Quanto vai custar sua viagem? Qual é a melhor forma de pagamento? Como planejar financeiramente a sua viagem?
#421790 por samanthavasques
19 Nov 2009, 18:13
Como planejar o custo da sua viagem

Umas das perguntas mais frenquentes dos mochileiros iniciantes é “Quanto vou Gastar para passar tantos dias em tal lugar?”. Esta pergunta é impossível de ser respondida, visto que cada viajante possui um padrão de gasto diferente, por exemplo, enquanto uns andam a pé outros vão de táxi, uns acampam e outros ficam hotéis de bom nível. Portanto, para uma viagem independente bem sucedida, é essencial ser capaz de prever o quanto irá gastar na viagem.

A melhor maneira de realizar este cálculo é através de uma planilha de custos, que pode ser montada no Excel. Vamos ver como construí-la.

Na sua planilha as linhas vão conter os dias de viagem enquanto as colunas apresentarão os diferentes tipos de gastos. Os gastos são divididos em várias categorias: hospedagem, alimentação, transportes, passeios, entradas e total. Esses gastos variam de acordo com o estilo da viagem, podendo envolver caronas e hospedagem em casas de outros mochileiros, por exemplo.

Imagem

O próximo passo é começar a preencher a planilha, e para isso vai precisar de muita pesquisa. Aqui no mochileiros.com as melhores referências para preços atualizados sobre vários destinos estão na seção de Relatos de Viagem (procure os relatos mais recentes pois costuma haver grande variação de preços). Pesquise também no fórum do estado brasileiro ou país que você quer visitar. Insira as informações no quadro correspondente.

Após completar cada linha de um dia você soma os valores e insere na cédula do total daquele dia. Ao completar toda a tabela some toda a coluna do total para ver o custo estimado de sua viagem.

Exemplo de planilha pronta:

Exemplo de planilha de custos
(25.5 KiB) Baixado 17073 vezes


Esta planilha acima é apenas um exemplo de modelo de contrução, não utilize seus valores para planejar sua viagem pois alguns encontram-se defasados.


Importante!
Não se esqueça dos gastos que não estão na tabela de base! Eles são muito variados, por exemplo: obtenção de passaporte e vistos, compra de equipamentos, artesanatos e lembranças em geral, gorjetas, taxas cobradas em alguns aeroportos e rodoviárias internacionais, taxas para uso de banheiro público... É importante fazer uma estimativa destes gastos e somar ao total final da viagem.


Importante!
Não subestime valores! Se durante a sua pesquisa você encontra dois valores diferentes para um mesmo serviço, considere sempre o valor maior, para não faltar dinheiro. Considerar o valor menor ou a média entre eles pode resultar em problemas...


Links úteisTutoriais para aprender a usar o Excel
Guia do mochileiro de primeira viagem
Relatos de Viagem

#436254 por Adália M.
10 Jan 2010, 17:03
Se conhecer alguem na cidade, procure se informar qto às tarifas de onibus e metro, e entradas dos agitos que deseja frequentar, como boates.
Outro locais, tem como saber pela internet, como teatros, shows, saber que lugares quer conhecer na cidade e os preços desses passeios é um bom começo.
De acordo com sua fome faça uma media de gastos por dia e some tudo.

Acrescente mais uma reserva de segurança e boa viagem.
Se o orçamento tiver ficado apertado, tente reduzir no que nao for necessario.. às vezes fazer as compras num mercado e improvisar no seu lanche é melhor do que comer sempre fora.

Outra dica legal é ver qto tem e dividir o total pela qtd de dias que vai viajar. Tirando aquilo que ja ta no planejamento, como passeios e os preços desses, limite-se a gastar aquilo que resultou da conta: total de $ / qtd de dias.. assim vc saberá qto pode gastar no maximo pra cada dia. Se passar num dia, no outro ja tem que maneirar pra nao extrapolar demais.

Have a nice trip!!!
#540460 por dannyscampos
09 Jan 2011, 16:40
Estou montando um roteiro de viagens e tendo dificuldade em encontrar os custos com os passeios. Como estimar nossos gastos nos locais que vamos visitaR? Já tentei olhar em sites dos estados, mas não encontro infrmações sobre tarifações desses passeios.
#543708 por Lavínia Oliveira
17 Jan 2011, 01:44
dannyscampos escreveu:Estou montando um roteiro de viagens e tendo dificuldade em encontrar os custos com os passeios. Como estimar nossos gastos nos locais que vamos visitaR? Já tentei olhar em sites dos estados, mas não encontro infrmações sobre tarifações desses passeios.


Danny, tente procurar a agenda cultural do Estado que vc vai. Por exemplo, em Salvador vc coloca assim no Google: agenda cultural Salvador e aparece a agenda de várias atrações como shows, teatros, cinema, exposições etc. que estão acontecendo no mês na cidade e no Estado. Outra dica é encontrar os periódicos do Estado (jornais, revistas etc.) que sempre têm dicas.
Você já procurou aqui no Mochileiros? Os relatos de viagem e o link Destinos ajudam muito. Vc pode perguntar nesses espaços informações sobre os passeios. Coloque em pesquisar aqui no site o seguinte: o que fazer em (nome da cidade ou Estado para onde vai). Os blogs tb são boas alternativas, já encontrei dicas de comidas e restaurantes excelentes em blogs.
Dê uma olhada tb no guia 4 rodas e no Veja Cidade.
O melhor é vc pedir informações às pessoas do local aqui no Mochileiros.
#560424 por madeiraazrael
01 Mar 2011, 21:45
Vou levar uns 800 dolares (exceto passagens, pois ja as comprei) para Buenos Aires. É suficiente? Ah, vou me hospedar por 5 diárias no hostel Aryes Portenos. Cada diária custa 44 dolares. É suficiente? Aguardo seu retorno. Abraços, Diogo Madeira.
#560578 por Lavínia Oliveira
02 Mar 2011, 11:52
Oi madeiraazrael, seguinte... Vc já procurou o que vc vai querer fazer, os locais que vai querer conhecer na cidade? Quando eu planejo minhas viagens eu começo assim:

1 - Pesquiso o que o local oferece para entretenimento (passeios, museus, baladas etc). Daí escolho quais as que mais me agradam e que eu não gostaria de perder. Depois, faço o cálculo do custo de cada passeio (transporte de ida e volta até o local, preço da entrada, valor do guia (caso precise), alimentação no local) e sempre deixo uma graninha extra para qualquer eventualidade.
2 - depois de escolher o que quero fazer, separo quanto quero gastar em hospedagem (procuro locais antes de chegar no lugar para ter uma idéia da média de preços) e alimentação (aí vc pode separar dias de comida mais simples e dias em locais mais sofisticados).

3- depois de fazer isso, especulo quanto irei gastar com alimentação e hospedagem e o que sobra eu organizo os passeios que irei fazer. Há, deixo sempre um dinheiro extra para comprar "lembrancinhas" para mim mesma kkkkkkkkk.

Esse é um jeito de organizar viagens. No meu caso, sempre priorizo os passeios e alguns dias de boa alimentação e a hospedagem fico na mais barata possível, mas vc pode balancer cada coisa. Economizar mais na hospedagem e na alimentação para gastar mais com passeios e assim por diante.
O que eu quis dizer com tudo isso foi o seguinte: não há como dizer se $800,00 dão ou não, depende do que vc vai querer fazer. Escolha os locais que irá visitar, quanto irá querer gastar com alimentação e, tirando a hospedagem, vc terá p gastar com essas duas coisas $660. Encaixe esses gastos no dentro do seu orçamento. O negócio é pesquisar tudo antes de viajar. Nunca chegue em um local sem saber o que fazer e sem ter uma idéia da média dos preços de cada coisa, isso pode fazer vc deixar de conhecer lugares legais ou ter surpresas muito desagradáveis.
Vc vê quanto pode gastar e encaixa quantos passeios dá para fazer já contando com os custos da alimentação e da hospedagem.
Depois dessa pesquisa, faça uma tabela de preços (ajuda a visualizar os gastos), então saberá se sua grana dá ou não e aí ajusta suas necessidades ao valor que tem em mãos.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa pode perguntar.
#562708 por gvogetta
10 Mar 2011, 01:36
Olá!

Boas dicas as da Samantha e da Lycia... Diretas e objetivas.

Particularmente o balanceamento de custos, como já foi dito, dependerá do padrão de conforto que cada um pretende usufruir e do tipo de viagem a ser empreendida. Num mochilão mais "hard", sempre calculo uma melhor alimentação e hospedagem no primeiro e no último dia (antes e depois do ataque) para manter/recuperar as baterias. Durante o enduro economizo o máximo possível em hospedagem (via de regra precisa-se apenas de um bom local para dormir e tomar um banho) e de refeições decentes, sem frescuras. Assim sobra mais para passeios em geral e, conforme o lugar, para aquelas "lembrancinhas"... A única coisa que não recomendo é economizar nos passeios posto que geralmente compõem a essência da viagem.

Abraços,
#567968 por samanthavasques
23 Mar 2011, 22:34
erikamartinz escreveu:excelente tópico! planejamento com excel é ótimo fazer..
eu recomendo usarem o mindmap também, que faz a diagramaçao de todas suas idéias, é muito bom para planejamento!!


Oi Erika
Eu não conhecia esse conceito de mindmaps, dei uma lida por alto e parece interessante.
Tem como você expicar melhor como aplica esse tipo de planejamento em viagens?
#568597 por gvogetta
25 Mar 2011, 14:01
erikamartinz escreveu:excelente tópico! planejamento com excel é ótimo fazer..
eu recomendo usarem o mindmap também, que faz a diagramaçao de todas suas idéias, é muito bom para planejamento!!


Olá Érika!

O uso do mindmap não seria mais indicado apenas para a roteirização? Pergunto pois até onde sei ele usa muito a interface gráfica, mas que eu saiba não dispõe de facilidades para cálculo...
Abraço,
#785849 por Raianpollock
09 Dez 2012, 18:15
Oi Galera!

Tô começando a fazer um roteiro de volta ao mundo, e acabei encontrando o Numbeo: http://www.numbeo.com/common/
O Numbeo mostra os custos de cada cidade, como alimentação, transporte, passeios, aluguel, etç em várias moedas!

Alguém aí já usou? Achei bem prático, pq me deu uma noção que eu num tinha nem um pouco hahaha

Abraços! Boa Viagem!
#786149 por gvogetta
10 Dez 2012, 17:26
Olá Raian!


Interessante, nunca tinha ouvido falar nesta ferramenta. Parece boa, fiz um pequeno teste com algumas cidades brasileiras que conheço e me pareceu bem fiel à realidade... Se isso servir de parâmetro, creio que dê para usar, ao menos num planejamento básico.

Interessante também é que possui outras estatísticas das cidades, como crime, qualidade de vida, tráfego, poluição, etc... ::otemo::

Abraço!
#893152 por madeiraazrael
31 Out 2013, 16:59
FEFA_RS escreveu:Pessoal encontrei esss dois sites que estão me ajudando a fazer um calculo de quanto será necessário para a minha Viagem:

Cálculo Exato:
http://www.calculoexato.com.br/parsecun ... sOrcamento" onclick="window.open(this.href);return false;

Site da Caixa:
http://www.comoplanejarsuaviagem.com.br ... -despesas/" onclick="window.open(this.href);return false;



Acessei ao site intitulado "comoplanejarsuaviagem.com.br"

Vi que tais valores a serem estabelecidos por dia são em reais, mas acredito que quer dizer que estejam em euro, ou seja, em moeda monetária de acordo com o destino, acertei?

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes