Olá, pessoal. Acabo de me cadastrar no site em busca de dicas para a próxima viagem, que espero que aconteça em junho para Argentina/Chile. Mas se eu puder ajudar alguém também, será ótimo. Então, vamos para a minha 1ª participação por aqui... Depois, com calma, organizarei um Guia México da forma mais completa que me for possível... Até la, vamos com algumas sugestões mesmo. =)
Eu morei no México em 2004/2005 e tive o prazer de conhecer bem algumas partes desse grande e maravilhoso país. Claro que por haver vivido lá, meu tempo e a forma de viajar foram bem diferentes. Acontece que morei em Guadalajara e no tempo livre viajava pelos arredores dessa região mais central e rumo ao norte, mas no meu último mês por la, eu fiz um mochilão que durou 25/30 dias rumo ao sul. Então, pode ser que meu roteiro dessa viagem ajude os próximos viajantes a montar o seu. Não vou falar tuuuuudo que fiz nesse mês, mas vou dar umas dicas de lugares bacanas que fui e assim vocês podem pesquisar sobre eles e me pedir mais informações, se for o caso.

Bem... Quando saí de Guadalajara, fui direto a Cid. do México para deixar a mala na casa de um amigo e seguir viagem, pois só na volta é que ia passar 1 semana por la para conhecer tudo! Fui a
Taxco, uma cidade próxima que vive da prata e de lá segui para
Acapulco (que sobrevive aos trancos e barrancos sem o glamour do tempos auréos), depois fui para a cidade de
Oaxaca, que como a Ju falou, realmente parece ter pouco a oferecer. Mas é uma cidade interessante sob aspectos culturais! Muitas feiras e artistas de rua, um movimento indígena atuante. Lembro que fui a um povoado afastado da cidade para comprar "
alebrijes", que é um artesanato de madeira pintada, bem colorido, que são vendidos por todo o país, mas são originais de Oaxaca. E foi um passeio bem bacana, por uma região semi-desértica. Nos arredores, também fui conhecer
El Tule, uma árvore gigante e centenária,
Mitla, ruínas que parece que foram dos incas e, esse sim vale muito a pena,
Monte Alban, um sítio arqueológico localizado em meio a montanhas, perto da cidade de Oaxaca (10km). A vista desse lugar é incrível!! Ainda em Oaxaca, conheci
Puerto Escondido, uma praia bem charmosa e com uma vida noturna bem interessante!
Em seguida, fui para o estado de
Chiapas, onde tive meus maiores alumbramentos mexicanos. Nem vou ser capaz de lembrar tudo que conheci aqui, mas vai um resumo. E adianto logo que tudo, tudo tuuuudo vale a pena! Rs!
-
Cascatas de Água Azul: lindo de morrer, mas na época que fui havia muitos turistas.
- Município de
San Cristóbal de las Casas: cidade lindinha e alta... fica a mais de 2 mil metros.
-
Palenque: as ruínas mayas mais lindas que conheci... Ficam cercadas por árvores, num lugar maravilhoso. E nas proximidades ha um 'complexo rústico-hippie-ecológico' onde se pode dormir, comer e até morar, como algumas das pessoas que conheci por lá faziam. Foi o lugar onde passei o reveillon de 2004 e não poderia ter sido melhor! O nome do local é
El Panchan [elpanchan.com]- Ainda em Chiapas conheci uma região linda que faz fronteira com a Guatemala. São os "
Lagos de Montebello". Se não me engano, são 39 lagos de diferentes tamanhos e cores. Sim, há varias cores! Também tem cavernas para explorar e rios. Quando eu fui, fazia frio. E também lembro que não havia muita estrutura... Mas vale a pena demais se informar melhor e conhecer isso aqui.
Depois de conhecer bem Chiapas e suas comunidades "caracoles" (independentes do governo mexicano), eu retornei para a Cidade do México. Lá fiquei num albergue chamado Las Dos Fridas Hostel - Hamburgo, 301, na Zona Rosa. Era limpo e barato! Ah, na Cid. do México vocês sabem bem o que ver... É aquilo tudo que ja falaram por aqui. Sem deixar de ir a Teotihuacan de maneira nenhuma!

Bem, pessoal... Aqui encerro minha 1ª de muitas participações. Espero voltar em breve e espero ter ajudado alguém com as minhas dicas. Qualquer coisa, perguntem. Se eu souber... Ajudarei no que for possível! Assim que tiver um tempinho, vou escrever um relato/roteiro na página do México com essas e outras informações!
Abraços. Circe.
viajar é uma arte.