Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Minas Gerais
#142133 por Naine
28 Mar 2005, 11:02
Dani, valeu pelas dicas, vou acessar esses sites com certeza! Mas se souber de algo, posta aki tb....
De qqr maneira estarei em OP em julho...quem sabe nos conhecemos....

Bjin's

#142244 por Dáda OP
28 Mar 2005, 15:49
Naine, peguei hj o calendário acadêmico de 2005 da UFOP e respondendo a sua primeira pergunta, o semestre letivo termina em 23 de julho. As duas semanas seguintes serão destinadas aos exames especiais, portanto, os alunos estarão sim em OP durante o Festival de Inverno. Isso é muito bom porque significa mais festas!!!
Quando vier por aqui, de um tok!
Bjo
Dani

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pelo usuário ticiaq
em 27/06/2005 19:58:55
Mensagem:

Olá,
neste mês de julho vou passar por várias cidades de MG dentre elas Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Tiradentes, São joão Del Rei, BH e Diamantina.
Devo estar partindo do Rio na 1ª ou 2ª semana de julho.

Alguém está indo p/lá.

Aos que já foram...queria algumas dicas como:
-night (balada)
-hospedagem (barata)
-passagens: preços, empresas, etc

valeu

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pelo usuário denimor
em 28/06/2005 12:57:27
Mensagem:

Olá ticiaq, qdo passar por Diamantina, deum toque moro aqui ai posso te passar algumas dicas

Até +
#142350 por Naine
28 Mar 2005, 20:19
Valeu Dani....ótimo saber q todos estarão por aí ainda!
Ñ sei ao certo, mas depois do dia 25/06 já devo estar aparecendo por aí...posto aki qdo eu tiver pra ir!
#170891 por rainer
30 Jun 2005, 23:41
oi estou indo para op agora no dia 8 de julho de 2005, onde ficar? gosto de camping tem algum por lá, hotel baratinho escreva

RAINER - SP
#170939 por drizzt
01 Jul 2005, 13:32
Bom Rainer, tem um camping sim, mas fica fora da cidade e quando fiquei nele (em 2001) era um pouco caro. Tem muitas pousadas, umas caras, outras nem tanto. Mas, o que rola muito, é arrumar uma republica para se hospedar. Sempre tem uma festinha...

Abraço
#171044 por Dete
01 Jul 2005, 18:27
É como dizem, li isso em algum lugar:

Ouro Preto está acima do bem e do mal. Quem não pensa assim não aproveita bem a cidade.

É extremamente humana, por isso mesmo corajosa e cruel. A crueldade está escrita nas paredes entumecidas pela queima de óleo de baleia das antigas minas de ouro.

Os escravos eram forçados a entrar em pequenas aberturas e lá ficavam praticamente o dia inteiro, respirando a fumaça das tochas.

Já a coragem repousa resplandecente no Panteão da Liberdade, onde descansam os restos daqueles que um dia sonharam a independência de Minas Gerais e também, e por que não, do Brasil.

Se nosso país nasceu em algum ponto do litoral, sua concepção como nação se deu em Minas. E sua mãe foi Vila Rica e seu alimento o ouro.

Por seu valor, Ouro Preto foi decretada Cidade Monumento Nacional em 1933. Os olhares e o reconhecimento do mundo viriam em 1980, quando a Unesco a declarou Patrimônio Cultural da Humanidade. Seu legado é maior que as fronteiras, sua essência é a própria essência do homem.
#171046 por Dete
01 Jul 2005, 18:30
<b>Distâncias </b>

Distância de Belo Horizonte - 90 km
Aeroporto da Pampulha - 110 km
Aeroporto de Confins - 150 km

<b>Distância de outras capitais brasileiras</b>

Rio de Janeiro - 467 km ou 417 km
(estrada que liga Conselheiro Lafaiete a Ouro Preto)
São Paulo - 745 km
Vitória - 624 km

<b>Distância dos municípios limítrofes </b>

Mariana - 15 km
Piranga - 80 km
Catas Altas da Noruega - 178 km
Itaverava - 161 km
Ouro Branco - 75 km
Congonhas - 124 km
Belo Vale - 127 km
Moeda - 99 km
Itabirito - 41 km
Santa Bárbara - 81km

<b>Horários de ônibus:
Por favor confirmem sempre os horários junto às empresas</b>

Rodoviária de Ouro Preto - (31) 3559-3252

<b>Empresas de ônibus</b>

Passaro Verde - (31) 3551-1081
Util, São Geraldo e Gontijo - (31) 3551-3166
Transcotta - (31) 3551-2385
Vale do Ouro e Itapemirm - (31) 3551-5679
Atual - 0800 7040560

<b>Linhas e horários de ônibus </b>

BH - Pássaro Verde
Brasília - Pássaro Verde
Caratinga - Pássaro Verde
Anchieta (ES) - São Geraldo
Guarapari (ES) - São Geraldo
Conselheiro Lafaiete - Atual
Barbacena - Atual
RJ - Útil
São Paulo - Vale do Ouro
Ipatinga - Vale do Ouro
Congonhas - Vale do Ouro
Santa Bárbara - Vale do Ouro
Itabira - Vale do Ouro
Itabirito - Vale do Ouro
Ouro Branco - Vale do Ouro
Piranga - Vale do Ouro
Ressaquinha - Atual

Fonte:
http://www.ouropreto.com.br
#171094 por agst
01 Jul 2005, 20:28
Postado pelo usuário quelps
Mensagem:

Olá pessoal!
Sou nova aqui,...apesar de conhecer o site e acessa-lo a algum tempo, só me cadastrei hoje!

Bom, no próximos dia 25.03.05 estarei indo com meu marido à Ouro Preto, queremos fazer uma programação bem legal e barata. ocorre que estou tendo muita dificuldade para achar lugares baratos para ficar. Eu sei que existem as repúblicas mas como vou com meu marido, as repúblicas já não encaixam, pois são repúblicas separadas (Femininas e Masculinas) Então pensei em albergues ou pousadas. Mas esta muito dificil achar algo barato nesta época. Alguem conhece alguma pousada ou albergue em conta? Sabem o preço?

Muito obrigada, serei eternamente grata

Raquel

Replies:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pelo usuário michelschon
Mensagem:

Estiver em Ouro Preto em 2002, fiquei em uma pousada + em conta, porém é um pouco longe da praça Tiradentes. A pousada se chama "Pouso Burgalhau", acho que se fizer uma busca no google, vc encontra o site.

Tem estacionamento e funciona em um casarão bem antigo...

boa viagem !

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pelo usuário ROGERIO FELIX
Mensagem:

Raquel,

Tem o Brumas
O valor da diária é de R$20,00 por pessoa, incluindo roupa de cama e café da manhã em quartos para 4 ou 6 pessoas. Casal R$50,00 / R$60,00. Check-out 12:00.
Tem uma grande área de convivência com diversos ambientes descontraídos e aconchegantes.
Usufruí da melhor vista panorâmica da cidade. Tem estacionamento para veículos, acesso à internet e serviço de lavanderia.
Está localizado à 200m da rodoviária e outros duzentos do centro comercial.

http://www.brumasonline.hpg.com.br / http://www.brumasonline.cjb.net
Mário Augusto - Brumas Hostel / Ouro Preto

Eu sempre estou la e digo que realmente é maravilhoso.

Grande abraço e espero que divirta muito.

Rog.

Editado por admin

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pelo usuário Ever
Mensagem:

Acho que não há problema ficar nas repúblicas. Nos feriados eles hospedam tantos homens como mulheres na maioria das repúblicas. Se quiser conferir (deve ser mais em conta $) dê uma olhada em http://www.ouropreto.com.br/republicas.asp

Se prefere uma pousada, eu fiquei uma vez na Pousada dos Bandeirantes
Endereço: Rua das Mercês, nº:167, Centro
Tel/Fax:(31)3551-1996 | (31)3551-1962 - é simples mas aconchegante e estava com um preço bom.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pelo usuário bunny
Mensagem:

Pessoal, estou planejando ir pras cidades históricas de minas em julho...

gostaria de receber dicas de onde durmir, onde comer, o q visitar, etc!

obrigado!

bunny

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pela usuária Dete
Mensagem:

Oi, Aqui tem muita informações sobre as cidades historicas.... você vai terminar ficando em dúvidas para onde vai realmente querer ir!!!! risos
#171159 por agst
02 Jul 2005, 05:09
Postado pelo usuário MarcioBH
Mensagem:

Bom dia galera, alguém por favor poderia me dar informaçoes sobre essa travessia?? alguém que ja tenha feito, ou que conheça um site, ou já ouviu falar, qualquer coisa
obrigado
Marcio

Replies:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pelo usuário Dáda OP
em 09/06/2005 18:38:50
Mensagem:

Ei Márcio, tudo bem? Olha, sou de BH, mas moro em Ouro Preto há mais de um ano e conheço sim alguem que ja me falou dessa travessia. Entrei em contato com ele e pedi dicas. Assim que ele me responder, posto aqui. Ok?
Abraço
Dani
#171163 por Agst
02 Jul 2005, 05:46
Postado pelo usuário mariokn
em 06/04/2005 11:09:18
Mensagem:

Bom dia. Alguém esteve recentemente nestes lugares? Queria saber como estão as condições das estradas/acesso, trilhas, proibições/restrições, tudo de maneira bem geral.
Ibitipoca eu já conheço mas fui há muito tempo. Caraça não conheço, é necessário guia pro Pico do Inficcionado? Ficarei hospedado no colégio.
Obrigado.

Mario

Replies:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pelo usuário Caminheiro
em 06/04/2005 13:53:49
Mensagem:

Estive no Caraça em agosto dos ano passado. As estradas estavam "normais", eu diria. Tem asfalto até a porta do colégio, mas os acessos para a região não são muito bons.

Quanto ao Inficcionado, não cheguei a subir, mas a recomendação da administração é que se suba com um guia. Subi até o Pico do Sol (o mais alto da região e a caminhada mais longa, creio) sem guia, mas foi necessário assinar um termos de responsabilidade lá na sede. Adicionalmente, não é permitido acampar lá dentro, a menos que você consiga uma autorização especial.

Para Ibitipoca já faz dois anos que fui. As estradas estavam razoáveis para estradas de terra e as trilhas do parque estavam boas, porém diversas estavam fechadas devido à degradação excessiva. Ainda assim, tinha muito lugar (bonito) para andar.

Se você vai passar pelos dois lugares na mesma viagem, sugiro um roteiro parecido com o que fiz numa viagem em 2002: de Ibitipoca fui para as cidades históricas (São João Del Rey, Tiradentes, Ouro Preto e Congonhas) e depois fui até o Caraça.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pelo usuário sympson
em 07/04/2005 08:49:41
Mensagem:

E ae galera.
Pois eu tb estive no caraça em Agosto e no Ibitipoca no feriado de Outubro de 2004:

A estrada do caraça está boa realmente, não tenho do que me queixar. Para subir aos picos, não sei como o colega aqui em cima conseguiu, pois eu chorei com a administração do parque e eles não deixaram subir sem guia. Mas tentamos assim mesmo alcançar o pico do chapéu (ou é pico do capus?!) e ficamos perdidos :-P

A estrada para o Ibitipoca é meio trash. Toma cuidado pq tem mto caminhão e tem um trecho perto de Barbacena q na época tava todo esburacado e em obras. Espero que este problema tenha sido resolvido. Depois de JF a coisa piora, e passando de Lima Duarte termina a pavimentação e é estrada de terra mesmo. Se seu carro for baixo, toma cuidado com grandes pedras no chão. Ah, se quiser acampar dentro do Ibitipoca, vc vai ter q reservar com pelo menos 1 mês de antecedência, principalmente se for feriado. Mas tem campings legais na vila.

Esses dois lugares são DU CARA&¨&@*&!@#!

Postado pelo usuário helbert
em 07/04/2005 16:08:36
Mensagem:

Mario ja fiz o Pico do Inficcionado e pra fazer a subida até o Pico nao e permitido a subida sem um guia.Primeiro porque ele esta em uma area de protecao ambiental.Se te pegarem no Pico sem estar acompanhado vai de dar muita dor de cabeça.Eu te aconselho um guia ele se chama Joao o cel (031)9679-89-65.Mais informaçoes entre em contato . helberttalim@ig.com.br

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pelo usuário Caminheiro
em 07/04/2005 22:31:55
Mensagem:

O pico lá do Caraça cujo nome o Sympson estava tentnado se lembrar se chama Carapuça. Estive lá em 2002 e até hoje considero uma das caminhadas mais íngremes que já fiz. Não é muito longa, mas a subida é de matar... Um bom pedaço chega a ser "escalaminhada".

Com relação à questão de se contratar um guia, acho muito bom, independente de ser obrigatório ou não. As trilhas do Caraça que vão para os picos não são bem marcadas, pois o terreno é rochoso e muitos trechos das trilhas são sobre rochas, sem sinalização. Além disso, elas não são muito utilizadas. Para chegar ao Pico do Sol meu pai, uma alemão que conhecemos lá e eu tivemos que nos dividir para procurar o caminho por diversas vezes, isto porque eu já conhecia mais da metade da trilha. Levamos praticamente o dia todo para subir e descer.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pelo usuário ematos
em 09/04/2005 01:21:00
Mensagem:

Fala galera,

Quanto que esses guias cobram ?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pelo usuário tatamelo
em 29/04/2005 20:16:08
Mensagem:

Todos os Guias são autorizados pelo parque e tem um preço padrão. Ano passado quando eu fui, tavA 55 reais, mas esse preço era pra ser dividido entre todos que iriam fazer a trilha, ou seja quando mais gente for melhor.

Parque Natural do Caraça

Muns de Catas Altas e Santa Bárbara (MG)
Area: 10187 ha.
O parque tem atrativos naturais e históricos. O nome vem do Caraça (rosto grande), pico que lembra um gigante deitado na montanha Na sede funcionaram O Colégio e O Mosteiro do Caraça, construídos entre 1774 1775. O colégio foi quase destruido por um incêndio em 1968 Hoje restaurado, abriga um museu com maquinário antigo, porcelanas inglesas e
chinesas, objetos sacros, livros do séc. XVI e até a cama em que D Pedro II dormiu quando visitou o local, em 1881. O símbolo do parque é o lobo guará ameaçado de extinção.
Acostumados a receber comida dos padres, algumas espécimes aparecem no seminário ao anoitecer e se espalham pela Serra do Espinhaço. Altitudes de 1 200 m a 2 mil m.
Para alcançar as cachoeiras, cascatas e piscinas naturais e grutas há trilhas sinalizadas de duração e dificuldade variadas. A mais difidil (8 horas de caminhada) leva ao Pico do Inficionado (2032 m) e à Gruta doCentenário, uma das maiores de quartzito do mundo, com 400 m de profundidade e curso de água subterrâneo.

A Cascatona, seqüência de quedas-dágua com 80 m de desnivel, tem acesso mais facil (3h de caminhada e poço para banho. Nos finais de semana, feeriados e temporadas de férias, monitores orientam os passeios, mas não acompanham o visitante

Acesso: BR-381 e MG-436 (entre Barão de Cocais e Santa Bárbara .A sede está a 27 km de Santa Bárbara. Estrada de acesso é estreita.

Visita: Das 7 as 17h. RS 10/15,00 por automóvel (independentemente do número de pessoas). O parque oferece hotel, restaurante, lanchonete e churrasqueiras.

Antes de percorrer as trilhas, o visitahte deve procurar a recepção. Nas caminhadas é aconselhavel usar calças compridas e tênis. Levar repelente, protetor solar, cantil e lanches. A temperatura media anual é de 15º ( agasalhos são recomendaveis em qualquer época) Melhor época: Inverno (mai/set) para quem gosta de caminhadas. No verão (out/abr) pode-se tornar banho nas cachoeiras e poços Infs.: Na sede do parque, tel. 3837-2698, onde podem ser contratados guias para as trilhas mais difíceis (preço a combinar).

Fonte: 4 Rodas
#171252 por agst
02 Jul 2005, 14:01
Postado pelo usuário Cris Mota
em 05/05/2005 16:10:39
Mensagem:

OLÁ PESSOAL..

QUERO IR PARA TIRADENTES/MG E GOSTARIA DE ALGUMAS DICAS DE ONDE FICAR E COMO IR DE ONIBUS A PARTIR DE SP...
VLW

Replies:

Postado pelo usuário matheus_perie
em 05/05/2005 21:18:02
Mensagem:

Para chegar lá precisa pegar o onibus SP-São João del Rei.
A a partir de São João de Rei existe onibus e um passeio de locomotiva. Ir de trem vale mais a pena, já que são uma das poucas locomotivas que estão em funcionamento no Brasil. Porém é mais caro que o oniobus e existe poucos horários. Já que terá que passar por SJ del Rei, vale a pena conhecer a cidade, ela está um pouco descaracterizada porque cresceu muito mais que tiradentes(que ainda se mantem como no período do ouro), mas possui um centro histórico muito bonito.
#173380 por Dáda OP
08 Jul 2005, 16:51
<font color="red"><b>Começa hoje em OURO PRETO o FESTIVAL DE INVERNO / FÓRUM DAS ARTES 2005.
A atração que abre o evento e em comemoração ao aniversário da cidade é o show de Ney Matogrosso & Pedro Luis e A Parede, na Praça Tiradentes.
Mais informações pelo site oficial www.festivaldeinverno.ufop.br
Para hospedagem mais barata (e alternativa) entrem em contato com a República Formigueiro www.republicaformigueiro.com.br (31) 3551-2239 , República Butantan (31) 3551-1987 ou outras repúblicas (www.ufop.br/republicas). Indico a Formigueiro e a Butantan porque são muito amigos meus!
Um bju a todos e espero que venham!
Dani</b></font id="red">
#187743 por roneygomes
24 Ago 2005, 19:42
Olá amigos,

Já li tudo que tem aqui nesse post, mas ainda tenho dúvidas sobre hospedagem em Ouro Preto. Minha intençaõ é ir com minha namorada entre 13 e 16 de outubro.

Fiquei sabendo que nesse periodo tem a "festa do 12" e que isso poderia deixar os preços mais caros... Já fiz várias cotações e os lugarzihos legais pra ficar com a namorada (Suite Casal simples) tão mais na faixa dos R$ 80,00.

Bem longe dos de 30 a 40 que vi aki. Ainda não tinha visto o Brumas, vou entrar em contato.. se alguém tiver alguma dica..

abs

Roney Gomes
roneygomes@gmail.com
27 9903-7664
#188753 por Augusto
28 Ago 2005, 00:14
Postado pelo usuario amudad
em 21/08/2005 13:05:38

Estarei indo do Rio de Janeiro para Ouro Preto/MG de carro daqui a duas semanas e gostaria de algumas dicas, já que eu não tenho a mínima idéia do que vou encontrar pela frente,
Alguem saberia me dizer em quanto se faz essa viajem de carro (e se a estrada é boa)?
Dicas de pousadas também seriam de bom uso.

valeu

Henrique

Postado pelo usuario Agsts
em 23/08/2005 01:08:36

Se estiver saindo do Rio de Janeiro, siga na na BR-040 até Conselheiro Lafaiete. Em geral a estrada está boa, mas o trecho Barbacena - Lafaiete merece atenção especial. Em C. Lafaiete, pegue na direção de Ouro Branco e, em seguida, sentido Ouro Preto.
Esta é a antiga Estrada Real, que foi asfaltada recentemente. O trecho com a pista em condições piores está próximo à entrada do distrito de Lavras Novas. É um caminho muito bonito, vale a pena reparar na paisagem. A distância Rio - Ouro Preto é de cerca de 417 km.

Abcs.

Augusto
#189818 por Dáda OP
31 Ago 2005, 16:47
<font color="red">Oi Henrique! Tudo bem? A respeito da sua viagem de carro do Rio ate OP, sugiro que entre em contato com um amigo meu, Lê, que tb conheci aqui no site e que, acredito eu, nao teria o menor problema em te passar as dicas da estrada. Ele veio em OP em abril desse ano, tb de carro e tb saindo do Rio. Pode assim, te tirar qualquer dúvida. O e-mail dele é astiago@hotmail.com Pode falar que EU o indiquei.
Sobre hospedagem, restaurantes, a cidade, etc, dê uma olhada no site oficial da cidade www.ouropreto.com.br . Exite bastante informação nele, mas se ainda assim continuar com alguma duvida, me comunique.
Abraço
Dani</font id="red">

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes