eu como razoavelmente bem) por 10 yuans (o semelhante a 2,85 de real). Bandeijões, com arroz, frango, um pouco de lula e uma sopa. Os pratos mais caros que eu pagava iam a 30 yuans.
Enfim, espero ter ajudado. Qualquer coisa é só dar o toque.
Se adiantar a sua viagem, em maio ou junho eu estou por lá! Abraços!