Como aproveitar ao máximo o recurso do AVANCÊ ?

Diversos outros tópicos sobre barracas.


Como aproveitar ao máximo o recurso do AVANCÊ ?

Mensagem não lidapor Rodrigo e Gí » 21 Fev 2011, 01:26

Para que serve o avancê ?

Nunca acampei, vou comprar minha primeira barraca agora, e tenho notado que o avancê tem grande importância na escolha da barraca.

Pelo que tenho visto existem diferentes tipos de avancê para diferentes finalidades.

Guardar as mochilas no avancê

Acho que esse seria o caso para os avancês fechados, como no modelo Super Esquilo da T&R.

Minha grande questão é se ele pode realmente servir para guardar as mochilas, porque dessa forma não precisaria de uma barraca com dormitório tão grande.
O que penso é que ficando no avancê as mochilas estariam em contato direto com o solo, podendo molhar, entrar insetos ou se for em um camping movimentado até serem furtadas.

AVANCÊ ABERTO

Esse tipo de avancê serve para quê ?
Não se pode guardar nada e ainda sim penso que a barraca fica desprotegida no caso de chuvas, pois fica sem a proteção do que seria a continuação do sobreteto.

avancê 1.jpg
avancê 1.jpg (5.97 KiB) Exibido 2372 vezes


AVANCÊ FECHADO

Penso que seja o ideal, pois o local que está sob o avancê fica relativamente protegido contra chuvas. Digo relativamente porque é bem provável que a água da chuva escorra por baixo e molhe o que estiver por alí, mas nesse caso é só passar as mochilas para dentro do dormitório quando a chuva começar.

O ponto negativo é que para guardar as mochilas nesse local terá que mantê-lo fechado, diminuindo a ventilaçao da barraca.

avancê 2.jpg
avancê 2.jpg (27.5 KiB) Exibido 2372 vezes


AVANCÊ TIPO VARANDA

Ideal, mas é característico de barracas pesadas, geralmente quem acampa de carro.
Neste tipo pode-se até utilizar como cozinha.

avancê2.jpg
avancê2.jpg (31.42 KiB) Exibido 2372 vezes



Relatem suas experiências de como aproveitar ao máximo esse recurso da barraca.


abraços


Rodrigo
Deixe de ser um mero turista e torne-se um mochileiro
Avatar do usuário
Rodrigo e Gí
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 446
Desde: 30 Mar 2009, 00:22
Localização: São Paulo - SP

Re: Como aproveitar ao máximo o recurso do AVANCÊ ?

Mensagem não lidapor gvogetta » 22 Fev 2011, 01:10

Olá!

Pelo que percebi vocês mesmos já responderam às imagens postadas...

Sem dúvida, se o objetivo é uma barraca de trekking versátil, seu "avancê" deve ser do tipo fechado. Isso se fundamenta em três pontos:

1. Maior proteção da entrada da barraca em caso de chuvas, em especial chuvas com ventos, comuns em nosso território; algumas possuem a área do avancê forrada (com piso), em material mais rústico. É possível ainda usar pequenos pedaços de lona plástica para proteger os pertences deixados ali; há ainda o fator aerodinâmico, já que em montanha queremos barracas capazes de suportam bem aos ventos fortes. Nestas situações avancês abertos como o da primeira foto transformariam a barraca numa pipa, enquanto os fechados fazem com que o vento contorne o sobreteto da barraca.

2. Área para deixar as mochilas, roupas molhadas ou até mesmo os calçados sujos, em especial em dias de chuva ao retornar para a barraca, pois esta área coberta formada pelo avancê serve como vestíbulo, permitindo tirar a roupa suja e o calçado fora da barraca; geralmente queremos evitar entrar na barraca com calças molhadas ou sujas e botas enlameadas. Creio que este ponto juntamente com o de nr. 1 sejam os principais argumentos a favor do avancê fechado.

3. Esconder a entrada da barraca, em especial os pertences, em campings mais movimentados, evitando que eventuais pessoas mal intencionadas (sim, elas existem) fiquem "sapeando" os pertences do dono da barraca, especialmente aqueles que estão sujos ou molhados, como as botas ou roupas.

Os avancês maiores, tipo varanda, só existem mesmo em barracas de maior porte, geralmente acima de 6 pessoas, onde a estrutura da barraca é bem grande e pesada, o que inviabiliza na prática o seu uso em trekking, ficando reservada a viagens com transporte por veículos motorizados.

Espero ter ajudado.
Abraço,
Editado pela última vez por gvogetta em 26 Dez 2011, 10:47, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
gvogetta
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 2289
Desde: 03 Jan 2011, 11:51
Localização: Curitiba - PR

Re: Como aproveitar ao máximo o recurso do AVANCÊ ?

Mensagem não lidapor Otávio Luiz » 22 Fev 2011, 09:04

Rodrigo, pelo que entendi você quer uma barraca pra ir a campings estruturados mas carregando tudo nas costas, de mochilão.
Penso isso por sua preocupação com a mochila, aonde guardá-la. Neste caso você tem que pensar no peso da barraca, comprando uma do tamanho exato de sua nescessidade. Uma barraca maior(para caber as mochilas dentro) será mais peso pra carregar. Mas não se esqueça que as fábricas devem utilizar modelos anoréxicas p/ determinar quantas pessoas cabem na barraca, geralmente uma barraca p/ 3 fica boa p/ 2 pessoas, e assim por diante...
O avancê é um recurso muito bom, sou fã dele!!! O Getúlio já enumerou várias vantagens, vou falar de mais uma, cozinhar na chuva, quando não se tem um local coberto no camping ou em acampamento selvagem.
Sobre a mochila, você pode levar um saco de lixo grande e colocar ela dentro, ou ainda deitar em cima dela. É assim que faço (em acampamento selvagem), tiro tudo de dentro da mochila e espalho pela barraca, aí uso ela como isolante/colchão. Para campings estruturados deixo dentro do carro, mas não sei se este seria seu caso.
Avatar do usuário
Otávio Luiz
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 2885
Desde: 04 Set 2007, 22:44
Localização: Curitiba/PR


Voltar para Barracas: Outros Tópicos



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes