Ir para conteúdo

Cicloturismo: Qual a melhor bicicleta?


Premota

Posts Recomendados

  • Membros

Fora do Brasil existe uma catgoria de bicicletas de viagem que é praticamente desconhecida por aqui: chama-se TOURING BIKE.

Dando uma passeada pelo site da TREK, encontrei a TREK 520. Me apaixonei na hora. Ela parece uma speed, mas, não é. Tem quadro de cromo-molibdênio, rodas aro 700 mas com pneus bem mais reforçados. Três coroas dianteiras ( a maior tem 52 dentes), engates para alforjes, grupo Shimano Dura Ace e demais componentes Bontrager. É um belo animal. Deem uma olhada em:

 

http://www2.trekbikes.com/bikes/subcategory.php?c=1&s=5

 

Como eu não podia comprar, resolvi fazer uma para mim. Isto mesmo. Comprei uma quadro de Caloi 10 (R$ 50,00), raspei, lixei, mandei pintar com PU, cromei as pecinhas e tals. Comprei rodas VZAN Team Flyer paredes duplas, aro 700, raios de aço inóx e, com uns pequenos ajustes, consegui adaptar perfeitamente no quadro. Ficou uma doçura. Ainda não tenho alforjes, mas, já dei umas pedaladas de mais de 100Km e adorei. Praticamente não saio mais com minha velha MTB. A roda maior rende mais com menos esforço e o fato de o pneu ser mais robusto do que o de uma speed, me permite andar em piso de terra (desde que regular,é claro).

Se alguém quiser ver minha magrela, eu tiro um retrato e mando.

 

Abração

 

Paulo Mota

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

eu tô experimentando um outro estilo de bike: reclinada. pedala-se quase deitado, para trás. na minha bike, a pedivela fica à frente da roda dianteira.

 

ainda estou em fase de adaptação. é um pedal totalmente diferente inclusive usando outra musculatura nas pernas. ainda tenho a mania de segurar forte no guidão, quando ele deve ser segurado praticamente com a ponta dos dedos..... pedalei na rua ontem e hj, o duro é aguentar o povo te parando pra ver a bike, ou ggirtando, dando risada, ou simplesmente parando na sua frente, de espanto. ontem quase atropelei uma mulher que ao me ver se plantou na minha frente me olhando...

 

mas tudo indica que essa bike (ou outro modelo parecido) deve ser a minha escolha pra outras viagens. muito mais confortável, aerodinâmica (a minha mesmo sendo alta, me deixa mais baixo que um ciclista normal, e deitado, portanto com pouco perfil pra opor resitência ao ar). mas tenho que me adaptar.

 

pra quem elva muita carga, pode ser a solução. algumas podem levar dois conjunto completos de alforges traseiros, ou seja, o dobro de alforges traseiros que uma bike normal pode levar. fora eventuais dianteiros ou outro tipo de obolsa que se possa instalar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros

Olá galera,

 

eu msm que abri esse tópico há 4 anos atrás, e na época comprei um quadro, q até comentei aqui, um 99 Rocky Mountain Blizzard de cromo, mas na época por falta de grana acabei abortando meus planos pra bike, e desde então o quadro está guardado aqui e sempre olhava pra ele ali escondido atrás da escrivaninha (tem até uma foto do esconderijo dele aí embaixo, hehe) e pensava qndo eu ia montar a bike.

Agora finalmente retomei o projeto e to indo montar a magrela!! já comprei um grupo alívio (R$ 480 no ML), só to esperando ele chegar pra montar tudo e botar ela pra rodar!!

 

olha o quadro aí:

pict3503tr6.jpg

By leo_rj, shot with DiMAGE G600 at 2008-07-14

pict3506qb5.jpg

By leo_rj at 2008-07-14

pict3504rf4.jpg

By leo_rj at 2008-07-14

 

o garfo...

pict3508xt2.jpg

By leo_rj

 

e o esconderijo do quadro...heheheh

pict3511cj2.jpg

By leo_rj

 

ela vai ficar assim:

quadro Rocky Mountain Blizzard 99

garfo - um rígido que o cara me mandou junto cm o quadro (futuramente vai virar uma suspensão basicazinha)

grupo - alívio completo (câmbios, freios, pedivela, cubos, etc)

caixa de direçao, mesa, guidon reto, canote - tudo básico msm, sem gastar mt

selim e pedais - uns de caloi que tenho aqui em casa

ciclocomp. - tenho aqui tbm, comprei uma vez numa promoção aí e tava esperando a bike chegar...

aros - vzan extreme

pneus - mixtos da pirelli

raios - d inox

 

qndo ela ficar pronta mando mais umas fotos....

 

e cadê a galera dessa comunidade??? tá tudo parado!!!

se tiver alguem do rio aí vamos combinar um pedal....

abraços,

Leo

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

sugestão?

 

não bota suspa não. é um saco se quiser colocar um bagageiro dianteiro, e ainda tem que fazer manutenção!!!!! além de pesar + tb!

 

esse quadro de que material é?

 

o garfo é de aço? tipo aço carbono ou cromo molibdênio? pq é recurvo pra frente, e se for de algum tipo de aço, esse garfo absrove parte dos impactos, ele trabalha.

 

 

com um grupo alívio vc tem bike boa pra viagens! precisa de boas rodas.

 

os cubos são de 32 ou 36 raios? se for de 36, é melhor. e peça pra fazerem a raiação mais cruzada que puder, pq fica mais resistente e a roda tb trabalha melhor absorvendo impactos.

 

é isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

o quadro é de cromo, já o garfo não sei, creio que aço msm, ele é um pouquinho recurvado msm, mas é pesado demaaaais, então msm que eu não coloque a suspensão, vou trocá-lo por um mais fino e mais leve...

e o cubo vai ser de 32 msm...

obrigado pelas dicas!!

abraços,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

ok leo, mas não coloque garfo de alumínio. alumíno não tem resistência à fadiga - pululam na net artigos sobre isso. e a lei de murphy diz que o garfo de alumíniol do cicloturista sempre racha quando ele tá de alforge na frente e a 500 kms de distância de alguém que possa soldá-lo ou que possa substituí-lo. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

qndo eu trocar não vai ser de alumínio não, pode deixar...

mas isso ainda vai demorar um bocado, pq já to gastando uma grana pra botar ela pra rodar, então ainda vai um tempo até começar a trocar o que já tenho...

e o garfo não é prioridade tbm, antes ainda quero trocar o selim, pq o que eu tenho é bem desconfortável, um basicosão da caloi...

abraços,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 anos depois...
  • Colaboradores

A melhor bicicleta para touring não é uma bicicleta mas sim uma Trike reclinável(tricicleta).

Elas já são muito usadas nos EUA, Canadá, Austrália, Holanda, Alemanha....

Estas trikes são extremamente cómodas e especialmente desenhadas para viagens longas, tipo nos EUA, Canadá e Austrália o costa-a-costa.

O que também tem de bom é que toda a nossa energia é oriantada para o pedalar, pois não dispendemos energia no equilibrio.

Subir montanhas torna-se mais fácil pois podemos pedalar a velocidades extremamente baixas, já no que toca planos horizontais e descidas......NINGUÉM consegue acompanhar a velocidade de uma trike.....

 

20120901155310.jpg

 

Esta é a que eu uso. Aqui com pneus de downhill, porque não tive tempo para mudar para pneus de estrada.

É com uma destas que vou dar a Volta ao Mundo, passando pelo Brasil no trajecto Fortaleza - Belém - Manaus - Venezuela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...