Ir para conteúdo

Colômbia, Panamá e Costa Rica (BOGOTA, CARTAGENA, TAYRONA, SAN ANDRES, BOCAS DEL TORO, PUERTO VIEJO e PANAMÁ CITY).


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Galera !

Com a ajuda aqui do mochileiros consegui planejar essa viagem que fiz sozinho e outras que já fiz e desta vez gostaria de colaborar também com meu relato onde incluirei médias de valores, trechos, locais e algumas experiências, nestes lugares que achei demais .

Foram 22 dias ( 05/set à 26/set) passando por: Bogotá 4 dias, Cartagena 4 dias, Parque Tayrona 1 dia, San Andrés 4 dias, Bocas Del Toro (Panamá) 3 dias, Puerto Viejo de Talamanca 3 dias e Cidade do Panamá 3 dias.

 

VIAJANDO SOZINHO 22 DIAS

Preparativos:

Pesquisei bastante a questão de preços fazendo trechos contrários e tudo o mais, acabei comprando 5 Vôos múltiplos pela COPA airlines, sendo: SAO PAULO > BOGOTA (ESCALA PANAMÁ CITY) > CARTAGENA > SAN ANDRÉS > PANAMA CITY > SP.

Total: 2.800,00 reais, comprado com 5 meses de antecedência o dólar estava em torno de 3,23.

Porém ainda não sabia direito sobre a companhia VIVA COLOMBIA, que realiza vôos baratos dentro da Colômbia, uma amiga que conheci no Hostel em Bogotá comprou uma passagem para o mesmo dia de Bogotá a San Andrés e pagou 130,00 reais incluso bagagem extra. Então acredito que seja mais barato comprar ida e volta desses trechos maiores Brasil - Panamá e os menores comprar avulso ou se optar pela comodidade, comprar voos múltiplos.

 

PARTE 1 - BOGOTÁ

 

DIA 1

CÂMBIO PARA PESOS

Chegando no aeroporto de Bogotá, há vários caixas eletrônicos, para sacar dinheiro direto em Pesos Colombianos, aliás foi assim que levei o dinheiro, sacava direto da minha conta corrente do Brasil,cobravam taxa de IOF +Saque + taxa do caixa do local. Eu tinha pesquisado e trocar de Dólares para pesos nas casas de Câmbio tinham uma taxa mais alta que a cobrada no cambio no banco,embora com as taxas cobradas aumentassem esse valor, no cálculo final a diferença era mínima, levando em consideração que iria fazer no máximo 4 saques e os valores não seriam muito altos. Então pela segurança de não andar com dinheiro vivo, acredito ter sido a melhor opção. ::hãã::

média das taxas na época: 1 real - 790 pesos - Porém banco converte os valores primeiro em dólares e depois passa ao peso.

 

DO AEROPORTO À CANDELARIA.

 

Pedi a ajuda a uma moça que foi Cortêz e simpática ao explicar como chegar à Candelária onde era meu hostel ( MASAYA HOSTEL ): Na porta do aeroporto passam duas ruas paralelas, na primeira ficam os taxis, na segunda tem o ponto de ônibus do bus do aeroporto, ele te leva de graça até o PORTAL NORTE (terminal norte ). No Portal é onde você pegará o TRANSMILENIO ( Tipo os ônibus de Curitiba onde tem uma estação que você pega o ônibus) Achei bem organizado por sinal. Precisa comprar um cartão (Bilhete único) e carregar, paguei 3 mil pesos no cartão e a viagem custa 1025 pesos. Carreguei 4 e coincidentemente usei exatamente isso em minha estadia, aconselho então a perguntar para alguém onde pega o que vai para CANDELARIA e em uns 25 minutos você chega na CArrera 12, onde fica a Candelária.

Obs. Os taxis em Bogotá são bem mais barato se comparados ao cobrado em São Paulo, mas achei legal já ir de onibus e ir vendo a cidade num transporte público, além da economia que fiz.

 

Fiquei no Hostel Masaya ( média 40 mil pesos),disseram que é um dos melhores,eu também achei muito bom, a estrutura é bem legal em uma noite rolou um JAZZ ao vivo com músicos locais no bar do hostel, tipo uma reunião semanal dos músicos achei literalmente show. ::dãã2::ãã2::'> . Comi uma comida típica num restaurante que seria meio turístico, mais bem bonito tinha uns 3 andares bem na pracinha do artista que tem na Candelária, aliás o hostel é bem do lado (foto abaixo do almoço), o preço ficou em torno de 30 mil pesos o almoço e duas cervejas CLUB COLOMBIA, mas foi o almoço mais caro que tive depois achei os clássicos PFs !!! gostei e veio servido.

Andei bastante pela Candelária, sentei num bar novo la ( WOKBAR), galera jovem que acabou de abrir, um Colombiano e um Equatoriano gente boa, tomei 4 ou 5 tipos da BOGOTA BEER COMPANY, boa demais assim como dizem em suas propagandas: é a cervejaria pequena mas grande de bogotá! o bar é bem próximo a universidade que tem na Candelária (inlusive na SERIE NARCOS, uma parente de um dos chefões foi sequestrada la na frente, assisti depois e vi,lembrei eu passando kkkk).

Neste mesmo dia fui À uma festa de aniverário de uma amiga de um amigo Colombiano que eu tenho e foi bem legal fica na zona NORTE DE BOGOTÁ. Uns bairros bem legais pro norte, peguei taxi e foi barato bem longe do hostel porém foi ai que percebi como era mais barato, ficou em torno de 25 mil pesos pra voltar, mas pela distancia em SP ficaria quase o triplo. O local era tipo um churras e ja entrosando na cultura colombiana tinha, cada um leva o que for beber e a galera é bem agitada, os Colombianos gostam de festa que nem nós Brasileiros! ::sos:: , depois fomos à uma festa de música eletrônica que era perto da Candelaria.

IMG_1472.JPG.c4f06ebc707dcabb6842fce5be5aeaae.JPG

IMG_1477.JPG.acb9c3cb2837a0f2a37a63684b464706.JPG

 

Dia 2 - MUSEU do OURO e Clássico Santa Fé X Millionários.

 

Fui no museu do ouro no domingo (grátis nesse dia) é muito interessante mas é bem extenso e você tem que ir com tempo pois ficar vendo muito ouro não é o mais interessante e sim ler a história acompanhada lá, fiquei pouco, queria sair e tomar umas cervejas (média 3 mil pesos).

Conheci uma galera legal no hostel inclusive conheci um brother Brasileiro tinha comprado ingressos pra ele e namorada junto com um brother Australiano, e ele terminou com a namorada la antes do jogo (colombiana) é legal a historia de amor, ele estava triste, porém deu no que deu e sobrou o ingresso pra mim que comprei dele por 50 mil pesos e fomos juntos acompanhar Millionarios X SAnta Fé (SANTA FE CARAJO), foi 1 X1 um jogo bem tranquilinho, mas a torcida deu um show a parte, ficamos na organizada do Santa Fé, todo mundo falou: - Guarda relógio, carteira cuidado!! , mas não senti insegurança, embora sejam um pessoal mais roots na organizada, nós brasileiros lidamos bem, é só ficar ligado sempre, aqui é BV kkkkk ::Cold:: .!!

De noite rolou o Jazz no hostel que citei acima, foi loko!

IMG_1504.JPG.8611204b422e6097310b9fbef437c042.JPG

 

DIA 3 - CERRO DE MONTSERRAT, PRAÇa BOLIVAR, PFs, BOTERO.

 

Bem cedo 9:00 am (kkkkkk) fui caminhando do hostel até a Base do Montserrat, você tem a opção de ir até o topo de teleférico(estava quebrado), Bonde (acho que custa 25 mil pesos ida e volta) e caminhando pela trilha e escadas(fui nesse), levei 1 hora para subir, cansa hein mais foi bom pelo exercício a trilha tem 2,5km e é bem acentuada (uns 85% subida), para descer 30 minutos, aí foi sussa o santo ajuda, mas cuidado com o joelho.

A vista lá é muito bonita, tem uma feirinha de artesanato, restaurante, igreja, etc.

Na volta conheci o centrão de Bogotá, achei bem legal, gosto de cidades grandes, moro no Centro de São Paulo e achei Bogotá bem mais limpa que aqui, não explorei zonas mais perigosas mas pelo menos o centro achei mais limpo, inclusive com umas pequenas reformas de paisagismo (canteiros). La você encontra bastante opção para comer barato, achei tipo um PF la por 8 mil pesos (Bife, batata frita, arroz, macarrao e feijão) ainda vinha um copinho de refri (um rosa bem ruim por sinal, mas pelo preço =) ).

O museu do Botero era bem próximo ao hostel e muito bom, recomendo!

De noite conheci umas meninas Brasileiras muito gente fina!! que viajavam juntas de férias e tomamos umas brejas ali do lado do hostel.

IMG_1508.JPG.307dfba42606043805c8e10abf71c07b.JPG

IMG_1516.JPG.e788ab0593af71469d3a3f254b1dae6d.JPG

 

DIA 4 - CATEDRAL DE SAL e ZONA T.

 

Acordei, fui ao centro almoçei uma comida mexicana em torno de 20 mil pesos, muito gente fina o dono, conversam bastante, sua mãe me fez um chá/sopa que vem um queijo dentro, bem saboroso,típico colombiano (esqueci o nome) e reforçou que eu deveria ir a catedral de Sal pois valia a pena, eu estava pensando em descansar tomar umas brejas conhecer uma galera, mas com a explicação achei simples chegar e eu ja tinha lido bastante também, então fui e não me arrependi.

Na mesma estação que você desceu quando chegou do aeroporto à Candelaria (Las Aguas), você pega o transmillenio até o PORTAL SUR e depois um onibus (intermunicipal) para ZIPAQUIRA 5 mil pesos.

Em ZIPAQUIRA fui direto para a catedral, 25 mil pesos para entrar, uma paisagem legal até chegar, e lá tambem é muito bonito, são formados grupos com guias e você pode ir acompanhando ou sair andando sozinho, fui ouvindo um pouco depois fui sozinho, achei o clima de ir sozinho mais legal, fica um ambiente mais misterioso kkkk, muito legal valeu a pena o passeio. Na Volta passei pelo centrinho, comi um doce de barraquinha, e fiz o caminho de volta para a Candelaria, a volta durou cerca de 3horas( ja eram umas 19h quando cheguei), a ida 2 horas.

Neste último dia tinha trocado de HOstel, sempre reservo uns 2 dias e se for o caso fico mais, para poder ter a chance de conhecer outro hostel tambem sempre é bom, mas o Masaya realmente é bom e não tinha mais uma noite la e fui pro BELLA VISTA HOSTEL (30 mil pesos), nome do bairro que moro em SP, e o local é bem legal, menor porém aconchegante, fica próximo a praça dos artistas também (Candelaria).

Era terça feira e em Bogota tem a famosa festa GRINGOS PARTY na zona T, lotado o lugar, pessoal que esta em hostel não paga entrada ! Lugar lotado, Muito reggaeton, Salsa e vai que vai!!

Voltei ao Hostel dormi 3 horas e fui para o aeroporto, caminho inverso da vinda de Transmilênio, porém a entrada é em outro lugar, mas basta perguntar onde estiver que te explicam.

IMG_1524.JPG.80fd71a0b778eb8ba6c314f0892d48eb.JPG

IMG_1533.JPG.a91a971e96f800fcf3416c07d0bc2c3d.JPG

 

CONSIDERAÇÃO: Bogotá é Show quero retornar, é segura também (muitos policiais) ao mesmo tempo liberal, festas, cultura e estilo.

 

MÉDIA de PREÇOS:

CERVEJA BAR 3mil pesos

CERVEJA MERCADO 1.200 pesos

HOSTEL 40mil pesos

AlMOÇO PF 10 mil pesos

ALMOÇO TÍPICO - 25 mil pesos

TAXI - Barato

 

Obrigado!! espero ter ajudado se tiverem dúvidas e eu puder ajudar!!!!

 

No Comentário abaixo postarei a PARTE 2 da trip: CARTAGENA/PARQUE TAYRONA. ::otemo:::mrgreen:

 

Abraços

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

PARTE 2 - CARTAGENA E PARQUE TAYRONA

 

Ainda em Bogotá chegando ao aeroporto...

 

Eram umas 6:00 da manhã e do Hostel até o aero cheguei umas 7:40, andando sem pressa, a cidade é grande mas quem está acostumado com São Paulo é normal, como se fosse um dia quase tranquilo ao fazer baldeação no metrô, porém lá são 2 transmillênios (Bogotá tem horários de Pico e com transito considerável).

Voo sem atrasos e se você estiver na larica tem Mc donalds, outros fast foods colombianos e ao passar o raio X um bar da BBC Beer COmpany, tomei 2 pints muito boas lá por 6 mil pesos cada .

 

Cartagena

 

Chegando em Cartagena( 1h de viagem) já tinha lido isso aqui no MOCHILEIROS, você sente realmente um BAFO de calor ao descer do avião e sente que realmente chegou ao Caribe, da aquela animação ao saber que está na PRAIA.

Reservei o Hostel que segundo pesquisei é o mais agitado e constatei isso, Media Luna HOSTEL (média da diária à 40 mil pesos). Algumas pessoas me falaram que não ficou la porque não tem ar condicionado, na minha opinião foi bem tranquilo ficar, o quarto é grande, com boa estrutura nas camas (concreto) e espaçoso com um bom ventilador, porém, para quem realmente faz questão tem sim quartos com ar-condicionado só que mais difícil de reserva-los.

 

AEROPORTO ATÉ CIDADE MURADA

 

Saindo do aeroporto tem vários taxis que vão te cobrar de 20 à 30 mil pesos, a cidade murada é perto do centro, resolvi arriscar e tentar um onibus até lá.

Saí do aero andei reto em direção a rua movimentada mais próxima, é bem visível há um fluxo de pessoas naquela direção ao sair do um vôo, e acabei num taxi compartilhado (muito comum em Cartagena e também na cidade do Panamá), paguei 2 mil pesos, mas aconselho sempre perguntar antes de entrar quanto fica - Hola amigo quanto custa??? sim era com este Portunhol que eu me virava na viagem kkkkkk :P .

do Centrinho ali que é perto da entrada da cidade murada foi muito fácil achar o Hostel, perguntei e me informaram a rua!

Tinha reservado 3 diárias (quarta, quinta e sexta), e consegui trocar para sexta e sábado, decidindo ir fazer um dia no parque Tayrona, ou seja cancelei quinta.

O Hostel é muito bom, às Quartas-feiras têm uma festa muito conhecida na cidade, com Banda ao vivo em um andar e música eletrônica no rooftop, quem está no hostel entra Free, é bem grande o hostel, da pra conhecer muitas pessoas, e a festa é TOP! a vista é animal e curti demais festa boa mesmo.

No dia seguinte bem cedo, fui direto da festa, dormi no Shuttle que comprei no dia anterior na recepção do Hostel por 45 mil pesos, se não me engano a ida para SANTA MARTA.

Galera o horário marcado era as 7 da manhã o cara apareceu às 9 e pouco e eu estava la na recepção cansado mas aguardando, vale a pena verificar como faz para ir da rodoviária de Cartagena até Santa Marta, acredito ser mais pontual e barato!! ::hein: mas como sabia que ia estar virado fui nesse aí.

Falei que ia ao parque e o rapaz me deixou num local que tem vários taxistas (eles se ajudam kkk) , peguei um taxi compartilhado até a porta do parque Tayrona, isso ja eram quase 14:30 horas da tarde :) .

Aconselho muito levar sua carteirinha de ESTUDANTE para entrar no parque custa 30 mil pesos se não me engano e com a carteirinha apenas 5 mil. Passando as instruções e pagando a taxa, você pega outra mini VAN até o começo da trilha 2 mil pesos e de lá inicia a caminhada de 1h30 min andei rápido.

A trilha até chegar a vila para campings é muito linda estava um dia de Sol e curti demais esse momento, vendo praias lindas.

O camping paguei 20 mil pesos pela barraca, ai vêm o perrengue!!! não levei repelente!!! fui massacrado, quase morto por uns mosquitos que travei luta de vida e morte por 10 horas onde dormia e acordava nessa batalha interminável. ::putz:::P::dãã2::ãã2::'> ::tchann:: .

Quem curte um role bem roots Tayrona é seu lugar, mas se você não tem tanta certeza melhor ficar em Cartagena ou Santa Marta.

IMG_1541.JPG.eb7ca97ac5929b2f8ab56cdf7d63bb07.JPG

IMG_1557.JPG.cbfb1f70a91ea3a3b49cef3bb624cd0b.JPG

 

DICAS DE OURO PARA TAYRONA:

-Repelente

-Papel higiênico

-Água

-Deixe a mala grande no Hostel e leve uma mochila menor com apenas o necessário para os dias que for ficar no parque

-E se estiver sozinho um bom livro, pois poderá ser seu único companheiro/a.

 

Dia seguinte chovendo demais, eu na barraca acabei não curtindo muitos as praias de lá, tinha a intenção de ficar até de tarde, porém com chuva acordei e já comecei a trilha da volta na chuva, dessa vez pela trilha dos cavalos (existem duas: a que vim e a que é pela costa) e essa dos cavalos mais plana e rápida em 1 hora estava na beira da trilha, fiz caminho inverso: Vanzinha de 2 mil pesos, ai peguei um bus de 3 mil pesos até a rodoviária de Santa Marta e de la 20 mil pesos até Cartagena! sai mais barato sem o Shuttle!, porém na raça total perguntando no Portunhol.

cheguei as 18 no Media Luna tomei um banho, pois no parque tava osso os banheiros e me livrei de sei la quantas horas sem banho(cerca de 35), picadas sangrentas e muito suor kkkkkkk, raça! mais é isso ai foi loko.

 

CONSIDERAÇÔES PARQUE TAYRONA

 

Se for para fazer igual a mim 1 dia apenas não aconselho muito, embora achei que valeu a pena.

O custo é mais ou menos este:

CARTAGENA - PARQUE TAYRONA SHUTTLE: 45 mil pesos + Taxi até o parque 5 mil + van até a trilha 2 mil = 52 mil pesos.

TAXA ENTRADA PARQUE = cerca de 30 mil pesos (se for estudante paga apenas 5 mil)

Volta - 27 mil pesos (cerca disso) metade do preço do que com os SHUTTLES.

 

Voltando a Cartagena foi muito sossego, calor, cervejas, encontrei minhas amigas brasileiras que conheci em Bogotá, fui ao café HAVANA na sexta na rua do hostel, sábado foi praia de manhã, piscina de tarde( HOstel) e rooftop e cervejas de noite, conhecendo uma galera gente boa. No último dia (domingo) aluguei uma bicicleta por 8 mil pesos bem na frente do Hostel por 3 horas e andei pela cidade murada e centro de Cartagena.

Nesse tempo que fiquei em Cartagena quarta, sexta À partir das 18h, sábado e domingo, fui ao mercado próximo, fiz lanches na cozinha do hostel, tomei cervejas e segue a média dos preços no resumo.

IMG_1574.JPG.d81af9961216cec68add2f06f3b532cc.JPG

 

MÉDIAS EM PESOS

HOSTEL: 40 MIL

CERVEJA HOSTEL: 3 MIL

CERVEJA BAR: 4 MIL

CERVEJA MERCADO: 1,2 MIL

PAES+ATUM+AGUA COMPRADA MERCADO: 8 MIL

PF: 12 MIL

HAVANA BAR: 10 MIL ENTRADA - DRINKS: 7 MIL

TAXIS: BARATO

 

Continuação postarei como resposta: PARTE 3 - SAN ANDRES

 

 

Galera, espero realmente ajudar com o relato se tiverem alguma dúvida por favor comentem será um prazer responder, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

PARTE 3 - San Andres

 

Após mais ou menos uma hora de voo de Cartagena cheguei no aeroporto de San Andres, saindo do voo você passa por uma imigração com filas separadas de turistas e moradores, e paga a taxa de visitação de 50 mil pesos, ela te da comprovante, guarde-o até a saida da ilha.

 

Há vários taxis na porto do aeroporto porém ja tinha lido que o HOstel EL VIAJERO era a 5 minutos de caminhada dali e fui a pé.

O hostel é bem localizado no centro de San Andres, tem um supermercado muito bom na rua do hostel, no hostel tem uma boa cozinha para cozinhar, um bar no último andar onde também é servido o café da manhã.

O hostel tem uma estrutura tipo predinho, um ponto ruim é que não há uma sala para acomodar bastante pessoas para interagir, mas mesmo assim conheci muitas pessoas lá! alias tinha muitos brasileiros tambem, Colombianos, Porto Riquenhos, Mexicanos, etc. uma boa galera da America Latina.

 

No primeiro dia fiz check in, e sai caminhando para conhecer a cidade ja estava escurecendo, quando cheguei na praia ja vi o que me aguardaria de manha, pois a praia do centro ja é muito linda.

Não tem muitas opções para sair a noite na ilha, há uns barinhos na orla do centro, e uma balada chamada COCO LOCO, COco loco é uma bebida colombiana que mistura um monte de coisa e deixa bebado rápido não experimentei fiquei só nas CLub Colombia, Aguila que são bem baratas, tem tambem cervejas importadas pela cidade que tem varias lojinhas tipo Free SHOp, mas o dolar estava muito caro nem reparei muito nos preços.

A balada foi bem bacana, conheci uma galera no HOstel e ficamos curtindo até amanhecer na praia.

 

Dia 2

IMG_1601.JPG.dc13cf44aee52d16b2d41411dd813ce1.JPG

acordei cedo e aluguei uma Bike para dar a volta na ilha 30km têm a rodovia que circunda a ilha, custou 30 mil pesos o aluguel de um dia da bike, muito boa alias, tinha uns carrinhos de Golf top, quadriciculos e etc, que chegam a custar 120mil pesos, os mais top 150mil.

A minha primeira parada foi no bar de reggae que tem na estrada lugar muito lindo tocando um reggae e o dono um Rasta, embora a ilha seja da Colombia o povo que é da ilha se denominam Islenos, que são povos das ilhas muito mais parecidos fisicamentes com os Jamaicanos, tipico povos do Caribe. (foto do locar abaixo).

IMG_1610.JPG.d47cc3e056f37b20fcd872fe444436ea.JPG

Depos parei em um restaurante chamado LA Piscinita custou 5 mil pesos, pude fazer uns mergulhos de snorkel e saltar de uma pedra, bacana o lugar.

Mas imaginem eu estava de bike e o calor na ilha estava berando os 40 graus, começou a ficar cansativo mas continuei pedalando passando por picos paradisiacos, cada praia uma mais linda que a outra, San Andres é show :D .

Dia 3 e 4- Rock Cay e Salsa

 

Acordei de manhã e não fechei o passeio no hostel fui direto ao porto que é proximo ao centro e comprei a ida e volta para Rock Cay uma ilha pequena próxima a SAn Andres, um passeio muito legal, a praia linda tambem, varios quiosques para almoçar e tomar umas cervas. Porem eu achei mais legal outras praias de San Andres, não quis visitar o aquário que tem no passeio de rock Cay também, disseram que era nada demais e voltei para San Andres.

Um dos Passeios que dizem ser o melhor la é a Isla Bolivar custa 150 mil pesos, como estava querendo economizar não fechei o passeio ::Ksimno:: , voltando ao hostel comprei carne e fiz uma hamburgada pra mim no hostel que ficou top kkkk foto abaixo.

IMG_1623.JPG.895de3bd69b9d0ac611551d804bfbd2b.JPG A noite saimos pela praia parando em alguns bares para dançar salsa, engraçado que tinha feito 3 meses de salsa no Brasil e estava me saindo bem pelas pistas kkkkkkk :lol: .

Bar em rock Cay abaixo rolando muito reggae roots

IMG_1620.JPG.ea8257bf0bd6e993b6ae25465de622a7.JPG

 

 

Dia 3

fui em um bar e restaurante muito legal em SAn Andres q tem uma praia linda na frente e não é muito caro passei o dia com umas amigas que fiz no hostel tomando cervejas e drinks, engraçado que é tão quente lá que a galera tava tomando cerveja com gelo kkk de tão rápido que esquenta quando tira do freezer, a comida la custa em cerca de 25 mil pesos em um restaurante legal, no caso esse que passei o "ultimo dia" não tirei foto porém era um arroz de coco delicioso, peixe e salada.

Neste mesmo dia tinha que seguir minha TRIP para a cidade do Panama!, porem ocorreu um grande erro da Copa que adiou o voo sem me comunicar, atrasado minha viagem, porem a males que vem para o bem, não tinha hostel reservado e eles tinham que me acomodar, todos os hoteis que eles tem parcerias estavam fechados, sugeri então que me pagassem o hostel que não tinha problemas, tinha conhecido uma galera muito legal la e seria bom mais uma noite mesmo, porem estava lotado tambem e foi melhor, achamos um hotel do lado do HOstel, acabei ficando numa suite com ar condicionado muito top, a Copa Airlines pagou apenas 100 mil pesos, achei barato e o hotel era simples porem muito bom, em cima de um pequeno casino ao lado do hostel. NO dia seguinte eles ficaram de me pegar no hotel e ai sim partir para Panama CIty.

 

Mais um dia em San Andres.

 

Aproveitei esse último dia que acabou sendo presenteado acredito, e curti mais uma noite com a galera no hostel, fiquei em um hotel super confortavel, curti a praia do centro de San Andres mesmo que é muito TOP, almocei em um restaurante simple ao lado do hotel e hostel, apenas 10 mil pesos tipo um PF muito bom e enfim chegou a hora de partir eu e minha amiga tambem estava no voo, aproveitou a caroninha de taxi quea Copa pagou para nós kkkkk

::otemo:: .

IMG_1637.JPG.bf0d4df506440bc64da28de0dc03b770.JPG

 

RESUMO:

 

San Andres é um dos lugares mais bonitos que ja vi na vida

 

MÈDIA DE PREÇOS:

 

Almoço PF: 12 mil pesos

Cerveja: 3,5 mil pesos (hostel)

CErveja praia: 4 mil pesos

Cerveja mercado: 1,2 mil pesos

Almoço restaurante praia: 25 mil pesos

COCO LOCO entrada: 10 mil pesos

HOSTEL: 40 mil pesos

HOTEL na rua do hostel: 100 mil pesos

Taxa Ilha: 50 mil pesos

 

 

Próxima parada: Um dia na cidade do Panamá preparando para ir a Bocas del Toro e Viagem a Bocas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 7 meses depois...
  • 4 anos depois...
  • Membros
Em 08/10/2015 em 18:25, Paulo Amorim disse:

Olá Galera !

Com a ajuda aqui do mochileiros consegui planejar essa viagem que fiz sozinho e outras que já fiz e desta vez gostaria de colaborar também com meu relato onde incluirei médias de valores, trechos, locais e algumas experiências, nestes lugares que achei demais .

Foram 22 dias ( 05/set à 26/set) passando por: Bogotá 4 dias, Cartagena 4 dias, Parque Tayrona 1 dia, San Andrés 4 dias, Bocas Del Toro (Panamá) 3 dias, Puerto Viejo de Talamanca 3 dias e Cidade do Panamá 3 dias.

 

VIAJANDO SOZINHO 22 DIAS

Preparativos:

Pesquisei bastante a questão de preços fazendo trechos contrários e tudo o mais, acabei comprando 5 Vôos múltiplos pela COPA airlines, sendo: SAO PAULO > BOGOTA (ESCALA PANAMÁ CITY) > CARTAGENA > SAN ANDRÉS > PANAMA CITY > SP.

Total: 2.800,00 reais, comprado com 5 meses de antecedência o dólar estava em torno de 3,23.

Porém ainda não sabia direito sobre a companhia VIVA COLOMBIA, que realiza vôos baratos dentro da Colômbia, uma amiga que conheci no Hostel em Bogotá comprou uma passagem para o mesmo dia de Bogotá a San Andrés e pagou 130,00 reais incluso bagagem extra. Então acredito que seja mais barato comprar ida e volta desses trechos maiores Brasil - Panamá e os menores comprar avulso ou se optar pela comodidade, comprar voos múltiplos.

 

PARTE 1 - BOGOTÁ

 

DIA 1

CÂMBIO PARA PESOS

Chegando no aeroporto de Bogotá, há vários caixas eletrônicos, para sacar dinheiro direto em Pesos Colombianos, aliás foi assim que levei o dinheiro, sacava direto da minha conta corrente do Brasil,cobravam taxa de IOF +Saque + taxa do caixa do local. Eu tinha pesquisado e trocar de Dólares para pesos nas casas de Câmbio tinham uma taxa mais alta que a cobrada no cambio no banco,embora com as taxas cobradas aumentassem esse valor, no cálculo final a diferença era mínima, levando em consideração que iria fazer no máximo 4 saques e os valores não seriam muito altos. Então pela segurança de não andar com dinheiro vivo, acredito ter sido a melhor opção. ::hãã::

média das taxas na época: 1 real - 790 pesos - Porém banco converte os valores primeiro em dólares e depois passa ao peso.

 

DO AEROPORTO À CANDELARIA.

 

Pedi a ajuda a uma moça que foi Cortêz e simpática ao explicar como chegar à Candelária onde era meu hostel ( MASAYA HOSTEL 😞 Na porta do aeroporto passam duas ruas paralelas, na primeira ficam os taxis, na segunda tem o ponto de ônibus do bus do aeroporto, ele te leva de graça até o PORTAL NORTE (terminal norte ). No Portal é onde você pegará o TRANSMILENIO ( Tipo os ônibus de Curitiba onde tem uma estação que você pega o ônibus) Achei bem organizado por sinal. Precisa comprar um cartão (Bilhete único) e carregar, paguei 3 mil pesos no cartão e a viagem custa 1025 pesos. Carreguei 4 e coincidentemente usei exatamente isso em minha estadia, aconselho então a perguntar para alguém onde pega o que vai para CANDELARIA e em uns 25 minutos você chega na CArrera 12, onde fica a Candelária.

Obs. Os taxis em Bogotá são bem mais barato se comparados ao cobrado em São Paulo, mas achei legal já ir de onibus e ir vendo a cidade num transporte público, além da economia que fiz.

 

Fiquei no Hostel Masaya ( média 40 mil pesos),disseram que é um dos melhores,eu também achei muito bom, a estrutura é bem legal em uma noite rolou um JAZZ ao vivo com músicos locais no bar do hostel, tipo uma reunião semanal dos músicos achei literalmente show. ::dãã2::ãã2::'> . Comi uma comida típica num restaurante que seria meio turístico, mais bem bonito tinha uns 3 andares bem na pracinha do artista que tem na Candelária, aliás o hostel é bem do lado (foto abaixo do almoço), o preço ficou em torno de 30 mil pesos o almoço e duas cervejas CLUB COLOMBIA, mas foi o almoço mais caro que tive depois achei os clássicos PFs !!! gostei e veio servido.

Andei bastante pela Candelária, sentei num bar novo la ( WOKBAR), galera jovem que acabou de abrir, um Colombiano e um Equatoriano gente boa, tomei 4 ou 5 tipos da BOGOTA BEER COMPANY, boa demais assim como dizem em suas propagandas: é a cervejaria pequena mas grande de bogotá! o bar é bem próximo a universidade que tem na Candelária (inlusive na SERIE NARCOS, uma parente de um dos chefões foi sequestrada la na frente, assisti depois e vi,lembrei eu passando kkkk).

Neste mesmo dia fui À uma festa de aniverário de uma amiga de um amigo Colombiano que eu tenho e foi bem legal fica na zona NORTE DE BOGOTÁ. Uns bairros bem legais pro norte, peguei taxi e foi barato bem longe do hostel porém foi ai que percebi como era mais barato, ficou em torno de 25 mil pesos pra voltar, mas pela distancia em SP ficaria quase o triplo. O local era tipo um churras e ja entrosando na cultura colombiana tinha, cada um leva o que for beber e a galera é bem agitada, os Colombianos gostam de festa que nem nós Brasileiros! ::sos:: , depois fomos à uma festa de música eletrônica que era perto da Candelaria.

IMG_1472.JPG.c4f06ebc707dcabb6842fce5be5aeaae.JPG

IMG_1477.JPG.acb9c3cb2837a0f2a37a63684b464706.JPG

 

Dia 2 - MUSEU do OURO e Clássico Santa Fé X Millionários.

 

Fui no museu do ouro no domingo (grátis nesse dia) é muito interessante mas é bem extenso e você tem que ir com tempo pois ficar vendo muito ouro não é o mais interessante e sim ler a história acompanhada lá, fiquei pouco, queria sair e tomar umas cervejas (média 3 mil pesos).

Conheci uma galera legal no hostel inclusive conheci um brother Brasileiro tinha comprado ingressos pra ele e namorada junto com um brother Australiano, e ele terminou com a namorada la antes do jogo (colombiana) é legal a historia de amor, ele estava triste, porém deu no que deu e sobrou o ingresso pra mim que comprei dele por 50 mil pesos e fomos juntos acompanhar Millionarios X SAnta Fé (SANTA FE CARAJO), foi 1 X1 um jogo bem tranquilinho, mas a torcida deu um show a parte, ficamos na organizada do Santa Fé, todo mundo falou: - Guarda relógio, carteira cuidado!! , mas não senti insegurança, embora sejam um pessoal mais roots na organizada, nós brasileiros lidamos bem, é só ficar ligado sempre, aqui é BV kkkkk ::Cold:: .!!

De noite rolou o Jazz no hostel que citei acima, foi loko!

IMG_1504.JPG.8611204b422e6097310b9fbef437c042.JPG

 

DIA 3 - CERRO DE MONTSERRAT, PRAÇa BOLIVAR, PFs, BOTERO.

 

Bem cedo 9:00 am (kkkkkk) fui caminhando do hostel até a Base do Montserrat, você tem a opção de ir até o topo de teleférico(estava quebrado), Bonde (acho que custa 25 mil pesos ida e volta) e caminhando pela trilha e escadas(fui nesse), levei 1 hora para subir, cansa hein mais foi bom pelo exercício a trilha tem 2,5km e é bem acentuada (uns 85% subida), para descer 30 minutos, aí foi sussa o santo ajuda, mas cuidado com o joelho.

A vista lá é muito bonita, tem uma feirinha de artesanato, restaurante, igreja, etc.

Na volta conheci o centrão de Bogotá, achei bem legal, gosto de cidades grandes, moro no Centro de São Paulo e achei Bogotá bem mais limpa que aqui, não explorei zonas mais perigosas mas pelo menos o centro achei mais limpo, inclusive com umas pequenas reformas de paisagismo (canteiros). La você encontra bastante opção para comer barato, achei tipo um PF la por 8 mil pesos (Bife, batata frita, arroz, macarrao e feijão) ainda vinha um copinho de refri (um rosa bem ruim por sinal, mas pelo preço 😃 ).

O museu do Botero era bem próximo ao hostel e muito bom, recomendo!

De noite conheci umas meninas Brasileiras muito gente fina!! que viajavam juntas de férias e tomamos umas brejas ali do lado do hostel.

IMG_1508.JPG.307dfba42606043805c8e10abf71c07b.JPG

IMG_1516.JPG.e788ab0593af71469d3a3f254b1dae6d.JPG

 

DIA 4 - CATEDRAL DE SAL e ZONA T.

 

Acordei, fui ao centro almoçei uma comida mexicana em torno de 20 mil pesos, muito gente fina o dono, conversam bastante, sua mãe me fez um chá/sopa que vem um queijo dentro, bem saboroso,típico colombiano (esqueci o nome) e reforçou que eu deveria ir a catedral de Sal pois valia a pena, eu estava pensando em descansar tomar umas brejas conhecer uma galera, mas com a explicação achei simples chegar e eu ja tinha lido bastante também, então fui e não me arrependi.

Na mesma estação que você desceu quando chegou do aeroporto à Candelaria (Las Aguas), você pega o transmillenio até o PORTAL SUR e depois um onibus (intermunicipal) para ZIPAQUIRA 5 mil pesos.

Em ZIPAQUIRA fui direto para a catedral, 25 mil pesos para entrar, uma paisagem legal até chegar, e lá tambem é muito bonito, são formados grupos com guias e você pode ir acompanhando ou sair andando sozinho, fui ouvindo um pouco depois fui sozinho, achei o clima de ir sozinho mais legal, fica um ambiente mais misterioso kkkk, muito legal valeu a pena o passeio. Na Volta passei pelo centrinho, comi um doce de barraquinha, e fiz o caminho de volta para a Candelaria, a volta durou cerca de 3horas( ja eram umas 19h quando cheguei), a ida 2 horas.

Neste último dia tinha trocado de HOstel, sempre reservo uns 2 dias e se for o caso fico mais, para poder ter a chance de conhecer outro hostel tambem sempre é bom, mas o Masaya realmente é bom e não tinha mais uma noite la e fui pro BELLA VISTA HOSTEL (30 mil pesos), nome do bairro que moro em SP, e o local é bem legal, menor porém aconchegante, fica próximo a praça dos artistas também (Candelaria).

Era terça feira e em Bogota tem a famosa festa GRINGOS PARTY na zona T, lotado o lugar, pessoal que esta em hostel não paga entrada ! Lugar lotado, Muito reggaeton, Salsa e vai que vai!!

Voltei ao Hostel dormi 3 horas e fui para o aeroporto, caminho inverso da vinda de Transmilênio, porém a entrada é em outro lugar, mas basta perguntar onde estiver que te explicam.

IMG_1524.JPG.80fd71a0b778eb8ba6c314f0892d48eb.JPG

IMG_1533.JPG.a91a971e96f800fcf3416c07d0bc2c3d.JPG

 

CONSIDERAÇÃO: Bogotá é Show quero retornar, é segura também (muitos policiais) ao mesmo tempo liberal, festas, cultura e estilo.

 

MÉDIA de PREÇOS:

CERVEJA BAR 3mil pesos

CERVEJA MERCADO 1.200 pesos

HOSTEL 40mil pesos

AlMOÇO PF 10 mil pesos

ALMOÇO TÍPICO - 25 mil pesos

TAXI - Barato

 

Obrigado!! espero ter ajudado se tiverem dúvidas e eu puder ajudar!!!!

 

No Comentário abaixo postarei a PARTE 2 da trip: CARTAGENA/PARQUE TAYRONA. ::otemo:::mrgreen:

 

Abraços

Muito legal seu relato. Tenho muita vontade de fazer uma viagem parecida e assim que der vou fazer uma parecida. Abraços,

Gustavo Woltmann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...